Autor Tópico: Fotos noturnas da A95  (Lida 2946 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Online: 24 de Julho de 2005, 01:04:10
Ei...
Gostei mto da A95, mas ao ver o review da A510, fiquei com receio de pegar a A95 e ela twer o mesmo problema da A510.
O problema da A510 eh q, pra fotografar á noite, precisa focalizar em areas d alto contraste, e isso faz eu perdwer tempo, e se eu for fotografar paisagens e não axar area de contraste alto, como fica?
e na hora d tirar foto d fireworks vai dar um trabalhao....

a A95 tem esse problema não neh????


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2005, 01:11:22
É só focar no infinito com o foco manual.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2005, 01:18:37
Citar
É só focar no infinito com o foco manual.
tanto fireworks como paisagem?
o foco noturno dela eh bom?

de qto em qto eh os F/stop dela no modo manual?

e para foto de pessoas, nao borra nao? precisa d alto contraste?
participei de 2 foruns e ainda participo(ajudando os outros e os outros  me ajudando), e em nehum deles as pessoas respoderam tao rapido!! VLW ae!
os  forums foram os do babooforum (esse eh d hardware em geral, tem 1 parte q eh so d cams) e digitalforum (esse eh so d cams digitais! to num duelo :D)


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2005, 01:38:51
No caso de fireworks e paisagem sim, porque ambos estão distantes o suficiente para o foco infinito ter efeito.

O F/stop é F/2.8 a F/8.0 em wide, e F/4.9-F/8.0 em tele (acho que é isso).

Bom, para fotos de pessoas o negócio já complica um pouco, aí realmente tem que focar. Eu geralmente não tenho muitos problemas quanto a isso, a câmera consegue focar, a não ser que esteja realmente muito escuro, e pra ajudar a AF-light é bem fraca, só faz efeito até uns 50 cm, quando faz.

Ela não é das mais rápidas para focar, mas em geral foca bem, raramente eu perco uma foto por causa disso.

Eu vi você lá no Digiforum, no tópico sobre zoom e crop!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2005, 01:45:10
Citar
No caso de fireworks e paisagem sim, porque ambos estão distantes o suficiente para o foco infinito ter efeito.

O F/stop é F/2.8 a F/8.0 em wide, e F/4.9-F/8.0 em tele (acho que é isso).

Bom, para fotos de pessoas o negócio já complica um pouco, aí realmente tem que focar. Eu geralmente não tenho muitos problemas quanto a isso, a câmera consegue focar, a não ser que esteja realmente muito escuro, e pra ajudar a AF-light é bem fraca, só faz efeito até uns 50 cm, quando faz.

Ela não é das mais rápidas para focar, mas em geral foca bem, raramente eu perco uma foto por causa disso.

Eu vi você lá no Digiforum, no tópico sobre zoom e crop!
aproveitaa e vota nno duelo
http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?...der=asc&start=0

 :lol:

e no baboo?
la q posto muito! 160 posts  ( http://www.babooforum.com.br/idealbb/forum.asp?forumID=75 ) link direto pra area d cams.


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2005, 09:51:25
Citar
No caso de fireworks e paisagem sim, porque ambos estão distantes o suficiente para o foco infinito ter efeito.

O F/stop é F/2.8 a F/8.0 em wide, e F/4.9-F/8.0 em tele (acho que é isso).

Bom, para fotos de pessoas o negócio já complica um pouco, aí realmente tem que focar. Eu geralmente não tenho muitos problemas quanto a isso, a câmera consegue focar, a não ser que esteja realmente muito escuro, e pra ajudar a AF-light é bem fraca, só faz efeito até uns 50 cm, quando faz.

Ela não é das mais rápidas para focar, mas em geral foca bem, raramente eu perco uma foto por causa disso.

Eu vi você lá no Digiforum, no tópico sobre zoom e crop!
ok, mas ela tem quantos ajustes automáticos?
ond compro  e quanto custa  a  whatherproof case?
ela eh uma boa câmera, não  é??
Se eu quiser tirar foto no claro (d tarde) com efeito de vulto, como faço?
F8,0 e 10s fica muito claro?
 :ph34r:  


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2005, 12:09:48
Os ajustes automáticos que a minha tem (imagino que da A95 sejam parecidos) são: automático, prioridade (automático com alguns controles), retrato, paisagem, noturno, movimento nítido (exposição rápida), movimento borrado/panning (exposição lenta), e foto panorâmica.

A waterproof case não sei onde vende, mas sei que é bem carinha.

Sim, é uma boa câmera. Eu não compraria, eu pegaria uma A510 que acho que tem um custo-benefício melhor.

Bom, pra tirar fotos nessas condições é complicado. Se for externa, vai ser quase impossível. Mesmo usando ISO 50 e F/8.0, o seu tempo vai ter que ser bem curto, senão vai estourar. Se for interna, talvez você consiga alguns segundos, dependendo da iluminação ambiente.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2005, 13:03:18
Citar
Os ajustes automáticos que a minha tem (imagino que da A95 sejam parecidos) são: automático, prioridade (automático com alguns controles), retrato, paisagem, noturno, movimento nítido (exposição rápida), movimento borrado/panning (exposição lenta), e foto panorâmica.

A waterproof case não sei onde vende, mas sei que é bem carinha.

Sim, é uma boa câmera. Eu não compraria, eu pegaria uma A510 que acho que tem um custo-benefício melhor.

Bom, pra tirar fotos nessas condições é complicado. Se for externa, vai ser quase impossível. Mesmo usando ISO 50 e F/8.0, o seu tempo vai ter que ser bem curto, senão vai estourar. Se for interna, talvez você consiga alguns segundos, dependendo da iluminação ambiente.
como tirar foto panoramica sem ter tripe?
Precisa d tripe neh??
pra vr qtos graus ta rodando a cam!!!!
 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2005, 13:48:10
Na verdade esse assistente de foto panorâmica é justamente para isso. Você tira uma foto, em seguida, ele vai deixar essa foto num canto da tela, e você tira a próxima deixando as duas sobrepostas, e assim vai, até dar o ângulo desejado. Depois você monta tudo no PC com um software da própria Canon. Fica um efeito bem interessante, dispensando o tripé, só tendo que tomar cuidado com o alinhamento vertical!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2005, 18:13:26
O modo manual tanto da A95, como da A510, são bastante bons, não te preocupe... Agora, é lógico que ficam devendo anéis de foco e zoom manuais na lente, mas numa câmera desse porte isso não existe mesmo. Sobre o auto-focus à noite, ele não é ruim, é apenas mais lento do que com boa luz. E digo mais, as Sony têm até pior foco noturno nessa faixa de preço (tive uma P32 e uma A60, e a P32 dava muito mais erros de foco), e as Olympus têm ainda mais erros de foco que ambas. Na verdade dá pra generalizar: todas as câmeras nessa faixa têm foco noturno ruim, isso é uma limitação das câmeras desse porte mesmo. Disso não tens muita saída, mas não acredito que tu vá ter problemas mais sérios. Durante o dia f/8.0 e 10 s de exposição, nem pensar, talvez 1/3 desse tempo se tu usar um filtro ND "poderoso" e já for início da noite. Precisarias de uma câmera capaz de menores aberturas, mas isso nessa faixa de preço também não existe... Em todo caso, recomendo a A95 em vez da A510, por 2 motivos: 1) estão próximas no preço; 2) a A95 tem um conjunto superior (sensor maior, bem menos ruído em baixo ISO, e imagens mais nítidas). Pra macros por exemplo, a A95 é surpreendente, ainda que só foque a 5 cm da lente. Mas a nitidez é impressionante pra uma câmera dessa faixa de preço. De quebra ela tem o LCD móvel/giratório, que é bastante útil. Ah, e algo bem importante: ela carrega o flash em metade do tempo que a A510 leva :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2005, 19:52:35
Citar
O modo manual tanto da A95, como da A510, são bastante bons, não te preocupe... Agora, é lógico que ficam devendo anéis de foco e zoom manuais na lente, mas numa câmera desse porte isso não existe mesmo. Sobre o auto-focus à noite, ele não é ruim, é apenas mais lento do que com boa luz. E digo mais, as Sony têm até pior foco noturno nessa faixa de preço (tive uma P32 e uma A60, e a P32 dava muito mais erros de foco), e as Olympus têm ainda mais erros de foco que ambas. Na verdade dá pra generalizar: todas as câmeras nessa faixa têm foco noturno ruim, isso é uma limitação das câmeras desse porte mesmo. Disso não tens muita saída, mas não acredito que tu vá ter problemas mais sérios. Durante o dia f/8.0 e 10 s de exposição, nem pensar, talvez 1/3 desse tempo se tu usar um filtro ND "poderoso" e já for início da noite. Precisarias de uma câmera capaz de menores aberturas, mas isso nessa faixa de preço também não existe... Em todo caso, recomendo a A95 em vez da A510, por 2 motivos: 1) estão próximas no preço; 2) a A95 tem um conjunto superior (sensor maior, bem menos ruído em baixo ISO, e imagens mais nítidas). Pra macros por exemplo, a A95 é surpreendente, ainda que só foque a 5 cm da lente. Mas a nitidez é impressionante pra uma câmera dessa faixa de preço. De quebra ela tem o LCD móvel/giratório, que é bastante útil. Ah, e algo bem importante: ela carrega o flash em metade do tempo que a A510 leva :)
 :ph34r: duvidA: qual a melhor configuração para otimas fotos de fogos de artificio?
Eu li num forum (aki mesmo tem) q quanto maior for a abertura da lente (F2,8 por exemplo) menor eh a profundidade de campo. Então, na hora d fotografar paisagens noturnas, fogos de artifico noturno vou  ter que usar, alem do foco no infinito, uma abertura pequena, como f8, para que a foto não saia borrada, ja q a profundidade de campo eh maior?
mas a foto vai sair muito escura....
e no caso dos fogos....num vai dar pra congelar...

em? ou posso tirar foto em F2,8 sem borrar? q disseram q borrar o fundo so em DSLR...


????????????????
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2005, 20:13:09
Não te preocupe, em paisagens podes usar f/2.8 sim, que irá gerar profundidade de campo suficiente na maioria dos casos... Dá pra borrar o fundo com essa abertura sim, mas muito pouco, como tu disse só em câmeras equipadas com sensores bem maiores (como as reflex) é que vais ter maior uso pra este efeito. Fogos de artifício podes fotografar direto com o modo de cena "fogos de artifício" das Canon, ou manualmente experimentar tempos maiores de exposição. Mas realmente nunca fiz muitas fotos de fogos pra te dar mais dicas :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2005, 20:23:14
Citar
Não te preocupe, em paisagens podes usar f/2.8 sim, que irá gerar profundidade de campo suficiente na maioria dos casos... Dá pra borrar o fundo com essa abertura sim, mas muito pouco, como tu disse só em câmeras equipadas com sensores bem maiores (como as reflex) é que vais ter maior uso pra este efeito. Fogos de artifício podes fotografar direto com o modo de cena "fogos de artifício" das Canon, ou manualmente experimentar tempos maiores de exposição. Mas realmente nunca fiz muitas fotos de fogos pra te dar mais dicas :)
Não te preocupe, em paisagens podes usar f/2.8 sim, que irá gerar profundidade de campo suficiente na maioria dos casos...

E em que casos não gera? Se a paisagem for muito distante? O modo auto não eh ruim não? pensei q fosse...


Dá pra borrar o fundo com essa abertura sim, mas muito pouco, como tu disse só em câmeras equipadas com sensores bem maiores (como as reflex) é que vais ter maior uso pra este efeito.

Mas so borra se eu colocar a abertura F2,8 e o foco para 2metros, por exemplo, e tiver uma pessoa na frente neh?  Se num tiver ninguem na frente não borra, neh??



experimentar tempos maiores de exposição.

maiores ou menores? :huh:  


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2005, 21:32:33
como eh flexzone? posso escolher onde eu quiser travar o foco e a area do foco? como a brush do photoshop: posso escolher o diametro e onde pintar ??

quais as opções de foco dela? sei do 1m e do infinito, e os outros, quais são?
« Última modificação: 24 de Julho de 2005, 21:33:18 por yhangr »


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2005, 15:52:20
FOTO NOTURNA

estou vendendo uma A95 que comprei a 3 meses
ainda restam 9 de garantia

se estiver interessado, to vendendo com 4 pilhas GP 2300 e carregador e sandisk CF de 256

abraços...

MSN - raulscl@hotmail.com


EDIT:  esqueci de dizer que motivo da venda e só por estar indo para uma DSLR...
« Última modificação: 25 de Julho de 2005, 15:53:22 por Raulscl »
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D