Autor Tópico: Sony A350 no Dpreview  (Lida 11722 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Junho de 2008, 08:44:22
eu curto o aperture(no geral)...mas para a D3 tenho usado muito o CAPTURE NX...e pesadinho..mas o resultado e excelente.
abraco!

Marcelo, já começou testar o NX2? Eu estou testando e parece estar mais rápido.

Abraço.


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Junho de 2008, 09:59:29
Leo,

na minha opiniao, a pior coisa que vc pode fazer com RAW da Alpha700 é usar o ACR (ou Lightroom). O noise dessa camera sofre uma passagem de filtro ainda no processador, o que faz com que o ruido fique grosso. Se o ponto fraco do ACR é justamente deixar o ruido grosso tambem, fazer a conversao usando esse metodo só vai fazer o ruido ficar 2 vezes mais grosso e, consequentemente, pior.

Para a A700 nao tem nada melhor que o Bibble + Noise Ninja. Vc conseguirá excelentes resultados (mas o noise ninja é fundamental).
O unico problema é que o Bibble nao tem uma função básica: o comando UNDO (para desfazer a ultima operação). Se o comando existe, pode ser que ele esteja escondido em algum menu, mas eu nao o encontrei.
Eu quase comprei uma A700, mas eu teria definitivamente de desistir do Lightroom justamente por causa da conversao. Depois de uma porrada de testes, conclui que nao era um investimento pra mim.
Abs.


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #32 Online: 09 de Junho de 2008, 10:08:55
Mauricio fiquei um pouco triste agora. :no: Acabei de comprar um A700 e sou fã de carteirinha do Lightroom. Ele facilita muito o dia a dia : catalogação, edição, conversão e etc.
Sera que a Adobe vai resolver esse problema ?


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 09 de Junho de 2008, 10:40:59
Nelson,
o ruido da A700 nao é do meu agrado, mas leve em consideração que sou designer grafico ha quase 20 anos e gosto de colocar o MEU ruído nos arquivos. Ou seja, sou um cara super chato.
De maneira geral, até iso400 nao pega nada. A partir daí pode começar a complicar um pouco.
Agora, se vc usa flash o tempo todo, nao vai perceber nada disso e vai curtir muito sua camera nova.

Numa entrevista, o Thomas Knoll (principal nome da Adobe) disse que ele tem uma Alpha 100. Nao sei se é verdade. Era numa entrevista nada a ver sobre lightroom, software etc. Era um papo sobre fotografia em geral.
Se ele realmente tem essa camera, entao ele já viu como ficam os arquivos RAW sony no Lightroom. Basta saber até que ponto vale o investimento da Adobe em acolher os profissionais que resolveram migrar de Canikon para Sony. Pra te falar a verdade, eu acho que é uma questao de tempo até a Adobe ter um excelente conversor universal, mas isso vai depender de a Sony abocanhar uma fatia consideravel de profissionais no mercado. Enquanto isso nao acontecer, eles vao continuar investindo em Canikon.

Mas especificamente para o ruído em ISO Alto da A700 (e só para a A700) eu acho que nao terá solução. Foi uma pisada de bola da Sony em colocar um filtro de redução de ruído no processador da maquina - e que nao dá pra desligar nem em RAW...
Eu imagino que logo mais haverá um replace para a A700 apenas com essa função de liga/desliga (que nao é de software), algo como Alpha 710 ou A700vII. Isso é bem provavel porque os lançamentos seguintes das A200, A300 e A350 ja apresentavam bons ruidos no ACR (apesar dos sensores CMOS e CCD). Particularmente, o ruido da A200 é bem parecido com ruído de filme, uma coisa que eu aprecio muito.

Abs.


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #34 Online: 09 de Junho de 2008, 11:25:42
Mauricio11, 20 anos é uma larga experiência e uma capacidade de controlar o resultado final muito grande. Creio que meio nível de exigência seja infinitamente menor que o seu. Pra você ter idéia uso sem problemas uma D70s+18-70+SB600 em ISO1600 sem problemas.  :D
Optei pela A700 por diversos pontos e um deles foi por usar ISO6400, acho que ate impressões 10x15 o resultado seja aceitável.
Esse problema em tratar ISO Alto da A700 é com o ACR (Ligtroom), mas com o Bibble + Noise Ninja como vc mesmo indico não terei problema. ok?
Meu prejuízo vai ser em acrescentar mais uma ferramenta no meu processo.  :ponder:

Valeu,



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Junho de 2008, 11:59:42
Pra ilustrar o texto do Maurício. segue um review com crops da Sony A700 contra a Nikon D80 utilizando ACR.

http://www.videozona.ru/photo_tests/Reviews/SonyDSLR-A700/SonyDSLR-A700_page02.asp

Valeu


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Junho de 2008, 12:18:33
Obrigado pelo exemplo, Leandro.
É exatamente nesses casos que 1 imagem vale mais que 1000 palavras  :clap:


Tks


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #37 Online: 09 de Junho de 2008, 13:04:59
Perae galera, que dessa forma vocês me assustam.  :eek:
O ruido da D80 é mais bonito e menos agressivo, mas isso é devido ao ACR ok? Se usarmos o Bibble a A700 vai apresentar um resultado melhor, ok ?


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 09 de Junho de 2008, 13:21:16
Entao, Nelson,

usando o Bibble + plugin Noise Ninja ajuda, sim. (se nao usar o noise ninja nem adianta usar o Bibble).
Mas, para o meu estilo de tratamento, o ruido que a Nikon apresenta é melhor pois, mesmo sendo em muito mais volume, ele é bem mais fininho.
A Sony tem menos elementos no ruido, mas sao muito "empastelados", e isso é dificil pra caramba de resolver no photoshop. Requer muito tratamento.
Com ampliação 10x15 tudo isso muda, fica tudo mais igual, mais competitivo. Até mesmo pelo Lightroom. Acho que vale a pena vc fazer uns testes para se certificar se vale a pena usar o Bibble ou nao.
O problema é que o Lightroom é superlegal e fácil de usar. Demora um tempo pra vc se acostumar com o Bibble.

Ah, tem um outro programa, o UFraw que converte muito bem tambem. E é gratis.
Dá pra usar ele como Standalone, ou atraves do GIMP como plugin.
Ele deixa o ruido A700 mais fininho tambem.
http://ufraw.sourceforge.net/



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 09 de Junho de 2008, 13:40:08
Parece que o RAW Therapee dá bons resultados também.
http://www.rawtherapee.com/
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Mauricio11

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 09 de Junho de 2008, 13:47:44
Quem estiver interessado em ver comparaçao de conversores RAW para A700, dá uma olhada nesse link:
http://www.photoclubalpha.com/2008/02/21/a700-6400-iso-seven-raw-processors/


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 09 de Junho de 2008, 14:34:21
Maurício,

Gostei bastante do UFRaw, bem simples e rápido, ótimo toque. A única coisa é que aparentemente o desenho do ruído ainda fica bem mais grosso que da D300.

Fiz inclusive duas conversões RAW, da Nikon D300 e Sony A700.

D300

A700


D300

A700


Valeu
« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 14:51:25 por Leandro Federsoni »


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #42 Online: 09 de Junho de 2008, 14:46:00
Achei um link interessante comparando o ACR versus o RAW Therapee indicado pelo Paulo Machado
http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1037&thread=26774278&page=1

Leandro Federsoni, não consegui identificar nas imagens a D300 e A700. É possível vc colocar algum indicação informando qual é a câmera ? (please)
« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 14:46:48 por Nelson Neto »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 09 de Junho de 2008, 14:52:40
Feito Nelson,

Obrigado


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #44 Online: 09 de Junho de 2008, 16:15:12
Fiz inclusive duas conversões RAW, da Nikon D300 e Sony A700.

Onde tem o link para RAW?
Só encontro link de JPG no http://www.imaging-resource.com  :doh: