Autor Tópico: Longa exposição  (Lida 7046 vezes)

Guilherme.AM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Guilherme Mello
Online: 09 de Julho de 2008, 20:06:47
olá pessoal..
venho aqui humildemente pedir a ajuda de voces numa questao.
andei vendo umas foto por ai de longa exposicao e em algumas li que os cara usavam
5min. 10min. 18min. até 36min.
fiquei encabulado, pois na camera vai ate 30s.
tem o tal de "bulb" que eu li esses dias mais nao entendi direito pra que serve.
seria pra isso?

gostaria da ajuda de voces se possivel
valeu obrigado
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 11:17:19 por Kika Salem »
*Canon Eos 40D
*Canon 28-135mm IS USM
*Canon 50mm F1,8
*Filtro Hoya Polarizador
*Filtro Hoya UV
*Filtro Close Up +1 +2 +4
_______________________________________
www.flickr.com/photos/guilhermemelloo


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2008, 20:18:21
Bulb é a opção em que o obturador fica aberto enquanto o botão de disparo está pressionado.  Mesmo que neste caso, é sempre bom o uso de um controle remoto (funciona???? :ponder:) ou cabo disparador.
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2008, 20:19:04
É isso mesmo Guilherme, quando você coloca no BULB você define o tempo de exposição. De preferência usando um tripé e um controle, pois o mínimo de movimento pode tremer a foto. Tudo depende do efeito que você almeja.

P.S.: Respondi junto com o Fransergio.
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 20:24:17 por Kika Salem »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2008, 22:49:43
Os colegas já responderam à sua indagação. Só queria tentar ajudar mais um pouquinho, se é que vou fazê-lo corretamente. Se alguém perceber algum erro, por favor, me corrija.

Vamos colocar duas situações hipotéticas:

1 - Imagine que vc queira fotografar com abertura 5.6 e foi baixando a velocidade até 1s mas o fotômetro ainda acusa sub-exposição. Digamos que mudando de f/5.6 para f/4 a exposição fique correta, então, significa apenas um ponto a mais na exposição. Volte para a abertura desejada (f/5.6), coloque o obturador em B (bulb) e defina manualmente o tempo de exposição para 2 segundos. Como já dito, dispare e mantenha pressionado o botão até dar o tempo.

2 - Imagine que vc queira fotografar com a abertura máxima de sua câmera e esta seja, por exemplo, f/2. Tem na câmera um filme ISO 100, você já definiu a abertura, baixou a velocidade para 1s e ainda não deu na fotometria. Mudamdo a sensibilidade para ISO 200 ainda não dá. Mudando para ISO 400 a fotometria fica perfeita. Lembre-se que vc não está usando o filme 200 nem o 400. Isto significa dois pontos na abertura, mas como vc já está na abertura máxima, vc terá de compensar no tempo. Se o ISO 200 tivesse dado, então seria o dobro do tempo, ou seja, 2 segundos. Mas não deu, né?! Então, novamente o dobro do tempo, isto é, 4 segundos com ISO 100.

Exposições muito longas ou muito curtas provocam alterações no balanceamento de cores. Essa efeito é conhecido como FALHA DE RECIPROCIDADE (ou EFEITO DE RECIPROCIDADE). Pesquise a respeito desse tema.

Não sei se ajudei. A intenção é das melhores.

Abraço,

Braga.
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 22:51:56 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Ana Paula Assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2008, 22:51:54
Vlw por essas dicas pessoal


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2008, 23:03:20
O Braga, além de ser sempre atencioso, é também muito detalhista, no bom sentido, porque esclarece muito, sobretudo quando não se tem essas noções claras, ajudou inclusive a mim que fazia meio no olhômetro.  :ok:
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 23:03:59 por Kika Salem »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2008, 00:08:11
O Braga, além de ser sempre atencioso, é também muito detalhista, no bom sentido, porque esclarece muito, sobretudo quando não se tem essas noções claras, ajudou inclusive a mim que fazia meio no olhômetro.  :ok:

Eu também... na verdade eu sigo o que o Murilo (o rei das longas exposições  :worship: ) disse: que faz no "feeling" rs
Mas no caso das minhas não dão muito certo :\


Guilherme.AM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Guilherme Mello
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2008, 11:22:55
obrigado a todos pelas dicas. me ajudaram a esclarecer minha duvida quanto a longas exposições
de "x minutos" ...
agora eu tenho outra duvida. ouvi dizer que essas exposições de "minutos" danificam o CCD da camera.
isso seria verdade ou só um mito?

valeu moçadaa
*Canon Eos 40D
*Canon 28-135mm IS USM
*Canon 50mm F1,8
*Filtro Hoya Polarizador
*Filtro Hoya UV
*Filtro Close Up +1 +2 +4
_______________________________________
www.flickr.com/photos/guilhermemelloo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2008, 12:13:38
Até onde eu sei, quando você for fotografar em Bulb você tem que necessariamente utilizar foco manual, não autofocus, pra não danificar nada. De memória só lembro dessa restrição agora, mas no manual da câmera é possível que você encontre instruções nesse sentido, essas especificações técnicas de cuidados com o equipamento. Procurei aqui no meu e não encontrei pelo índice, vou ter que reler esse manual.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2008, 13:32:41
obrigado a todos pelas dicas. me ajudaram a esclarecer minha duvida quanto a longas exposições
de "x minutos" ...
agora eu tenho outra duvida. ouvi dizer que essas exposições de "minutos" danificam o CCD da camera.
isso seria verdade ou só um mito?

valeu moçadaa

Guilherme,

É verdade que todo mecanismo da CAM esquenta muito durante o modo Bulb, logicamente, dependendo do tempo de exposição. Há muitos boatos de que realmente este procedimento pode danificar o CCD, porém não sei precisar a veracidade das informações.
Quanto ao que a Kika disse, siga o conselho MF sempre em modo Bulb.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2008, 20:06:01
Eu também... na verdade eu sigo o que o Murilo (o rei das longas exposições  :worship: ) disse: que faz no "feeling" rs
Mas no caso das minhas não dão muito certo :\

Isso porque vc não fez o "pseudo mini flash ws de fotografias longa exposição" com o Murilo, eheheh

Qd fui a ultima vez pra Floripa, saimos algumas vezes a noite pra fotografar, e sairam umas bem boas, ehheheh

Mas já seguia mais ou menos, apenas fazendo correções atraves de calculo. Exemplo, queria fazer em ISO200, f8, então colocava em ISO 1600, f2.8 (ou outro proximo q a lente permitisse), fazia a medição, ai ajustava o tempo de cabeça pra abertura/iso desejados.

Já fiz exposiç˜åo muito boa de até 23min. Já tentei uma de 45min, mas o tapado aqui esqueceu de voltar o ISO, então já da praimaginar uma exposição de +/-45min em iso 1600, certo? eheheh
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2008, 21:23:41
huAHUahu Imagino a decepção quando viu a foto e ter pensado que perdeu 45mins rs

Mas eu tenho um problema que acho que é do cartão de memória (marca vagabunda rs) ou da câmera (ou dos dois :P)
Quando faço uma exposição de 30s, por exemplo... a câmera demora mais 30s pra exibir a foto. Antes fica ocupada, não bate foto, não acessa o menu, não faz nada.
Será que mudando o cartão de memória isso muda?


druso

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2008, 21:31:07
fiquei curioso p/ ver os resultados de longa exposição.
Se tiver posta algumas p/ gente analisar.

Abraço,
druso


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2008, 00:17:40
E por falar em longa exposição, acabei de escanear uma hoje que fiz com a câmera do meu sobrinho, uma CANON EOS 500, usei filme KODAK Profissional ISO 100, mas não lembro quanto tempo de exposição que deu, é que aconteceram uns imprevistos, tipo: aqui (Taió SC dá muita neblina, tinha deixado mais de trinta minutos em BULB no tripé com controle remoto que eu mesmo construí seguindo o tutorial aqui do MF mesmo), quando fui ver já estava escorrendo orvalho no filtro UV, aí limpei fiz outra e essa mandei revelar e escaneei, consertei um pouco no Ps, mas tá aí pra criticarem, sugerirem...



É isso que consegui, mas pretendo melhorar, claro só quando o verão chegar...
por enquanto não tem jeito, a neblina não deixa.

Essa foto talvez tenha uns 60 minutos de duração, mas não posso afirmar, por que ao todo fiz umas 5 ou 6, e só essa aí que deu pra aproveitar.

Um abraço "celestial"!


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2008, 01:22:37
conrad, essa foto é das estrelas se ''mechendo''?? no deu pra entender mto o  q é..,
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito