Autor Tópico: Algumas fotos de show  (Lida 1697 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 28 de Julho de 2005, 23:01:44
Oi pessoal! No fim de samana passado usei a lente canon 50mm f/1.8 II pela primeira vez em um show. Foi em um galeto para arrecadar $$ no Grupo Afro-Sul de Porto Alegra, da qual faço parte. As fotos estão bem normais, mas queria algumas críticas/sugestões de vocês. Todas foram feitas em iso 800 e abertura f/1.8, com velocidades variadas, e a luz era a que entrava pela janela mesmo.



Essa foto é do Daniel, músico que perdeu a visão há uns três anos, mas que continua na ativa


Essa foto ficou desfocada... mas gostei dela mesmo assim


Aqui é o Leco do Pandeiro, uns dos maiores pandeiristas do Brasil e, com certeza, o melhor da região sul


Filho do Daniel solando no Djembe, observado pelo percussinista Sapo.


Daniel de novo...


Por último, o percussionista/compositor/baixista/violonista (!) Paulinho Romeu, presidente do Instituto Cultural Afro-Sul
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2005, 23:51:11
Bah, a 4.ª foto tá demais Bruno, esse trabalho de DOF foi muito acertado! O foco no rosto do percussionista observando o guri passou a sensação do momento de uma forma muito feliz! Pra não ser só elogios, em diversas fotos há coisas na frente, como o microfone, que querendo ou não distraem quem vê a foto... Faltou uns closes, fotos mais fechadas (entendo que tavas com a 50 mm f/1.8 também e não dava pra fotografar de longe). Olha, não tenho experiência alguma em fotos de apresentações assim, mas acredito que é importante "atrapalhar" um pouquinho às vezes pra conseguir uma boa foto, se meter na medida do possível... Lógico, fazer isso o mais rápido e da forma mais eficiente, mas acho que é um preço relativamente baixo pelo resultado sabe. Claro que provavelmente não era nada disso a situação, mas falo de uma forma geral porque à medida em que a gente vai se aprofundando um pouquinho mais em fotografia, tem que passar a arriscar mais também :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2005, 11:25:18
Bruno, está muito boa a 4a e se a 2a estivesse em foco seria ótima.
Pouca luz,  pelo EXIF deu velocidades muito baixas, mesmo em 1,8. Se estivesse com uma tele mais escura então teria que aumentar o ISO.
Parece que deu um pouco de purple fringing na 4a e na 5a.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2005, 12:11:49
Se couber uma sugestão....

Acho que poderia ter um pouco mais de tons quentes nessas fotos... Eu puxaria um pouco o amarelo.... Mesmo estando frio (o pessoal tá de blusa), acredito que esse tipo de som passa um espirito de coisa quente, então....

Concordo que a 4a. foto tá mto legal!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2005, 12:15:32
Citar
Bah, a 4.ª foto tá demais Bruno, esse trabalho de DOF foi muito acertado! O foco no rosto do percussionista observando o guri passou a sensação do momento de uma forma muito feliz! Pra não ser só elogios, em diversas fotos há coisas na frente, como o microfone, que querendo ou não distraem quem vê a foto... Faltou uns closes, fotos mais fechadas (entendo que tavas com a 50 mm f/1.8 também e não dava pra fotografar de longe). Olha, não tenho experiência alguma em fotos de apresentações assim, mas acredito que é importante "atrapalhar" um pouquinho às vezes pra conseguir uma boa foto, se meter na medida do possível... Lógico, fazer isso o mais rápido e da forma mais eficiente, mas acho que é um preço relativamente baixo pelo resultado sabe. Claro que provavelmente não era nada disso a situação, mas falo de uma forma geral porque à medida em que a gente vai se aprofundando um pouquinho mais em fotografia, tem que passar a arriscar mais também :)
Obrigado pelos comentários, Georges. A quarta também foi a que mais gostei. Em relação à poluição visual, concordo com você, exceto na primeira foto. Nesse caso, a idéia era fazer isso mesmo, mostrar o músico em meio aos outros equipamentos que fazem parte do palco. Nos outros casos, realmente eu iria atrapalhar um pouco, pois teria que abrir espaço no palco para chegar mais perto. Aí prefiro deixar na foto esses imponderáveis... Mas realmente ficaria melhor sem essa poluição.

Grande abraço!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2005, 12:19:54
Citar
Bruno, está muito boa a 4a e se a 2a estivesse em foco seria ótima.
Pouca luz,  pelo EXIF deu velocidades muito baixas, mesmo em 1,8. Se estivesse com uma tele mais escura então teria que aumentar o ISO.
Parece que deu um pouco de purple fringing na 4a e na 5a.
Pô, eu também fiquei de cara com essa tremedeira que deu na 2°! Tirei uma que ficou tecnicamente melhor, mas não passa a idéia que estava buscando na hora da foto... Isso é um saco! A que era para ficar boa, fica ruim, e a que eu iria jogar fora, acaba ficando melhor! :angry:
É essa aqui:



Abraço!

Ah, e rolou esse purple mesmo...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2005, 12:24:53
Citar
Se couber uma sugestão....

Acho que poderia ter um pouco mais de tons quentes nessas fotos... Eu puxaria um pouco o amarelo.... Mesmo estando frio (o pessoal tá de blusa), acredito que esse tipo de som passa um espirito de coisa quente, então....

Concordo que a 4a. foto tá mto legal!

Abraço,
Fernando
Sempre cabe uma sugestão, Fernando! :)
Depois vou fazer esse teste e posto o resultado por aqui.
Sobre o frio: tu não faz idéia! Tava em torno de 4° C nesse dia! Os músicos eram os menos agasalhados, pois estavam se movimentando. Se tivesse uma foto minha tu ia o que é estar agasalhado! hehehe

Abraço!