Autor Tópico: duvida entre digitais semi profissionais  (Lida 1700 vezes)

Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Online: 26 de Julho de 2005, 10:08:36
Olá pessoal, após achar esse forum através de pesquisas pela net e ler seus tópicos, percebi que existe seriedade entre seus usuários. Agora, como novo participante, gostaria de pedir ajuda sobre uma questão que me aflige:
Preciso comprar uma camera digital que fique no patamar próximo ao profissional, já possuo lentes e flash da linha Canon que são compativeis com equipamentos digitais. Minhas duvidas residem no fato de eu ter lido que a Canon tem problemas com focos excessivamente suavizados, fato que me desagrada. Possuo uma A85, e detesto o foco dessa camera.
   Entre a Canon Pro1 e a EOS 300, qual a melhor relação custo beneficio? Sou profissional da área, atuando basicamente em assessoria de imprensa.

Valeu !!! Espero poder finalmente fazer minha escolha para investir meus suados $reais..


 :blink:  


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 10:32:28
B) Bem vindo ao fórum, espero poder te ajudar.
Primeiro acredito não haver "foco suave", o que pode ocorrer é imagem desfocada ou lente sem a nitidez que vc deseja, tmb pode haver imagem tremida, o que retira nitidez da foto. Pelo que tenho lido, o que ocorre nas prossumers (compactas top de 8 mp como a Pro1) é que a Sony 828 foca melhor em ambientes com pouca luz e que a atualização do firmware da Pro 1 melhora bastante seu foco. Para uso profissional a EOS 300 é mais adequada mas para vc ter a mesma qualidade ótica da Pro 1 precisará investir muito $$ em lentes que te proporcionem a cobertura 28-200. Caso no seu uso a tele 200 seja importante vc deve ir de prossumer. Mas se precisa usar muito o ISO 400 as prossumers decepcionam muito no ruído. Como vc já possui lentes e flash Canon acho que deve aproveitar que o preço da EOS 300 está muito bom e corra logo que o dólar parece que quer aumentar com os escândalos de Brasília. Veja o anúncio abaixo e fale com o André.
Se quiser nitidez fuja da lente do kit.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2005, 11:04:38
Concordo com o Zeiss quanto ao foco, a maior parte dos problemas é realmente causada por lentes ruins ou problemas de operação, que aconteceriam independente da marca. Uma outra questão é o filtro low-pass, que a Canon tem um dos mais agressivos (a nova S3 Pro tbm tem um bastante agressivo) que normalmente dá a impressão de foto suave, este filtro tem por objetivo eliminar ou minimizar o efeito moiré, então não é algo negativo, mesmo porque ele não provoca perda de detalhes, apenas sua suavisação, bastando para isso aplicar um USM ou até mesmo setar a câmera para sharpness +2 para resolver o problema.

No caso das suas opções indicadas eu não pensaria 2X, iria fácil de 350D (Rebel XT).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2005, 23:20:31
Olá Portella, em primeiro lugar o "foco suave" da A85 realmente não tem nada a ver com o desempenho da óptica das câmeras maiores dessa marca, não te preocupe. Outra coisa é que as Canon série A, como a tua A85, são as câmeras de maior nitidez da categoria, por incrível que pareça. As imagens "soft" são simplesmente resultado da economia que é feita na óptica dessas câmeras mais baratas, não importando a marca. Algumas delas aparentemente têm imagens até mais nítidas, como as Fuji compactas, porém são câmeras que abusam mais do recurso de sharpening por software, não sendo algo "real" (em geral é algo bem negativo). Não te preocupe que em uma Pro1 terás imagens bastante nítidas, e em uma 300D a nitidez dependerá basicamente da óptica que tu escolher, e a parte que cabe à câmera nessa suavização o Leo ali em cima já explicou, não é algo que desabone câmera alguma, não tendo nada a ver com a suavidade das compactas como tua A85. Só lembre-se de que a Pro1 é uma câmera de lente fixa, enquanto as 300D/350D são reflex de entrada, de lentes intercambiáveis, portanto vais ter ainda que investir em uma boa lente pra elas (considere ainda que a lente que vem no kit dessas câmeras é inferior à da Pro1, por exemplo, então fuja do kit e compre uma boa lente separadamente caso tua decisão seja pela reflex).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2005, 08:53:38
:D  ;) Valeu pessoal!! Estou vendo que a compra da Pro 1 será mais apropriada para mim, pois a qualidade da lente é superior a da que vem no kit da 300D, e, embora eu possua lentes para a 300D, me falta justamente uma que funcione em 28mm na digital devido ao fator de multiplicação das mesmas em relação as de filme. Em meu trabalho uso muito esse tipo de lente, quer seja para reuniões sociais, quer seja para fotografia de obras,  A possibilidade de realizar pequenos filmes tb me agrada, pois tenho usado com certa frequencia essa função na minha (argh!!) A85.

Falando em Pro 1 e A 85, existe algum tipo de hack para essas cameras? existe alguma maneira de se diminuir diretamente na camera o ruido em ISO 400?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2005, 10:59:00
Se vc tem lentes eu não entendo mesmo porque comprar a Pro 1, ainda mais porque se for para comprar uma prossumer (que independe de lentes) a Pro 1 é uma das piores, vira comprar uma Oly C-8080 ou uma Minolta A200, fora que se vc tiver lentes boas para Canon vale muito a pena pegar a 300D pq ai ela salta na frente da Pro 1 com facilidade.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2005, 13:56:23
Minha grande preocupação com relação a 300D, é que possuo uma lente 28-80 USM da canon analógia, a que mais uso, mas, que na digital se transformaria quase numa 50 mm, segundo informações, a lente que faz parte do kit é péssima, Qual sua opinião? A lente do kit é realmente ruim assim? Além da 28-80, possuo lentes 50 mm 1.8, 100-300 USM, flash speed Light 330. A escolha pela Pro1 acabou sendo por fidelidade a marca, gosto mt da linha Canon. Ainda levei em conta o fato de gostar de fotografar macro, e fazer pequenos filminhos caseiros de meu filho.

Espero opiniões.

Valeuu!!!!


Luis-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2005, 17:41:19
Citar
.... Além da 28-80, possuo lentes 50 mm 1.8, 100-300 USM, flash speed Light 330. ...
É altamente recomendável que, antes de comprar, faça um teste!!

Mas se precisa qualidade nem duvide!! Vá de 300D, sem pestanejar!
Vai ter uma desilusão terrível se já está habituado com SLR e trocar para qualquer uma das compactas/bridges!
Mais a mais, se vc já tem essas lentes!

obs:
a sua 28/80 com o crop equivale a uma 45/128
é bom estudar a compatibildade do 330 com a 300D

abs
Luis