Autor Tópico: Duvida quanto às resoluções pra ampliações  (Lida 30052 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 03 de Julho de 2008, 21:19:47
Fala Andy!

Estou À disposição meu camarada!
Quando quiser trocamos uma idéia.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2008, 15:42:58
Olá a todos,

Gostaria de deixar minha opinião que nem é de fotografo profissional nem nada, sou apenas um amante da fotografia.

A resolução da foto depende muito mais de como ela vai ser vista do que da qualidade em si.
Uma foto 10x15 que será manuseada precisa de muito mais DPIs do que uma que ficará em um porta retrato, é uma questão de pontos por grau de visão, talvez o Leo possa explicar melhor.

Ex. Um outdoor com certeza não é feito em 300dpi, uma foto que for ficar fixada em um quadro pode ter resolução muito menor do que uma foto 3x4.

O 300dpi é uma resolução padrão p/ fotos que serão manuseadas, pois pode ser aproximada do olho e notada a pixelização, já um poster de parede pode ser feito em 200dpi, 150dpi ou até 100dpi sem que se note perda de qualidade, pois este será visto de uma distância maior, ou seja, a quantidade de pontos por ângulo de visão será a mesma.

Espero que a resposta seja útil.
[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2008, 20:30:30
Boa noite a todos. Ok, mas e com uma imagem de 4288x2848 a 300 dpi, consigo fazer uma ampliação de quanto por quanto? Posso chegar a 1m, 1,5m, 2m no lado maior? Se sim como?
Grato.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2008, 21:06:11
Olá a todos,

Gostaria de deixar minha opinião que nem é de fotografo profissional nem nada, sou apenas um amante da fotografia.

A resolução da foto depende muito mais de como ela vai ser vista do que da qualidade em si.
Uma foto 10x15 que será manuseada precisa de muito mais DPIs do que uma que ficará em um porta retrato, é uma questão de pontos por grau de visão, talvez o Leo possa explicar melhor.

Ex. Um outdoor com certeza não é feito em 300dpi, uma foto que for ficar fixada em um quadro pode ter resolução muito menor do que uma foto 3x4.

O 300dpi é uma resolução padrão p/ fotos que serão manuseadas, pois pode ser aproximada do olho e notada a pixelização, já um poster de parede pode ser feito em 200dpi, 150dpi ou até 100dpi sem que se note perda de qualidade, pois este será visto de uma distância maior, ou seja, a quantidade de pontos por ângulo de visão será a mesma.

Espero que a resposta seja útil.
[]'s
Fala Randal,

Veja bem, concordo com suas colocações, pois são pertinentes.
No entanto, eu costumo pensar nas possíveis aplicações que minha imagem pode ter, e assim caso eu tenha a imagem com 100 dpi e apareça a oportunidade de aquisição da foto para aplicação num livro, ou página dupla de uma revista por exemplo, os 100 dpi não darão qualidade suficiente (em se tratando de uma publicação descente).
Na minha opinião, vale mais ter a matriz em alta resolução. Sabe aquela velha estória de "errar para mais"? rs

Abs

Boa noite a todos. Ok, mas e com uma imagem de 4288x2848 a 300 dpi, consigo fazer uma ampliação de quanto por quanto? Posso chegar a 1m, 1,5m, 2m no lado maior? Se sim como?
Grato.

Olá João, deu uma olhada na tabela que publiquei na primeira página?

Com essa resolução vc amplia com qualidade máxima em 300 dpi até uma 30x40. logicamente, você poderá ampliar tamanhos maiores, porém haverá perda de qualidade e nitidez da imagem.

abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2008, 11:18:55
Olha, pessoal, eu estou acompanhando a discussão e confesso que interpreto essa coisa de dpi diferente de vocês. Na verdade, pra mim, dpi nem existe. É apenas um conceito relativo que só faz sentido no momento da impressão da imagem. O que existe mesmo é apenas um mapa de bits que pode ser impresso em diferentes resoluções dependendo do tamanho e, conseqüentemente, da qualidade desejada para a impressão final.

Tomando como exemplo o arquivo sugerido pelo Photoman de 4288 x 2848. O que nós temos é apenas isso, ou seja, um arquivo digital com essas dimensões em pixels. Agora, supondo que eu queira imprimir esse arquivo com a resolução de um pixel por polegadas (vai ficar uma porcaria na impressão, mas é possível) e sabendo que um polegada corresponde a 2,54cm, teríamos o seguinte cenário:

  4288 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 10891,52cm
  2848 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 7233,92cm

Para uma resolução de 72 dpis:

  4288 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 151,27cm
  2848 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 100,47cm

Para uma resolução de 240 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 45,38cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 30,14cm

Para uma resolução de 300 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 36,30cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 24,11cm

E assim por diante.

Então, o que importa mesmo são as dimensões da imagem em pixels. O resto é apenas uma questão de definir qual a qualidade de impressão é aceitável para cada pessoa. E, óbvio, quanto menor a resolução, maior a impressão possível e menor a qualidade final da impressão. Lembrando que, como disse o Randal, a distância da qual a impressão será observada deve sempre ser considerado no momento da impressão.

Talvez essa não seja a melhor explicação para convencer um cliente leigo no assunto, mas, de qualquer forma, espero ter ajudado um pouco nessa questão.

Abraços.




Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2008, 13:00:46
Valeu Márcio, foi um dos melhores exemplos que já ví. Assim posso calcular o tamanho que quero em função da qualidade da imagem. Como a maioria das câmeras point n shot utilizam 72 dpi, então presumo que esta seria o agrupamento mínimo para ampliações, ou talvez 90 certo?. Abraço.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2008, 13:54:29
Olha, pessoal, eu estou acompanhando a discussão e confesso que interpreto essa coisa de dpi diferente de vocês. Na verdade, pra mim, dpi nem existe. É apenas um conceito relativo que só faz sentido no momento da impressão da imagem. O que existe mesmo é apenas um mapa de bits que pode ser impresso em diferentes resoluções dependendo do tamanho e, conseqüentemente, da qualidade desejada para a impressão final.

Tomando como exemplo o arquivo sugerido pelo Photoman de 4288 x 2848. O que nós temos é apenas isso, ou seja, um arquivo digital com essas dimensões em pixels. Agora, supondo que eu queira imprimir esse arquivo com a resolução de um pixel por polegadas (vai ficar uma porcaria na impressão, mas é possível) e sabendo que um polegada corresponde a 2,54cm, teríamos o seguinte cenário:

  4288 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 10891,52cm
  2848 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 7233,92cm

Para uma resolução de 72 dpis:

  4288 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 151,27cm
  2848 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 100,47cm

Para uma resolução de 240 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 45,38cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 30,14cm

Para uma resolução de 300 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 36,30cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 24,11cm

E assim por diante.

Então, o que importa mesmo são as dimensões da imagem em pixels. O resto é apenas uma questão de definir qual a qualidade de impressão é aceitável para cada pessoa. E, óbvio, quanto menor a resolução, maior a impressão possível e menor a qualidade final da impressão. Lembrando que, como disse o Randal, a distância da qual a impressão será observada deve sempre ser considerado no momento da impressão.

Talvez essa não seja a melhor explicação para convencer um cliente leigo no assunto, mas, de qualquer forma, espero ter ajudado um pouco nessa questão.

Abraços.






Citei exatamente isso, porém não tão explicado: Pode-se com um arquivo dessa resolução (4288x2848) dar uma saída de impressão de 1m x 1,5m em 72dpi. Mas, nesse tamanho com 72 pontos por polegada vc terá uma qualidade sofrível. Para impressões a serem visualizadas de longas distâncias, entra o que o Randal havia dito e a percepção visual não deixará a pessoa perceber a queda acentuada da qualidade.
Agora o mesmo arquivo, em 300dpi dará uma saída impressa de no máximo 30x40 com os mesmos 300 pontos por polegada o que dará uma qualidade de imagem boa para impressões em livros, revistas, etc.

O que eu quis deixar claro é que se por questão de economia de espaço, vc preferir capturar uma imagem em 72dpi, caso precise dar uma saída impressa com boa qualidade não será possível. Por este motivo, prefiro ter a matriz em alta resolução com os 300dpi´s, mesmo que à princípio eu não tenha aplicação para tal.

Mas, vai de cada um.. só quis contribuir!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2008, 14:14:25
photoman..
na realidade sao os monitores que trabalham em 72 dpi (sem ser os lcd.. que eu nao conheco)


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2008, 14:34:28
Citar
Citei exatamente isso, porém não tão explicado
Citar

Entendi também, sem querer ofender, citei

Citar
Olha, pessoal, eu estou acompanhando a discussão e confesso que interpreto essa coisa de dpi diferente de vocês. Na verdade, pra mim, dpi nem existe. É apenas um conceito relativo que só faz sentido no momento da impressão da imagem. O que existe mesmo é apenas um mapa de bits que pode ser impresso em diferentes resoluções dependendo do tamanho e, conseqüentemente, da qualidade desejada para a impressão final.

Tomando como exemplo o arquivo sugerido pelo Photoman de 4288 x 2848. O que nós temos é apenas isso, ou seja, um arquivo digital com essas dimensões em pixels. Agora, supondo que eu queira imprimir esse arquivo com a resolução de um pixel por polegadas (vai ficar uma porcaria na impressão, mas é possível) e sabendo que um polegada corresponde a 2,54cm, teríamos o seguinte cenário:

  4288 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 10891,52cm
  2848 divido por 1 e multiplicado por 2,54 = 7233,92cm

Para uma resolução de 72 dpis:

  4288 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 151,27cm
  2848 divido por 72 e multiplicado por 2,54 = 100,47cm

Para uma resolução de 240 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 45,38cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 30,14cm

Para uma resolução de 300 dpis:

  4288 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 36,30cm
  2848 divido por 240 e multiplicado por 2,54 = 24,11cm

E assim por diante.

Então, o que importa mesmo são as dimensões da imagem em pixels. O resto é apenas uma questão de definir qual a qualidade de impressão é aceitável para cada pessoa. E, óbvio, quanto menor a resolução, maior a impressão possível e menor a qualidade final da impressão. Lembrando que, como disse o Randal, a distância da qual a impressão será observada deve sempre ser considerado no momento da impressão.

Talvez essa não seja a melhor explicação para convencer um cliente leigo no assunto, mas, de qualquer forma, espero ter ajudado um pouco nessa questão.

Abraços.
Citar

Pela explicação matemática que é o que realmente acontece no Photoshop.

Citar
photoman..
na realidade sao os monitores que trabalham em 72 dpi (sem ser os lcd.. que eu nao conheco)
Citar

Tive uma Sony, e hoje minha esposa possui uma e as fotos geradas, pelo menos quando abrimos suas propriedades no windows, através do botão direito do mouse, são a 72 dpi.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2008, 15:00:36
Citei exatamente isso, porém não tão explicado: Pode-se com um arquivo dessa resolução (4288x2848) dar uma saída de impressão de 1m x 1,5m em 72dpi. Mas, nesse tamanho com 72 pontos por polegada vc terá uma qualidade sofrível. Para impressões a serem visualizadas de longas distâncias, entra o que o Randal havia dito e a percepção visual não deixará a pessoa perceber a queda acentuada da qualidade.
Agora o mesmo arquivo, em 300dpi dará uma saída impressa de no máximo 30x40 com os mesmos 300 pontos por polegada o que dará uma qualidade de imagem boa para impressões em livros, revistas, etc.

O que eu quis deixar claro é que se por questão de economia de espaço, vc preferir capturar uma imagem em 72dpi, caso precise dar uma saída impressa com boa qualidade não será possível. Por este motivo, prefiro ter a matriz em alta resolução com os 300dpi´s, mesmo que à princípio eu não tenha aplicação para tal.

Mas, vai de cada um.. só quis contribuir!

Abs

Concordo com o que disse, que é, basicamente, o mesmo que eu disse de uma outra maneira. Talvez, para clientes leigos, se você for explicar da forma como eu disse, vai gerar mais confusão na cabeça dele do que ajudar. Mas para nós que estamos mais envolvidos com assunto, mesmo não sendo profissionalmente, como é o meu caso, achei que seria importante mostrar outra forma de entender e interpretar o tema.

Se prestarmos atenção, veremos que as câmeras que permitem capturar imagens com diferentes tamanhos, não citam em momento algum o termo dpi mas somente o tamanho da imagem em pixels. Quando for passar para o computador pode-se escolher a resolução com a qual se quer trabalhar. Por isso, é importante escolher sempre o maior tamanho possível ao fotografar para ter mais opções de tamanho e resolução no momento de imprimir a foto final sem que ocorra perda de qualidade.

Em todos os casos de mudanças de resolução que citei acima, a imagem não foi modificada nem interpolada uma vez sequer. O tamanho da imagem em todos os casos permaneceu rigorosamente o mesmo. Então, enquanto a imagem  não for ser impressa, tanto faz guardar, seja em computador, cd, dvd ou qualquer outra mídia em 72dpi, 100dpi, 240dpi, 300dpi ou qualquer outro valor. É claro que  por comodidade, eu como quase todos que conheço, guardo em 300 dpi, mas poderia ser em qualquer outro valor sem prejuízo algum. O único inconveniente é que se eu salvasse o arquivo em uma resolução diferente, eu teria que mudar para 300dpi imediatamente antes de imprimir considerando que queira mesmo imprimir nessa resolução.

Chello, embora tenha "quotado" sua resposta anterior nesse post, nada do que disse é direcionado a você especificamente. Já acompanhei diversas participações suas no fórum e percebo que você sabe tudo isso tão bem ou mais do que eu. Sempre que coloco alguma explicação como essa, mais detalhada, é sempre pensando na possibilidade de ajudar um ou outro colega do fórum que ainda nao domine tal conhecimento.

Photoman, espero que essa resposta lhe ajude a entender um pouco melhor essa questão.

Abraços.
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2008, 15:08:43
 Pessoal,

 Não é tão simples assim. Já fiz tanto banner 80X120cm com uma EOS 10D que tem 6,3 Mpixel que gera uma imagem um pouco maior que 3000X2000px.

 Acho que o Leo Terra já postou uma fórmula que envolve o circulo de confusão juntamente com a distância de visualização. Mas pra mim é uma conta muito complicada de ficar fazendo.

 São várias coisas que vão interferir na qualidade de ampliação: ISO, Qualidade da Lente, Exposição, Tipo de papel, etc...
São Paulo - SP


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2008, 15:18:06
Concordo com todos vcs, afinal faço fotos há pouco tempo, idem para tratamento no PS. Também não quis desfazer de qualquer outra explicaçõa. Peço desculpas se alguém ficou ofendido, e agradeço a todos, não somente deste tópico, mas também do fórum que sempre mes responderam com atenção, principalmente nas horas do desepero.
Um abraço.
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2008, 16:45:58
Aliás, se entendo algo de fotografia devo este conhecimento adquirido a vocês.
Muito obrigado a todos. :ok:
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2008, 20:20:40
Só pra constar como exmplo, já revelei uma foto 25 x 38cm que foi tirada com uma sofrida P72 da Sony em 2Mp e qualidade em basic, porém a luz ficou perfeita e não precisei fazer nenhum ajuste na foto, então com apenas 2Mp, que teoricamente mal daria uma 10 x 15cm, consegui uma 25 x 38cm com boa qualidade.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2008, 20:35:16
Chello, embora tenha "quotado" sua resposta anterior nesse post, nada do que disse é direcionado a você especificamente. Já acompanhei diversas participações suas no fórum e percebo que você sabe tudo isso tão bem ou mais do que eu. Sempre que coloco alguma explicação como essa, mais detalhada, é sempre pensando na possibilidade de ajudar um ou outro colega do fórum que ainda nao domine tal conhecimento.

Photoman, espero que essa resposta lhe ajude a entender um pouco melhor essa questão.

Abraços.

Marcio,

Fique tranquilo que não levei nada para o lado pessoal não, de forma alguma. Aqui como todos tento sempre aprender o máximo com os valiosos ensinamentos e quando sei um pouco de alguma coisa, tento compartilhar como agora.
Como disse, concordo com suas colocações, só quis deixar claro que essa questão de qualidade fina de imagem é algo à se considerar. Já trabalhei com editoração de revistas e livros e por isso a importância do "dpi" para mim, pois mesmo não sendo fator determinante para o processo da cam, é muito importante para a impressão.
Mas, esse tópico já rendeu e tenho certeza de que o Photoman, o Andy e todos aqui puderam trocar informações e aprender um pouquinho mais.

Agradeço também a cada um pela contribuição.

Abs à vc Marcio e à todos!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo