Autor Tópico: FZ30 - Vale a pena mesmo?!  (Lida 4104 vezes)

Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #15 Online: 27 de Julho de 2005, 02:00:25
Eu só sei de uma coisa: acho que vou ficar neurótico com o ruído.

Se eles fosse ao menos bonitos como os grãos do filme ;~~~


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 27 de Julho de 2005, 13:44:36
É bem por aí. Tanto que o ruído em ISO 400 da Nikon 8800 mesmo n sendo maravilha é mt mais aceitável, mais próximo ao grão do filme como dito, já os da Panasonic parecem mais borrões.
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 13:46:15 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2005, 14:41:03
Jogando mais lenha na foguieira, na BH vc encontra a Pentax *istDs por 740 dólares (640 se vc quiser só o corpo).

Praticamente o mesmo preço da FZ30.

Porém, aquele usuário que curte as prossumers pela praticidade não vai se importar muito com o preço, depnde da finalidade. Eu quero uma dslr, ,ms tem gente que acha perda de tempo e prefere uma A2, F828, Pro 1 e por ai vai, é questão de opção, se o cara quer invstir mais em foto, talvez compense mais a dslr, se ele quiser apenas uma câmera razoável pra fazer boas fotos com certa praticidade, a FZ acaba sedndo uma boa opção apesar do preço.

Na verdade acho qu seria mais justo comparar essa cam com as prossumers e não com as dslr's, vendo ai se existe diferença maciça de preço e qualidade entre estas.

Pode parecer estranho, mas tem gent que tem horro a câmera que troque as lentes (não é meu caso)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2005, 15:04:30
Olha, eu sou um dos que estão mais preocupados com praticidade que com qualidade de imagem. Não que eu abomine a troca de lentes, mas eu acho muito mais prático ter uma lente fixa ultrazoom que várias lentes para wide e tele. Eu não quero ir para um lugar e ficar pensando que lente tenho que levar. Eu quero simplesmente pegar a câmera e levar. Se bem que penso em comprar os conversores tele e wide, no fim vou ficar no mesmo dilema...

Mas enfim, realmente como o Alex falou, acho complicado comparar uma prossumer com uma dSLR com lentes intercambiáveis. São categorias diferentes, com público-alvo diferente. Sem dúvida as últimas ganham em qualidade, velocidade, construção, essas coisas, mas as prossumers ganham em praticidade.

E dentre as prossumers, sem dúvida a que mais me agrada por enquanto é a FZ30.

Eu sinceramente não sei se a FZ40 vai ter sensor melhor. Talvez simplesmente aumentem o sensor e aumentem a resolução, como sempre. E outra, se deixar de comprar uma câmera para esperar a próxima versão, nunca comprarei.

Já está quase certo que lá por novembro ou dezembro eu vou comprá-la.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #19 Online: 27 de Julho de 2005, 15:55:40
Se essa câmera tivesse um nível de ruído decente, seria praticamente perfeita. Seria...
O ruído foi um dos fatores que me fizeram vender a FZ20. Não chega a ser insuportável, mas incomoda. Cheguei a pensar em uma DSLR, mas o custo e a pouca praticidade me fizeram desistir. Acabei partindo para uma prossumer com sensor de 2/3" e 8MP, que é ruidoso, mas ainda é um pouco melhor do que o 1/2.5" de 5MP usado na FZ20. A câmera que encomendei foi uma A2. Quando chegar eu digo o que achei.

Enfim, com a FZ30 por esse preço, acho que vale mais a pena pegar uma Minolta A200, que custa pouco mais de US$500 em algumas lojas lá fora.  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


gpssalies

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #20 Online: 27 de Julho de 2005, 16:30:18


    Olá...

    Observem o meu caso....

    No momento, não possuo camera! E se minhas projeçoes estiverem corretas, poderei gastar no MAXIMO uns 700-800 dolares em uma camera, no fim do ano!
   
    Sim, poderia esperar mais e juntar mais dinheiro para pegar uma d50... mas ae nissu mais tempo de espera será..e sem previsão!

    Então, neste caso, será que não seria valido comprar a FZ30?

   obrigado


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #21 Online: 27 de Julho de 2005, 16:47:32
É uma boa alternativa, mas com esse dinhiro acho qu vc pega uma dslr sim.... a Pentax tá nessa faixa lá fora (com lentes)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #22 Online: 27 de Julho de 2005, 17:32:28
Eu já pensei na Minolta, mas eu quero tele, o dela é só 200 mm, aí não tem como. E outra, eu acho a câmera feia pra caramba. Não que isso me influenciaria na compra, de repente se ela tivesse um tele melhor eu até compraria.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2005, 21:49:13
Fique em dúvida entre prossumer e DSLR.

Na minha opinião não dá pra uma pessoa ficar em dúvida entre UMA prossumer e UMA DSLR.

Prossumer é câmera pra quem quer praticidade, custo baixo (pra que DLSR se não comprar lentes?), vídeo, pouco peso, point-n-shoot (quer queira ou não, é point-n-shoot) e o limite da qualidade de imagem que essa categoria permite.

Eu digo isso porque quando resolvi sair da A95 tive certeza que queria algo bom, mas nunca cogitei uma DSLR, pois queria todas essas funções que as prossumers ainda oferecem.

Além disso, acho que preço não é pra ser usado como parâmetro, mas como limitação. Se tem o dinheiro na mão pra gastar com uma câmera que você quer que atenda a determinadas necessidades, esquece o custo/benefício de cada uma e foca nas suas necessidades.

DSLR pra mim é como Mac e PC... Mac é pra quem gosta de Mac ou pra quem precisa de Mac, o resto, vai de PC.

Abraços!
 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2005, 22:04:31
Citar
(quer queira ou não, é point-n-shoot)
Como uma câmera com controles de zoom, foco, abertura e tempo de exposição no corpo (não por menus ou botões) pode ser considerada point-and-shoot? As câmeras abaixo disso são o que então, "shoot-without-even-pointing"?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2005, 22:07:19
Meio relativo isso, Marcos.

Exemplo, praticidade, okey, pô, mas a FZ30 é mais pesada e maior que uma D50 com a lente!!

Versatilidade? A D50 (vou ficar nesse exemplo p ser coerente) segura 2000 fotos, a FZ30 não chega a 240 com a mesma bateria.

Vídeo? Não me meto em preferências individuais, mas eu já tive filmadora mini-dv, melhores que existem até onde sei, vendi, é algo que em nada influencia a maioria dos fotógrafos, amadores ou não.

Dependendo do usuário, eu por exemplo não me enquadro pq me amarro em teles, longas de preferência, mas tem pessoas que se contentam perfeitamente com uma 28-105, 28-135. Então o pensamento é outro, se deixar a lente na câmera o tempo todo não é uma câmera que vc tem q ficar trocando de lentes, ao contrário, é sim uma câmera que eventualmente confere a possibilidade de vc fazer um upgrade de lentes ou brincar com uma 50mm bem clara.

Não são todas as DSLRS que se encaixam nesse perfil da D50, penso que a XT tbm é muito pqna e versátil. Mas o que digo é que são apenas conceitos, nomes, a FZ15 não é prosumer, a Nikon 8800 é, no entanto minha câmera foca em 1/4 do tempo da 8800, e grava muito mais rápido, com uma qualidade óptica excelente, dependendo do tipo de impressão desejada ela é mt mais prosumer que uma 8800, portanto.

Finalmente, se a FZ30 é uma point-n-shot, uma XT ou D50 tbm são, basta abrir mão dos controles naqueles momentos onde se prefere uma câmera prática, pois todas elas tem modos auto ou pré-definidos.

Acho um pouco temerário esse pensamento de buscar praticidade em função do conceito da câmera, dslr, prosumer ou compacta simplesmente, muitas vezes esses conceitos se confundem.

E nem entrei no mérito de ter um ISO 200, 400 e 800 limpinhos, e um 1600 mais do que usável.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2005, 22:13:55 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2005, 22:37:31
Ricardo:

Ué?! Colocar a câmera no modo automático e disparar é o que? O fato dela oferecer  "Como uma câmera com controles de zoom, foco, abertura e tempo de exposição no corpo (não por menus ou botões)[...]" não quer dizer que você tenha que usar dessa forma. A prova de que é point-n-shoot é eu ter colocado a A200 em cima da mesa, meu pai que num sabe nada de fotografia ou tecnologia (nem sei quem ligou a cam) ter pego ela e feito um monte de foto do jantar naquela noite. Ele usou o modo point-n-shoot de uma câmera prossumer. Inclusive, até o flash tem opção automático nela... Tenho certeza (por ser o meu pai) que se fosse uma DSLR que ele não teria mexido, por achara  câmera profissional e complexa demais. Ou se mexesse gastaria horas tantando descobrir como ligar o LCD.

Quanto as outras, são "point-n-shoot-thats-all"

Guss,

Eu entendo seu ponto de vista, mas veja comigo que tudo isso que muitas das ventagens que você citou existem porque são DSLR, inclusive o gasto de bateria. Qualquer DSLR vai gastar menos bateria que uma prossumer, não só a D50, então nisso concordamos.

Sobre o vídeo, nessas férias fiz dois vídeos com a minha A200 que ficaram muito bons e que a câmera veio muito a calhar: um resgate de um corsa por uma Land Rover num atoleiro e outro a Land Rover tirando uma árvore que caiu no caminho da trilha. O vídeo acho que entra na questão de ter pra poder usar, ou ignorar. Mas realmente é preferência individual. Eu mesmo odeio filmar pessoas ou que fiquem me filmando, principalmente quando ficam narrando. ;)

Bem, eu acho que as Superzooms são ainda mais versáteis do que as prossumers "comuns". Com certeza tem limites, como você citou o fato de lentes mais claras e tal, mas uma lente mais clara é mais um custo, né?

Uma questão legal que você entrou aí é o peso, que leva a outra questão. Eu ando tb com a A95, pra cima e pra baixo, e em viagens ela que me companha nos restaurantes e etc, na bolsa da namorada. Daí, tendo outra câmera que faz vídeo, que é "point-n-shoot" e é pequena, realmente a segunda câmera pode ser uma DSLR ao invés de uma prossumer.

Eu mesmo, quando comprei a A200, o fiz pensando em vender a A95, mas não vendi por querer uma compacta (apesar do peso). Se fosse uma DSLR e tb não tivesse vendido a compacta, estaria, se posso dizer assim, com as mesmas funções no "kit câmeras".

Concordo que não se escolhe pela categoria, mas o que delimita a categoria nada mais é do que as características estruturais e as funções que o equipamento tem, não é? Na hora de optar, na realidade, é isso que vemos.

Ainda acho que é uma questão de gosto e objetivo de uso, e que isso impede a comparação das duas categorias.

Eu, por exemplo, não me imagino ainda com uma DLSR.



 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2005, 00:28:58
Eu li outro dia as especificções dessa nova Panasonic e gostei. O mais importante para mim foi ter RAW, finalmente.

Vi imagens em JPEG, bem iluminadas, e não me pareceram tão ruidosas assim. Imagino que em RAW fique menos ainda.

Parece boa cãmera. Quanto á comparação com DSLR, acho que isso não é bem assim.

Ivan


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2005, 23:18:01
Marcos, acho isso meio relativo.

Lembro no natal, um cara lá mal sabia o que era fotografia, e tinha um outro que tava com uma Canon EOS 300 (de filme), o cara simplesmente foi lá, colocou no modo automático, e apertou o botão.

Se for pensar desse ponto de vista, qualquer câmera é point-and-shoot...

Abraços
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #29 Online: 06 de Agosto de 2005, 01:44:23
Ricardo, como em qualquer categoria a gente deve nomear pensando mais no seu limite... Dessa forma, uma point-n-shoot é só point-n-shoot. Uma prossumer é uma point-n-shoot e muito mais. De qualquer forma, isso não vem ao caso. Modo automático é modo automático e qualquer um pode usar a hora que quiser sem ter a mínima noção de foto. O que importa é o resultado, e não se é bom ou ruim tecnicamente, mas se é satisfatório pra quem bateu a foto.

Continuo achando que DSLR não deve ser comprada com prossumer. Outro ponto que pensei hoje é a proporção da imagem. Com uma DSLR na mão o fotógrafo tem que ser muito mais atento e prever o resultado, porque a foto já sai pronta em 3:2, ou seja, aquele crop de ajuste de proporção que sempre pode ser usado no ajuste de enquandramento, também se perde. Um cara sem experiência ia acabar errando demais. DSLR exige muito de um fotógrafo.

Outra coisa em relação a FZ30 é que parece que o pós-processamento mudou muito em relação as filhas, o que pode significar melhoras (ou pioras), que só serão vistas após análise prática, inclusive no quesito ruído. Acho que vamos ter que esperar, e torcer pra uma boa surpresa quanto ao ruído.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------