Autor Tópico: Escolha da primeira para uso profissional  (Lida 1488 vezes)

ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Online: 21 de Julho de 2008, 17:34:00
Boa tarde pessoal,

Estou amplicando minha empresa e pretendemos acrescentar serviços fotográficos (montaremos um estúdio simples), principalmente para fotos infantis, retratos 3x4 e macro fotos de produtos.

Gostaria da opnião dos colegas sobre o melhor modelo de câmera para eu comprar, principalmente levando em considereção a relação Custo x Benefício.

Também preciso de auxílio para saber quais lentes vocês aconselham que um leigo compre.

PS: Pretendo comprar um bom equipamento, que atenderá minhas necessidade, com o menor investimento possível. Sou leigo em termos de fotografia profissional e gostaria de ter o equipamento em mãos antes de fazer o curso.

Obrigado
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2008, 01:21:08
Minha sugestão seria uma Nikon D300 com uma objetiva Nikon 16-85mm VR AF-S e prá macrofotografia uma Nikon AF-S 60mm F/2.8
Agora com certeza existem várias outras opções de outras marcas como Canon, Pentax, Sony e até da própria Nikon.
Uma leitura mais apurada do fórum usando a ferramenta pesquisa com certeza vai te ajudar bastante.
Boa sorte na escolha.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2008, 01:26:00
essa opçao que o eduardo falou é bem boa pois se voce usa em estudio ela tem a opcao liveview para ver a foto no lcd, com relacao as lentes acho a 16-85 um pouco escura para... tentaria compra a 17-55 f2.8 ou a 14-24 f2.8, mas tudo depende do preço a ser investido, seria mais facil ajudar se voce nos dizer -+ quanto quer gastar...
abraços pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2008, 01:35:41
essa opçao que o eduardo falou é bem boa pois se voce usa em estudio ela tem a opcao liveview para ver a foto no lcd, com relacao as lentes acho a 16-85 um pouco escura para... tentaria compra a 17-55 f2.8 ou a 14-24 f2.8, mas tudo depende do preço a ser investido, seria mais facil ajudar se voce nos dizer -+ quanto quer gastar...
abraços pedro

No caso de fotos em estúdio e fotos 3x4, onde a iluminação é controlada, não acho a 16-85mm escura. Até porque seria necessário usar aberturas menores (geralmente de F8 para cima) para ter um melhor controle de DOF, além de entregar melhor nitidez do que em aberturas extremas.
A D300 é uma excelente pedida mesmo, mas não é a mais barata rs

Como o Eduardo disse, procure pesquisar. Não se prenda a marcas ou modelos. Cada um tem sua vantagem e desvantagem. O ideal seria você pegar os que etá em dúvida e testá-los. O importante é achar o que você se adapta melhor  :ok:


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2008, 02:11:10
Como vc mesmo afirmou que é um leigo o principal é vc estudar um pouco, ou muito de fato, sobre fotografia ANTES de comprar qualquer coisa. Depois de estudar e ver por este e outros fóruns a realidade e os problemas enfrentados pelos profissionais deste ramo é que deves tomar decisões. O anúncio do curso do Leo no topo desta página (teia do conhecimento) é uma boa. Vc pode comprar uma camera que tem ótima relação custo benefício e depois do curso concluir que de fato o ideal é uma concorrente dela para a tua realidade.
Vc vai encontrar aqui defensores ferrenhos da Nikon, da Canon, da Sony e assim por diante. O ideal é estudares um pouco e navegares um bocado pelo fórum para formares tua própria opinião.
Gastar pouco e receber versatilidade em um modelo que, apesar de não ser novidade tecnológica resolveria teu problema:
http://www.recreiodigital.com.br/ecommerce/DefaultShowProductDetail.asp?CodProduto=1245
mas como esta opção tem diversas outras tão boas ou melhores que esta; procure formar a tua opinião e serás feliz.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2008, 09:40:26
Bom dia pessoal, primeiramente gostaria de agradecer à resposta de todos até agora.

Na verdade não sou totalmente leigo, conheço um pouco sobre a teoria de fotos, estudei bastante através de cursos gratuítos na Internet e de alguns livros e revistas sobre fotografia, porém até o momento eu sempre apliquei meus conhecimentos com compactas Canon, que permitam alguns controle manuais.

Esta será minha primeira compra de uma máquina profissional. Um modelo que gostei do custo (menos de R$1900,00) é a Canon XTi 400D, o que vocês acham desta câmera?

Se você tiverem interesse vejam algumas fotos minhas (todas com compacta, canon ou sony) no meu site www.kammer.com.br.

Agradeço a atenção de todos até agora e aguardo mais dicas do pessoal.

[]s

Fabrício
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2008, 09:52:41
Essa opção que você escolheu não possui conector PC.
O ideal para você seria tentar embarcar em uma câmera com conector PC para poder usar em flashs de estúdio sem preocupação.
Hoje a câmera mais barata e que vai bem nesse tipo de aplicação seria a Canon 40D. Como opções um pouco mais cara teríamos a A700 e a Pentax K20D (das quais a primeira é técnicamente superior), por fim teríamos a D300, que se assemelha em muitos aspéctos à A700, que é mais em conta.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ffkammer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
  • www.kammer.com.br
    • Fotos Secas e Molhadas... www.kammer.com.br
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2008, 10:13:36
Olá Leo, obrigado pela resposta.

Fará tanta falta para mim esses conector?

Veja bem, meu trabalho não será tão profissional (se é que posse usar esse termo). Meu estúdio será extremamente simples, principalmente para fotos 3x4 e para fotos de crianças (para convites e lembranças de aniversário).

Exporadicamente utilizarei o estúdio para fotos de noivos que desejarem incluir suas fotos em convites.

Obrigado
Fabrício F. Kammer<br />www.kammer.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2008, 10:23:57
O conector PC serve para você ligar a câmera nos flashs de estúdio, se você não tiver ele terá que usar um adaptador e flashs de baixa tensão, neste caso acredito que vai dificultar muitas das suas escolhas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2008, 10:28:27
Olá Leo, obrigado pela resposta.

Fará tanta falta para mim esses conector?

Veja bem, meu trabalho não será tão profissional (se é que posse usar esse termo). Meu estúdio será extremamente simples, principalmente para fotos 3x4 e para fotos de crianças (para convites e lembranças de aniversário).

Exporadicamente utilizarei o estúdio para fotos de noivos que desejarem incluir suas fotos em convites.

Obrigado

A 400D é uma DSLR de entrada que evidentemente lhe dará suporte para estes trabalhos que vc citou até um certo limite.
Como o Léo e os demais disseram opções existem muitas, mas como o título menciona uma cam para uso profissional as opções do Léo, incluindo ai a D300 tmb citada pelo Eduardo são as melhores.
Pelo custo beneficio a mais barata atualmente é a 40D que já é da linha profissional e conta com um processador melhor que o da XTi, modo spot de medição (importante), entre outros recursos.
Lentes, como o Pedro disse em estúdio não há necessidade de lentes tão claras pois usará bastante aberturas f/8 para cima e como terá condição de luz controlada não passará dificuldades.
As da linha Tamron são opções que trabalham bem com a Canon e com melhor custo benefício do que as da marca.

Boa sorte e use muito o pesquisar!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo