Autor Tópico: FZ30 - Vale a pena mesmo?!  (Lida 3998 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 26 de Julho de 2005, 11:29:19
People, alguém me corrija se meu raciocínio estiver errado. Lendo um artigo sobre ruído (do Leo), bem pertinente por sinal, somando a algumas outras coisas que já penso a respeito de alguns lançamentos (a meu ver mt mais de marketing do que inovação ou qualidade), fiquei pensando.

Um usuário que adquiriu uma câmera 4mp (FZ15, S5100) ou mesmo 5 (FZ20, FZ5, Z5), tende a fazer um upgrade (tentador) pela nova FZ30, com razão, a câmera traz um lcd excelente, melhorou o evf, dois dials extremamente úteis, zoom mecânico, etc, mas como fala o Ivan, de certa forma, perfumaria.

O que interessa realmente, qualidade de imagem, nitidez, a meu ver além de não melhorar, piorou. Explico.

- A FZ15/20 tem lente F2.8 em todo zoom range, a FZ15 ainda apresenta baixo ruído a ISO 100 (e ainda tem ISO 50 com menos ruído, diferente dos 80 iniciais da FZ30). A FZ15 tem 4mp, assim como a S5100;
- O que espera um usuário que adquiriu câmeras exemplificadas acima? No mínimo qualidade de imagem, ou seja, a tendência não será trocar "seis por meia-dúzia", ou ir para uma compacta bem melhor ou uma DSLR;
- Em tele, a FZ30 é F3.7 (0,6 pt de luminosidade mais escuro, se não me engano), o usuário para compensar isso, teria necessidade de usar ISO elevado eventualmente, 200 e 400, absolutamente ruidosos. Pode-se argumentar que basta utilizar 4mp dos 8mp (interpolação negativa) e resolve-se o problema;
- Bem, de um modo não mt aprofundado, já pode-se concluir que o ISO 400 com abertura 3.7 na FZ30, equivaleria a luminosidade praticamente do ISO 200 na FZ15/FZ20 com seus F2.8;
- Tudo bem, é uma forma interessante de investir menos que em uma DSLR, e ainda assim conseguir uma imagem com baixo ruído, contudo na prática isso deixa a FZ30 com uma luminosidade real máxima equivalente a FZ15/20 em ISO 200.

Claro que é uma pergunta que cada um deve decidir sozinho, mas pagar U$700 (e mesmo U$600 caindo de preço depois). Vale a pena continuar investindo em brinquedos bonitos como essa câmera qd existem DSLR's com um ISO alto, baixo ruído, e preço acessível para duas lentes como uma 18-55 e uma 70-300?! A FZ15/20, S5100, Z5 são câmeras de U$400 aproximadamente, era uma troca valiosa aceitar suas deficiências, mas pagar U$700 por algo que acrescenta mais versatilidade p fotografar, porém em que nada melhorou a imagem (a meu ver piorou)... penso eu que é arriscado, mas abri o espaço só para reflexão e debate mesmo.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Julho de 2005, 11:32:37 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 11:42:21
Bom, apesar de tudo, eu não me importo tanto com o ruído da FZ30. É o mesmo da FZ20, só que com resolução maior, o que dá mais flexibilidade para crop.

Realmente não sei se seria vantajoso para quem já tem uma FZ. Mas para mim, que estou partindo de uma compacta, vai ser um salto gigantesco.

Eu não preciso tanto de qualidade de imagem, se imprimir fotos vai ser em 10x15, eu quero aprender a fotografar melhor, e embora minha câmera tenha controles manuais, usar esses controles por botões, é bem limitador.

Além disso tem o tele da FZ30, claro. E gostei daquele crop em tempo real, que tira fotos a 66x mm com 3 mp. Se a câmera tivesse 6 mp, além de ser menos atrativa do ponto de vista comercial (todo mundo sabe que leigo e Veja só sabem ver megapixels), não teria essa flexibilidade.

Eu estou disposto a pagar o preço, até porque uma dSLR sairia mais cara, e teria que ficar trocando de lentes, uma coisa com a qual eu não me sinto à vontade.

Não vou dizer que a FZ30 seja uma câmera perfeita, até porque câmera perfeita nunca vai existir, mas eu considero ótima. É uma pena que o ruído seja tão alto, mas com um pouco de tratamento, e para o tamanho que eu preciso, está bom.

A minha câmera mesmo, eu escolhi mais pelos controles que pela qualidade de imagem.

Abraços,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2005, 11:48:25
E ae Guss?
Blz?
Legal o seu ponto de vista e o seu comparativo.

A Panasonic ao meu ver, estava sendo muito "pressionada" pelos usuários da Fz20 querendo atualizações, melhoras, etc...

E pelo "marketing" ((creio eu tb)) a panasonic lançou esta nova sensação (não deixa de ser sensação, mas pra mim, realmente neste aspecto piorou...).

Foi o que a Sony fez e anda fazendo... lembra que a Sony faz câmeras de 5,0 megapixel com o mesmo sensor que usa numa camera de 8,0 megapixel... e o pior é que não inovou muito a tecnologia para "compensar" este "desnível" o que não justificaraia o uso de 8,0 megapixel no sensor de 5,0....

Bem... mas vale lembrar que a sua comparação a respeito das FZ só são válidas, vamos dizer assim, se o usuário for usar o iso máximo.
Se caso usar o iso 100 ou o iso 50 que vc mencionou, aí eu creio que valeria o investimento... e em tele, uma lente f/3,7 é bem luminosinha... uma lente dessas da Canon ou Nikon ou mesmo Leica - separadamente, custariam fácil uns 600 dólares...

Mas eu acho que a Panasonic anda escondendo o jogo.... assim como muitas marcas por aí.
Mas é isso aí.
Muito interessante seu ponto de vista.

Abraços,


Renato
« Última modificação: 26 de Julho de 2005, 11:53:29 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2005, 20:18:37
Se vale a pena eu não sei, mas com certeza estas "perfumarias" tem seu custo. Além disso, na minha opinião o ruído gerado pela FZ30 só é realmente visível quando se visualiza em 100% o que é difícil mesmo num monitor de 17". No caso de impressões, só se forem muito grandes.

O que importa mesmo é, se é o que deseja, então compre e seja feliz. Não acredito que ninguém irá perder o sono devido ao ruído gerado por esta máquina.

Obviamente também não é possível comparar com uma DSLR. Mesmo as DSLRs mais baratas não terão a mesma praticidade e versatilidade da FZ30.

Se o que quer é pouco ruído então vá para uma DSLR, se quer versatilidade sem perder muita qualidade de imagem, então FZ30, se quer pouco peso... e assim por diante, não faltam opções para todos os gostos. Agora de uma coisa eu tenho certeza. A câmera perfeita não vai existir, por que não existem pessoas perfeitas para fabricarem. Também não acho que possa se considerar um absurdo a qualidade de imagem da FZ30 e mesmo o preço.

Agora, se fôssemos nós que tivessemos uma empresa e fossemos lançar um novo produto, que opção escolheriamos?

Bom, são só algumas questões. Acho que pode valer a pena sim, principalmente depois que o preço baixar, pois não tô a fim de carregar uma série de lentes por aí e nem mesmo gastar com elas.

Algumas fotos tiradas com uma FZ30 em um evento para jornalistas: http://www.digit.no/wip4/detail.epl?id=58591


 
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2005, 21:09:08
Achei fantastica essa FZ30 ... mas agora eu queria ver mesmo é o lançamento da Fuji ... q tão dizendo por aí uma sucessora da S7000 ... até mesmo tão prometendo uma sucessora pra s5100 ...  e dizem q vem com ISO 1600 ...

e pelo visto essa S9000 (dizem q será esse nome) vai bater de frente com essa FZ30 ...

vamu esperar pra ver né ...

suspense
« Última modificação: 26 de Julho de 2005, 21:13:14 por Matheus »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2005, 22:03:13
Marlon, desculpe mas discordo absolutamente.

Meu monitor é um Flat 17'' por sinal, e percebo ruído nessas imagens sim, lógico que não qd mt reduzidas, mas não precisa visualizar 100% para ver.

Outra, a FZ30 se não me engano é mais de 100g mais pesada (e maior) que a D50 p. ex., penso que a Rebel XT e a nova Pentax *ist DL, tbm.

Em nenhum momento falei que não é uma câmera boa, só que eu levo em consideração o preço para fazer meu conceito de um equipamento, de nada me adianta colocar dois dials e cobrar quase o que custa uma D50. E de que adianta uma 8mp, se ao usar seu ISO 200 teria que reduzir para 4mp, a fim de eliminar o ruído, e ainda assim ela teria menos 0,6 pts na luminosidade (qd em tele), fazendo parecer que está usando ISO 100,.. para usar ISO 100 a 4mp, eu uso direto minha FZ15, ou uma S5100 (ou outras ainda) que custam de 50% a 60% do que essa nova Panasonic deve custar. De qualquer forma, era essa mesmo a intenção de debater isso, quanto vale um lcd novo, um foco melhorado, raw e dois dials? Vale U$300 mais?

[]'s.
« Última modificação: 26 de Julho de 2005, 22:06:36 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2005, 22:38:12
Sabe no que boto fé Gustavo? Que alguém como a Nikon, que já tem uma prosumer ultrazoom (Nikon 8800), faça uma câmera rápida, com boa óptica, e sensor de menor densidade. Pronto, pode custar 100 dólares a mais que a FZ30, mas seria a minha opção. Mas teria que gerar ainda menos ruído do que as 8 MP 2/3" geram hoje. A FZ30 parece uma puta câmera tecnicamente, tem uma óptica muito decente, é rápida e agora ganhou o tão esperado RAW. Mas manterem a densidade do sensor lá em cima foi decepcionante mesmo. Infelizmente a Panasonic se vendeu ao mercado definitivamente, como todas as outras marcas fizeram. A FZ30 sempre será tentadora pelo seu conjunto, mas quem já teve uma câmera ruidosa, não quer fazer um upgrade pra algo que continua na mesma neste quesito. Tudo aponta pro upgrade pra uma reflex, mas quando se pensa no custo das lentes, flashs e tudo mais, acabo me lembrando que isso está fora de meu alcance agora. Uma opção é partir pra uma DSLR usada. Outra é caçar uma prosumer de baixo ruído, boa tele e conjunto realmente equilibrado, o que infelizmente ainda não existe. Mas se a Nikon fosse um pouco mais em conta, teria sido minha escolha, pois sou mais uma câmera lenta, do que uma câmera ruidosa. Enquanto isso fico com minha FZ15 e ISO travado em 80/100, que é o jeito.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


andregani

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2005, 23:04:47
Citar


O que interessa realmente, qualidade de imagem, nitidez, a meu ver além de não melhorar, piorou. Explico.

 
Guss, me desculpe discordar, mas ao meu ver a Qualidade de Imagem e Nitidez é só em PARTE o que me interessa; EXPLICO:




Nas cameras de mais de 7 MP atuais (DSLRs e Compactas) vc realmente va reparar em algum nivel de perda "GRAVE" de imagem e qualidade se vc fizer AMpliaçoes maiores de 20x30cm e olhe lá. Todas elas (Canon, Nikon, Panasonic, Pentax, Sony) vão te proporcionar ótimas imagens CRUAS que vc poderá melhora-las no PS.

Então, Eu como amador estou achando que vale muito mais a pena comparar as Cameras por seus recursos do que ficar colocando a Cara no Monitor e contando pixels. O que mais me importa hoje é o prazer de Fotografar.

Por isso eu acredito que Um ZOOM rRING, Foco mais rápido, melhor ergonomia, melhor EVF e outras melhorias SÃO um grande fator na escolha da camera e não somente perfumaria.

Como eu falei, sou amador e para a minha pessoa o PRAZER de fotografar é pelo menos 50% do meu prazer com a fotografia por isso escolho a camera HOJE (pois quese todas as cameras chegaram em um patamar muito bom de qualidade)  pelo prazer que ela me prorcionaria no MOMENTO do CLICK e não olhando no Monitor.


Bom, mas esta é só a minha humilde opinião

Um abraço
André  


marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2005, 23:54:57
Apenas pra por lenha na fogueira. Não estou defendendo ninguém, mas também acho interessante discutir.
Fiz uma pesquisa apenas para ter uma idéia.
Na Amazon é possível encomendar a FZ30 então comparei com o preço da Rebel XT e da D50 que são DSLRs de entrada. Foram considerados os Kits com a lente 18-55.

A diferença na Amazon da FZ30 para as demais é de 200 dólares = 490 reais.
Pesquisando no pricegrabber.com, encontrei o preço mais barato para a Rebel XT e D50 (a FZ30 ainda nao aparece) em torno de 808 dólares, reduzindo a diferença (para a FZ30 da Amazon) para 109 dólares ou 267 reais.

Se eu quiser obter o mesmo "zoom" que a FZ30 nas DSLRs, deve-se contar aí mais uns 300 dólares pelo menos. (Não esquecer também do fator IS)

Amazon:

FZ30 - 699,95
Kit Rebel XT - 899,95
D50 - 899,99

Diferença: 200,00 - R$ 490,00

Preço mais barato:
Kit Rebel XT - 808,00
D50 - 809,95

Diferença: 109 - R$ 267,00


Então resumindo:

O que é melhor?

FZ30

- Muitos recursos considerados perfumarias, mas que sem dúvidas aumentam o prazer de fotografar
- Lente de respeito
- 35-420
- 2.8-3.7 (o que não é tão mal assim, mas também não é bom)
- estabilizador de imagem
- bom modo de vídeo (pra quem gosta)
- bem grandinha, mas se for considerar que terá que carregar as lentes junto com as DSLRs, então deve somar o tamanho e peso das lentes para comparação, a não ser que carregue apenas uma e deixe as demais em casa.
- ISO 400 (com certeza é pouco)
- LCD móvel
- EVF
- Qualidade de imagem entre boa e muito boa (na minha opinião de leigo) considerando as diversas variáveis e não apenas o ruído que é o que puxa a qualidade pra baixo.

DSLRs Rebel XT - D50

- Todo o prazer de fotografar
- Muitos recursos também
- Certo custo para as lentes melhores
- É preciso trocar as lentes para atingir diversas faixas comprimento focal
- LCD Fixo
- Nem todas as lentes são estabilizadas
- São pouco menores que FZ30, mas dependendo da lente ficam mais pesadas
- ISO 1600 (Ótimo)
- Visor ótico
- LCD de configurações (muito bom)
- Ótima qualidade de imagem


São necessários uns 1700 reais para comprar a FZ30 e uns 2500,00 (por baixo) para comprar uma DSLR com lentes adicionais. (preços nos EUA convertidos para reais)
São 800 reais de diferença considerando equipamentos novos.

Além disso o preço da FZ30 deve cair para uns 600 dolares. Um exemplo é a Minolta A200 cujo preço varia de 519 a 799 dolares. Portanto, tudo pode acontecer. Por enquanto, a FZ30 está um pouco cara e acho que isso é o que mais pesa contra ela.

Também concordo plenamente que 8MP é demais.

Acredito que tudo o que nós queríamos era uma FZ30 com um sensor 2/3, 6MP por uns 600 dolares no maximo, além de um ISO 800. Já estava bom, não acham?

Vamos ver as novas opções de UZ dos outros fabricantes.
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2005, 00:03:36
Algumas discussões a respeito do assunto:

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp...essage=14390948
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2005, 00:04:23
Complementando o que vc disse sobre "Acredito que tudo o que nós queríamos era uma FZ30 com um sensor 2/3, 6MP por uns 600 dolares no maximo, além de um ISO 800. Já estava bom, não acham?".

Acho.

O grande risco de comprar essa câmera é que (talvez seja presunção) mas por ter possuido duas Panasonic e acompanhar ávido sempre a história dos lançamentos nas feiras, eu diria que em um ano (a FZ40 ou seja lá o que for) vai resolver os problemas de q falamos.

Em parte é esse o risco. Tudo bem q isso sempre há, sempre vão haver lançamentos, mas existem câmeras p ficar na mão do cara 5 anos, mais talvez. Penso q essa não é uma, se bobear não dura um.

De certo modo esses valores que vc colocou (bem reais por sinal) mostram justamente a vantagem de comprar uma DSLR, pelas seguintes razões: lente é investimento, o corpo da dslr pode ficar obsoleto mas as lentes não perdem valor, a qualidade é infinitamente superior, não dá p comparar uma câmera com ISO 1600 sério, e fora o tempo ela irá ficar na sua mão? Enquanto a FZ30 em pouco mais de um ano algum lançamento o fará balançar pela troca, uma D50 com lentes razoáveis vc não cogita troca por algum bom tempo. E tudo isso por menos de R$1000 de diferença.

Evidente que cada um sabe o que precisa, mas era justamente o ponto do debate, se vale a pena.
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 00:19:36 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2005, 00:32:15
Bom, só sei de uma coisa, nunca tive Panasonic na vida, e migrar de uma Canon A60 para uma FZ30 é como ir de um Palio pra um Marea (usando um exemplo que vi aqui no próprio fórum  :lol: ).

Quer dizer, a FZ30 pode ter seus problemas, mas para mim vai ser uma evolução gigantesca.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2005, 01:10:21
Acho que nem é questão de evolução, isso não se discute, o ponto é outro, se vale a pena como um investimento, se é uma boa compra...

Vou reproduzir a frase de um amigo que teve FZ10 e hj tem uma XT: - "700 dolares pra nao ter iso  aceitavel... eh fod*!"

Ninguém falou em ISO 1600, nem 800, um 400 com menos ruído (eu não disse limpo), só menos ruído.
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 01:19:38 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2005, 01:19:41
Bom, eu não vejo nada que supere ela por 700 dólares, alguma sugestão?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2005, 01:26:14
Depende, a curto ou longo prazo? Compra imediata para quem gosta de tele como nós, não... mas talvez daqui um ano o cara esteja "batendo com a cabeça na parede" pq estão lançando uma FZ40 com um sensor 2/3 ou alguma nova tecnologia que reduza de modo real o ruído.

A longo prazo me pergunto, gostei da cam, linda mesmo, cheia de aspectos funcionais (qd falo perfumaria é pq privilegiaram isso à qualidade de imagem, que a meu ver deveria vir antes), e sinceramente não sei se ela se sustenta por U$700 mt tempo, mas vai jogar U$700 (que é dinheiro) em algo que poderá ter vontade trocar logo pela sucessora? Não é mais inteligente então gastar U$900 a 1000, numa compra de longo prazo? Não tenho a resposta, Ricardo, eu mesmo n decidi se vou partir para uma Nikon DSLR, aguardar quieto com minha FZ15 que ainda me satisfaz muito ou mesmo trocar num momento oportuno pela FZ30.

Mas boa compra por U$700 - definitivamente - ela não é.

Vou jogar ainda mais lenha na fogueira como dito, a bateria da D50/D70s dura mais de 2000 exposições, a FZ30 não sei, mas a julgar pela semelhança técnica com a FZ10/15/20 não dura mais de 240. Eu tive sempre bateria extra para ela, então são U$50 mais, não dá p ignorar isso.
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 01:31:04 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear