Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia amadora e consumo  (Lida 20348 vezes)

krokunchi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 24 de Março de 2014, 17:05:32
Não é uma "armadilha" para pegar consumidores, e sim uma necessidade vital dos fabricantes para permanecerem no mercado, segundo li a respeito em um site gringo a respeito. Eles precisam manter a participação no mercado, que é potencialmente alterada sempre que um concorrente coloca novo produto. Para amadores, a coisa se baseia basicamente no PRAZER de comprar e em usar, e não na excelência do resultado final...

Como já foi dito aqui, as câmeras chegaram ao "nível de suficiência". Aliás, se não fosse assim, ninguém compraria nada que não fosse Média Formato, ou na pior das hipóteses full-frame. Ora, as top m4/3 ou mirrorless estão quase pelo preço de uma full-frame de entrada (Sony A7, Canon 6D, Nikon d610), portanto não é QUALIDADE e sim PRAZER.

O prazer de um talentosíssimo fotógrafo está no produto final e, como a maioria dos amadores (eu incluído) fica satisfeito com resultados razoáveis, nossa satisfação está na curtição do equipamento e nos resultados finais satisfatórios PARA NÓS. Vide as dezenas de fotos até ruins que recebem, a título de estímulo, todos os elogios em fóruns. E ai de quem disser a verdade: o sujeito acabou de gastar um dinheirão no equipamento e ainda vem alguém e diz que as fotos estão pobres? E assim as empresas vão sobrevivendo.

Profissional não está nem aí para consumo, pois a comida na mesa depende do resultado, e portanto ele tem que otimizar o investimento. Amador não...  :)

Eu, como não tenho nada a ver com a profissão de fotógrafo, curto minhas câmeras e deixo-me levar pelo prazer do consumo sem qualquer problema, desde que dentro de minhas possibilidades financeiras....  :ok:

Com excessão do prazer do consumo (aliás eu só preciso das lente e um corpo que me satisfaça). Concordo com tudo que foi dito.  :clap:
Sei que não foi o assunto abordado aqui, mas eu não sou daqueles que usam 100% do tamanho da foto, então se uma lente se enquadrar dentro das minhas exigências produzindo uma foto boa, eu ficarei com ela até ela "não dar mais leite" ou, se por algum motivo, eu não queira mais fazer aquele tipo de fotografia. A tecnologia das lentes não é algo que "evolui" tão rápido quanto os corpos ficam desatualizados e eu realmente odeio pixel peeping. O que importa, na minha opinião, é a arte e/ou o valor sentimental que uma fotografia tem para o fotógrafo.

E acredito que essa discussão possa ser estendida para muitas coisas na vida...
Meus parabéns!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 24 de Março de 2014, 23:27:40
Obrigado, amigo... Feliz daquele que não liga para consumo ou não gosta de comer doce...   :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #32 Online: 25 de Março de 2014, 00:39:07
Ponto de vista muito importante o do efilho. Tem muito de vida real nele!

Nem so de tecnica vive o amador/hobbista. Apesar de nao ser uma visao muito romantica, eh verdade hehehe. Claro que tecnica, estudo e pratica sao importantes, mas esses pontos trazidos pelo efilho tem muito de verdade tb.
D600 - E-M10


craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #33 Online: 25 de Março de 2014, 08:59:51
Verdade pro hobista existe o prazer da compra porem tem que ser prudente.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF