Autor Tópico: Câmera manual e digital compartilhando as mesmas lentes é possível?  (Lida 1982 vezes)

Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Caros amigos, boa tarde. Gostaria de adquirir duas câmeras, uma toda manual como a Canon AE-1 e outra como a  Canon EOS Digital Rebel Xti 400D.  Minha intenção é ter duas câmeras que possam compartilhar as mesmas lentes. Não sei se estas duas me atenderiam. Peço perdão  pela ignorância mas sou leigo em fotografia.
Gostaria da ajuda de vocês. Um abraço. Geovanny.
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2008, 16:26:37
Infelizmente, no caso da Canon AE-1 não será viável, embora seja possível. As Canon digitais são todas da família EOS, isto é, são compativeis com as Canon EOS de filme, pois todas elas utilizam a baioneta "EF". Somente com o uso de adaptadores será possível utilizar as lentes da baioneta "FD", da AE-1, na XTi mas, não recomendo! Utilize as lentes "EF" da linha EOS, que a compatibilidade será de 100%!!!

Qualquer Canon EOS pode ser operada em modo totalmente manual!!!  Hoje em dia é perda de tempo e dinheiro comprar um corpo mecâncico só para operar tudo manualmente!  Isso vale para qualquer marca de câmera! Compre uma Canon EOS de filme (que são bem baratas hoje) e a XTi. O único inconveniente é que, devido ao fator de "crop", vc. terá que ter, pelo menos, uma lente EF-S para a XTi (pode ser a do "kit" mesmo).   As demais lentes podem ser utilizadas nas duas sem problemas!  Recomendo sempre a EF 50mm f/1.8 pela excelente qualidade ótica e por custar bem pouco, mesmo nova! A 50mm é uma lente que considero obrigatória para quem quer o mínimo de qualidade nas fotos! Funcionará nas duas sem problemas.  Outra boa lente Canon é a EF 85mm f/1.8 (ótima para retratos, por exemplo!).

Cuidado apenas com a lente do "kit"que só se encaixa na XTi. Ela não pode ser usada na EOS de filme!!!

Você se diz leigo em fotografia? Recomendo então que estude bastante antes de gastar dinheiro com equipamentos! Existem excelentes livros no mercado. Um deles é "A Câmera", do Ansell Adams, encontrado nas boas livrarias. Eu tenho este livro e realmente vale a pena! Os outros dois livros do Adams são "O Negativo" e "A Cópia". Estudando atentamente esses 3 livros, vc. estará apto a escolher o equipamento certo para as suas necessidades e poderá, com a prática, dominar todas as técnicas fotográficas, que são praticamente as mesmas para filme e digital. Se vc. já fotografou com "cromo" (slide), não notará muita diferença para o digital...

Espero ter podido ajudar; Boas Fotos!!!
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 16:28:20 por F.Kruschewsky »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2008, 17:21:23
Nesse tipo de compartilhamento acho que a câmera que está mais a frente é a Pentax, que oferece inclusive confirmação de foco para as lentes manuais.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2008, 18:03:01
Caros amigos, valeu. Vou dar uma olhada na bibliografia indicada. Qualquer sugestão é bem vinda. Um abraço, Geovanny.
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Henrique Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2008, 18:55:27
Gostei do tópico


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2008, 19:46:31
Nesse tipo de compartilhamento acho que a câmera que está mais a frente é a Pentax, que oferece inclusive confirmação de foco para as lentes manuais.


Muito bem lembrado, Leo!!!  :clap:

E talvez a de maior compatibilidade com as lentes mais antigas da marca.
-22.352971,-48.775582


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 21:50:45
Nesse tipo de compartilhamento acho que a câmera que está mais a frente é a Pentax, que oferece inclusive confirmação de foco para as lentes manuais.


Muito bem lembrado, Leo!!!  :clap:

E talvez a de maior compatibilidade com as lentes mais antigas da marca.

Mesmo assim, essa compatibilidade é, em parte, comprometida pelo fator de "crop" da atual geração de DSLR Pentax. Creio que a Pentax não demorará a disponibilizar uma DSLR "full frame" em sua linha. Seria interessante uma "FF" da Pentax compatível com lentes antigas da marca!!!!!
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 21:53:07 por F.Kruschewsky »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 09:44:46
Então, o problema é que a Pentax não tem quase mais nenhuma lente 135, é tudo APS. Não acredito que isso seja um problema para a questão da compatibilidade, porque você pode de fato reaproveitar todas as lentes, diferente de marcas como a Nikon, que tem cada vez mais deixado de gerar compatibilidade para suas lentes antigas, com modelos que inclusive perdem o AF com lentes consideravelmente recentes. Nesta questão ainda acho que a Pentax é quem realmente domina e se mantiver a consistência do APS deverá se tornar uma marca bastante consistentes para os usuários que fazem os investimentos em equipamentos da marca. Nesse ponto até agora só tenho elogios a fazer à pentax, porque realmente em termos de compatibilidade com itens antigos e consistencia de sistema eles estão dando um show a parte.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2008, 21:09:48
Então, o problema é que a Pentax não tem quase mais nenhuma lente 135, é tudo APS. Não acredito que isso seja um problema para a questão da compatibilidade, porque você pode de fato reaproveitar todas as lentes, diferente de marcas como a Nikon, que tem cada vez mais deixado de gerar compatibilidade para suas lentes antigas, com modelos que inclusive perdem o AF com lentes consideravelmente recentes. Nesta questão ainda acho que a Pentax é quem realmente domina e se mantiver a consistência do APS deverá se tornar uma marca bastante consistentes para os usuários que fazem os investimentos em equipamentos da marca. Nesse ponto até agora só tenho elogios a fazer à pentax, porque realmente em termos de compatibilidade com itens antigos e consistencia de sistema eles estão dando um show a parte.

Olá Leo e demais usuários do fórum!

De fato, a Pentax foi a única marca que investiu pesado em lentes para o formato "APS". Também concordo que as lentes antigas da marca podem ser utilizadas sem problemas nas atuais DSLR's, especialmente as com comprimento focal acima de 50mm, que funcionam muito bem com os dois formatos. Para grande-angular, a Pentax resolveu o problema com o lançamento das lentes "DA" para "APS".  A Pentax mostrou coerência técnica e respeito pelos usuários da marca (pela qual, por sinal, sempre tive muita estima apesar de nunca ter tido usuário - só tive equipamento Olympus (OM) e, agora, Nikon).

Em relação a Nikon, entendo suas queixas (e de outros) pelo fato da companhia ter tirado a compatibilidade com as lentes antigas nas D40/40x e D60.  Mas, vamos refletir um pouco!  Em verdade, a compatibilidade das DSLR Nikon de linha amadora, como a D70/70s e a D80, com as lentes Nikkor antigas nunca foi total! Hoje, ficou claro para mim que o usuário típico dessas câmeras é novato no mundo DSLR e que, com raríssimas exceções, teria lentes antigas da marca.  A Nikon dividiu sua linha de DSLR's em dois grupos muito distintos. De um lado, as D40; D60 e D80 (que utilizam cartões de memória no formato "SD"), compatíveis, a exceção da D80, apenas com as lentes AF-S Nikkor. Essas lentes estão disponíveis hoje em uma gama de distâncias focais que vai de 12mm a 600mm, entre modelos amadores e profissionais, com diversas faixas de preço. Do outro lado, estão as semi-profissionais e profissionais, sendo duas "full-frame" (D3 e D700) e uma "APS" (D300). Essas câmeras, que usam cartões de memória no padrão "Compact Flash", são compatíveis com praticamente toda a linha de lentes Nikkor (funcionam muito bem com as de foco manual!). A novíssima D700, por exemplo, atende aos anseios de quem ainda usa as Nikon F2; FM/FE; F3; F4; F5; F6; F100 e F90/90x, mas que ainda não tinham migrado para o digital, seja por não gostarem do formato "APS" das antigas séries D1; D2 e D100/200/300, seja por não poderem ou não estarem dispostos a pagar por uma D3! Essas pessoas têm, em muitos casos, um "patrimônio" em lentes antigas que, agora, poderão novamente ser usadas, praticamente sem restrições!  Claro que essa minha lógica de pensamento se aplica quase que exclusivamente nos mercados onde a Nikon possui subsidiárias próprias (Europa; EUA; Japão etc.) No Brasil essa lógica parece não funcionar, mas não costumo raciocinar em termos de Brasil, talvez por influência da minha profissão (trabalho, há 20 anos, na indústria de aviação civil, nas áreas de manutenção e de regulação, que têm abrangência internacional).

Voltando ao assunto, o lançamento das lentes PC-E Nikkor / Micro-Nikkor mostra duas coisas; Primeiro - embora funcionem bem na D300, essas lentes, especialmente a PC-E 24mm e a PC-E 45mm estão muito melhor dimensionadas para as "Full-Frame". Segundo; essas lentes, assim como as equivalentes "T/S" da Canon, são lentes de uso muito específico, destinadas a profissionais como engenheiros; arquitetos; fotógrafos de paisagem; comerciais e de estúdio (fotografia de produtos). Também são utilizadas em macrofotografia e até mesmo em casamentos! Poucos amadores conhecem realmente o funcionamento das "Tilt & Shift" e são poucos os dispostos a pagar por uma dessas (acima de US$1000,00 normalmente).

O que isso significa para o mercado? É apenas a minha humilde opinião, baseada no que tenho acompanhado no mercado dos equipamentos profissionais desde o lançamento da D1, em 1999. A Nikon tem por prioridade, voltar a ser sinônimo de "câmera de uso profissional", recuperando a reputação adquirida nos anos 50 e 60 e que perdeu, há mais de uma década para a Canon. Claro que a Nikon, embora seja uma empresa saudável financeiramente, é muito menor que a Canon, para competir abertamente e simultaneamente nos mercados profissional e amador! A Nikon sabe que a Canon não vai "deixar barato" o sucesso das D3 e D300 e vai revidar neste semestre, antes ou durante a Photokina...  Apesar da Nikon ser uma empresa relativamente pequena, lembro que ela não vive apenas de câmeras e lentes e que, mais importante, teve parte da diretoria substituida há pouco tempo! Os novos diretores, segundo diversos comentários na internet e nos meios especializados, possuem postura empresarial bastante agressiva, ao contrário de seus antecessores e, tem a missão de recolocar a Nikon no lugar que já foi dela no passado. O lançamento de duas "full-frame" em menos de um ano e a renovação de várias lentes da gama profissional são apenas o começo de uma "batalha" que terá lances "muito emocionantes"!!!!!!!!! É esperar para ver; rsrsrs... 

Para finalizar; o formato "FF" veio para ficar, quer muitos gostem ou não!  A Sony foi a última a aderir, ao desenvolver seu sensor "24 x 36mm" de 24MP para a futura A900 a ser lançada na Photokina. Enfim, as duas gigantes do mercado DSLR profissional mais a recém-chegada Sony possuem agora excelentes opções na faixa "FF" e isso é ótimo para nós, pois a disputa pelo mercado começará a jogar o preço dos sensores e equipamentos para baixo!  Se a Pentax / Samsung não fizer nada a respeito (o que sinceramente duvido) e lançar um sensor "FF", ficarão relegadas ao mercado amador/consumo, assim como a Olympus / Panasonic com o 4/3! Além disso, duvido que algum usuário da Pentax não sonhe em ter uma "FF" da marca no futuro, ainda que seja um pouco distante. A Pentax / Samsung tem recursos financeiros e técnicos de sobra, além de excelentes engenheiros que, creio, já devem estar trabalhando há algum tempo nisso! E uma das maneiras da marca continuar a mostrar respeito com seus usuários é oferecer-lhes as duas opções de formato ("APS" e "FF"). É minha opinião......

É isso;   Boas Fotos!!!
« Última modificação: 21 de Julho de 2008, 21:26:59 por F.Kruschewsky »