Autor Tópico: Sony H9 x sony A300 !!  (Lida 1305 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 23 de Junho de 2008, 08:45:06
Ola pessoal!!!

Tive uma H5 e depois uma H9, depois  de algum tempo achei que deveria adquirir uma maquina melhor, com maior definiçao e nitidez, decidi entao pela Sony A300.

Comprei a maquina com uma lente 18-70 e uma 75-300, depois de + ou - uns 1800 clicks resolvi tirar algumas fotos nas mesmas condiçoes que tirava com a H9, e para minha surpresa as conclusoes que tirei foram a seguintes.

300mm na A300 sao equivalentes a 78mm na h9, porem a lente da H9 e mais clara e menor. (ponto para H9)

O tamanho da foto geranda em 100% é quase a mensmo coisa uma diferença muito pequena.

E o mais importante, a qualidade da resoluçao, sao praticamente identicas, sendo que as vezes a H9 fez fotos melhores que a A300.

(lembro que as fotos foram tiradas nas mesmas condiçoes de hora abertura etc...)

A favor da A300 o que vi, foi a possibilidade de colocar flash, a velocidade do foco, e o numero de fotos por minuto.

A favor da H9 tem O preço, o tamanho, o LCD, e nao chama tanta a atençao.

Alguem ja passou por isso tambem??

eu esperava que a reflex fosse bem superior a super-zoom.

estou decepcionado!!!!

valeu galera!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2008, 09:30:43
Marcio,

O problema aí é o período de adaptação com a nova câmera. Com uma DSLR você sempre terá melhor resolução real e melhor qualidade da imagem, mas a maioria dos usuários que mudam de compacta para reflex estranham bastante, principalmente pela menor profundidade de campo nestas câmeras de sensor grande....principalmente quando se está tirando fotos de pessoas em que uma pessoa fica com rosto bem nítido e todas as outras pessoas fica sem nitidez, mas isso é adaptação e conhecimento das ferramentas de controle da profundidade de campo.

Com sua reflex, além da superioridade na qualidade da imagem, você terá uma velocidade de AF e FPS bem superior, possibilidade de gravar fotos cruas (RAW) e você mesmo editar as suas fotos....então pensa que isso tudo será resolvido com a prática e conhecimentos das ferramentas.

Para um angulo de visão referente a uma DF de 450mm (em 35mm) a Sony H9 será mais clara, porém a A300 terá muito mais capacidade em aumentar a sensibilidade do sensor e ainda ter bons resultados, então não considero neste caso "ponto para a H9"...além da qualidade óptica da H9 ser inferior.

Valeu


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2008, 10:13:10
Ola Leandro!!

É que eu esperava uma resoluçao bem melhor, exemplo, tirei umas fotos da lua com a H9 e agora com a A300, fui ampliando e ampliando ate ver os pontinhos quadrados, cheguei a 1300% e imaginei que nesse caso a A 300 teria os pontos menores que a H9, mas elas sao iguais, inclusive a foto da H9 ficou melhor, imaginei que o sensor maior a qualidade seria proporcional a diferença de tamanho entre eles.

achei a diferença entre elas muito pouca pelo o que se fala de uma reflex.

porem quando migrei de uma compacta para uma superzoom, vi uma diferença bem maior, achei que com  a reflex seria a mesma coisa.

estou meio chateado.

aguem ja passou por isso tambem???

obrigado!!

Marcio


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2008, 16:25:35
Venho há bastante tempo dizendo que as coisas são colocadas em termos errados, quais sejam, que um tipo de cãmera é MELHOR que outro tipo.

O que ocorre é que são duas arquiteturas que geram LINGUAGENS completamente diferentes. Se você quiser fazer com a A300 a linguagem da H(, então não notará mesmo muita diferença. A diferença será enorme se quiser usar a A300 como uma reflex mesmo, com sua linguagem típica.

E mesmo na linguagem de grande DOF, experimente ampliar uma foto da A300 para 40X60 e ampliar uma foto da H9 e compare.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2008, 21:40:14
Marcio,

Eu tenho um pequeno teste comparando a imagem da minha Reflex (Nikon D40), com minha Compacta (Canon A720). Com estes crops em 100% fica fácil de ver como em algumas imagens da Reflex,  mesmo tendo menor nitidez  principalmente por causa do menor DOF (veja o crop do menino) a imagem é muito mais rica em tonalidade e com bem menos perdas por causa de ruído.

Agora veja nos crops com menor influencia do DOF, como a reflex entrega muito mais detalhe/nitidez, transições de tons e bem menos ruído (veja imagem das duas mulheres).....ou seja, as características das duas fotografias são diferentes por conta principalmente do DOF (Como o Ivan Colocou), mas a superioridade da reflex na qualidade da imagem eh gigante e vc vai entender muito bem isso com sua experiencia e no dia dia, alem do melhor controle do DOF.
Todas estas imagens foram tiradas utilizando a sensibilidade ideal dos dois sensores e a abertura ideal das duas lentes.

Tenta fazer uns testes utilizando abertura superior a f11 na reflex para minimizar a influencia do DOF e compara com a imagem da compacta.





« Última modificação: 23 de Junho de 2008, 21:51:40 por Leandro Federsoni »


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2008, 22:40:46
Obrigado leandro!!!

acho que eu esperi muito da maquina, mais do que realmente é, e me esqueci que nao basta equipamento, precisa-se tambem de um fotografo. mas eu chego lá!!!!

obrigado!!!

Marcio