Autor Tópico: A300, nao tem como ver como fica a foto antes de fotografar!!!  (Lida 1586 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Ola pessoal!!

venho de uma H9 onde o LCD mostrava a imagem como ela iria ficar antees mesmo de fotografar. o sistema dela mostrava na integra a claridade da foto e era facil regular a abertura e a velocidade, pois se no LCD ela estava escura, a foto iria sair escura.

Bom comprei uma A300, porem o LCD dela nao mosta a foto como ela vai ficar antes de apertar o botao do clik, ou seja quando estou ao sol, mesmo que eu coloque a velociade alta e feche bem o diafraquima  a imagem no lcd fica estourada muito clara, porem quando vc fotografa, ela sai como deveria (escura)

o mesmo acontece quando estou a fotografar a noite, mesmo se ligo o flach, nao consigo ver nada no lcd, mas quando aperto o click ela sai nitida.

Ha e pelo visor otico tambem nao consigo ver a imagem como ela vai sair na foto.

nao sei se isso é normal, e se o lcd das reflex é tao pior que o das compactas, mas essa esta sendo a minha dificudade em adaptar.

alguem ja passou por isso???

obrigado

Marcio


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2008, 21:21:02
Na verdade, ver a foto em sua fotometria é uma coisa bem nova, que foi criada pelas digitais compactas.

Considero isso uma grande mudança na fotografia, e um importante apoio à fotografia dos que t~em um olho capaz de reconhecer a imagem desejada mas não têm experiência bastante para antevê-la no visor que não mostra o prognóstico.

É importante dizer que mesmo nas compatcas isso só funciona até certa velocidade. Abaixo dela não funciona mais, e o exibido não corresponderá ao capturado.

O visor das DSLRs é simplesmente um sistema de espelhos e prismas, não influenciado pela sensibilidade nem pela velocidade. Para isso é preciso usar o fotômetro e interpretar analiticamente a luz. Para quemvem de cãmeras de filme, é natural. Para quem vem das compactas é estranho.

Mas nas DSLRs é assim mesmo. Em compensação você vê melhor o que vai ser fotografado.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2008, 21:37:51
valeu Ivan!!!

vou tentar me adptar, mas pelomenos nao é problema com  a maquina né!!

obrigado!!

Marcio


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2008, 21:51:34
A A300 tem live view, por sinal um dos melhores deles. Mas como qualquer DSLR ela exige certo conhecimento para ser operada. A base é diferente das compactas, onde a câmera tenta fazer o trabalho. Mas nas câmeras DSLR o operador precisa de um certo esforço e conhecimento para operar a câmera.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2008, 21:58:58
Como funciona o live-view nas DSRL? Pelo jeito é mais pra visualização, não exibindo um preview "real" do que vai ser capturado como na compacta, é isso?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2008, 22:21:10
é isso ai, a diferença entre o live-view das compactas e da A300 é muito diferente, parem por incrivel que pareça o das compactas é melhor.

mas tudo bem, nao dava para ter tudo mesmo!!

aos poucos eu me acostumo.

valeu!!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2008, 23:06:00
Essa também foi a minha maior dificuldade quando mudei de compacta pra DSLR, compor através do fotômetro ao invés das mudanças em tempo real no display. Me habituei rapidamente, e hoje acho até melhor assim.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2008, 23:49:55
O sensor do liveview e o que capta as imagens são diferentes e a imagem nunca vai ser 100%
igual, mas é bem próxima e ao se afastar das condições ideais vai aumentando a diferença.
O liveview na Sony é mais para enquadramento e poder visualizar o histograma em tempo
real, ao usar o liveview + fotometria matricial a A300/350 se torna uma das mais precisas
no quesito exposição.