Autor Tópico: WS de Fotografia de Espetáculos - Porto Alegre (31/08 e 14/09)  (Lida 9136 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Pessoal, o WS de Fotografia de Espetáculos em Porto Alegre saiu do forno.  :ok:

Para quem estiver interessado, seguem os dados:
(moderadores, podem deixar o tópico aqui por uns dias antes de movê-lo para a sala dos eventos e cursos?)

Workshop: Fotografia de Espetáculos

Objetivo: Apresentar os princípios da fotografia de espetáculos, oferecendo aos alunos as bases técnicas necessárias para realização de coberturas fotográficas de teatro, dança e shows. Das formas de movimentação e posicionamento do fotógrafo em teatros e casas de show aos princípios de composição, exposição e leitura da luz de cena, o workshop pretende estimular o olhar criativo, a interação entre fotógrafo e espetáculo e a postura ética necessárias a esse tipo de cobertura.

Metodologia: O workshop é constituído de uma aula expositiva apresentando os princípios da fotografia de espetáculos, a partir da qual os alunos terão duas semanas para realizar a aula prática em espetáculos de sua escolha. O curso finaliza com um encontro destinado a análise dos resultados e orientação em relação às dúvidas e dificuldades enfrentadas.

Programa:

Introdução: Especificidades da fotografia de espetáculos

1. Equipamentos apropriados
1.1.   Objetivas
1.2.   Câmeras
1.3.   Cartões de Memória

2. Ajustando a câmera
2.1.   Balanço de Branco
2.2.   Formas de Medição da luz
2.3.   Auto-Foco
2.4.   Modo de disparo

3. Fotometria e Exposição
3.1.   Medição e interpretação criativa da luz
3.2.   Velocidade do obturador e sua relevância em espetáculos
3.3.   Abertura do diafragma
3.4.   Ajuste da sensibilidade Iso

4. Fotografando espetáculos
4.1.   Postura ética durante um espetáculo
4.2.   Posicionamento e movimentação do fotógrafo em teatros e casas de show
4.3.   Composição
4.4.   O momento do “click”

5. Seleção e edição básica das fotos
5.1.   Fluxo básico de trabalho
5.2.   “Puxada” de iso
5.3.   Ajuste de contraste e sombras para reduzir o efeito da granulação


Datas e horários: Teórica - 31/08 – das 9:30h às 12:30h e das 14h às 17h.
Avaliação dos resultados - 14/09 – das 9:30h às 12:30 e das 14h às 17h

Valor: R$ 60,00


Interessados, favor entrar em contato através do e-mail brunogomesfotografia@gmail.com


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2008, 00:56:33
Se fosse em SP com certeza eu estaria presente.
Bruno é uma pessoa de muita perseverança e talento fotográfico. Recomendo o WS, pois com certeza será um grande fonte de conhecimento!

Sorte na empreitada meu camarada!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2008, 16:10:48
O único inconveniente que vejo, é o acesso às casas noturnas... :ponder: sem custo, é claro :D.
mas o programa é muito bom, quero ver se faço este WS.
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2008, 16:59:20
Se fosse em SP com certeza eu estaria presente.
Bruno é uma pessoa de muita perseverança e talento fotográfico. Recomendo o WS, pois com certeza será um grande fonte de conhecimento!

Sorte na empreitada meu camarada!

Abs
Valeu, Chello! Vamos ver se uma hora dessas não vou pra Sampa e fazemos o WS aí. :ok:

Um abraço!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2008, 17:06:15
O único inconveniente que vejo, é o acesso às casas noturnas... :ponder: sem custo, é claro :D.
mas o programa é muito bom, quero ver se faço este WS.
Abraço.
Rodrigo, fora os espetáculos daqueles artistas mais "estrelas", o pessoal da produção e os bailarinos, atores e músicos costumam ser bem receptivos com quem se interessa em fotografar seus espetáculos. No próprio WS vamos falar sobre as formas de conseguir credencial para fotografar, e eu também vou conversar com umas produtoras que conheço pra tentar uma parceria no WS. Mas isso não costuma ser problema, geralmente é só entrar em contato com a produção dos espetáculos que queremos fotografar. Por via das dúvidas, também deixei duas semanas de intervalo entre os dois encontros que teremos, justamente para dar mnais tempo pro pessoal fazer a prática. :ok:
Qualquer coisa é só entrar em contato. :ok:
Um abraço!


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2008, 07:57:31
Bleza, B.Gomes, vamos manter contato com a produção dos eventos para ver esta questão do credencial.
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2008, 19:31:22
Bleza, B.Gomes, vamos manter contato com a produção dos eventos para ver esta questão do credencial.
Abraço.
:ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2008, 18:05:22
Pessoal, hoje tive a confirmação do local do WS e abri as inscrições. Aqueles que me mandaram e-mail interessados estão recendo a confirmação do local, das datas e as instruções para as inscrições. Como existem, no momento, mais interessados do que o número de vagas, é bom não deixar pra última hora. :ok:


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2008, 01:14:25
aonde que vai ser feito o WS...?
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2008, 00:33:55
Se fosse em SP com certeza eu estaria presente.
Bruno é uma pessoa de muita perseverança e talento fotográfico. Recomendo o WS, pois com certeza será um grande fonte de conhecimento!

Sorte na empreitada meu camarada!

Abs

Eu também. Espero mesmo que dê certo o curso aqui.

Sucesso no curso aí.

P.S.: No sábado e domingo fiz um WS com o fotógrafo Emidio Luisi, autor do livro "Kazuo Ohno" (Cosac & Naify) e fotógrafo do trabalho do Antunes Filho, entre outros. Achei bem legal, mas são tantas adversidades que você sabe melhor do ninguém. Mas gostei bastante, é isso que importa.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2008, 17:01:28
aonde que vai ser feito o WS...?
Pedro, vai ser na Leonardo Truda, 40 / 20° andar - Centro. :ok:


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2008, 17:03:02
Se fosse em SP com certeza eu estaria presente.
Bruno é uma pessoa de muita perseverança e talento fotográfico. Recomendo o WS, pois com certeza será um grande fonte de conhecimento!

Sorte na empreitada meu camarada!

Abs

Eu também. Espero mesmo que dê certo o curso aqui.

Sucesso no curso aí.

P.S.: No sábado e domingo fiz um WS com o fotógrafo Emidio Luisi, autor do livro "Kazuo Ohno" (Cosac & Naify) e fotógrafo do trabalho do Antunes Filho, entre outros. Achei bem legal, mas são tantas adversidades que você sabe melhor do ninguém. Mas gostei bastante, é isso que importa.
Gosto muito do Emidio Luisi, inclusive vou mostrar umas fotos dele pro pessoal do WS. Um WS com ele deve ser excelente. :ok: :ok:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2008, 00:50:17
Gosto muito do Emidio Luisi, inclusive vou mostrar umas fotos dele pro pessoal do WS. Um WS com ele deve ser excelente. :ok: :ok:

Pois é Bruno, foi muito bom mesmo. A última atividade, de edição, dá uma dimensão mais ampla do sentido da fotografia e essa dimensão a gente (como aluno) vai construindo na prática. No final da atividade ficou bem mais claro para mim o que ouço o Ivan falando sobre poética, autoria etc.
Aliás, acabo de vir de lá. Hoje teve uma reunião de um grupo de estudos do Emidio e o tema era fotojornalismo. Então ele convidou o fotógrafo Paulo Pinto (que é gaúcho), do Estadão, pra falar sobre sua trajetória, mostrar o seu trabalho, apresentou, inclusive, um livro que ainda não foi lançado, enfim, um bate-papo muito interessante que acabou em pizza.
Esse ano fiz alguns cursos de curta duração porque não tenho mais pique, se é que algum dia tive, pra cursos longos, sem objetivo específico. Os primeiros eram muito técnicos e resolveu minhas dúvidas naquele momento, não que elas tenham acabado, mas acho que daqui pra frente consigo resolvê-las treinando. Esse último ("Fotografia de palco") ampliou meus horizontes para além da foto imediata. Enfim, a gente vai agregando com o tempo. Para agosto está programado um novo curso, não sei se farei, mas divulgo aqui.
Vou fazer o seu curso também. Do modo como apresentá-lo - à distância ou aqui mesmo. Prefiro aqui obviamente.
Bem, mantenha-nos informados.
Abraço.
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 00:52:12 por Kika Salem »


Iuriana Meirelles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 0
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2008, 13:35:35
Oii..ainda não sou fotografa profissional tenho..vontade..de fazer o curso,poderia..mesmu num sendo??
aguardo retorno..


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2008, 21:30:07
Oii..ainda não sou fotografa profissional tenho..vontade..de fazer o curso,poderia..mesmu num sendo??
aguardo retorno..
Iuriana, não há problema em não ser profissional. Aliás, acho que a maioria dos inscritos até agora não trabalha com fotografia. :ok:

É importante apenas ter um conhecimento básico, saber o que é diafragma e obturador, por exemplo.

Qualquer dúvida é só perguntar. :ok: