Autor Tópico: Longa exposição  (Lida 7044 vezes)

Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2008, 01:58:23
A câmera fica montada no tripé, fixa. Usa-se o modo BULB que deixa o obturador aberto quanto tempo vc quiser, ou as pilhas durarem, depois de 30, 60 minutos vc fecha o obturador e a foto fica assim.
O que ela fez foi registrar o movimento da terra enquanto as estrelas ficam lá paradas.
É o "rastro das estrelas"!!! :ok:


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2008, 08:44:33
Um ponto que também devemos estar atento.

Na Nikon existe uma opção de pós-tratamento em imagens com duração maior que 1s.  Com esta opção ativada, a máquina demora o mesmo tanto da exposição para entregar a imagem, ou seja, se o tempo de exposição foi de 30s, a máquina demora mais 30s.  Portanto somente depois de 1minuto você tem o controle de volta.

Isto deve ser lembrado pois, em uma exposição de 30min, a máquina deve ter bateria disponível para 1hora, caso contrário.. bau-bau.. perde-se tudo.

 ;)
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2008, 12:55:03
Esse tópico está rendendo.
Essas dicas valem para raios também ou estou errada?
Tempos atrás fui tentar fotografá-los da janela de um apartamento e fazia a exposição no olhômetro, mas não consegui acertar a exposição, ou os raios ficavam +- e os prédios escuros ou os prédios saiam +- fotometrados, mas sem nenhum raio. Vejam o exemplo abaixo. Nessa situação imagino que fica difícil aplicar as orientações do Braga, pois o raio aparece sem previsão. O que vocês fazem para fazer uma boa foto de raio?
Gostei da idéia de fotografar as estrelas em riscos. Vou tentar também.

Exemplos:
Com raio, mas prédios escuros.


Sem raios, mas os prédios estão mais claros.



Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2008, 13:44:14
No meu caso não há necessidade de 30 minutos de captura e mais 30 para processamento já que a câmera é analógica (com filme), aliás uma pilha daquelas (CR123A/DL123A) agüenta muito tempo, no manual diz que com fotos normais a 20º de temperatura usando o flash na metade das vezes, dá pra usar uns 25 filmes de 36 poses, sem flash: 60 filmes de 36 poses.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2008, 13:49:15
Kika,

Se fizer uma longa de aproximadamente uns 10 min, conseguirá capturar os raios e os prédios bem claros. Como o flash do raio é rápido uma exposição dessa duração num dia com bastante raios lhe dará um céu surpreendente. Experimente.

No caso das estrelas como estaremos trabalhando com o movimento de rotação da Terra e o deslocamento das estrelas, é necessário um tempo maior para registrar esse rastro no céu.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2008, 14:07:45
Chello, 10min no meio da cidade (com todas as luzes) não deixaria a foto superexposta demais?

Valeu, Fransergio... vou ver se tem alguma opção de desabilitar o tratamento na minha  :ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2008, 14:54:41
Chello, 10min no meio da cidade (com todas as luzes) não deixaria a foto superexposta demais?

Valeu, Fransergio... vou ver se tem alguma opção de desabilitar o tratamento na minha  :ok:
Pedro,

Eu já fiz uma de 11 minutos do alto de um prédio e não tive superexposição excessiva, atendeu meu propósito na época e fiz com analógica.
Fiquei interessado pelo tópico e vou fazer uns testes também, só preciso pegar um cabo disparador. hehe

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2008, 15:02:17
Mas estava em que ISO?
A D50 já começa no ISO200 :\
Acho que todas as reflex tinham que ter ISO100, por mais que não fosse o ponto ideal do sensor (só lembro da 1D Mark III que colocou ISO50)


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2008, 15:14:48
huAHUahu Imagino a decepção quando viu a foto e ter pensado que perdeu 45mins rs

Mas eu tenho um problema que acho que é do cartão de memória (marca vagabunda rs) ou da câmera (ou dos dois :P)
Quando faço uma exposição de 30s, por exemplo... a câmera demora mais 30s pra exibir a foto. Antes fica ocupada, não bate foto, não acessa o menu, não faz nada.
Será que mudando o cartão de memória isso muda?

Não sei qual o seu equipamento, mas tenho quase certeza de que isso não é problema nem na câmera nem no cartão. Isso ocorre quando o equipamento tem recursos para diminuir o nível de ruídos das longas exposições. Quando a foto termina, a câmera faz automaticamente outra exposição com o mesmo tempo, com o obturador fechado e depois junta as duas para eliminar ou diminuir muito a quantidade de ruídos da foto. Até onde eu sei, isso pode ser desligado.


Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2008, 15:32:35
É, foi isso mesmo, Márcio!
Desliguei o redutor de ruído em longas exposições e melhorou!
Valeu  :ok:


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2008, 15:50:14
Kika,  onde estou não dá para ver imagens do flickr (bbbbuuuaaaaahhhhh), mas quando chegar em casa eu poderei ver o seu exemplo.

Nunca fotografei raios ou fogos de artifício, mas basicamente é o que os colegas falaram.  Não é feito uma fotometria quando fotografa-se raios.  Basicamente foca no infinito.  Define uma abertura e uma velocidade bem baixa.  Dispara e espera.  Se tem raio durante a abertura, beleza.. se não tem, tenta novamente.

Deve ser uma luta  :fight:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2008, 16:46:10
Kika,  onde estou não dá para ver imagens do flickr (bbbbuuuaaaaahhhhh), mas quando chegar em casa eu poderei ver o seu exemplo.
Então lhe adianto não está perdendo grande coisa. kkkk
É só um exemplo, quem sabe eu acerto da próxima vez.
Esse dia, se soubesse como fazer, teria rendido muitas fotos porque o céu estava generoso e fenômeno se repetiu várias vezes.


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #27 Online: 11 de Julho de 2008, 16:51:17

Fiquei interessado pelo tópico e vou fazer uns testes também, só preciso pegar um cabo disparador. hehe

Abs


E aí Chello, quer o meu TABAJARA emprestado?
Eu mesmo fiz, aproveitei um controle remoto de um carrinho de brinquedo do meu filho que não funcionava mais e fiz um cabo disparador.
Funciona para longa exposição, como também em modo normal, no botão da esquerda vc foca e segura, aí é só dar um toque no botão da direita que ele tira a foto na hora.
O botão do meio é usado na longa exposição,  vc puxa a chave para ligar e aperta o botão da direita para abrir a cortina do obturador e deixa ligado quanto tempo quiser, quando quiser encerrar a exposição é só desligar o botão do meio. (não esquecendo que o foco deve ser manual para fotografar as estrelas)



Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2008, 17:54:46

Fiquei interessado pelo tópico e vou fazer uns testes também, só preciso pegar um cabo disparador. hehe

Abs


E aí Chello, quer o meu TABAJARA emprestado?
Eu mesmo fiz, aproveitei um controle remoto de um carrinho de brinquedo do meu filho que não funcionava mais e fiz um cabo disparador.
Funciona para longa exposição, como também em modo normal, no botão da esquerda vc foca e segura, aí é só dar um toque no botão da direita que ele tira a foto na hora.
O botão do meio é usado na longa exposição,  vc puxa a chave para ligar e aperta o botão da direita para abrir a cortina do obturador e deixa ligado quanto tempo quiser, quando quiser encerrar a exposição é só desligar o botão do meio. (não esquecendo que o foco deve ser manual para fotografar as estrelas)



Fala Conrad!

Bem legal hein??
Faz um passo-a-passo da montagem e posta que pode virar um tutorial para compartilhar com a moçadinha!
E, eu também pego o esquema! rs
Valeu!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2008, 19:27:52
Kika,  onde estou não dá para ver imagens do flickr (bbbbuuuaaaaahhhhh), mas quando chegar em casa eu poderei ver o seu exemplo.
Então lhe adianto não está perdendo grande coisa. kkkk
É só um exemplo, quem sabe eu acerto da próxima vez.
Esse dia, se soubesse como fazer, teria rendido muitas fotos porque o céu estava generoso e fenômeno se repetiu várias vezes.


Mentira, Fransergio... está perdendo sim! rs
 A primeira foto está muito boa, mesmo com os prédios um pouquinho escuros  :ok:
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 19:28:37 por pedro_raythz »