Autor Tópico: [rumores] nikon P6000  (Lida 4840 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 18 de Julho de 2008, 19:04:08
Não sou muito de comentar rumores, mas acabo acompanhando o bate-papo sobre os mesmos.

Um que vem sendo falado é do de uma nova compacta A nikon P6000 que vem substituir a P5100, que deverá vir com RAW e brigar de igual com a Canon G9.

Se isto realmente for verdade, vai ser a opção que eu queria para uma compacta.

Algumas epsecificações que tem rolada na internet:

13.5 MP sensor     :shock:
28-112mm 4X zoom
VR optical image stabilization  :ok:
Raw Mode  :ok:
ISO to 6400  :o
optical viewfinder  :ok:
GPS (?)
Can use theSB-800 (SB-900 too? No reports of CLS though.)  :ok:


[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2008, 19:24:18
Interessante André,

Provavelmente seria o sensor da Sony W300? Eles poderiam dar uma caprichada no tamanho destes sensores ou alguma nova tecnologia inovadora....sei lá.

Parece que a nova geração da Canon G9 virá com um sensor da própria Canon e que pode até ser mais interessante (rumores).

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2008, 20:25:44
Até que ela é bonita hein? Um outro rumor pra Photokina que estou bem feliz são as lentes fixas com motor de foco no corpo.
24mm 1.4 AF-S
35mm 1.4 AF-S
50mm 1.4 AF-S
85mm 1.4 AF-S



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2008, 23:03:27
Uma pena é ter 13MP :(

Ela e a G9 com 6MP iriam ser bemm melhores!

A Fuji poderia criar uma assim. Ficaria duas prossumers com finalidades diferentes pois a S100F é grandalhona


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2008, 23:20:03
O design dela é parecido com o da G9.  :fight:
Quanto aos pixels, não há fabricante que resista... No mais, tem tudo (e até mais) do que se espera de uma compacta.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2008, 00:02:11
13.5MP em um sensor de 1/1.7!!!  :doh:

Olho para o mercado das compactas e parece que nada muda; só megapixels e mais megapixels  :aua:  Aumentar o tamanho do sensor que é bom, nada!!!!

No dia em que a Canon e a Nikon lançarem compactas com sensores "APS", ai sim, valerá realmente a pena ter uma dessas!!!!! :ok: Com lentes intercambiáveis então!!!! Não custa sonhar..... :D

Hoje, para qualidade fotográfica só mesmo as DSLR; não tem jeito... :no:
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 00:08:06 por F.Kruschewsky »


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2008, 00:21:47
Um outro rumor pra Photokina que estou bem feliz são as lentes fixas com motor de foco no corpo.

24mm 1.4 AF-S
35mm 1.4 AF-S
50mm 1.4 AF-S
85mm 1.4 AF-S


Também já tinha ouvido falar nessas novas "primes". Só achava que a grande-angular seria uma 28mm 1.4 AF-S ao invés de uma 24mm, uma vez que a Nikon produzia a 28mm f/1.4 até 2006. Se essas lentes realmente forem lançadas (e espero que sejam) ficarão perfeitas na D3 e D700. Aliás, é mais um forte indício de que a D3x está chegando!!!

Se todas tiverem abertura máxima de f/1.4, valerá muito a pena adquiri-las! Em uma Nikon "FX" elas cobrirão as distâncias focais utilizadas pela maioria dos fotógrafos... Serão tempos muito interessantes!!!

Leandro; vc. tem os "links" para essas lentes?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2008, 08:18:16
13.5MP em um sensor de 1/1.7!!!  :doh:


No dia em que a Canon e a Nikon lançarem compactas com sensores "APS", ai sim, valerá realmente a pena ter uma dessas!!!!! :ok: Com lentes intercambiáveis então!!!! Não custa sonhar..... :D


A Sigma tem a DP1, que uso o mesmo sensor Foveon X3 utilizado na sua DSLR SD14.

Do pouco que li parece que este sensor tem uma baixa perfomance.

Uma pena.

Canon/Nikon poderiam mesmo lançar algo deste tipo, nem precisa lentes intercambiáveis. heheheh

[ ]'s
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 08:19:21 por Andre Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2008, 11:54:46

Canon/Nikon poderiam mesmo lançar algo deste tipo, nem precisa lentes intercambiáveis. heheheh

[ ]'s

Quando me referí as lentes intercambiáveis para uma compacta com sensor "APS", estava pensando justamente na Sigma DP1. Uma lente de distância focal fixa e ainda integrada a câmera, como na DP1, limita muito o uso do equipamento.

Além do que, Canon e Nikon, antes de partirem para a produção de câmeras SLR, no final dos anos 50, disponibilizaram no mercado excelentes "rangefinders", que marcaram época!  Tecnologia e "Know How" para produzir compactas "APS" as duas companhias têm de sobra!!!!!  E existe mercado para este tipo de câmera sim!  Eu mesmo compraria uma! ;) Seria muito interessante fotografar ao estilo "Cartier Bresson", com uma câmera discreta, rápida e de excelente qualidade ótica! Com um sensor "APS" e processadores de imagem como os usados hoje nas Canon 40D e Nikon D300, por exemplo, então :ok:
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 11:59:27 por F.Kruschewsky »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2008, 12:28:08
Quem quiser uma compacta de 6mpx, é só reduzir a imagem de 13mpx, que ainda conseguirá controlar o ruído maravilhosamente. Reduzam as imagens na conversão do ACR que elas se tornam menos ruidosas e não perdem qualidade.

O problema da P5100, além de não ter RAW, é sua ótica, que produz bordas lamentáveis e inaproveitáveis em uma câmera cmpacta de qualidade. Essa Nikon deve melhorar nisso, sobretudo, ou então não será concorrente da G9 nem da Lumix. A ótica da Lumix é primorosa, fantástica e a da Canon é ótima também.

Embora eu concorde que não é preciso mais do que 6/8mpx em uma compacta, os 13mpx não chateiam ninguém, pois quem quer menos pode reduzir. Se o problema é ter uma imagem de 6mpx limpa, não vejo qualquer questão em comprar uma câmera de 13mpx. Reduzam no ACR e a imagem ficará ótima, mesmo de ISOs altos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2008, 12:29:55
Rangefinder com sensor digital? Também quero! Mas a Sigma SD1 me parece uma excelente solução, pois é pequena, e os 28mm são um CF maravilhoso para o tipo de fotografia ao qual ela é direcionada.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2008, 13:37:41
Quem quiser uma compacta de 6mpx, é só reduzir a imagem de 13mpx, que ainda conseguirá controlar o ruído maravilhosamente. Reduzam as imagens na conversão do ACR que elas se tornam menos ruidosas e não perdem qualidade.

Concordo Ivan, se a relação de "pixels capturados/Pixels Perdidos" for igual de sensor de 13Mp ao de um sensor de 6Mp, toda vez que reduzimos de forma bem feita (RAW) vamos ter imagens iguais....

O problema que tenho visto é que eles não estão conseguindo manter a mesma relação, então salvo algumas excessões eu nao vejo imagens com mesma nitidez após o resize.

Um exemplo que gostei bastante foi da Fuji F100fd (12Mp) e a minha antiga Fuji F30 (6Mp), eu já fiz alguns resize de ISO400/800 da Fuji F100fd e ela está idêntica a F30 ISO alto.

Um exemplo que nunca engoli direito foi da Nikon D50 versus Nikon D80, vc pode fazer a melhor redução possível em ISO alto e o sensor de 10Mp não encosta no de 6Mp.

Agora se o usuário utiliza ISO baixo na maioria dos casos e sempre com boa exposição, mais pixels é até interessante, pois possibilita mais correções.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2008, 13:43:42
Kruschewsky,

Eu vou procurar algo interessante :ok: Este eu achei no site NikonRumors e no forum Dpreview.

Eu estava pensando qual a lente que mais se encaixará pro meu uso em APS, uma 50mm ou uma 85mm. Então eu gostaria de fazer um levantamento em todas minhas imagens de qual a DF que mais aparece e em cima disso escolher ou uma fixa 50mm ou uma 85mm.

Será se tem como fazer este levantamento automático...algum leitor de Exif?

Valeu
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 13:44:22 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2008, 13:45:31
Veja;

Estou falando de reduzir na conversão do RAW. Se você reduzir na conversão do RAW, fica ótimo.

O que uma cãmera precisa para ser boa? Há quem queria uma boa imagem desde o início, mas não é o meu caso.

Para mim uma boa câmera é aquela que dá um arquivo que seja a melhor plataforma para trabalhar e chegar ao que quero.

Evidentemente uma imagem pode ter ruído em ISOs elevado em 13mpx, mas se tudo o que o cara quer fazer é um honesto 20X30 ou 24X30, então precisará de pouco mais do que a metade desse pixels, e aí a redução no ACR será a boa forma de controlar o ruído e ter um arquivo muito, muito bom para a cópia.

Aliás, este é o meu segundo critério: câmera boa é a que me permite fazer boas cópias em tamanhos bons. Não a que me dá boa imagem na tela. A separação entre o joio e o trigo acontece na cópia em papel, pois na tela, reduzindo para 800 pixels, vale tudo.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2008, 13:46:48
Kruschewsky,

Eu vou procurar algo interessante :ok: Este eu achei no site NikonRumors e no forum Dpreview.

Eu estava pensando qual a lente que mais se encaixará pro meu uso em APS, uma 50mm ou uma 85mm. Então eu gostaria de fazer um levantamento em todas minhas imagens de qual a DF que mais aparece e em cima disso escolher ou uma fixa 50mm ou uma 85mm.

Será se tem como fazer este levantamento automático...algum leitor de Exif?

Valeu

Tem um programa que gera esse tipo de estatística desde que voc~e indique um diretório. Já tive isso, mas achei tão inútil que deletei, nem sei mais o nome.