Autor Tópico: Dúvida sobre o WB da Nikon: será que alguém já passou por isso?  (Lida 18324 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 19 de Junho de 2008, 22:16:09
Fiquei intrigado com o WB, pois tenho tbm uma D50 e fiz um teste sem compromisso conf. abaixo:
Todas em 24mm 1/4s f/2.8 medição spot ISO 400, não usei tripé assim saiu tremida

WB Auto


WB Incandescente


WB Pré


Iluminação 2 lâmpadas de 60w no teto, para ajustar o pré preenchi o visor no cão branco
assim, a meu ver no pré ficou melhor, sem o tom quente que incomoda a Kika.

Na mosca Wilsato, é justamente isso que me incomoda e que não sei porque acontece. Em tese, o meu WB pré-definido deveria ficar melhor do que o WB ajustado pela câmera e no meu caso não fica. Com fotografia de pessoas fica pior ainda, a pele fica laranja, muito artificial.
Em tempo: eu gosto de tons quentes, mas não em toda a foto dentro de casa, do teatro etc.
Mas pelo que vejo a sua deu certinho, ficou melhor no pré-definido por você? (Criei uma confusão mental ao falar denominar o WB ajustado pela câmera como pré-definido pela câmera)

ele te explica as macumbas

Só com uma maaaaaaaaacumba mesmo Herculano. Vou levar essa dúvida pra ele. Eu já havia questionado sobre o tom laranja que me incomodava. Em resumo resumidíssimo, ele me explicou que a Nikon é feita pensando no clima temperado e me indicou usar suave e retrato para ver se ficava melhor. Amenizou a situação, mas o tom laranja permaneceu. Daí, ontem no estúdio da escola, alternando as funções do WB notei que utilizar o incandescente resolvia parte da minha queixa. Só que veio essa dúvida porque em tese o WB personalizado deveria ser mais fiel à ambientação do que o WB pré-ajustado para luz incandescente.

Em tempo: Fransergio poste quando puder os testes com a sua D50 pra gente ver se acontece contigo ou só comigo (snif snif snif). Vou fazer novos testes também.

Inté mais pessoar (estou em clima de festa junina) e obrigada pela troca de experiências.
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 22:36:18 por Kika Salem »


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #16 Online: 19 de Junho de 2008, 22:33:23
WB Pré



Ficou beleza assim  :ok:

Não sei porque com a Kika não dá certo, mas Canon ou Nikon o WB personalizado não é do mesmo jeito não!?
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 22:34:52 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2008, 08:22:28
Kika, realmente em alguns casos o tom quente fica legal.
Não entendo a sua camera, pois se vc deixa no pré, clica no objeto para ela ler a luz e dá o "good", ela teria que tirar a foto e sair branco.
SBC - SP   FLICKR


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2008, 21:19:15
Kika, realmente em alguns casos o tom quente fica legal.
Não entendo a sua camera, pois se vc deixa no pré, clica no objeto para ela ler a luz e dá o "good", ela teria que tirar a foto e sair branco.

Pois é, se o seu deu certo, o meu também deveria dar. Eu devo estar fazendo alguma coisa muito errada ao bater o branco e calibrar o WB, mas que não consigo identificar o que é. :aua: :doh: :aua: :doh: :aua:  :doh:
Fiz novos testes nessa mesma situação de luz e deu na mesma: ficou melhor no WB luz incandescente; em segundo lugar no auto; e, por último, no pré. Muito estranho, pois deveria ter ficado melhor nesta função.

Vou descrever passo-a-passo como eu configuro o pré pra ver se vocês me auxiliam a identificar o que estou fazendo errado.

1) seleciono a função pré do WB;

2) preenchendo todo o retângulo (com o uso do zoom ou me aproximando), bato a foto na superfície branca com  EV 0 e foco manual. Normalmente, nessa situação de luz, a foto já sai alaranjada o que, de antemão, já indica qual o resultado aproximado que ela me dará em seguida. Tentei bater com EV -1 e a tonalidade laranja manteve-se, mais atenuada como vocês vêem abaixo.
EV 0

EV -1


3) vou no menu, na função balanço de branco, predefinido, seleciono usar foto e, em seguida, seleciono a foto feita acima.

4) bato a foto e ela vem assim:

pré


auto


luz incandescente


Ainda bem que sou teimosa (muito diria minha mãe) e não sossego enquanto não descubro a causa do problema e encontro maneiras para resolvê-lo.

Obrigadão gente. :ok:
« Última modificação: 21 de Junho de 2008, 21:27:36 por Kika Salem »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #19 Online: 22 de Junho de 2008, 00:33:55
Estranho mesmo...
Tem que ser averiguado isso!
:S


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2008, 11:21:00
Estranho mesmo...
Tem que ser averiguado isso!
:S

Eu vou fazer isso mesmo, vou fazer mais uns testes, perguntar ao Enio também e tentar fazer o WB com a câmera de uns colegas que tem Nikon, se eu não conseguir resolver o problema e chegar à conclusão que é um problema da câmera vou ter que recorrer ao Seu Tanaka, que é sempre a última opção.


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2008, 19:51:48
Kika faz o seguinte teste sem usar uma foto como referência.
Selecione o Pré do WB
Depois pressione o botão do WB atrás da camera (?/chave) por uns 2 segundos, ai vai piscar o PRÉ no lcd, enquadre um objeto onde vai tirar a foto, como referência preenchendo o visor, Aperte o botão de disparo e se a camera medir a luz vai piscar um Good no lcd. Aperte o botão até o meio para sair e tire uma foto para ver se sai branco.

Só tome cuidado que vai ficar na memória no Pré definido essa medição de luz. Se houver mudança de luz é necessário fazer uma nova medição.

Me avise do resultado.

Abs
SBC - SP   FLICKR


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 22 de Junho de 2008, 21:59:10
Kika faz o seguinte teste sem usar uma foto como referência.
Selecione o Pré do WB
Depois pressione o botão do WB atrás da camera (?/chave) por uns 2 segundos, ai vai piscar o PRÉ no lcd, enquadre um objeto onde vai tirar a foto, como referência preenchendo o visor, Aperte o botão de disparo e se a camera medir a luz vai piscar um Good no lcd. Aperte o botão até o meio para sair e tire uma foto para ver se sai branco.

Só tome cuidado que vai ficar na memória no Pré definido essa medição de luz. Se houver mudança de luz é necessário fazer uma nova medição.

Me avise do resultado.

Abs

Oi Wilsato!
Vou tentar assim do jeito que me falou, seguindo o seu passo-a-passo e logo dou retorno.
Obrigadão.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 22 de Junho de 2008, 22:18:19
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #24 Online: 22 de Junho de 2008, 22:23:37
Fala Srta Kika!

Estranho mesmo!!! Sinistro eu diria!
EV0 e ainda assim sai errado??

Tenta alterar a ordem. Sem selecionar o WB, bate a foto no branco cheio e só depois seleciona o custom WB e o usar foto.

Que coisa de doido da Nikon !! rs

Bjos
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 22 de Junho de 2008, 22:31:37
Que coisa de doido da Nikon !! rs

Oi Srto. Chello!!! kkkk

Vou tentar dos dois modos pra ver no que dá, mas não agora, pois acabo de chegar da rua e estou cansada.

Pois então, tenho minhas dúvidas se o problema é da Nikon, desconfio que pode não ser.  :D Em todo caso, estou procurando a causa. :ponder:
« Última modificação: 22 de Junho de 2008, 22:36:57 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 22 de Junho de 2008, 22:34:16
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.

Oi Guto!

Nem sabia disso. Vou tentar fazer assim também. Mas será que o tom laranja, puxando o EV para +1 não vai ficar mais forte? Melhor tentar pra ver.

Gente obrigada pelas dicas, esse tom laranja está me irritando a meses e não sabia como resolver nem de onde partir.

 :ok:
« Última modificação: 22 de Junho de 2008, 22:35:58 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #27 Online: 22 de Junho de 2008, 22:40:07
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.

Oi Guto!

Nem sabia disso. Vou tentar fazer assim também. Mas será que o tom laranja, puxando o EV para +1 não vai ficar mais forte? Melhor tentar pra ver.

Gente obrigada pelas dicas, esse tom laranja está me irritando a meses e não sabia como resolver nem de onde partir.

 :ok:
Nem eu sabia!! rs
Tenho feito todas as minhas fotos com 0EV e acho que tem saido na medida. Inclusive na conversão do RAW o ajuste do WB não muda.

Sinistro... muuuito sinistro!!!  :hysterical: :hysterical:
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #28 Online: 23 de Junho de 2008, 09:18:59
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.

Então eu sempre tive sorte.. nunca atentei-me com o EV antes de fazer o WB pre.

 :shock:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Junho de 2008, 11:46:02
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.

Então eu sempre tive sorte.. nunca atentei-me com o EV antes de fazer o WB pre.

 :shock:



Me corrija se eu estiver errado, ajustando o EV para +ou- vai superexpor ou subexpor a foto. Que realmente para sair branco tem que estar para +1 a 1 2/3, por causa do fotômetro calibrado para cinza 18%
O WB vai ajustar a temperatura de côr em Kelvin, assim no pré definido quando fazemos a leitura, a camera vai ler a temperatura de côr do ambiente e ajustar, o que é bom no caso de várias incidências de luz de diferentes temperaturas.
A foto da Kika não está escura a ponto de a máquina não fazer uma leitura.

SBC - SP   FLICKR