Autor Tópico: Será que podemos confiar no autofocus das DSLR?  (Lida 8340 vezes)

Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Online: 08 de Junho de 2008, 17:09:13

Olá, pessoal.

Navegando pelo NaturePhotographers me deparei com o artigo do link abaixo. Confesso que fiquei muito surpreso com os resultados apresentados. Aliás, sempre que pensei algo a esse respeito imaginava que os resultados seriam exatamente o contrário dos obtidos no teste em questão. Embora seja meu primeiro tópico aqui, já conheço, de outros fóruns, o nível de vários participantes daqui notadamente Leo Terra, Ivan de Almeida, Guto Marcondes, Pictus e outros. Gostaria de saber a opinião de vocês, se isso já era conhecido ou se outros, como eu, confiávam mais no autofocus do que nos próprios olhos (míopes no meu caso) no momento de focar e clicar.

http://www.naturephotographers.net/articles0408/dw0408-1.html

Abraços.

Márcio Alves.
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2008, 21:06:27
Olá MArcio.
vou ser simples: se eu não confiasse no meu equipamento eu não poderia trabalhar com ele. Existem câmeras e lentes que conseguem maior precisã ode foco, outras maior rapidez de focagem. Fazer o foco no olho sem o visor bipartido é muito difícil, ainda mais em uma APSC com os viewfinder pequenos. então a questão é saber extrair o melhor do equipamento mesmo. :ok:
Abs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2008, 21:17:59
No visor a 20D indica foco em posição diferente de onde eu, no olho, acho o foco. E na posição que ela indica, eu vejo estar desfocado, não completamente nítido.

Estou há algum tempo para fazer um teste com régua para medir o foco preciso e saber quem tem razão, eu ou a cãmera.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2008, 21:23:01
Erros no acerto do foco nas Canons já é tradição...
As minhas 2 Nikons cravam o foco sempre.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2008, 21:28:50
Por falar nisso, vocês podem baixar a régua (chart) e imprimir em casa para fazer os testes de foco. É só deixar a 45º do papel, no plano e testar.

No site tem mais informações.

http://www.dphotojournal.com/download-free-focus-test-chart/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2008, 22:34:36
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2008, 22:45:43
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2008, 22:46:19
Vou fazer o teste com o chart quando chegar a KM100mm, bom que vem tb uma lupa 2.3x pro viewfinder.

Bacana são os sistemas de ajuste/compensação configurável pelo próprio usuário.


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2008, 22:58:53
Bem, pessoal, como eu disse acima, esse tipo de coisa nunca havia me ocorrido. Na verdade, eu freqüentemente foco manualmente quando faço macros, mas nunca cheguei a reparar se havia diferenças sensíveis em comparação às macros feitas com autofocus. Mais do que surpreso, eu fiquei foi chocado com esse negócio de pagar uma verdadeira fortuna por equipamentos com autofocus e ver que pode-se conseguir um resultado superior através do olhômetro.

Agora, a impressão que eu tive é que os resultados dos testes com autofocus não mostram um defeito no foco em si, ou seja, nada como back ou front focus que seria detectado com o teste da régua. Acho que todas aquelas fotos, se não houvesse outro padrão de comparação, passariam numa boa como fotos ótimas com o foco perfeito. Qualquer problema detectado seria facilmente atribuído a uma perda natural de nitidez ou má qualidade dos elementos óticos da lente.

Lúzio, todos sabemos que, independente da marca, em maior ou menor grau, há sempre uma diferença entre cada cópia de um produto posto à venda, seja lente, corpo ou qualquer outra coisa. No teste em questão, os resultados obtidos com Nikon foram exatamente iguais (se não piores) aos obtidos com Canon. No teste citado, o cara pode ter pegado algumas cópias ruíns de Nikon mas, sendo assim, ele poderia também ter usado cópias ruíns de Canon, ou seja, de qualquer jeito, dá na mesma independente da marca. A verdade é que, pelo preço que gente paga, essas coisa não deveriam acontecer.

Aí, Leo, sem querer pressionar também, mas, se é como você diz, e tudo leva a crer que seja, esse artigo viria mesmo a calhar.

Será que na autorizada tem como melhorar isso?
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2008, 23:18:30
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs

Somos 2!!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2008, 23:32:15
Então, o teste de régua tem várias deficiências, ele dá muito resultado falso. Isso é algo que trato no artigo, tenho um modelo de teste que desenvolvi aqui que é muito legal, se baseia em um sistema de teste escalonado, mas eu adaptei, testei e funciona perfeitinho. Vou descrever como ele pode ser feito a partir de uma adaptação do tesde de régua. o problema é que antes de lançar o artigo eu preciso terminar um programinha de cálculo de profundidade de campo para o pessoal não fazer besteira nos ajustes rs.
Mas deve sair em breve.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2008, 23:49:32
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs

Somos 2!!

3....

Fiz umas fotos hoje e qndo olhei no monitor deu vontade de .... Bom... melhor nem dizer..rsrr
São Paulo - SP


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2008, 00:18:12
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs

Somos 2!!

3....

Fiz umas fotos hoje e qndo olhei no monitor deu vontade de .... Bom... melhor nem dizer..rsrr
Já somos 4 declarados


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2008, 10:57:31
Olha a maioria dos testes que faço confirmam que a maioria dos corpos de DSLR estão vindo descalibrados de fábrica, estou até preparando um artigo sobre isso. Só falta achar modelos de calibragem para Canon para concluir o artigo, porque para Nikon e Sony eu já sei como fazer o ajuste fino do sistema de AF. ;)
Opa... isso interessa..... pode botar pressão para o artigo sair mais rápido ?? rs

Somos 2!!

3....

Fiz umas fotos hoje e qndo olhei no monitor deu vontade de .... Bom... melhor nem dizer..rsrr
Já somos 4 declarados
Não me incluam fora dessa ! Também fico na expectativa.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2008, 18:13:12
Nossa, o pessoal está querendo mesmo rs...
Bom estou trabalhando aqui para finalizar a calculadora de DOF e assim que terminar ela vou trabalhar na finalização do artigo. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.