Autor Tópico: Focagem manual na zenit 122, Como faço?  (Lida 3096 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Junho de 2008, 14:33:23
Olá. comprei uma zenit 122 a pouco tempo e estou me deliciando nela.. mas nao entendo nem como focar direito com ela..
Ela possui espelho bipartido, quando olho no visor, não sei por onde focar! hahaha

Onde eu regulo a focagem? Obrigado
quem puder me dar uns toques a mais tambem que eu desconheço, como por exemplo filmes bons pra serem utilizados, e coisas a mais que puderem me auxiliar!
hehe Obrigado!


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2008, 14:44:17
a focagem acontece quando eu alinho os dois espelhos na circunferencia dentral do visor né?


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2008, 15:17:18
A linha que divide o centro da cena em dois semi-círculos está no fresnel e não no espelho.
Mas é isso mesmo, se a parte de cima do círculo estiver deslocada pra direita, gire o anel de foco no sentido anti-horário até coincidir as duas metades (algumas câmeras é ao contrário, caso da Nikon e outras...)
A objetiva tem uma escala impressa (em metros ou pés) que indica a distância até o assunto focado.


Urbano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
    • Viajante Urbano
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2008, 15:18:51
é isto mesmo, a imagem tem que estar alinhada dentro dos "partidos"
____________________________________________
[ ]`s Urbano
Sony Nex f3 • GoPro 3+Black
SEL 18-55/F3.5 • SEL 55-210/F4.5 • Minolta MD 50/1.7


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2008, 15:37:01
Você perguntou de filmes também, né?!

Experimente filmes Reala, Fuji PRO 160S e PROIMAGE 100. Este último, já vi relatos de que o ISO 200 não está muito bom.
-22.352971,-48.775582


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2008, 16:25:27
uma coisa q eu percebi testado minha camera sem filme.. eh que se eu deixo ela "semi apertada" no "disparador" (haha eu e meus termos tecnicos) parece que um dos espelhos levanta, mas a foto (se tivesse filme) nao é tirada.. o que aconteceria com isso, a foto teria um tempo de exposição maior?
quando isso acontece, acende uma luz vermelha dentro do viewfinder..
nao sei o que significam essas coisas!
Obrigado pelas respostas


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2008, 17:19:03
Só tem um espelho e ele não levanta com o disparador "semi"
A luz vermelha dentro é o indicativo de fotometria, no caso incorreta, pois se estivesse correta, acenderia o led verde.
Lá dentro tem 3 leds:
-O de cima vermelho - incorreto - (muita luz)
-O do meio verde - correto - (luz ideal)
-O de baixo vermelho - incorreto - (pouca luz)


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2008, 18:31:42
isso.. mas ele acende um quando aperto ele um pouco e fica vermelho.. quando vou disparar, fica verde e vermelho denovo.. mas acho que issoa contece por nao ter filme, ou nao tem andaa ver?


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2008, 22:33:40
isso.. mas ele acende um quando aperto ele um pouco e fica vermelho.. quando vou disparar, fica verde e vermelho denovo.. mas acho que issoa contece por nao ter filme, ou nao tem andaa ver?

Prezado, com a Zenit 122 o procedimento é muito simples, chega a ser rústico:
Para focar é como já disseram, aproveite a imagem bi-partida sempre que puder, escolhendo no motivo alguma linha vertical e alinhando essa referência, caso ela apareça partida ao meio. Quando as duas metades se alinharem, a imagem aparecerá em foco também no despolido em volta. Se não houver nenhuma “linha” vertical para servir de referência, vc terá que usar o despolido, ou então virar a câmera para a vertical e usar alguma referência horizontal no motivo, fazer o foco e retomar o enquadramento para bater a foto. Mas isso é raro, quase sempre tem alguma referência vertical nos motivos.

Quanto à exposição, escolha primeiro a velocidade do obturador, de acordo com a foto que pretende fazer. Então, após fazer o enquadramento, pressione o disparador até a metade, isso fará com que o diafragma se feche na abertura escolhida, o fotômetro será acionado e permanecerá assim enquanto vc mantiver o disparador “semi-apertado”. De acordo com a velocidade que vc selecionou, a câmera lhe fornecerá os parâmetros para vc regular: se acender o led vermelho de cima, feche o diafragma até que a luz verde central acenda; se acender o led vermelho de baixo, abra o diafragma também até que o led verde central acenda. Aí é só pressionar o disparador até o final, tomando cuidado para não tremer a mão, caso a velocidade escolhida seja 1/60s ou menor. Esse "problema" do pisca-pisca das luzes é normal, o fotômetro oscila um pouco devido às variações da luminosidade da cena; porém, se vc regulou e a luz verde acendeu, poderá bater a foto mesmo com a oscilação, pois a variação na exposição será muito baixa para prejudicar a foto.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde