Autor Tópico: DUVIDAS COM REGULAGEM DO FLASH  (Lida 5666 vezes)

Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Online: 08 de Junho de 2008, 20:46:49


  OLÁ AMIGOS DO M.F.

  ESTOU APANHANDO DOS MEUS FLASH


 TENHO UMA REBEL XTI E DOIS FLASHS 580EXll

As veses as fotos estoura ou fica escuras ...

Sera que se eu usar em ettl eu acerto mais,
tem hora que da aquele sombrão... :aua:
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2008, 23:38:46
Antes de mais nada, leia os manuais com paciência e com os aparelhos do seu lado. Vá testando cada coisa que o manual explicar.

Se isso não der certo, peça para alguém mais experiente te mostrar na prática.

Usar em ttl é o "feijão com arroz" é prático de fazer e mais rápido para "dar certo". Mas o legal mesmo é brincar no manual e ter controle total sobre os flashes.


Agora, pq vc tem 2 580exII (top da linha Canon)? Talvez fosse melhor comprar um 580 e um 430 ex. O preço do 430 é bem menor e vc não precisa de 2 "masters". Bom.... Lê os manuais cara, isso é mt importante.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2008, 07:04:38


   
   Valeu meu amigo vou cotimuar tentando
não vou desistir, vou ver se concigo o manual
na net em portugês por que o meu tem port...
 
           OBRIGADO
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 01:05:30


   
   Valeu meu amigo vou cotimuar tentando
não vou desistir, vou ver se concigo o manual
na net em portugês por que o meu tem port...
 
           OBRIGADO
serve o manual do 580EX


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 17:56:34


   
   Valeu meu amigo vou cotimuar tentando
não vou desistir, vou ver se concigo o manual
na net em portugês por que o meu tem port...
 
           OBRIGADO

Os seus flashes vieram sem manual? OU vieram em inglÊs?
Pq vc não aparece em algum encontro da galera do fórum e pede ajuda? Via internet fica bem difícil te explicar o básico.

Colocando 1 dos dois na sapata em modo ttl vc não consegue fotos legais? Qual problema exatamente vc está enfrentando?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2008, 20:56:00

As veses as fotos estoura ou fica escuras...

Sera que se eu usar em ettl eu acerto mais,
tem hora que da aquele sombrão... :aua:

Ihhh! Nem esquenta que é assim mesmo. Se vc tá acostumado com as compactas vai estranhar mesmo.
Eu também apanho muito  :hysterical: e olha que eu li o manual inteiro da cam e do flash.

As câmeras compactas conseguem um resultado aparentemente melhor para fotos de pessoas à noite etc.
Isso se deve ao fato delas terem sensor menor e portanto uma ótica com número f equivalente mais baixo, DOF maior etc. e não fazem sombra por conta do flash ser pertinho da lente...
Por outro lado a falta de texturas e os olhos vermelhos são algo que eu tenho pavor nessas fotos noturnas de compacta.

O único modo que vc pode clicar sem errar muito é com o Flash em ETTL, subir o ISO da cam e usar os modos automáticos de cena.

Qualquer coisa fora isso tem que saber bem o que tá fazendo. Estudar e testar o equipamento em diversas situações como o Rafa disse é fundamental.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2008, 22:45:14
:ok   OLA  ROGERI MUITO PRAZER



      E ISTO AI MAIS COMO EU FALEI NÃO VOU DESISTIR ESTOU TENTANDO

É QUE MEU MANUAL DO FLASH NÃO TEM PORTUGÊS, MAIS TENHO POWER TRANSLATOR PRO, NO PC.
 
           MUITO
             OBRIGADO
                     TANAKA
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2008, 23:14:22
Procura no site da Canon Europe, tem muita coisa por lá.

Comentário Of Topic,  :assobi:
Um Tanaka com Canon!

legal..

grd
abraço
MateusZF
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 23:15:06 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2008, 15:04:08
Um Tanaka com Canon!
legal..

Espera a Nikon ficar sabendo disto!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas Tanaka nem esquente, até vc dominar isso é um saco, me lembro que apanhei muito e até hj apanho dos flashes.

De uma olhada no strobist.blogspot.com , ali tem dicas bastante interessantes!!!

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2008, 15:25:54
Um Tanaka com Canon!
legal..

Espera a Nikon ficar sabendo disto!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas Tanaka nem esquente, até vc dominar isso é um saco, me lembro que apanhei muito e até hj apanho dos flashes.

De uma olhada no strobist.blogspot.com , ali tem dicas bastante interessantes!!!

Abraço.

O problema é que o Strobist é TODO em inglês. Eu considero uma "bíblia" para quem usa flashes compactos fora da cam, como vc vai usar 2. Tem uma versão em espanhol também... COMECE A LER POR AQUI!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


leo.fotografias

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2008, 08:38:36
o que acontecia comigo é o seguinte:
ia fotografar uma noiva focava nos olhos dela e depois enquadrava, assim o equipamento fazia a leitura depois do enquadramento no vestido branco e mandava luz suficiente para iluminar o vestido, mas o rosto ficava escuro, nao so o rosto mas toda foto. passei a usar o flash no manual ou congelo o flash no rosto da pessoa antes de focar , assim o flash manda luz suficinte para iluminar a pessoa e nao estoura e nem fica escura. se a pessoa for branca e estiver usando uma roupa preta e depois que vc focar no rosto e no enquadramento o ponto central bater na roupa preta o flash vai mandar muita luz.faça alguns testes, coloque uma pessoa com roupa branca e tire uma fotos no ttl e umas fotos congelando o flash no rosto da pessoa e depois comenta ai,

um abraço!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2008, 10:33:28
o que acontecia comigo é o seguinte:
ia fotografar uma noiva focava nos olhos dela e depois enquadrava, assim o equipamento fazia a leitura depois do enquadramento no vestido branco e mandava luz suficiente para iluminar o vestido, mas o rosto ficava escuro, nao so o rosto mas toda foto. passei a usar o flash no manual ou congelo o flash no rosto da pessoa antes de focar , assim o flash manda luz suficinte para iluminar a pessoa e nao estoura e nem fica escura. se a pessoa for branca e estiver usando uma roupa preta e depois que vc focar no rosto e no enquadramento o ponto central bater na roupa preta o flash vai mandar muita luz.faça alguns testes, coloque uma pessoa com roupa branca e tire uma fotos no ttl e umas fotos congelando o flash no rosto da pessoa e depois comenta ai,

um abraço!!

O que vc chama de congelar nas Canon chama-se "Felt".
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2008, 23:59:42
 :ok:
                             
                               OLA GALERA MUITO OBRIGADO
       COMCEGI UMA REGULAGEM AQUI NO MANUAL TRADUSINDO NO PC
  VOU CONTAR PARA VCS, AINDA NÃO SEI SE VAI DAR CERTO, ESTA É A QUELA REGULA QUE  O FLASH FICA NO
METERING :aua: ISO ECT...
  DEPOIS SE DER SERTO EU CONTO AQUI.
   MUITO ARIGATOO


                  GALERA
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2008, 03:50:50
Citar
O que vc chama de congelar nas Canon chama-se "Felt".

Na verdade é FEL
Flash Expo Lock
São Paulo - SP


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2008, 08:58:32
Citar
O que vc chama de congelar nas Canon chama-se "Felt".

Na verdade é FEL
Flash Expo Lock

:ok: Que cagada!! rsrs Eu li FEL e associei erroneamente a Felt do verbo Feel  :hysterical:

Bom, o FEL é uma função que dispara um flash fraco de medição e congela essa exposição. Ajuda bastante em casos que vc sabe que algum objeto vai mascarar a medição do flash.

Vale lembrar que o modo TTL pode ser usado mesmo com a exposição da cam em manual, Av etc.
Nesses casos ela sempre dispara o flash em modo TTL e despreza a cena medida pelo fotômentro da câmera.
Já pra ter o flash em manual total tem que ajustar isso no próprio flash.

Basicamente existem duas coisas que geram inconsistência no sistema TTL da minha cam.

* Uma é que o modo de medição do flash é sempre parcial centrado (mesmo que o da cam seja outro) e dependendo da cena isso não funciona tão bem.
  Dá pra compensar usando o FEL apontando pro objeto correto. Chato é que quando são pessoas e a foto é posada tem gente que acha que vc já tirou a foto e se move.

* Outra é que em modos não automáticos a flash mede a cena de forma independente da luz ambiente. Então se vc já tiver muita luz ambiente não é raro o flash entrar e estourar a cena. Tem que ter um pouco de experiência e compensar a exposição do Flash em alguns pontos.
  Quando eu fotografava com filme isso não era tanto problema mas na digital qualquer coisinha a mais estoura.

  Não sei bem como acontece a medição do flash com a cam em modo automático mas é notório que funciona razoavelmente bem.
Já os modos semi-automáticos como o Av o uso do flash é realmente mais complicado.

...

Não sei se em outras cams isso é diferente ou se no "ETTL II" que saiu agora se algo mudou.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br