Autor Tópico: Eu quero uma Nikon/Canon/Sony/Pentax/Olympus RANGEFINDER ! !  (Lida 2704 vezes)

miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Online: 15 de Junho de 2008, 14:39:37
Droga, sou so eu que queria muito uma rangefinder digital acessivel ?   Com sensor grandao mesmo, mas um sistema com lentes palataveis para carregar numa bolsa comum. 

Porque nenhum desses grandes fabricantes tenta isso ?   Sera que eu vou ter que virar presidente para resolver isso ?




Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2008, 15:18:46
Milton,

Simples pega a Leica M8 ou se for muito cara pega a Leica Digilux 3.
http://www.dpreview.com/reviews/leicam8/
http://www.dpreview.com/reviews/specs/Leica/leica_digilux3.asp

Eu também acho que as Reflex deveriam ser mais compactas, com lentes bem compactas e portáteis. Pra isso o sistema mais promissor é o 4/3 da Olympus e ainda mantendo excelente qualidade óptica e controle do DOF.

Vc já viu a Olympus E-420? Bem compacta, lentes menores que as APS, qualidade do sensor compatível com os APS e me parece que o AF dela está bem rápido, deve ser um dos mais rápidos segundo o Imaging-Resource.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E420/E420A6.HTM

Olha o tamanho dela comparado com a D40/D60, que é a segunda menor DSLR do mercado.


 
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 15:31:53 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2008, 15:39:06
Essa Olympus com a lente 25mm pancake fica do tamanho de uma compacta:



Também estava querendo uma câmera com qualidade e de tamanho reduzido, pra levar no bolso/mochila e poder usar ela no dia-a-dia e em ambientes em que uma SLR maior com lente seria muito inconveniente. Pensei nessa Olympus + lente ou em uma Sigma DP1.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2008, 16:24:12
Bucephalus,

Já faz algum tempo que penso em pegar uma Olympus E-410/420 por uns U$550,00, então nesta semana converti uma série de fotos RAW da E-420 e da Nikon D300 para comparar a eficiência deste sensor com o sensor que julgo ser o melhor da última geração. Minha conclusão é que o sensor da D300 é mais eficiente em ruído, mas a diferença é pequena, eu diria que pra quem utiliza 90% das fotos em ISO100 até 400, a diferença é desprezível, ele também tem uma latitude um pouco menor, mas por outro lado a nitidez das lentes são fantásticas.

Eu fiquei bastante surpreso com a velocidade do AF da E-420 testado pela Imaging-Resource, fico até em dúvida se está certo, pois praticamente nenhuma outra DSLR de entrada alcança esta velocidade.

Estava lendo alguns meses atrás a história do formato 4/3 é muito legal, pois eles desenvolveram um sistema com objetivo principal a portabilidade, combinado com qualidade total da imagem (ruído, óptica & DOF).

Valeu


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2008, 17:07:50
Leandro, apesar de qualidade em ISO alto ser importante pra mim (assim como pra todo mundo, eu acho), o que eu mais prezo em um sensor são a latitute, captação de detalhes e nitidez.

Não sei se o sistema 4/3 melhorou, mas antigamente na questão de latitude eles eram beeeeem ruins.

E a rapidez de foco das Olympus eu sempre ouvi falar maravilhas, dizem que é o melhor ou pelo menos segundo melhor no mercado.

Eu só não pegaria a E420 porque ficaria com 2 DSLR de marcas diferentes, seria meio redundante, além de que o ideal seria uma câmera realmente compacta. Fiquei fascinado com a Sigma DP1, mesmo ela tendo uma velocidade de processamento tão lenta que chega a irritar, e um sistema de foco bastante deficiente, eu ainda assim adorei ela por toda as outras qualidades. A única coisa que me impede é o preço absurdo mesmo...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2008, 17:46:38
Bucephalus,

Eles melhoraram o sensor para a E-3, E-420 & E-520, eu chutaria cerca de 01 ponto abaixo do sensor da D300 em RAW.

Eu também priorizo latitude, mas não duvido que nas proximas geracoes deste sensor da Olympus as coisas não esteja equiparadas.

Valeu



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2008, 22:24:55
Também estava querendo uma câmera com qualidade e de tamanho reduzido, pra levar no bolso/mochila e poder usar ela no dia-a-dia e em ambientes em que uma SLR maior com lente seria muito inconveniente. Pensei nessa Olympus + lente ou em uma Sigma DP1.

Prefiro mais a OLY do que a SIG...


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2008, 00:36:57
pegando o bonde... :D alguém pode me explicar o q é latitude??
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2008, 07:25:35
Gabriel,

Seria a quantidade de pontos de luz pra baixo e acima da média que uma câmera consegue registrar com qualidade. Note nos reviews que este número sempre é verificado e comparado entre as câmeras concorrentes, pois é um requisito bastante importante para uma boa qualidade de imagem.
http://www.dpreview.com/reviews/sonydslra350/page20.asp

A atual câmera com maior latitude no mercado é a Fuji S5Pro. Ótima pra não estourar vestido de noiva branco....hehehe...
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms5pro/page18.asp

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2008, 07:31:51
Também estava querendo uma câmera com qualidade e de tamanho reduzido, pra levar no bolso/mochila e poder usar ela no dia-a-dia e em ambientes em que uma SLR maior com lente seria muito inconveniente. Pensei nessa Olympus + lente ou em uma Sigma DP1.

Prefiro mais a OLY do que a SIG...

Eu também pegaria uma Olympus, bem mais completa, nem que tenha que ficar somente com a lente do kit.

Segue um review legalzinho da Sigma DP1.
http://www.cameralabs.com/reviews/Sigma_DP1/outdoor_results.shtml
http://www.cameralabs.com/reviews/Sigma_DP1/noise.shtml
http://www.cameralabs.com/reviews/Sigma_DP1/verdict.shtml

Valeu
« Última modificação: 16 de Junho de 2008, 07:40:13 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2008, 09:56:27
Também estava querendo uma câmera com qualidade e de tamanho reduzido, pra levar no bolso/mochila e poder usar ela no dia-a-dia e em ambientes em que uma SLR maior com lente seria muito inconveniente. Pensei nessa Olympus + lente ou em uma Sigma DP1.

Prefiro mais a OLY do que a SIG...
Eu também, mas só pelo preço.

A definição e nitidez da DP1 são estupidamente boas, melhores do que todas as DSLRs de entrada, ainda mais considerando que ela só tem 4.7mp.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2008, 14:29:58
Eu gostaria de unificar a minha compacta e a minha reflex por uma única câmera, mas para isso seria necessário esta E-420 diminuir ainda um pouco de tamanho, pondendo levá-la até pra uma balada e poder filmar FHD.

Imaginem esta E-420 um tantinho menor, e poder filmar FHD?

O que acho que esta câmera precisaria ter (O que estiver com ok, a E-420 já está atendendo)

1- QI similar Reflex (ruído, latitude, transição tonal, resolução);ok
2- Filmagem FHD (1080L) @ 60FPS, com stéreo mínimo;
3- Sistema 4/3 e flash externo/wireless;ok
4- AF com vel. de até 0.25s (wide & tele);ok
5- LiveView (Vel AF até 0.5s);ok
6- Peso total com lente 25mm de 350g a 400g;
7- ISO100 a 1600 (mínimo);ok
8- Flash 12m@ISO100;ok
9- RAW & RAW+fine;ok
10- Controle total fotográfico;ok
11- 3FPS mínimo;ok
12- LCD de 2.5" mínimo;ok
13- OVF de 0.90x mínimo para crop de 2x;ok
14- Bateria para 500 disparos mínimo.

Quero só ver se um dia algum fabricante faça isso...
« Última modificação: 16 de Junho de 2008, 19:58:24 por Leandro Federsoni »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2008, 00:10:53
Escolha qualquer uma, MENOS a Leica M8  :no: - um dos maiores fiascos da indústria fotográfica moderna.
E tem muita "gente boa" por aí que até briga, dizendo que é uma p* câmera, só por ser Leica...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2008, 11:09:00
Oi Leandro, Oi Bucephalus.

EU gostei da sugestão da mini Oly.  Tem o inconveniente de ainda ser uma reflex (implica em usar espelho que faz barulho, viewfinder de conceito diferente de uma rangefinder, e nao ter aquele sistema de foco barbaro em que voce junta a imagem - parecido com o que eu vi na Nikon FM-10), mas pelo menos é uma opçao quanto ao tamanho da lente.  É para pensar !   :ok:

Ei Helder, eu acho a M8 super legalzinha, só não encaro por causa do tamanho  do meu bolso.  Tambem acho que tem a mistica da marca, que afinal tem justificativa sim, so que no caso da M8 eles comprometeram no barulho do obturador, na resistencia e construção, então virou uma maquina meio comum demais para o preço que a marca pede.   Agora, usar as lentes M, dizem, não tem preço.  Só a administradora do meu cartao de credito nao concorda com isso.  :aua:

Minha bronca mesmo é pela falta de opção em rangefinder digital, porque se outras marcas lançassem rangefinders, dai talvez os preços fossem mais convidativos.  Eu nao entendo bem disso, porque teria que entender de ótica, de construção de lentes, para entender porque as lentes M são tão caras assim.  Porque são menores, não é isso ?  Entao teria a vantagem de usar menos vidro, sei lá, deveria ser em conta para fabricar.  Mas não entendo bem desses meandros de custo de produção.    :shock:

E Bucephalus, a Sigma DP1, eu tambem estava de olho, mas tem um sujeito que usava ela junto com outra compacta (uma Leica) e uma 5D, e ele diz que desistiu da Sigma por conta da lentidão dela, porque apesar da qualidade absurda, ela é lenta de dar raiva.

Valeu a todos pelos comentarios.  EU vou ficar pensando nessa Oly aí e considerando usar uma compacta legalzinha.









miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2008, 12:22:56
Oi Heber.  Foi mal, errei teu nome aí em cima e não consigo consertar.  Desculpa.