Autor Tópico: Rebatedor X Difusor  (Lida 24829 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2008, 22:47:48
Para fotos externas, aonde o fundo é muito mais claro que a pessoa (nas sombras) e precisamos de um flash de preenchimento, seria melhor o rebatedor ou o difusor ??

Vlw a todos

As nikons são muito boas para uso de flash (as melhores de fato) e em luz de preenchimento até consigo resultados bem naturais com ele mesmo direto, mas para mim o ideal é o rebatedor de cartolina preso no flash.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2008, 02:16:21
Com um pedaço de E.V.A. preso ao flash, tb concegue ótimos resultados, é incômodo por e tirar, mas com o tempo pega as manhas.....
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


Paulo Sassarrão

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
    • http://www.paulosassarrao.com.br
Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:02:59
Tbem uso a famosa taça de sorvete(Lightspere) e as fotos ficam ótimas,com uma luz bem suave.
Um detalhe,você tem que abrir + 1 ponto senão as fotos saem subspostas.
referente ao consumo de pilhas,não vejo problemas pois é só comprar um jogo ou mais de pilhas recarregáveis.
Paulo Sassarrão
CANON
São Paulo- S.P
F:(011)98366-0003/(011)7786-3826  ID 125*89962
paulo@paulosassarrao.com.br
www.paulosassarrao.com.br


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Setembro de 2008, 09:57:19
Tem que abrir mais um ponto na abertura? ou é melhor ajustar a exposição do flash para +1??
César


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2008, 14:29:44
Ué, Paulo! Não precisa compensar em Flash TTL em condições normais. Ele vai calcular já levando em conta a menor quantidade de luz disponibilizada pelo acessório e na hora da foto vai mandar o flash mais potente.
Isso q vc tá falando tá errado....

*De repente vc usa Canon q tem um dos piores sistemas de flash :assobi:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2008, 14:36:20 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


cesarwxy

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2008, 18:58:49
como que funciona extamante o pre flash que o flash dispara??

ele já compeça a exposição caso o flash esteja a 90 graus ou a 45 graus e/ou esteja usando um difusor??
« Última modificação: 07 de Outubro de 2008, 18:59:08 por cesarwxy »
César


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #21 Online: 08 de Outubro de 2008, 09:23:44
como que funciona extamante o pre flash que o flash dispara??

ele já compeça a exposição caso o flash esteja a 90 graus ou a 45 graus e/ou esteja usando um difusor??

A lógica é muito simples.

O flash dispara um pré-flash para calcular a potência necessária para o flash principal.  Em baixa velocidade o pré-flash não é percebido, mas pode se regular a máquina para velocidade baixa (2 segundo por exemplo) e flash na 2o é possível ver a ação do pré-flash.

Não importa para onde você aponta o flash.  O pré-flash calculará sempre a potência necessária, ou seja, a luz o pré-flash deverá chegar ao objeto do primeiro plano.. quanto mais "difícil" for para o pré-flash, maior a potência do flash.  Por isto que fotos rebatidas ou com difusor "comem" mais pilha do que fotos diretas.

Com relação a questão da foto sair sub-exposta usando o difusor (apresentado pelo Paulo).  O flash sempre fará o primeiro plano ficar com a exposição "correta", ou seja, EV=0.  Vamos imaginar que o assunto é exposto somente pela luz do flash; o mesmo não provoque  erro de fotometria (assunto preto e branco, por exemplo); carga do flash está completa; distância entre o máquina-flash e assunto compatíveis; abertura compatível.  Ao fotografa-lo você tem a sensação que a imagem está sub-exposta, mas na realidade é que o sensor da máquina calcula o EV0 naquele brilho.  Se a imagem for feita para outra fonte de luz, com regulagem de EV0, ela terá o mesmo brilho.

 :ok:
 
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:35:31
1º Passo é iluminar o ambiente da melhor maneira possível, acender lampadas, abajoures;
2º Passo é usar uma combinação de velocidade e abertura que te permita aproveitar o máximo dessa luz;
3º Passo é identificar algo que possa rebater o flash expandindo a área de emissão, como uma parede, o teto;

Opções ao 3º Passo podem ser também, usar um difusor, um modificador, como uma sombrinha, um hazy... Usei o exemplo da parede porque é o que sempre prefiro para essas ocasiões.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2008, 23:44:16
pois é, como eu disse o ligthspeere quebra um bom galho, mas vai depender da situação...em pés-direito baixos por exemplo eu tiro tudo de frente do flash, boto ele para cima e rebato no teto o evento todo...mas isso é raro acontecer...não é todo cerimonial/casa de festa que te dá essa facilidade... :ok:


ssapao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:52:47
Para fotos externas, aonde o fundo é muito mais claro que a pessoa (nas sombras) e precisamos de um flash de preenchimento, seria melhor o rebatedor ou o difusor ??

Vlw a todos

faço desta a minha pergunta
André Luís Oliveira

Canon S5 + Canon 350D XT + Canon 40D + 18-55 IS + 50mm 1.8 + Flash 430EXII


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 14:52:38
faço desta a minha pergunta

Nesta situação os dois são praticamente iguais.  O importante é acertar a fotometria para que o flash saia de preenchimento.

Se usar o difusor, não coloque o flash direto no assunto e não fique muito próximo, caso contrário terá um efeito semelhante ao flash direto.
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


ssapao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #26 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 14:59:40
o flash é de preenchimento conforme você faz a fotometria da foto, é isso?

ou seja, com fundo claro e assunto escuro, se eu focar no assunto, o fundo ficará superexposto
mas se eu focar no fundo, o assunto ficará escuro e daí sim o flash preencherá esse escuro?
André Luís Oliveira

Canon S5 + Canon 350D XT + Canon 40D + 18-55 IS + 50mm 1.8 + Flash 430EXII


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #27 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 15:31:55
Utilizo meu "potinho" e´ meio incoveniente, mas faz diferenca.
E gosto dele.

E detalhe e muito barato. hahah

Abracos
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


FAUKS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
    • http://
Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 10:59:22
Olá

Se tiver equip. nikon, tente primeiro com o difusor próprio do flash.
Acho que já dá um resultado legal.

Se não tiver o próprio difusor do flash, acho que um lighsphere fica mais barato.

At

Fabio



MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:19:53
Olá

Se tiver equip. nikon, tente primeiro com o difusor próprio do flash.
Acho que já dá um resultado legal.

Se não tiver o próprio difusor do flash, acho que um lighsphere fica mais barato.

At

Fabio



Um pedaço da mesma largura de papel, cartolina, ou qualquer superfície branca que rebata a luz pode ser usado como rebatedor, (já usei preto, rosa).
Use elástico e coloque na cabeça do flash.

Fiz um rebatedor e um difusor em formato de caixa com aquelas pastas plásticas de escitório. Usei uma branca, por ser de uma cor leitosa, parece com outros difusores do mercado. Cola quente para colar as paredes. Funciona muito bem.

abraços
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf