Oi Punk!
então... eu, particularmente não gosto dessas apostilas prontas, pq cada situação é uma situação, como tbm não gosto daquelas mesas fixas pra still em fundo branco, enfim, cada um tem um gosto.
Em primeiro lugar, vc terá que ter uma sala com um pé direito razoável, e um recuo que te permita iluminar o fundo, iluminar a(s) modelo(s), sem que a luz do fundo interfira nas modelos (caso queira isso), e finalmente, seu posicionamento em relação à pessoa. Tenha em mente que vc vai precisar ter liberdade pra buscar os mais variados ângulos, e tbm vai precisar de espaço caso queria fotografar várias pessoas. (as lentes que vc vai usar tbm contam).
Fundos: vc pode ter fundos de vários tipos: tecido, papel, direto na parede, tapadeiras móveis, fórmicas, plásticos, metal, enfim... os mais comuns no caso de estúdio básico, são tecidos e papel. Eu acho pouco prático e pouco eficiente os de tecido e papel, prefio as tapadeiras móveis, pq é só pintar da cor desejada, e pra fundo branco, fórmica brilhante. O resultado é mais legal, agora, isso tbm é gosto pessoal.
Luz: Ter a opção de usar luz natural dentro do estúdio é legal, se tiver janelas é só comprar umas cortinas pretas, assim, vc abre e fecha qdo quiser.
Flash de estúdio.. mako e atek tem uns conjuntos. São caros! então sugiro que compre usado de alguém de confiança. Procure usar os de potência acima de 200w, com uma lâmpada piloto que te ajude a "ver" a luz. Acessórios: raze ou sombrinha pra luz da frente, o fundo tbm pode usar sombrinha pra iluminar, ou tocha direto c/ refletor parabólico, tomando cuidado pra não dar flare, isto é, a luz pro fundo ser mais forte que a da frente, batendo no fundo e indo direto pra lente.
Luz contínua: requer que a modelo fique bem parada pq certamente a velocidade que vai usar é mais baixa. Tem um efeito legal, geralmente mais "quente" que o flash. Como é uma luz mais dura, eu uso papel vegetal como difusor. Aquelas luminárias de jardim, com lâmpada palito, acima de 500w já dá pra brincar.
Seja flash ou luz contínua, no mínimo 3. Menos que isso seu trabalho fica muito limitado.
De resto, tenha rebatedores, seja de isopor, tapadeiras, tecidos prateados, dourados, brancos.. tecido preto, isopor pintado de preto, acessórios para prender coisas com segurança, espelho, todo tipo de buginganga que num momento de improviso pode ser útil. Ah, e FITA CREPE! Um estúdio não funciona sem fita crepe, e pregadores de roupa!
No mais, visite muitos sites de fotógrafos no estilo que vc queira fazer. tente reproduzir, pra pegar prática e depois vc acha a sua linha. Não existe fórmula perfeita, e isso ai que escrevi está diretamente ligado com a minha experiência.
Sucesso!