Autor Tópico: Como e quando puxar o ISO?  (Lida 6523 vezes)

talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Online: 27 de Julho de 2005, 11:53:38
Já vi em alguns lugares sobre essa técnica de "puxar" o ISO. Por exemplo, tirando fotos com um filmes ISO 400 e "puxado" pra 1600.

Como é feito isso? Na revelação? Isso seria o ISO extendido das digitais?

Vou tirar fotos usando o filme PB Tri-X 400, da Kodak, e buscando informações no site vi q ele pode ser "puxado" até 1600, subexpondo 2 pontos na hora de bater a foto, com a vantagem que ele da mais contraste, sem perder textura nas baixas luzes, com a desvantagem (no meu caso vantagem, já que eu gosto) de aumentar a granulação.

Gostaria de experimentar isso. Alguem conhece a técnica e já usou?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2005, 12:06:10
Tales, fácil.
Voce "engana" a câmera dizendo que o seu filme tem um ISO 1600 ao invés de 400. Então vai ser feita uma subexposição proposital de 2 pontos. Na hora da revelação voce avisa no laboratório que o filme foi "puxado" 2 pontos, então aumento a tempo de revelação. Custa mais do que a revelação convencional.
Aí voce vai ver o que é grão...

Este foi o meu post 500  :D  :D  :D  :D  
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 12:07:41 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2005, 12:48:01
Isso é muito comum com negativos, pois aproveita a latitude do filme, porém não é ideal, pq a exposição ocorre fora do pico de saturação máximo do filme :)
No digital isso não faz muito sentido, mesmo porque a latitude já não é lá muito grande na maioria.

E por fim. Sim, isso é o que é feito no ISO extendido, mas a câmera já puxa no próprio software dela. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2005, 13:57:57
Eu já fazia idéia de que não era ideal, mas já vi algumas fotos assim e deu uma caracteristica que eu gosto. Vou puxar 1 ponto :-p

Paulo, no site da kodak com as espec do filme diz que pode ser puxado até 3200, mas ai com perda de detalhe nas sombras e muito grao. E que pra puxar pra 800, nem precisa mudar nada na revelação.

" Because of the film's exposure latitude, you can underexpose by one stop at EI800 and use normal processing times. Prints will show a slight loss in shadow detail.

You can underexpose by two stops at EI1600 if you increase development time by push processing. Prints will show an increase in contrast and graininess with additional loss of shadow detail. However, the results will be acceptable for many applications.

You can underexpose by three stops at EI3200 if you increase development time by push processing. Prints will show an increase in contrast and graininess with further loss of shadow detail. However, the results will be acceptable for many applications. We recommend exposing a test roll to determine the film speed that will give the best results for your application.

Following are starting-point recommendations to produce a contrast Index of0.72 (representative of a 2-stop push). "

Vou puxar 1 ponto por enquanto, já que estou experimentando :P
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2005, 14:17:29
Manda ver e depois posta aqui as fotos.
Não esqueça dos filtros, vermelho e amarelo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2005, 14:32:13
Uso os dois ao mesmo tempo? só tava pensando no vermelho?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2005, 15:07:53
Um de cada vez.
Eu particularmente gosto muito do efeito do filtro vermelho em dias de céu bem azul.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2005, 16:28:58
cara, eu já puxei filme várias vezes e gosto mto do resultado ;o)
fotos em PB com alto contraste e muitos grãos, acho lindas!
Mas é gosto né?
 :D

e como rola isso de puxar digitalmente no raw? vi alguém comentando por aqui que rola puxar de 1600 pra 3200 na 300D.. como eu faço? Me interessa.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2005, 17:41:24
Citar
e como rola isso de puxar digitalmente no raw? vi alguém comentando por aqui que rola puxar de 1600 pra 3200 na 300D.. como eu faço? Me interessa.
Fotografa em ISO 1600 e quando for processar o RAW "puxa" a compensação de exposição em 1 ponto, passando a 3200.
Ou então instala o hack, fotografa em 3200 e puxa para 6400  <_<  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


riguetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2005, 17:51:55
Citar
Já vi em alguns lugares sobre essa técnica de "puxar" o ISO. Por exemplo, tirando fotos com um filmes ISO 400 e "puxado" pra 1600.

Como é feito isso? Na revelação? Isso seria o ISO extendido das digitais?

Vou tirar fotos usando o filme PB Tri-X 400, da Kodak, e buscando informações no site vi q ele pode ser "puxado" até 1600, subexpondo 2 pontos na hora de bater a foto, com a vantagem que ele da mais contraste, sem perder textura nas baixas luzes, com a desvantagem (no meu caso vantagem, já que eu gosto) de aumentar a granulação.

Gostaria de experimentar isso. Alguem conhece a técnica e já usou?
http://www.riguetti.com.br/imagem/mulher.jpg
http://www.riguetti.com.br/imagem/homem.jpg

ISO 400 puxado para 3200.

Abraço
Guilherme Riguetti - Fotografia com estilo e atitude
Campinas - São Paulo
www.riguetti.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2005, 18:19:53
Citar
Citar
e como rola isso de puxar digitalmente no raw? vi alguém comentando por aqui que rola puxar de 1600 pra 3200 na 300D.. como eu faço? Me interessa.
Fotografa em ISO 1600 e quando for processar o RAW "puxa" a compensação de exposição em 1 ponto, passando a 3200.
Ou então instala o hack, fotografa em 3200 e puxa para 6400  <_<
O iso Expandido das Canon já é puxado, por isso que requer um comando para acionar ;)
O sensor vai até ISO 1600 de sensibilidade, para o 3200 é puxado no RAW mesmo como fazemos no software, mas a própria câmera já faz no arquivo ;)
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 18:20:47 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2005, 18:35:44
Exemplo de "puxada" em RAW.
Foi feita com a câmera na mão, então não adianta olhar "sharpness" porque acho que tremeu um pouco. E só para ver o como fica o processamento. Tentei igualar o histograma.


 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2005, 18:50:46
Eita doidera! Fiz isso sem saber :P

Leo, nas minhas fotos do WS teve farias q eu subexpus de proposito e depois compensei na conversão do raw, dando em agumas +1 EV na conversão. Isso seria a puxada?

Todas, se não me engano, foram tiradas em ISO 100. Teve até uma que eu compensei +3EV na conversão, porque fotometrei errado. Isso significa que se eu fotografei em ISO 100, eu puxei sem saber pra ISO 800?

Paulo, o que é esse EC? sigla pra compensação de exposição?
« Última modificação: 27 de Julho de 2005, 18:52:55 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2005, 18:57:31
Voce deu uma puxada, mas por outras razões.
Geralmente se uso isto quando voce não tem luz suficiente e quer tirar a foto com a câmera na mão, por exemplo. A puxada aumenta o ruído, mas é melhor foto com ruído que nenhuma foto.
EC = exposure compensation
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2005, 19:05:33
Como já foi dito vc puxou... :)
Efeitos colaterais:
Maior ruído, menor número de cores.
Menor saturação das cores.
Lembra quanto eu falei de latitude no WS e as condições de saturação do sensor? ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.