Autor Tópico: [BIBLIOTECA] Livros sobre fotografia  (Lida 21360 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Julho de 2008, 12:48:38
[EDIT: ESSE TÓPICO EXPANDIU AS PRETENSÕES INICIAIS DE DIVULGAÇÃO DE UMA COLEÇÃO ESGOTADA E HOJE É DESTINADO A REUNIR UM NÚMERO EXPRESSIVO DE MATERIAL DIDÁTICO E MANUAIS TÉCNICOS SOBRE FOTOGRAFIA EM GERAL, SEJAM RECÉM-PUBLICADOS OU MAIS ANTIGOS]



Seguindo a máxima franciscana "É dando que se recebe", vim aqui compartilhar um material que ganhei com aqueles que não conhecem ou com aqueles que conhecem e têm algum comentário a fazer sobre a coleção.
De modo geral, as pessoas costumam juntar coisas que nem sempre usam. Com o tempo, esse material tem dois destinos: o lixo ou a doação. Nesse caso eu fui contemplada com a doação do "Curso completo de fotografia", da "Série Prática", publicada pela editora Rio Gráfica, em 1981.
Esses materiais antigos são ótimos, pois costumam ser bem completos, não que os atuais não sejam, mas são diferentes. Também por ser um material antigo, ele encontra-se esgotado, mas é possível encontrá-lo em sites e sebos como o Mercado Livre e o Estante Virtual.
A coleção inteira é composta por seis volumes que têm o formato de revista, mas com um acabamento muito melhor.

Os seis volumes são:



« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 19:48:06 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 13:07:54
Srta Kika,

Excelente a dica. Conheço e recomendo esta série, pois usei o de Esportes.
É muito bom quem quer aprender sobre a fina arte ter contato com materiais desse tipo, pois eles trazem os conceitos aplicados no filme que são, no meu entender, fundamentais no aprendizado fotográfico.

Abs e obrigado por compartilhar.

Vc faz jus às estrelinhas viu? Pois é de uma generosidade ímpar com toda a comunidade!!! rs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2008, 22:56:59
Interessante que em livros como esses, por vezes, a gente acaba extraindo coisas não percebidas numa leitura imediatamente anterior.

Curioso isso, pois já vi gente renomada na área da fotografia, recorrer a obras como essa para fins de pesquisa. Lembro-me de um amigo que tinha um antigo livro de fotografia que, em certa ocasião, e me falou que precisava fazer uma foto parecida com a que ele tinha visto numa de suas leituras. Fiquei meio cético a respeito da seriedade dessa busca, mas, ao final, ele encontrou o que procurava e "devorou" aquela página como que faminto por informação. Infelizmente, não pude ver a tal foto que ele foi fazer depois.

O que me prende nessa história é o fato de uma pessoa experiente ter a humildade de garimpar informação dessa maneira.
-22.352971,-48.775582


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2008, 23:24:17
Que coleção bonita, Kika! Eu particularmente não conheço pessoalmente, mas deve ter muita coisa interessante!!!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2008, 02:33:06
Preciso urgentemente de "Como fotografar gente" rs
Na verdade preciso de todos, mas sempre tive problemas em fotografar pessoas  :doh:

É porque eu sou um tanto quanto preguiçoso para ler, mas mesmo assim a mão coça toda vez que entro em um sebo. Quase sempre tem coisas muito boas!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2008, 10:14:39
Preciso urgentemente de "Como fotografar gente" rs
Na verdade preciso de todos, mas sempre tive problemas em fotografar pessoas  :doh:

É porque eu sou um tanto quanto preguiçoso para ler, mas mesmo assim a mão coça toda vez que entro em um sebo. Quase sempre tem coisas muito boas!

Meu problema é de outra ordem Pedro. Mas eu procuro superá-lo, assim como agregar novos interesses. Também nunca contento-me com uma só fonte, o legal é cruzar informações. A princípio, fica uma busca meio frenética, mas que tende a se organizar aos poucos.
O de fotografar gente, que foi o primeiro que eu me interessei e já estou lendo algumas partes, segue uma apresentação cronológica, das fases da vida. Começa falando sobre como fotografar bebês, crianças, passando por brincadeiras, shows, trabalho até chegar aos retratos.
A série toda tem muitas ilustrações.
A pessoa que tinha a série e me doou é muito caprichosa/cuidadosa. Ela veio até com o encarte. Veja abaixo.







Ganhei também dois exemplares do Curso de Fotografia Planeta, mas são só os números Apresentação e Unidade 1. Como está incompleta, nem compensa escanear.
De qualquer forma , são 80 unidades, divididos por temáticas.
Tecnologia é tratada da unidade 1 a 80.
Composição da 1 a 40.
Iluminação da 1 a 30.
Laboratório da 41 a 80.
Fotografia profissional da 31-80.
História da fotografia da 1 a 60.
Gêneros tradicionais da 61 a 80.



Agora, a grande doação foi mesmo a segunda edição do livro "Tudo sobre fotografia", de Michael Busselle. Ganhei o ano.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2008, 10:26:58
Eu aceito doações assim também gente!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Jonasrs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 21:43:26
esse livro do Michael Bussele é otimo!
Powered by Nikon D40 and Canon A430
http://www.flickr.com/photos/jonasrs


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2008, 23:29:57
Hoje mais dois módulos entraram para a coleção: Viagens e Natureza!!! huhuhuh ..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 20:08:17
Hoje mais dois módulos entraram para a coleção: Viagens e Natureza!!! huhuhuh ..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Então falta só mais três, é isso?

***

Bem, respondendo à dúvida do colega que me enviou MP e aos demais que podem ter a mesma dúvida.

Postei a coleção para apresentá-la aos colegas do fórum, sobretudo aqueles mais jovens que, em 1981, não tinham nascido ou eram bebês e crianças como eu. Não pensei na hipótese de escaneá-la por dois motivos: 1) ando com muito trabalho e 2) porque, como elas tem formato revista, se eu abrir demais elas vão desmoronar. Emprestar nem pensar, sou muito cuidadosa com as minhas coisas e meio chata também, por isso só empresto pra quem conheço há décadas. Ou seja, caí em contradição, não sou tão franciscana assim. kkkkkkkkkkkkk

Mas tem uma segunda opção e bem mais viável. No site "Estante virtual" tem muita gente que vende a coleção inteira ou os exemplares individuais a partir de uma merreca de 7, 8 reais, procurando bem acha até por 5 reais. Então, acho que vale a pena ir comprando os exemplares que mais lhe interessam e quem sabe fechar a coleção com o tempo. Assim também você pode avaliar o conteúdo da coleção e dá tempo para assimilar as informações de cada exemplar.

Está aqui o site "Estante virtual", com as ofertas da coleção (inteira ou fragmentada):
Busca por "curso completo de fotografia":
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?inicio=31&groupby=no&orderby=autor%20(A-Z)&pchave=%2Bcurso%20%2Bcompleto%20%2Bde%20%2Bfotografia&alvo=autor%20ou%20titulo&localidade=&estante=(todas%20estantes)&section=&multiplos_autores=&memoria_queries=autor%20ou%20titulo%201v1%20%2Bcurso%20%2Bcompleto%20%2Bde%20%2Bfotografia&refinar=0 (têm referências que não são da mesma coleção)

Busca por "como fotografar...":
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=como+fotografar&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=autor+ou+titulo (também têm referências que não são da mesma coleção)

Bem, é isso.

P.S.:
Eu não sei bem se agradeço ou não ao Carlos por ter me apresentado esse site.  :D

Sabe que me surgiu uma dúvida importante e gostaria de tirar com os moderadores. Existe algum impedimento em postar material esgotado no fórum? Não lembro se a lei de direitos autorais, que é bem nebulosa, trata de obras esgotadas.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 20:37:18 por Kika Salem »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2008, 23:48:05
E já que a Kika ressuscitou as raridades...
Tenho esta coleção desde a época que foi lançada e mais...



são bem legais. O livrão da LIFE é de 1978 e a revista da Kodak é perto dessa data


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2008, 00:23:16
Legal Wellington!
Essa eu nunca tinha visto nem ouvido falar.

A gente podia promover uma seleção de raridades entre os manuais de fotografia, aqui nesse tópico. A sua referência, até agora, é a mais antiga (1978). Será que alguém tem uma mais antiga ainda? Vamos aguardar.

Se não tiver também, poste as que tem.

Boa essa, dependendo do desenvolvimento do tópico podemos editar o nome dele para um mais geral.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 10:45:30 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:46:14
Mais uma referência sobre o assunto: Curso de Fotografia Planeta.

Essa coleção é mais recente do que as citada acima, foi lançada em 1997.

Ao todo, são 80 unidades divididas por temáticas:
- Tecnologia é tratada da unidade 1 a 80.
- Composição da 1 a 40.
- Iluminação da 1 a 30.
- Laboratório da 41 a 80.
- Fotografia profissional da 31 a 80.
- História da fotografia da 1 a 60.
- Gêneros tradicionais da 61 a 80.

Abaixo, uma pequena amostragem que apresenta a coleção, disponível no primeiro volume, de um total de 80 exemplares. Vamos ver se dá pra ler.

Capa:


Apresentação:


Estrutura do curso:


Exemplo de três das sete unidades:
Composição


História da Fotografia


Gêneros tradicionais


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2008, 14:45:46
[EDIT: TÓPICO UNIDO PELA MODERAÇÃO DA SALA POR CONTER ASSUNTO AFIM]



Fala pessoal!


Depois de pesquisar muito sobre livros de fotografia no estilo técnico-teórico, gostaria de deixar uma dica aos que estão começando na fotografia assim como eu. Estou lendo um livro fantástico que se chama "O novo manual de fotografia", de John Hedgecoe (editora Senac/São Paulo).
Estou aprendendo muitas coisas que me pergunto na prática e acho que pra quem tá afim de mergulhar na fotograia é um livro bem bacana!
Os amigos do fórum mais verteranos acho que devem conhecer, será que podem confirmar a minha constatação?

Abço a todos!

« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 19:49:27 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2008, 15:08:17
Olá Neiberg!

Prazer em conhecê-lo, bem-vindo ao fórum.

Sua indicação é realmente valiosa, todos que conhecem gostam muito desse manual/autor.

A propósito, tudo bem se eu unir seu tópico a um específico de manuais?
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24636.msg235027#msg235027