Autor Tópico: Comparar MTF de lentes, alguém poderia me ajudar, por favor ?  (Lida 1467 vezes)

matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Olá a todos,

Será que alguém poderia me ajudar a comparar o MTF de três lentes Olympus X Tamron ?

Eu perguntei lá no fórum dpreview e me juraram que a 14-54 da Olympus é melhor em nitidez(o que eu mais desejo). Mas eu perguntei no fórum Olympus, então dá pra desconfiar.

Eu gostaria da opnião do alto nível aqui do fórum, mas sem levar em consideração a marca, por favor, dizer que é melhor simplesmente não vai me ajudar, eu gostaria de aprender a ler os gráficos e que alguém pudesse fazer algum comentário sobre os mesmos. Na leitura eu não sei qual é a linha da nitidez e qual é a do contraste  :(

As lentes são:
Olympus 14-42 (kit)
Olympus 14-54 ($374)
Olympus 12-60 ($899)
Tamron  17-50 ($420 - não é pra Olympus, essa seria pra usar em uma A300).




14-42


14-54


12-60


O mtf da tamron eu não encontrei, será que alguém teria pra me passar ?


abraços e obrigado.
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 14:00:40 por matusalem »
[Cameraless !]


Leo.Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2008, 10:10:07
Isto aqui te ajuda?

http://photovision.com.br/index.php?PVIS=show_help.php&hlp=7

Obrigado pela resposta Leandro.

Eu já tinha dado uma olhada nessa página, depois de algumas pesquisas. Mas eu gostaria de saber se é confiável comparar duas ou mais lentes apenas visualizando os gráficos.

A minha "necessidade" é a nitidez da lente por isso gostaria de saber se é só dar uma olhada no gráfico e passar com a lente no caixa ;)


abraços.
[Cameraless !]


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2008, 12:00:33
Matusalem,

Devemos ter cuidado ao avaliar o MTF das lentes, pois cada teste é feito com uma câmera diferente, com resoluções diferentes. Por exemplo um MTF de uma lente feito com uma câmera de 20Mp será diferente ao feito por uma de 10Mp.

O que costumo avaliar nos gráficos MTF são as características das curvas e não os valores de nitidez. Se vc notar na linha horizontal, temos a distância do centro óptico até as bordas da lente, ou seja, quanto mais cair o gráfico menos nitidez a lente terá nas bordas, por isso que a óptica em APS é superior ao FF, pois a parte pior da óptica (bordas) são cortadas....Se vc avaliar os seus gráficos a lente mais cara é justamente a que tem a cura mais horizontal.

Uma outra característica importante é a curva de aberração cromática...

Valeu

 


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2008, 17:40:27
por isso que a óptica em APS é superior ao FF, pois a parte pior da óptica (bordas) são cortadas...

Leandro, essa ‘superioridade da ótica’ que vc mencionou não se aplica às lentes que o nosso amigo ‘matusalem’ está pesquisando, pois elas são projetadas especificamente para o sistema quatro terços ou para o APS.

Sua idéia procede para lentes projetadas para FF, onde as bordas da lente não são, digamos, aproveitadas quando o formato da mídia é menor.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2008, 19:30:21
Heber,

Na verdade eu estou querendo exemplificar que numa lente FF a diferença de nitidez entre a borda e o centro é maior que no APS e no 4/3. Se estas lentes Oly pudessem ser aplicadas em mídias maiores, a curva continuaria caindo do lado direito.

Valeu
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 19:45:06 por Leandro Federsoni »