Autor Tópico: Dicas para passarela  (Lida 2702 vezes)

Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Online: 16 de Julho de 2008, 14:31:49
Bom galera apareceu um 'bico' pra fazer, o evento será um concurso da Rainha do Rodeio :D onde serão 10 garotas que irão desfilar de biquini e depois com traje country, a passarela é em 'T' ..... terá outro fotógrafo e eu apenas, o outro é profissional irá fazer tanto passarela quanto convidados

ainda não fui ver o local para ver como é a iluminação, meu medo é minha lente ser muito escura

li vários tópicos pegando algumas dicas do Leo Terra e outros que já fizeram passarela

eu tenho uma Sony A200 com as lentes do kit AF/DT 18-70mm (f/3.5-5.6) e AF/D 70-300mm (f/4.5-5.6)

será que dão conta do recado ???
como será um desfile das garotas e não de moda.... fazer fotos mais cheias (1/2 corpo) é válido ???
a passarela é em T diferente das passarelas de um SPFW onde os fotógrafos ficam na ponta, nesse tipo de passarela onde geralmente os fotógrafos se posicionam ?

toda dica é válida


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 14:52:21
Se for indoor, realmente vc poderá sofrer com as suas objetivas que não são claras. Se for outdoor e durante o dia, ai vc conseguirá trabalhar com mais tranquilidade.
A dica é ISO alto e RAW!

Eu faria tanto fotos mais cheias quanto de corpo inteiro.

Em relação ao posicionamento, acredito que vc deva tentar variar, pois ficar de frente para o T é importante (foto clássica), porém ousar em ângulos mais na diagonal (nas esquinas do T) poderão te dar imagens diferenciadas e talvez com uma luz mais interessante também.

Visite o local antes Coxão, é importantíssimo saber aonde estará pisando, ou melhor, fotografando.. rs

Boa sorte!

Abs
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 14:52:48 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2008, 15:10:00
Tenta pegar emorestado uma lente mais clara... até uma 50mm 1.8 salva o mundo em algumas situações.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2008, 17:26:02
Olha, se vc usar um bom flash e um bom difusor, talvez nem precise se preocupar tanto com lentes claras. Mas tenha pilhas em mãos!!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2008, 18:01:20
Olha, se vc usar um bom flash e um bom difusor, talvez nem precise se preocupar tanto com lentes claras. Mas tenha pilhas em mãos!!
Flash em show, desfile e teatro não é usado. Flash só em eventos sociais.  :ok:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2008, 03:27:10
Em relação ao seu posicionamento durante o trabalho, vale conversar com o pessoal que coordena o desfile para saber o trajeto das moças, uma vez que eles, geralmente, são pré-determinados, o que pode resultar em algumas boas idéias ante-desfile.

Boa sorte e não deixe de nos atualizar com o resultado!


Abraço!

Noel Thomas


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2008, 19:04:02
Um dia batendo papo com o Léo Terra em BH, quando ele veio dar o Workshop, me deu várias dicas legais sobre fotos de passarela e contou um pouco da sua experiência na área. vou reportar o que ele me disse que achei interessante:

As melhores fotos de desfiles são dos fotógrafos que fazem eixo de passarela, ou seja, de corpo inteiro. São aqueles que já são conhecidos e tarimbados e fotografam há anos para agências de notícias, etc... Geralmente eles se posicionam na frente da passarela e pegam a modelo em linha reta vindo em sua direção.

Uma outra modalidade, que é a mais simples de todas, são as fotos em plano americano, realizadas pelos fotógrafos que ainda estão iniciando no ramo dos desfiles. Eles pegam as laterais, portanto só conseguem fotos boas quando cortam as pernas das modelos (por causa do ângulo de visão deles), por isso o plano americano (das coxas para cima).

E a última modalidade, que são as fotos de detalhes, como jóias, sapatos, um detalhe da roupa da modelo aqui, outro ali. São feitos por fotógrafos que usam suas 300mm, 400mm, etc... tudo para pegar só os detalhes importantes dos desfiles.

No seu caso, acho que deve preferir o plano americano, pois "enche" mais a cena e não corre o risco de errar demais nas fotos do tipo "eixo de passarela". Use o foco no modo "servo" e suba o iso para poder fazer fotos sem flash e pegar a luz ambiente. O ideal seria um lente tipo 18-135mm, mas com o que você tem, eu ía de 18-70 em f/3.5 sempre.

Espero ter ajudado!
Abraços,



Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2008, 15:30:18
Se for indoor, realmente vc poderá sofrer com as suas objetivas que não são claras. Se for outdoor e durante o dia, ai vc conseguirá trabalhar com mais tranquilidade.
A dica é ISO alto e RAW!

Eu faria tanto fotos mais cheias quanto de corpo inteiro.

Em relação ao posicionamento, acredito que vc deva tentar variar, pois ficar de frente para o T é importante (foto clássica), porém ousar em ângulos mais na diagonal (nas esquinas do T) poderão te dar imagens diferenciadas e talvez com uma luz mais interessante também.

Visite o local antes Coxão, é importantíssimo saber aonde estará pisando, ou melhor, fotografando.. rs

Boa sorte!

Abs

Chello muito obrigado pelas dicas, a sua dica e do Beto sobre o posicionamento abriram bastante minha cabeça....

mas fotografar em RAW ???
ainda não testei a A200 usando o RAW em fotos sequenciais...será que ela aguentaria o "tranco" ? alé do peso do RAW..


Tenta pegar emorestado uma lente mais clara... até uma 50mm 1.8 salva o mundo em algumas situações.

o difícil é achar alguém com Sony ou Minolta por aqui

Em relação ao seu posicionamento durante o trabalho, vale conversar com o pessoal que coordena o desfile para saber o trajeto das moças, uma vez que eles, geralmente, são pré-determinados, o que pode resultar em algumas boas idéias ante-desfile.

Boa sorte e não deixe de nos atualizar com o resultado!

Abraço!

Noel Thomas

ixe o pessoal do desfile está mais perdido que cego em tiroteio hehehe..... esse ano que resolveram investir em acessoria e tal, depois de 25 anos de evento resolveram investir
mais vou tentar ir lá antes e conversar com o pessoal sim, pode deixar... valeu a dica

Um dia batendo papo com o Léo Terra em BH, quando ele veio dar o Workshop, me deu várias dicas legais sobre fotos de passarela e contou um pouco da sua experiência na área. vou reportar o que ele me disse que achei interessante:

As melhores fotos de desfiles são dos fotógrafos que fazem eixo de passarela, ou seja, de corpo inteiro. São aqueles que já são conhecidos e tarimbados e fotografam há anos para agências de notícias, etc... Geralmente eles se posicionam na frente da passarela e pegam a modelo em linha reta vindo em sua direção.

Uma outra modalidade, que é a mais simples de todas, são as fotos em plano americano, realizadas pelos fotógrafos que ainda estão iniciando no ramo dos desfiles. Eles pegam as laterais, portanto só conseguem fotos boas quando cortam as pernas das modelos (por causa do ângulo de visão deles), por isso o plano americano (das coxas para cima).

E a última modalidade, que são as fotos de detalhes, como jóias, sapatos, um detalhe da roupa da modelo aqui, outro ali. São feitos por fotógrafos que usam suas 300mm, 400mm, etc... tudo para pegar só os detalhes importantes dos desfiles.

No seu caso, acho que deve preferir o plano americano, pois "enche" mais a cena e não corre o risco de errar demais nas fotos do tipo "eixo de passarela". Use o foco no modo "servo" e suba o iso para poder fazer fotos sem flash e pegar a luz ambiente. O ideal seria um lente tipo 18-135mm, mas com o que você tem, eu ía de 18-70 em f/3.5 sempre.

Espero ter ajudado!
Abraços,

Beto tu não sabe como essas dicas me ajudaram...... essa do eixo de passarela vai depender muito de como será a passarela lá...
minha preocupação mesmo é se o lugar for muito escuro, pois fui fazer um estudio esses dias com uns amigos só de treino.... como eu sofri
a lente era muito escura, tinha que sacrificar no ISO o qual deixou a maioria das fotos (90%) granulada............pelo que conversei com o pessoal do evento
vai ter uma iluminação boa no local, uma rodeando a passarela, outras por cima da passarela.... espero que esteja bem iluminada

e uma 18-135mm seria muito boa pois eu poderia fazer mais aberta (eixo) e ao mesmo tempo close (p.americano)


...


desculpa a demora para responder, estava viajando só cheguei ontem..... muito obrigado por todas as dicas, agora é aguardar o dia chegar :D


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2008, 21:12:57
Chello muito obrigado pelas dicas, a sua dica e do Beto sobre o posicionamento abriram bastante minha cabeça....

mas fotografar em RAW ???
ainda não testei a A200 usando o RAW em fotos sequenciais...será que ela aguentaria o "tranco" ? alé do peso do RAW..

Coxão, creio que a A200 aguenta sim, e se não me falha a memória cada arquivo RAW corresponde aos parâmetros de L do jpeg da A200 o que dá cerca de 10MB por arquivo. Assim, basta vc ter cartão disponível (leve uns 2 no mínimo) e não terá problemas.
Cara, se fizer no RAW terá muito mais controle no pós e possibilidade de recuperar alguma coisa que tenha escapado durante o evento.

Boa sorte e nos mostre o resultado!

Abs
« Última modificação: 22 de Julho de 2008, 21:13:44 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedrozo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2008, 23:50:02
Qual é o Delay e em quanto tempo ela esta pronta com o flash pra usar novamente?