Autor Tópico: Dúvida sobre o WB da Nikon: será que alguém já passou por isso?  (Lida 18332 vezes)

Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #30 Online: 23 de Junho de 2008, 12:08:52
Kika, o EV tem q estar em +1 / até +1 2/3 ... lembre-se: superfície branca reflete mais luz, portanto tem que compensar na fotometria..... Pode estar aí o erro.

Então eu sempre tive sorte.. nunca atentei-me com o EV antes de fazer o WB pre.

 :shock:

Me corrija se eu estiver errado, ajustando o EV para +ou- vai superexpor ou subexpor a foto. Que realmente para sair branco tem que estar para +1 a 1 2/3, por causa do fotômetro calibrado para cinza 18%
O WB vai ajustar a temperatura de côr em Kelvin, assim no pré definido quando fazemos a leitura, a camera vai ler a temperatura de côr do ambiente e ajustar, o que é bom no caso de várias incidências de luz de diferentes temperaturas.
A foto da Kika não está escura a ponto de a máquina não fazer uma leitura.


Aqui onde estou as imagens não abrem (controle de conteúdo), por isto tenho quer ver lá em casa mesmo.

Estou devendo os meus testes para a Kika, e será bom faze-los agora, pois nunca atentei-me com esta questão.

Kika, o balaço de branco que você fez foi com folha branca, correto?? Provavelmente (PROVAVELMENTE) deve ser este seu problema.  A folha alcalina tem um tom azul (leve) para o sensor e isto justifica a entrada da luz laranja para o balanço (cores complementares).  OBS... como falei, daqui não vejo as imagens.  Estou apenas teorizando.  Já tentou com um cartão cinza?

 :ponder:

Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #31 Online: 23 de Junho de 2008, 20:47:32
Bem Kika, finalmente fiz os testes que prometi.

Vamos aos resultados

Local  : meu "escritório" (Dependência de empregada convertido para escritório, ou seja, local pequeno).
Lâmpada: 100 wats

Ajuste da câmera: D50, Jpg Fine, Set Vivid
Medição         : Spot no cartão cinza (sempre EV0)
ISO             : 200
Foco            : Nos livros a esquerda (livro preto com tarja vermelha)
Lente           : Tamron 28-75 1:2.8
Abertura        : f/8
Tratamento das imagens completas: rezise para 700x465 via Capture NX
Tratamento das imagens cortadas : corte inicial no photoshop cs3 e rezise para base de 465 via Capture NX


1a Foto: WB de Tungstênio (pre-set da máquina)
(completa)

(corte)


2a Foto: WB pre no cartão cinza sem ajuste EV para fazer o WB
(completa)

(corte)


3a Foto: WB pre no cartão cinza com ajuste EV para fazer o WB
(completa)

(corte)



4a Foto: WB pre na folha sulfite alcalina (Chamex Office) sem ajuste EV para fazer o WB
(completa)

(corte)



5a Foto: WB pre na folha sulfite alcalina (Chamex Office) com ajuste EV para fazer o WB
(completa)

(corte)


Conclusão:
  1o) O WB para tungstênio da máquina entrega imagens com tom laranja bem evidente (já tinha lido isto em um site que faz testes com DSLR)
  2o) O WB custom feito com o cartão cinza ficou com cores bem reais, sendo que, "zerar" o EV antes de "bater o branco" produziu uma imagem com mais contrastes.
  3o) O WB custom feito com papel alcalino retornou uma imagem com tons suavemente alaranjados, perceptivel, para mim, somente quando comparo com a WB Custom Cinza.  Desta vez, zerar o EV antes de bater o branco produziu uma imagem com menos contrastes.

Espero que este teste ajude você.

 :ok:

Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #32 Online: 23 de Junho de 2008, 21:12:33
Muito bom o teste...
Então por via de regra é o seguinte, se é que capitei 100%:

- Com cartão cinza em PRE-WB tem que zerar o fotometro (EV = 0)!
- Com cartão branco ou papel branco em PRE-WB tem que ajustar o EV para + pra poder conseguir o registro perfeito ou fiel do balanço?..

Seria isso?


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 23 de Junho de 2008, 21:50:30
Kika faz o seguinte teste sem usar uma foto como referência.
Selecione o Pré do WB
Depois pressione o botão do WB atrás da camera (?/chave) por uns 2 segundos, ai vai piscar o PRÉ no lcd, enquadre um objeto onde vai tirar a foto, como referência preenchendo o visor, Aperte o botão de disparo e se a camera medir a luz vai piscar um Good no lcd. Aperte o botão até o meio para sair e tire uma foto para ver se sai branco.
Só tome cuidado que vai ficar na memória no Pré definido essa medição de luz. Se houver mudança de luz é necessário fazer uma nova medição.
Me avise do resultado.
Abs

Olá pessoal!
Nem sei como agradecer tantas orientações, acho que estou chegando perto de uma solução, não sei porque não perguntei isso antes para vocês, acho que não sabia ao certo como perguntar.
Pois bem, comecei os testes seguindo a orientação de cada um.
A primeira, do Wilsato, deu certo, ainda que tenha puxado para o tom azul. De qualquer forma, já é uma mudança considerável. Talvez se eu superexpor mais melhore o resultado, embora tenha considerado o EV0 no cartão cinza. Vejam o resultado abaixo.

Antes de mostrar o resultado, vou seguir o modelo do Fransergio.
Ajuste da câmera: D50, Jpg Fine, Lord, SF Suave
Medição         : Ponto no cartão cinza (EV0)
ISO             : 1600 (minha sala é escura e nos demais cômodos tem lâmpada econômica/fluorescente)
Foco            : no centro da foto, na ponta do armário
Lente           : Tamron 28-75 1:2.8
Abertura        : f/2.8
Sem tratamento

1) pré, 2) auto e 3) luz incandescente


Em seguida, fui tentar a orientação do Guto, mas como o Wilsato disse: "tome cuidado que vai ficar na memória no Pré definido essa medição de luz. Se houver mudança de luz é necessário fazer uma nova medição". Então, como essa medição estava na memória, o WB sai em tom azulado mesmo com a folha de sulfite.
Pra eu apagar essa medição eu tenho que fazer uma nova. Há outra forma de zerá-la sem uma nova medição ou formatar a câmera?

EV 0


EV +1


EV +1 2/3


Então por via de regra é o seguinte, se é que capitei 100%:
- Com cartão cinza em PRE-WB tem que zerar o fotometro (EV = 0)!
- Com cartão branco ou papel branco em PRE-WB tem que ajustar o EV para + pra poder conseguir o registro perfeito ou fiel do balanço?

No cruzamento das orientações do Guto e do Fransergio, foi isso que eu entendi também.

Vou fazer novos testes cruzando informações, seguindo o modelo do Fransergio e com plano mais fechado. Obrigadíssima!!!

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:  :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok::ok:
« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 22:02:29 por Kika Salem »


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #34 Online: 23 de Junho de 2008, 21:51:28
Muito bom o teste...
Então por via de regra é o seguinte, se é que capitei 100%:

- Com cartão cinza em PRE-WB tem que zerar o fotometro (EV = 0)!
- Com cartão branco ou papel branco em PRE-WB tem que ajustar o EV para + pra poder conseguir o registro perfeito ou fiel do balanço?..

Seria isso?


Tiago
  Deste que eu peguei o cartão cinza da Teia do Conhecimento eu o uso sempre.  Mas fazer o branco com ele em EV0 eu aprendi aqui com a dica do Guto.  Esta foi a primeira vez que usei e usarei sempre.
  Já o papel branco eu usarei somente quando não estiver com meu cinza, e, novamente aprendi aqui e com este teste, também usarei EV+ neste caso.
  Este teste foi para tungstênio, mas acredito que será o mesmo para as outras ilumunações.
  Não sei se poderemos dizer que é "regra", mas já dá como uma orientação.
  Agora é esperar a Kika fazer os testes dela com um cartão cinza e ver os resultados. (e ela postou enquanto estava digitanto eheheh)

 
 :ok:
« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 21:52:05 por Fransergio Paiva »
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #35 Online: 23 de Junho de 2008, 21:54:58
Pra eu apagar essa medição eu tenho que fazer uma nova. Há outra forma de zerá-la sem uma nova medição ou formatar a câmera?


Acredito que sim
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 23 de Junho de 2008, 21:57:50
Agora é esperar a Kika fazer os testes dela com um cartão cinza e ver os resultados. (e ela postou enquanto estava digitanto eheheh)
:ok:
Fransergio:
Postamos quase juntos. Vou seguir o seu modelo passo-a-passo também e ver qual o resultado que eu chego.
Obrigada de novo.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #37 Online: 23 de Junho de 2008, 22:00:15
Kika, muito bom seu teste.

Eu esqueci de falar, mas meus WBcustons são sempre como o WilSato descreveu.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #38 Online: 23 de Junho de 2008, 22:08:54
Kika, muito bom seu teste.

Eu esqueci de falar, mas meus WBcustons são sempre como o WilSato descreveu.

 :ok:

Então, eu acho que era isso que eu estava fazendo errado, por isso ficava tudo tão laranja. Não sabia fazer do jeito que vocês disseram. Pra mim, foi ótimo expor a dúvida, mostrar como eu fazia e aprender como vocês fazem. Acho que essa era a origem principal do problema, os detalhes eu vou acertando daqui pra frente.
 :ok: :ok: :ok:


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #39 Online: 23 de Junho de 2008, 22:11:49
Kika, muito bom seu teste.

Eu esqueci de falar, mas meus WBcustons são sempre como o WilSato descreveu.

 :ok:

Então, eu acho que era isso que eu estava fazendo errado, por isso ficava tudo tão laranja. Não sabia fazer do jeito que vocês disseram. Pra mim, foi ótimo expor a dúvida, mostrar como eu fazia e aprender como vocês fazem. Acho que essa era a origem principal do problema, os detalhes eu vou acertando daqui pra frente.
 :ok: :ok: :ok:

E foi ótimo posta-lo (o problema), pois eu também aprendi que não estava fazendo 100%.

 ;)
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 23 de Junho de 2008, 23:16:09
Fransergio legal o teste, para mim o WB definido com o cartão cinza é o que ficou melhor.
Kika resolvemos a sua dúvida e aprimoramos com todos. Em alguns casos que utilizei o WB Pré, também as fotos puxaram para o magenta e tive que refazer a leitura do Wb.
Não há como zerar a medição, e sim fazer uma nova medição.
em tempo, no manual diz que, na medição do WB Pré, mesmo que o objeto não esteja focado a camera faz a leitura da luz corretamente. :o

Abs
SBC - SP   FLICKR


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #41 Online: 23 de Junho de 2008, 23:28:49
Fransergio legal o teste, para mim o WB definido com o cartão cinza é o que ficou melhor.
Kika resolvemos a sua dúvida e aprimoramos com todos. Em alguns casos que utilizei o WB Pré, também as fotos puxaram para o magenta e tive que refazer a leitura do Wb.
Não há como zerar a medição, e sim fazer uma nova medição.
em tempo, no manual diz que, na medição do WB Pré, mesmo que o objeto não esteja focado a camera faz a leitura da luz corretamente. :o
Abs

Olha Wilsato, obrigada mesmo. Se você soubesse o tanto que eu já enchi o saco por causa disso... E confesso que li essa parte do manual várias vezes, mas às vezes tenho dificuldade de ler coisas técnicas e reproduzi-las na prática.
Mas que bom que posso contar com vocês. Assim paro de reclamar do tom laranja pra todo mundo. kkkkk
Obrigada de novo.
« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 23:31:17 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #42 Online: 24 de Junho de 2008, 00:28:07
Nas minhas Canon, sempre 0EV no branco que estiver na cena e consigo o ajuste do WB satisfatório.
Gente... troca de mount e.... pronto!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Um grande abs à todos e obrigado, pois é sempre uma aula por tópico!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 24 de Junho de 2008, 15:41:07
Baixei o manual da D80 para ver se há alguma anotação sobre a temperatura de côr, diz que no WB incandescente é de 3000K, acredito que na D50 seja o mesmo. Por isso que mesmo nele as fotos com luz incandescente sai alaranjado, a temp. das lâmpadas gira em torno de 2800K.
O bom da D80 assim como na D300 (acredito) há um ajuste fino em cada WB definido. Assim no WB incandescente pode ajustar de 2700K até 3300K em incrementos de 100K
No WB Fluorescente de 2700K a 7000K é bem a faixa das diferentes lâmpadas fluorescentes.
Fora que há o Kelvin manual, onde vc seta a temperatura que quiser entre 2500K até 9900K.
Minha próxima camera vou querer uma assim de gente grande :D

SBC - SP   FLICKR


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 25 de Junho de 2008, 01:57:13
com a minha d80 as fotos em incandescente saem bem alaranjadas e eu nao consegui consertar ainda isoo... alguem sabe q temperatura em K eu posso usar no WB manual ou outra maneira de melhorar minhas fotos??
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito