Autor Tópico: Será que podemos confiar no autofocus das DSLR?  (Lida 8372 vezes)

Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #15 Online: 09 de Junho de 2008, 20:06:47
Ótima iniciativa Léo. eu mesmo passei apertado há um tempo quando minha Sigma 150mm macro chegou! Fiquei cheio de minhoca na cabeça achando que a lente estava com problema de foco, etc... Mas depois desencanei. O problema estava no peso dela e as fotos feitas na mão em pequenas aberturas, rsrsrs.

Mas mesmo assim estou ansioso pelo seu artigo.



lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2008, 00:53:35
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs


Somos 2!!

3....

Fiz umas fotos hoje e qndo olhei no monitor deu vontade de .... Bom... melhor nem dizer..rsrr
Já somos 4 declarados
Não me incluam fora dessa ! Também fico na expectativa.

a fila esta em 5 ou 6.. :assobi: to nessa :snack:
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 00:54:56 por lee oliveira »


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2008, 01:38:44
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs


Somos 2!!

3....

Fiz umas fotos hoje e qndo olhei no monitor deu vontade de .... Bom... melhor nem dizer..rsrr
Já somos 4 declarados
Não me incluam fora dessa ! Também fico na expectativa.

a fila esta em 5 ou 6.. :assobi: to nessa :snack:

lee oliveira,

está em 6, também estou nessa! (expectativa)  :snack:


Abraço!

Noel Thomas


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2008, 11:18:08
Olhe a responsabilidade aí, Leo. Agora esse artigo vai ter que sair de qualquer jeito.  :fight: :fight: :fight:
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #19 Online: 11 de Junho de 2008, 13:13:01
Uso foco manual e automático na 30D e na XT, e com certeza o AF é mais preciso. Mas isso é só por causa do visor ruim das dslr em geral...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2008, 09:07:41
Ache a configuração pra Canon, porque eu sou mais um interessado  :D


Também sempre usei AF, pelo viewfinder eu não vejo detalhe nenhum. Estranho que para fotos de paisagem com pouca luz o foco manual funciona melhor, mas ainda assim é tentativa e erro, tiro várias fotos com pequenas diferenças e depois escolho a que ficou melhor. Ainda assim uso AF 99% do tempo, e vai ver que todas as fotos que não ficaram totalmente aceitáveis possam ter sido mal focadas  :no:


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2008, 10:46:33
No meu tipo de trabalho usar o AF é essencial, na falta de luz e com muita coisa em movimento fica impossível focar manualmente com uma XTI, lógico que sempre perco uma ou outra foto, mas no geral acho que o AF ajuda muito, logicamente que em condições de luz e tempo o foco manual é muito mais preciso, pois vc pode direcionar a qq lugar o foco e não as áreas pré-definidas pela câmera, com uma DOF pequeno isso se potencializa muito mais...
Qdo comecei com as digitais senti uma grande mudança nos visores pois estava acostumado a achar o foco pela bolinha sincronizada no meio do visor das câmeras analógicas, e neste caso raramente errava um foto, acho que tecnologias vem pra ajudar em certas coisas mas cria outros problemas que não existiam antigamente!!!

Concordam!?
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2008, 17:40:18
Qdo comecei com as digitais senti uma grande mudança nos visores pois estava acostumado a achar o foco pela bolinha sincronizada no meio do visor das câmeras analógicas, e neste caso raramente errava um foto, acho que tecnologias vem pra ajudar em certas coisas mas cria outros problemas que não existiam antigamente!!!

Concordam!?

Concordo plenamente com você. Já foi muito fácil focar bem, hoje a tecnologia do autofoco nos tirou aquela bolinha (bipartida) tornando o foco manual um problema. Será que doravante os fabricantes não poderiam recoloca-la deixando a opção do foco automático para as situações fotojornalísticas?
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 17:41:11 por wdantas »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2008, 04:10:49
Qdo comecei com as digitais senti uma grande mudança nos visores pois estava acostumado a achar o foco pela bolinha sincronizada no meio do visor das câmeras analógicas, e neste caso raramente errava um foto, acho que tecnologias vem pra ajudar em certas coisas mas cria outros problemas que não existiam antigamente!!!

Concordam!?

Concordo plenamente com você. Já foi muito fácil focar bem, hoje a tecnologia do autofoco nos tirou aquela bolinha (bipartida) tornando o foco manual um problema. Será que doravante os fabricantes não poderiam recoloca-la deixando a opção do foco automático para as situações fotojornalísticas?

 Na média eu focava mais rápido com minha K1000 ou com uma Canon AE-1 do que agora com DSLR...rsrsrs
 Levando em consideração que as vezes a lente não acha o foco e fica indo e voltando várias vezes... Com visor bi-partido é sempre na primeira... Junto a imagem... Click...rsrs
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2008, 10:04:48
Tem uma forma relativamente fácil de ver se uma lente Zoom está casada com o corpo.
Faça o foco manual com o Zoom máximo com a câmera em um tripé. Clique. em seguida você passa o Zoom para o mínimo, mas sem alterar o foco e sem mover a câmera. Se o foco não cair exatamente sobre o mesmo ponto (ou bem próximo) é porque ou o sensor, ou a lente estão fora do ponto.
Se bater e você perceber que quando você usa o AF não bate é porque o sensor de AF de sua câmera está fora do ponto. Pode acontecer de bater o sensor do AF e não o sensor da câmera (foco manual), ai nesse caso o problema será mais provavelmente no sensor da câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Junho de 2008, 10:14:52
Qdo comecei com as digitais senti uma grande mudança nos visores pois estava acostumado a achar o foco pela bolinha sincronizada no meio do visor das câmeras analógicas, e neste caso raramente errava um foto, acho que tecnologias vem pra ajudar em certas coisas mas cria outros problemas que não existiam antigamente!!!

Concordam!?

Concordo plenamente com você. Já foi muito fácil focar bem, hoje a tecnologia do autofoco nos tirou aquela bolinha (bipartida) tornando o foco manual um problema. Será que doravante os fabricantes não poderiam recoloca-la deixando a opção do foco automático para as situações fotojornalísticas?
Você mesmo pode trocar o seu despolido por um bipartido.

Acho que todas as Nikons aceitam troca, e nas Canon da 40D pra cima (apesar que dá pra fazer uma gambiarra na Rebel).

O problema é que esse plano focal é mais escuro, e só vale a pena pra quem usa foco manual mesmo. Mais informações:
http://www.flickr.com/photos/photos-by-bodhi/2180288659/
http://www.flickr.com/photos/ttstam/1488494684/


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #26 Online: 18 de Junho de 2008, 10:48:52
Quer ver escrito aqui sobre COLIMAÇÂO! :shock: :shock: :shock: :assobi:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 18 de Junho de 2008, 10:51:19
Rs...
Manda Mateus... Rs.
A gente testou muita colimação ai heim?
O Mateus me deu uma mão forte em uns testes, onde comparamos minha câmera com a dele e por ai vai.
O legal é que pude comprovar que as Tamron estão redondinhas em termos de colimação, inclusive uma das que estou vendendo rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #28 Online: 18 de Junho de 2008, 17:12:34

Você mesmo pode trocar o seu despolido por um bipartido.

Acho que todas as Nikons aceitam troca, e nas Canon da 40D pra cima (apesar que dá pra fazer uma gambiarra na Rebel).

O problema é que esse plano focal é mais escuro, e só vale a pena pra quem usa foco manual mesmo. Mais informações:
http://www.flickr.com/photos/photos-by-bodhi/2180288659/
http://www.flickr.com/photos/ttstam/1488494684/

Cara! isso é trabalho pra relojoeiro :ponder:

Ia esquecendo de lembrar pro Leo não esquecer. O Artigo!
« Última modificação: 18 de Junho de 2008, 17:14:04 por wdantas »


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #29 Online: 18 de Junho de 2008, 17:25:52
Desculpem a pergunta de leigo, mas como eu poderia descobrir se o corpo da minha DSLR estaria descalibrado, e caso esteja, o que eu poderia fazer pra deixá-lo cablibrado, levar numa assistência técnica Canon?!
Abraços!