Autor Tópico: Banco de Imagens Brasileiro  (Lida 9116 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Online: 20 de Junho de 2008, 00:11:05
Fala Moçadinha!

Descobri um banco de imagens "genuinamente brasileiro" como ele mesmo se intitula, e que permite que vc tenha a possibilidade de vender sua foto pela "maravilhosa" quantia de até R$ 120,00, podendo ganhar até 64% desse valor como comissão.

Em comparação aos estrangeiros até que se torna interessante pela possibilidade de receber em real e direto na conta, mas eu particularmente acho um absurdo desvalorizar dessa forma o trabalho alheio. E, o fato de estar na home do site a chamada abaixo à mim pelo menos causa ainda mais indignação!



Fica o link para quem quiser conferir:

http://www.fototic.com.br/

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2008, 11:16:30
Complicado isso, mas não está muito diferente do resto do mundo. Tempos atrás andei olhando os estrangeiros e, se não me engano, eles vendiam por um dólar cada foto.
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2008, 11:57:46
Parte mais imprtante do Contrato!


Cessão de Direitos

Cláusula 3ª. - Pela presente cessão, transfere-se ao cessionário, Fototic.com.br, acima qualificado os direitos sobre as obras para sua utilização e reprodução, total ou parcial, por qualquer meio que permita sua reprodução, difusão e disponibilização ou por qualquer suporte material que permita a sua multiplicação em exemplares, bem como para sua eventual cessão e comercialização a terceiros, em território nacional ou estrangeiro, sem restrição quanto ao número de reproduções, meios de fixação, prazo e território e formas de utilização, nos termos do artigo 49 da Lei 9.610/98.

Parágrafo Primeiro - O associado cede e transfere, como de fato cedido e transferido tem ao Fototic.com.br, sem qualquer ônus, exceto a remuneração prevista na cláusula 5, se o caso, todo e qualquer direito patrimonial de autor relativo às obras de cuja criação venha a participar ou que venha a fornecer como associado, bem como, declara-se ciente de que as obras poderão ser utilizadas em associação com outros textos, títulos, documentos, gráficos e demais materiais de propriedade do Fototic.com.br, de seus compradores e/ou cessionários.

Parágrafo Segundo - Da exclusividade - O cedente poderá optar pela cessão de direitos patrimoniais de autor em caráter exclusivo de suas obras, auferindo desta forma dos benefícios concedidos e adiante tratados na cláusula 5ª, não podendo neste caso utilizá-las em qualquer outra finalidade não prevista no presente instrumento, inclusive publicá-las, fornecê-las e comercializá-las a terceiros, sem o prévio e expresso consentimento do Fototic.com.br por um período de exclusividade de 6 (seis) meses, contados da data de aceite destes termos, ficando as obras totalmente liberadas após esse prazo, desde que mediante prévia solicitação do associado, respeitados os direitos patrimoniais cedidos ao Fototic.com.br.

Parágrafo Terceiro - Da não-exclusividade - O cedente poderá optar pela cessão de direitos patrimoniais de autor em caráter não exclusivo de suas obras, no entanto, os benefícios concedidos ao mesmo ficam restritos aos termos da cláusula 5ª. abaixo.

Parágrafo Quarto - Da cessão de direitos a terceiros - O Fototic.com.br poderá ceder, total ou parcialmente, os direitos e obrigações decorrentes deste instrumento, sem a necessidade de anuência do associado, pelo mesmo prazo aqui contratado, mediante pagamento da quantia certa e determinada na cláusula 5ª.

Vale ou não a pena?
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2008, 13:19:36
Uai gente, se não concordar com o preço ou com os termos do contrato, muda a estratégia, é muito simples: é só montar um banco de imagem com suas fotos e colocar o preço que vc acha que vale. Se vender, vendeu.
 :ok: :D


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2008, 13:33:16
Eu fiz o cadastro e vou jogar algumas fotos lá pra ver no que dá.
Principalmente meus testes com lente macro, teste de luz em still e etc.... Fotos que fiz sem idéia de vender pra ninguém.
Se tiver algum retorno, tá valendo...

 Sei lá, não vejo muito problema em receber pouco por algo que fiz sem intenção de ganhar nada.

São Paulo - SP


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2008, 21:50:58

      Olá,legal isso de banco de imagens,o valor monetário não condiz com as fotografias,mas com a realidade do capitalismo,infelizmente."É a vida",dizia meu tio meu Paulinho.

      Em relação aos bancos de imagens no exterior,principalmente Europa,poderiam dividir endereços?

          Obrigada.

               Adriana.


rick241

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2010, 22:22:51
Eu tinha + de 80 fotos no fototic só apenas 3 foram compradas, mas eu nao recebi nada, pois o valor minimo de resgate é R$100,00... e pra variar, o site esta em manutenção ja faz um tempo..., não sei se vale apena não.
Se o site voltar, vou deixar minhas fotos la, pra ver se muda alguma coisa... acho que vou tirar mais fotos e procurar um site que pelo menos pague!!!!


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2010, 06:28:46
Acho que a questão aqui não é ganhar pouco é, como sempre, a falta de respeito com o dono da foto...Mas ae também fica a cargo de cada um. Quem quiser ceder sua foto que o faça, pegar umas fotos que foram feitas brincando, ou testes.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2010, 09:58:23
Esta questão é complicada. Tem váriso aspectos a se analisar. Você pode montar um banco de imagens só seu, mas com certeza terá menos visibilidade que umd esses rque reune vários fotógrafos. Isso devido à menor quantidade de fotos e penetração no mercado. Além disso, não é barato vc manter um provedor que tenha rapidez e capacidade necessárias pra este tipo de empreendimento. Tem que ser rápido, senão o usuário vai buscar outro mais rapido.

Quanto ao preço irrisório, é a lei da oferta e procura. Se houver um banco que pague mais, os fotógrafos irão pra este. Muitos falam que não vende foto por um dólar, pois é um absurdo. Mas como ele poderia disponibilizar a foto dele pro mundo todo? Fazendo um banco próprio, não terá tanat visibilidade, como foi dito. Com certeza os donso destes sites ganham dinheiro, mas eles também tem que investir muito em tecnologia.

A internet vem revolucionando tudo, e não poderia deixar de ser na fotografia. Hoje em dia, é dificil vc contratar um fotógrafo para tirar foto de uma flor. Há zilhoes de fotos (ótimas) de flor nestes bancos, a preços baixos. NEnhum fotógrafo irá pedir pouco pra fazer uma foto de flor, por mais banal que seja, pois ele tem o custo, o tempo, etc. Nunca ele poderia vender por 10 Reais a foto de uma flor. Mas num banco de imagens, o cliente poderá comprar uma foto de flor por menos que isso, e com ótima qualidade, podendo escloher livremente.

Ou seja, acho que nmo futuro, o trabalho profissional ficará restrito e eventos sociais, pois fotos de animais, flor, natureza, etc, vc obtem facilmente nestes bancos. È a realidade. Não tem como fugir disso.

Eu sou amador. Tenmho várias fotos em varios bancos de imagens, do tipo stock. Fotos que ficariam paradas no meu HD. Ganho uns 100 a 150 dólares por mês, que gasto com besteiras no ebay e com acessórios pro meu hobby de fotografia. Pra mim o preço é justo. Tenho cerca de 300 fotos no site que vende mais. Mas tem gente que tem 1000 ou masi fotos, e ganham cerca de 2000 a 3000 dólares sem sair de casa. Não é pouco. Ganha-se na quantidade x qualidade.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2010, 09:59:35
ahhh..esqueci de dizer. Tenho poucas fotos neste fototic. Mandei pra testar. Vende muito pouco.Vendi uasm 3 ou 4 só. E a questão do contrato de uso, se violar os direitos de propriedade, é letra morta!



Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2010, 10:01:03
Tenhop bastante experiencia com estes bancos, tipo quais vendem mais, quais são mais rigorosos na seleção, etc. Quem quiser mais detalhes, é só falar...


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2010, 13:10:53
Concordo contigo Elder, mas acho que o maior problema, é que eles pagam muito pouco e vc tem que ceder o direito da foto , se for para ceder, que paguem bem ao menos.
Mas concordo com vc quanto ao que vc disse, não existe muito que pode ser feito, se um não quiser, haverão dezenas de outros que o farão. Agora, se o futuro for fazer fotos de eventos, acho que morro de fome..rsrs..acho muito chato isto..hehe.
Mas da um toque quanto aos que vc conhece ae.. :clap:
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2010, 14:40:52
É complicado mesmo!

Os sites pagam mt pouco. Há gradações de direito de uso da foto. O shutterstock, por exemplo, paga US 0,33 por foto ao seu autor (depois que ele atinge um certo limite de vendas...até chegar a este valor, o preço pago é 0.25), no caso de licença básica de uso ( o site explica quais são as limitações do uso: não pode ser usado em camisas, por exemplo, há limite para o número de vezes que a foto pode ser utilizada, etc). Agora não me perguntem se isso é fiscalizado! rssss..A maioria das vendas é pra este tipo de licença. Mas já vendi algumas em que recebi US 32 por foto, na qual o comprador pagou por licença extendida de uso, o que confere a ele maior poder de utilização da foto.

O site dreamstime permite que vc estipule um valor pela licença total de uso, sem restrições. Nunca vendi uma assim, pois coloco 500 dólares por foto. O valor é vc que estipula. E vc passa a não poder colocar esta foto em outro site.

E por aí vai..

Cada site tem suas regras e valores...

Pra quem quer começar, o que vende mais é o submit.shutterstock.com....mas são razoavelmente rigorosos com o tipo de foto (foto de flor, por exemplo, tem que ser mt criativa e comercial pra que eles aceitem) e com o ruído. E vc tem que enviar 7 fotos para análise. Somente depois de aceitas as 7 é que vc pode mandar mais.

As fotos tem que ser comerciais para serem aceitas, e de boa qualidade técnica. Foto feita à tardinha (ou a noite) com uma compacta deve ser bem trabalhada,pois geralmente possui muito ruído. E eles vetam, mesmo sendo comercialmente boa.

Depois que passei a enviar fotos pra estas bancos, todo lugar que vou tenho uma motivação a mais por fotografar...Isso acaba treinando mais seu olhar e incentivando a melhorar sempre.

Os outros que indico são: www.dreamstime.com, www.istockphoto.com e www.fotolia.com





Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2010, 14:50:11
Pra vc ter uma idéia, segue um link com minhas fotos no banco que vende mais. Tenho 378 fotos aprovadas neste. Recebo em média US50,00 por mês neste site. Se minhas fotos fossem melhores daria pra ganhar mais, com menos quantidade!

http://www.shutterstock.com/gallery.mhtml?id=54259


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2010, 15:20:47
Isso é a desvalorização do trabalho do fotógrafo.

E concordar com isso é o famoso "tiro no pé".