Leandro;
Tinha o costume de acompanhar a evolução das SLR´s, especialmente as da Nikon. Mas, não tinha $$$ suficiente para comprar uma naquela época. Depois de um tempo envolvido em outros assuntos, meu interesse pela fotografia retornou, já na "era" digital. Quando as primeiras DSLR´s de custo acessível (US$999,95) foram disponibilizadas no mercado, aproveitei a oportunidade e comprei aquela que acabou sendo a minha primeira câmera digital e também minha primeira Nikon, a D70s.
Em relação aos diversos formatos de sensores, minha opinião difere um pouco da sua, uma vez que penso nas câmeras (e nos sensores) como ferramentas projetadas para atender necessidades muito diferentes e muito específicas!
Tentarei exemplificar: hoje é possível carregar uma câmera digital no bolso da camisa ou do paletó para qualquer lugar e situação. Eu mesmo carrego uma quando saio, tanto para fazer inspeções e auditorias técnicas (meu trabalho) quanto para um simples passeio ou encontro com amigos. É muito prático e ainda se consegue alguma qualidade na imagem, dependendo naturalmente do modelo de câmera utilizado e das condições de luz no momento da foto.
Por outro lado, existem aplicações profissionais, tais como fotografia de moda, produtos, "landscape photography", aplicações técnicas e científicas (astrofotografia etc.), fotografias destinadas a impressões muito grandes (outdoors) e alguns ensaios destinados a publicações que exigem um padrão de qualidade muito alto. Este padrão de qualidade só é conseguido com o uso de sensores grandes, exatamente como na época do filme, onde os formatos maiores que o 35mm eram utilizados para trabalhos muito especiais. Quanto maior a área de captação, maiores serão os detalhes que poderãso ser "captados" na mídia, seja filme ou sensor!
Fica claro, então, que não estou falando dos sensores de 24 x 36mm (35mm) que, em fotografia, sempre foram considerados como um formato pequeno. Falo dos sensores usados nas câmeras de médio e grande formatos. São sensores de, no mínimo, 36 x 48mm que, por sinal, são "cropados" em relação ao formato 645 (60 x 45mm), considerado o menor dos formatos ditos "médios".
Mesmo que venha a existir uma câmera "APS" ou mesmo 4/3 capaz de entregar uma imagem com qualidade comparável a da Nikon D3 ou da Canon 5D, os sensores maiores não deixarão de ser produzidos, até pelo fato dessa tecnologia poder ser aplicada a todos os sensores, independentemente de tamanho! As aplicações as quais me referí acima (e outras) sempre continuarão a exigir padrões de qualidade cada vez mais altos.
Não devemos nos esquecer que fotografia também
é uma forma de expressão. Podemos nos expressar utilizando diversas "linguagens". E os diversos formatos de filme/sensor devem ser considerados como "linguagens" ou formas de "abordar" um determinado assunto ou tema! Você já fotografou ou mesmo "brincou" com uma Hassel 6 x 6 ou Rolleiflex, ou até mesmo uma Mamiya ou Yashica TLR 6 x 6? A despeito do peso e volume desses equipamentos, posso te garantir que é uma experiência muito diferente da fotografia de 35mm / APS. E muito divertida também! Imagine então uma câmera de estúdio (ou de campo) de 8 x 10 polegadas!!!!! Hoje existem "backs" digitais que podem ser utilizados com este tipo de equipamento.
A Nikon D3 (e agora também a D700) trouxe a oportunidade de desenvolver uma "linguagem" nova ao entregar imagens de alta qualidade, utilizando-se valores altos de ISO. Câmeras como a D3 e D700, utilizando lentes como as Nikkor AI-S 50mm f/1.2; AF 50mm f/1.4D; AF 28mm f/1.4D e AF 85mm f/1.4D podem entregar excelentes fotos em qualquer condição de luz, dispensando de uma vez por todas o uso de flash
O grande problema do "APS" é que ele não permite utilizar uma 50mm f/1.4 ou f/1.2 como uma 50mm, ou seja, o ângulo de visão de uma 50mm em um sensor APS é equivalente ao de uma 75mm. Para mim, isso
inutiliza a 50mm.
Essa é uma das duas razões pelas quais decidí que a D700 será minha segunda DSLR (pretendo conservar comigo a D70s). A outra razão são os altos valores de ISO de que a D700 é capaz.
Pesou muito o fato de ter aprendido a fotografar, usando uma 50mm f/1.4 (Olympus OM) e, hoje, sinto falta de uma lente dessas. Por isso, encomendei ontem uma Nikkor AF 50mm f/1.4D, já pensando na D700. Felizmente, não tenho outras lentes Nikkor "DX", além da 18-70mm que veio com a D70s. A outra Nikkor que possuo atualmente é a 70-300mm VR que funciona tanto nas Nikon "APS" quanto nas "full-frame".
Com a D700, voltarei a utilizar lentes "prime" luminosas, o que não faço desde a época que usava filme!!!
Boas Fotos!!!