Autor Tópico: Fotos na Internet - a melhor alternativa  (Lida 2397 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 19 de Junho de 2008, 22:57:52

       Oi,mais uma vez,gostaria de ter ajuda.

       Gostaria de divulgar algumas fotos na web,de trabalhos já feitos,mas não sei a melhor opção...site pessoal,flick,blog? Como evitar a cópia das fotos? Fora o lance de contrato,incomoda a idéia das pessoas copiarem,mesmo em baixa resolução.

       Obrigada...e boas fotos.

             Adriana.

       


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2008, 23:10:13
Olá Adriana,

Bom um site pessoal é muito mais atraente tanto do ponto de vista da personalização e individualização (coisas que os repositórios de fotos gratuitos não oferecem), como do ponto de vista do espaço para armazenamento e do profissionalismo. Agora, a facilidade que por exemplo o Flickr oferece é muito atraente e para quem não quer gastar com desenvolvimento e manutenção é uma ótima pedida.
Na questão da cópia das fotos, vc se depara com um problema muito difícil de resolver. Pois, por mais que ao clicar com o botão direito apareça aquela mensagem de cópia proibida um usuário com um pouquinho mais de conhecimento sabe facilmente como vasculhar o código fonte da página e achar o endereço direto para a sua imagem.
O que utilizo e sugiro é primeiro sempre baixa resolução (para impressão), assinatura na foto e um crop na imagem final a ser publicada, pois assim para fins de comprovação de autoria, vc terá a imagem original sem o crop e servindo de prova irrefutável em qualquer tribunal! (Que exagero meu!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:)

Boa sorte!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2008, 23:21:16

       Oi,mais uma vez,gostaria de ter ajuda.

       Gostaria de divulgar algumas fotos na web,de trabalhos já feitos,mas não sei a melhor opção...site pessoal,flick,blog? Como evitar a cópia das fotos? Fora o lance de contrato,incomoda a idéia das pessoas copiarem,mesmo em baixa resolução.

       Obrigada...e boas fotos.

             Adriana.

Como evitar?
Simples, não coloca na Internet...


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2008, 11:04:33
Site pessoal é interessante pois permite uma grande customização e o faz parecer bem profissional (um site pessoal bem feito é quase que mandatório para um profissional hoje em dia).
Já o Flickr tem uma vantagem que é muito complicado de se encontrar em outros locais... Um enorme número de usuários e uma visibilidade tremenda para tuas fotos.

Concordo com a galera, foto na internet = chance de roubo.
O que você pode fazer para minimizar esse problema é um pequeno crop, como sugerido, e redimensionar e só postar em valores de resolução inferior. Eu não uso assinatura, pois na minha visão poluí demais a imagem... Mas ai vai de qualquer um.

Existe muito roubo sem "maldade". De gente que tira para usar no Orkut, MySpace ou site pessoal, para fazer montagens e usar de papel de parede. Tais usos podem incomodar, quando feitos sem autorização, mas não irão lhe trazer prejuízos.

O problema é mesmo a galera que rouba para fins comerciais. Nesse caso eu acho que é mais fácil agir depois do fato, com um processo mesmo.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2008, 21:13:35

       Olá Chellosp,Pictus e Discaciate,obrigada por pensarem comigo esta situação.Interessantes as considerações,especialmente,Chellosp e Discaciate,obrigada.

      Se houvesse grana,não pensaria em usar o Flick,mas,como colocaram,é um grande atrativo não existir custo ou ser baixo e é de bastante visibilidade.

       Sobre as cópias indevidas,qual a resolução que costumam utilizar? Como mostrar qualidade e não permitir reprodução em papel? Ainda,o contrato que utilizam já prevê o uso das imagens na web?

          Beijos...e boas fotos.

               Adriana.

             


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2008, 17:00:07
Cheia de neura! É melhor vc não colocar na internet....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2008, 21:23:06
Adriana,

Se vc colocar as fotos na net, como já dito anteriormente, é do povo... impossível evitar cópias das suas fotos. Se você não quer cópias de forma alguma, então simplesmente nao coloque na net.

Ou então, vou reiterar o que os amigos já disseram, pequeno crop para provar a autoria, assinatura e somente fotos em baixa resolução.

Mesmo que vc utilize meios para dificultar, na net existem programas que burlam esses mecanismos e permitem copiar qualquer foto...

Então, tá na net, é do povo...

abraços!  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2008, 23:27:25
Sugiro procurar os tópcios com fotos do "Guto Marcondes"  :D

Assinatura gigante em locais específicos e baixa resolução, acho que esse é o modo menos provável que haja cópia.
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2008, 00:53:46
O problema de usar sites como flick e blogs, para um trabalho profissional.. é que além de não aparentar algo muito profissional, os comentários podem não ser interessante.

Alguem pode fazer um comentario negativo de alguma foto sua... (não dizendo que sua foto esteja ruim, mas a pessoa não entender o que você quis mostrar) e qualquer pessoa que for ver, vai ver esse comentário negativo.

Quanto a protejer as fotos, é muito complicado. 100% seguro, só não colocando na net mesmo. Existem formas de se precaver... como já foi dito, marca dáguas grandes, resolução beem baixa, imagem beeem pequena. Mas o risco sempre existe.

E se o cliente não ligar pra qualidade, ou não entender muito, pode até acabar imprimindo.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2008, 18:48:14

         Ok,meninos.Muito obrigada.Agora decidirei o que fazer.

              Beijos e boas fotos...