Autor Tópico: Fotometria e Ajustes para aniversário - Dúvidas  (Lida 9172 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 16 de Julho de 2008, 22:48:18
Oi pessoal,

tirei umas fotos do aniversário da filha de um amigo, sem compromisso. Equipamento usado: XTi + Lente do kit com flash pop-up, como disse foi só um teste, fiquei até na mão porque a bateria não durou 50 fotos...  :aua:

Queria saber a opinião dos colegas sobre a estratégia usada

ISO 400 sempre
f/4 e 1/10 com flash pop-up regulando a compensação dependendo da luz


Medição pra manter o fundo o mais claro possível e o flash eu ajustava a compensação, ficando em -1/3 se não me engano, não achei isso no EXIF

Resultado abaixo:

Essa abaixo fiz a medição, ainda não ficou como queria, mas foi o mais perto do aceitável pro fundo






Crop de 100% na imagem acima



O que achei que não ficou bacana foi o pré-WB flash da canon deixa tudo vermelho, corrigi todas as fotos, o que acharam do WB pra pele?

Usar 1/10 foi arriscado, perdi 3 fotos por causa de fantasmas e um pouco de nitidez em uma ou outra pessoa nos retratos, mas achei melhor isso do que subir o ISO. Talvez com 800 já desse uma aliviada aumentando a velocidade?

Bom, é isso, se alguém puder comentar sobre a regulagem usada e sugerir alguma coisa, com uma foto de preferência pra ver o resultado.  :ok:

Valeu, abraço!
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 22:49:16 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 23:30:51
Acho que com o que você tinha em mãos conseguiu excelentes resultados. O tom de pele aqui ficou ótimo! A luz ambiente ficou suave, uniforme!Usou muito bem o flash!

Só o 1/10 é que foi arriscadíssimo! Como foi um teste e não fez as fotos com o compromisso de acertar, tudo bem! Mas se fosse um evento onde você cobraria algo por isso, 1/10 seria como atravessar uma jaula com leões dormindo, rsrsrs. Qualquer descuido e "nhac". Eu não uso menos que 1/60. Nem que eu tenha que usar 2.8 em todas e ISO 800 ou mais. É claro que sempre sai uma foto ou outra meio tremida, mas por isso é importante usar velocidade o mais alta possível, para evitar que isso aconteça com frequencia e você perca uma foto que ficou linda, porém tremida demais a ponto de não ter recuperação.

De resto, mandou muitíssimo bem nos ajustes de flash, cor ambiente, etc...


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2008, 00:08:08
Fala Kergi,

VOu com o Beto e achei que para o equipamento que tinha em mãos vc mandou bem demais!
Eu teria setado no ISO 800 sem dúvidas, RAW e depois ficaria mais fácil qq ajuste, inclusive diminuição de ruído. Se bem, que a XTi nesse quesito apresenta boas condições mesmo em ISO 800.

Agora, 1/10?? Vc é doido!! kkkk.. Eu também sempre procuro ganhar pontos no ISO ou na abertura, pois nesse tipo de situação a ocorrência de fantasmas e falta de nitidez é frequente.

Não gosto dos presets WB da canon, pois costumam errar muito nos tons. Apesar que na 40D eles se mostraram melhores. Porém, procuro ainda acertar o WB no custom e ajustar depois no LR as pequenas nuances.

Parabéns pelas fotos, pela experiência e por compartilhar!

Abs


Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2008, 07:47:36
Beto e Chello, valeu pelos comentários

Realmente o risco foi grande, mas quando a aniversariante (a pequena) começou a pular e correr eu puxei pra 1/30 e fiquei com o flash bem perto dela, mesmo assim deu pra congelar algumas, mas perdi outras.

Mas com o texto do Beto eu senti o risco que foi... :D Na próxima subo o ISO com certeza!

Já está no orçamento uma Tamron 2.8, aguardando a oportunidade

Valeu pessoal
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 07:48:37 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2008, 01:40:37
Kergi,

O flash pop-up que vc fala é o da própria cam? Flash direto?

Se for isso mesmo, o resultado ficou mto bom! Eu acharia ideal usar nessa situação, uma lente clara, tipo a 28-70 f/2.8 + flash rebatido no teto. Sempre em RAW, que como o Chelo sugeriu permite correções melhores, velocidades acima de 1/60 ou 1/90 pra pegar a luz ambiente, e regular a abertura se possível acima de f/4 ou f/5.6. Se o teto fosse nao muito alto e branco, daria muito provavelmente pra usar ISO 400...

Também achei 1/10 que vc usou muito arriscado...

abraços! :D

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2008, 10:02:43
Cara.. lí duas vezes para ver se não tinha errado... 1/10??? vez estágio com Chuck Norris???  É o único que consegue fotografar em ISO 100, 300mm e 10s.  :assobi:

Concordo com os demais.. pelo que tinha em mãos as fotos ficaram boas. 

Acredito que também é importante efetuar o WB custom.  As cores ficam bem melhores.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


GustavoS

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2008, 12:41:23
Caros colegas

Aproveitando o topico aberto pelo Kergi, gostaria da opinião de voces. Tb estou fotografando aniversarios infantis, as ultimas 4 festas foram em local aberto (brinquedos, carrinhos) e depois a mesa do bolo em local fechado. O horario foi o final da tarde, assim fiz fotos com luz natural (o que prefiro muito mais) e à noite com flash externo (430 EX).
Com a variação grande de luminosidade, crianças correndo, etc. tenho usado a camera principalmente no modo P (program) ao inves de uma baertura/velocidade fixa. Gostaria da opinião dos colegas, esta é a melhor opção? Ou fixar uma abertura seria melhor.
Acompanho o trabalho de fotografos em outras festas e o modo P é muito usado.

Valeu
Gustavo

CANON Rebel XTi (400D) + Canon EFS 18-55mm f/3.5-5.6
CANON Speedlite 420EX.
CANON S3 IS.


eutueedu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2008, 15:44:13
eu nao entendi o WB Custom...

tipo... voce coloca no automatico ou o que?


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2008, 16:32:03
Caros colegas

Aproveitando o topico aberto pelo Kergi, gostaria da opinião de voces. Tb estou fotografando aniversarios infantis, as ultimas 4 festas foram em local aberto (brinquedos, carrinhos) e depois a mesa do bolo em local fechado. O horario foi o final da tarde, assim fiz fotos com luz natural (o que prefiro muito mais) e à noite com flash externo (430 EX).
Com a variação grande de luminosidade, crianças correndo, etc. tenho usado a camera principalmente no modo P (program) ao inves de uma baertura/velocidade fixa. Gostaria da opinião dos colegas, esta é a melhor opção? Ou fixar uma abertura seria melhor.
Acompanho o trabalho de fotografos em outras festas e o modo P é muito usado.

Valeu

Gustavo, o "problema" de usar o modo P é que quase tudo fica por conta a máquina.  Quando você define fixar a abertura, você tem o controle da profundidade de campo.  Quando define fixar a velocidade, você tem o controle do movimento (congelar, criar rastros etc).

Não existe o "melhor" e sim o que você (/seu cliente) quer.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2008, 16:40:55
eu nao entendi o WB Custom...

tipo... voce coloca no automatico ou o que?

Muito pelo contrário.. uso um cartão para configurar o WB para a luz do local.

Tem um tópico muito bom sobre o assunto (e com muitas fotos de teste)

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2008, 18:31:09
Voltando ao tópico :)


Kergi,

O flash pop-up que vc fala é o da própria cam? Flash direto?
Davi, exatamente. Regulado com -2/3 a -1/3 na exposição do flash.

Cara.. lí duas vezes para ver se não tinha errado... 1/10??? vez estágio com Chuck Norris??? 

Chuck que se cuide... :D Ainda sobre o 1/10. Como eu tirei umas fotos e achei que não ficou muito tremido, confiei num papo que teve nos fóruns sobre flash, que o flash congela tudo, independente da velocidade.

Sobre o WB custom: ainda nem usei com minha câmera, mas em uma situação como esta, que não mudei de ambiente, seria o mais acertado mesmo. Se a XTi tivesse controle em kelvin, acho que dava pra ajustar mais ainda.

Sobre usar o modo P, acho que é mais seguro usar algum dos modos de prioridade, você tem um controle melhor do resultado. Foi o que tentei nesse caso, comecei com prioridade de abertura na menor abertura, mas vi que o fotômetro não chegava no zero e parti pro manual, pra ficar pelo menos com -1 :)

O uso do flash leva a fotografia pra outro lado, é outro tipo de fotografia pra mim, onde você tem que se preocupar com o fundo e com o primeiro plano de forma diferente, pra conseguir um resultado legal. Não sei se estou pensando certo  :assobi:

E segue o tópico :)
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 18:32:36 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2008, 23:02:15
amigo, pelo aparato que vc tinha em mãos o resultado ficou ótimo. :ok: :ok:

e 1/10 na mão?? já vi que vc não bebe e pratica esportes, yoga, meditação, não é?? :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

só aconselho vc arrumar um flash o mais rápido possível...só com o pop-up não dá pra ser feliz...só luz chapada na cara de todo mundo o tempo todo é osso... :ok: :ok: :ok: :ok:


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2008, 23:34:19
Kergi, também achei que vc mandou bem demais!
Essas três que vc postou não deve nada a qualquer trabalho 'profissa' feito nas mesmas condições.

Parabéns!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2008, 11:02:41
Chuck que se cuide... :D Ainda sobre o 1/10. Como eu tirei umas fotos e achei que não ficou muito tremido, confiei num papo que teve nos fóruns sobre flash, que o flash congela tudo, independente da velocidade.

Cara, não é papo não.  O flash congela sim em qualquer velocidade.  O que ocorre em fotos com velocidades muito baixas é a invasão da luz ambiente suficiente para sensibilizar a mídia provocando a "foto tremida".

É o equivalente a história do cálculo da velicidade mínima (a velocidade mínima deve ser igual à distância focal) ?? pois é.. funciona se a máquina tiver no tripé e o assunto parado.


Sobre o WB custom: ainda nem usei com minha câmera, mas em uma situação como esta, que não mudei de ambiente, seria o mais acertado mesmo. Se a XTi tivesse controle em kelvin, acho que dava pra ajustar mais ainda.

Cara.. descobre logo.. as cores ficam bem melhores.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2008, 23:44:20
Sobre o WB, eu tenho deixado setado em Custon, no automático mesmo... Só que como ando fotografando somente em RAW, ajusto depois do jeito que achar melhor. Ultimamente ando tendendo pra puxar os tons mais quentes, (mesmo que seja pra dar clicar no WB automático do  LR depois e dar uns 2 tapinhas mais pra direita... Coisa de preguiçoso mesmo...  :D)

Kergi, Experimente arrumar um flash externo, e aprenda a rebater no teto. Vc vai ver que suas fotos vão dar um salto qualitativo, principalmente nesse quesito "foto chapada".

Aniversário de um sobrinho. Fotografei descompromissadamente. Nesse esquema de K10d + Sigma 28-70 f/2.8 + Flash Vivitar 285 HV rebatido no teto...

Tema da festa: Ben10


Meninas fazendo maquiagem no espelho do salão infantil


Pedi pra minha cunhada tirar a foto (configurei tudo antes)... Senão eu nunca saio em nenhuma foto de família...  :D



« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 23:48:32 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG