Autor Tópico: Duvida sobre fotometria com o flash da 300d  (Lida 2588 vezes)

Leonardo_Freire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • http://www.leonardofreire.org
Online: 29 de Julho de 2005, 01:41:41
Pessoal, tenho uma duvida,  não tenho muito tempo com a camera e não sei se tem alguma forma de fazer, mas e reparei que quando estamos fotometrando no modo " M " a camera nem liga se eu ligo ou não o flash " a fotometria não muda "

Ex, to fotometrando e achei o ideal 1/30 a f5.6 se eu ligar o flash ela deveria calcular a fotometria lembrando que tem um flash ali, porem nem liga, continua mesma coisa, ai eu as vezes jogaria pra 1/100 f5.6 a mesma foto e clicava,  mais e meio no chute.


Reparei que no A, P, TV, AV a fotometria MUDA, tipo a mesma foto no AV ,por exemplo  o 1/30 a f5.6  se eu ligar  o flash ele automático muda a velocidade pra compensar o flash, já que a abertura da travada por mim..

Não sei se me fiz entender, mais existe alguma forma de fotometrar com o flash ligado no modo M na rebel 300d ??


[]'s
leo
 
Canon EOS Rebel 300D+BateryGrip
18-55mm/28-105mmf3.5-4.5/70-300mm
Mochila Macaco
Clube FotoRio


www.leonardofreire.org


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2005, 01:45:24
Citar
Pessoal, tenho uma duvida, não tenho muito tempo com a camera e não sei se tem alguma forma de fazer, mas e reparei que quando estamos fotometrando no modo " M " a camera nem liga se eu ligo ou não o flash " a fotometria não muda "

Ex, to fotometrando e achei o ideal 1/30 a f5.6 se eu ligar o flash ela deveria calcular a fotometria lembrando que tem um flash ali, porem nem liga, continua mesma coisa, ai eu as vezes jogaria pra 1/100 f5.6 a mesma foto e clicava, mais e meio no chute.


Reparei que no A, P, TV, AV a fotometria MUDA, tipo a mesma foto no AV ,por exemplo o 1/30 a f5.6 se eu ligar o flash ele automático muda a velocidade pra compensar o flash, já que a abertura da travada por mim..

Não sei se me fiz entender, mais existe alguma forma de fotometrar com o flash ligado no modo M na rebel 300d ??


[]'s
leo


Olá!
Tudo jóia?
Opa... isto é normal... pode ficar tranquilo... heheh
No modo M, é o modo manual "pleno"... em que a câmera só fará praticamente o foco (e se vc deixar no automático).

Já os outros modos, como por exemplo o A (abertura), vc faz a abertura desejada e a câmera coloca a velocidade que ela acha adequada.

O modo Tv - mesma coisa... vc coloca o tempo e ela acha a abertura adequada....

e assim por diante.

Resumindo....: no modo M vc é que tem que escolher a velocidade e a abertura.

Abraços,


Renato


obs: quando é assim, faz a fotometria no modo P e depois vá no M e muda um ponto pra lá e outro pra cá...
« Última modificação: 29 de Julho de 2005, 01:46:19 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2005, 02:09:48
Eu acho que seria muito lento esse processo todo pra fotografar duas pessoas em um casamento, por exemplo.

Faz isso se tiver paciência mesmo, se não, deixa logo travado abertura ou velocidade e deixa a camera fazer o resto.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2005, 02:16:08
Citar
Eu acho que seria muito lento esse processo todo pra fotografar duas pessoas em um casamento, por exemplo.

Faz isso se tiver paciência mesmo, se não, deixa logo travado abertura ou velocidade e deixa a camera fazer o resto.
Ah tá... pra casamento vc tem que deixar se for ver num modo já "programado"... antes ver o local, bater umas fotos e tal e regular até o iso.

Mas eu só estava falando para fazer a fotometria no modo p e depois ir no M para ele ter uma noção e depois ajustar conforme ele queira... e com o tempo/prática, etc... ele mesmo vai fazendo a veloc. e a abertura de acordo com o que ele acha...

heheh "eu adoro ficar brincando"/mudando abertura e tempo... sempre que posso eu fico tentando "advinhar" o que a câmera vai "decidir" hehehe

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2005, 02:26:14
Considere que o flash e o ambiente tem fotometrias distintas, o flash acaba sendo vinculado aos fatores potência, duração, abertura e ISO, enquanto o ambiente é influenciado pelos fatores, luz ambiente, velocidade, abertura e ISO, veja que desses itens apenas 2 são em comum, dai vc tira que na fotometria com flash vc depende de definir um sistema de duas equações de fotometria. :)
Lembrando apenas que o fotômetro da câmera não é flash meter, ou seja, mede apenas a luz ambiente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2005, 02:31:06
Leo, eu nunca usei flash externo, ai me vem uma dúvida, na prática, como vc fotometra com o flash?

Calcula mais ou menos a distância e vê a potência do flash e vai descontando EV? tipo tudo de cabeça? ou a câmra faz?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2005, 02:36:27
Citar
Lembrando apenas que o fotômetro da câmera não é flash meter, ou seja, mede apenas a luz ambiente.

A minha câmera só fotometra 1/60s heheheh

Se não usar alguma coisa no manual, o flash só sai em 1/60s (acho que é o padrão Canon e Minolta - para não tremer...)

Mas bem lembrado... que com o flash a fotometria é bem diferente do que sem....

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2005, 10:23:23
Gente, eu também tava com essa dúvida, e confesso que não entendi nada do que o Leo falou.  :huh:


Eu tirei as fotos do meu namorado com o amigo dele (eles são uma dupla de música eletrônica) ontem, e tive um pouco de dificuldade de regular o flash. Acabei optando por fazer sem flash e em iso 800. A foto que eu fiz antes, com o flash, ficou uma das melhores, mas a sombra na parede branca ficou horrível, estragou a foto... Como compensar esse tipo de sombra que o flash provoca? Já tentei colocar uma lâmpada no fundo, mas não foi suficiente.  <_<  
« Última modificação: 29 de Julho de 2005, 10:29:21 por marib »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2005, 10:32:12
Citar
Gente, eu também tava com essa dúvida, e confesso que não entendi nada do que o Leo falou.  :huh:
Olá!
Tudo jóia?
Bem, o que o Léo falou e eu entendi vou tentar "resumir" outras palavras é que: com o flash "levantado" a fotometria (a medição que a cÂmera vai fazer) é diferente do que sem o uso do flash (com o flash não levantado por exemplo na rebel).

E também que: a câmera (pela lente somente) faz um tipo de medição e com o flash faz outra... ou seja, o fotómetro da câmera faz a medição "somente" de luz, não distinguindo muito a distância focal - pra ela o que importa é a abertura focal (e a velocidade). Já se for uma medição pelo flash, irá importar também a distância focal (35mm, 50mm, etc...) além é claro da medição de luz, mas que aí a própria câmera irá ajudar a fazer isto através da lente...

Bem, acho que é mais ou menos isto... Léo, me corrija se estiver errado.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2005, 10:34:38
Vamos lá...

O fotometro da camera vai calcular a luz do ambiente no momento que voce está com a camera no modo M. Como o Leo disse, a camera fotometra pela luz ambiente, e não pela luz incidente (acho que nem tem como fazer isso).

Se seu flash é TTL, ele vai usar as informações que voce deu para ele atraves da sua fotometria para mudar a quantidade de luz (potencia) que ele vai lançar no ambiente... Com isso, o flash é que faz a distribuição de luz necessária para a foto, dentro do que voce informou atraves da sua fotometria (no caso de usar o TTL)

Pelo que imagino, para voce fotometrar o flash é bom ter um fotometro, pq desconheço outra forma de faze-lo no caso de usar o modo manual do flash!

Uma coisa que eu penso: Flash foi inventado para ser usado no modo M e não em modos de prioridade.... Os modos de prioridade setam a camera para zerar o EV, com isso, ela define aberturas e velocidades dentro da realidade de luz ambiente.... Com isso, voce não faz o uso do flash da forma para que ele foi criado.

Renato, por este motivo que tua camera te trava em 1/60... Pq senão ela setaria a abertura de forma a zerar o EV, e este não é o objetivo de uma foto neste modo (Av ou Tv). Só funciona no modo mandual e se voce já tenha calculado com um fotometro a luz ambiente com um disparo do flash!

Gente, vejo que realmente estamos precisando de um Workshop de luz artificial!

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leonardo_Freire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • http://www.leonardofreire.org
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2005, 11:06:32
pessoal, tipo as vezes quero usar o flash pra poder ganhar alguns Ftops na velocidade, o problema que no M, nao importa se o flash da  "levantado ou nao " a fotometria NÃO muda. se pra Zerar o Ev tive que colcoar  1/30 se levantar o flash vai continuar 1/30 porem acabar que ESTORA A FOTO, pois o 1/30 ANTES DO FLASH, já estava com o EV zerado, eu vou por tentativa e CHUTE mesmo, tipo se fotometro e me da  1/30, levanto o flash e AUMENTO 1 ftops, neste caso iria jogar 1/120 ou perto disso, e as vezes sai legal, e dependendo da situação, nao.

lembrando que to falando do Flash da camera  ou até mesmo do flash Externo, Em " ETTL ".


como vcs fazem ????
Canon EOS Rebel 300D+BateryGrip
18-55mm/28-105mmf3.5-4.5/70-300mm
Mochila Macaco
Clube FotoRio


www.leonardofreire.org


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2005, 11:47:47
Tb tô com essas dúvidas, Leo, e tô fazendo no chute tb... é chato pq demora mais. =o/
Tipo qd eu quero o flash pra congelar o movimento, mas manter a luz ambiente, eu vou na tentativa e chute o tempo todo, e sempre me enrolo e acabo desistindo do flash =o(
Só teve uma vez que isso funcionou. Mas eu nunca sei em que abertura colocar, sabe?
Pq eu quero a vel, mais baixa pra captar a luz ambiente, mas ao mesmo tempo eu não quero que o flash estoure ou deixe o rosto da pessoa muito claro. E a vel, penso em deixar por volta de 1/60...
Acho que esqueci como se calcula isso  :huh:  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2005, 11:52:08
Citar
pessoal, tipo as vezes quero usar o flash pra poder ganhar alguns Ftops na velocidade, o problema que no M, nao importa se o flash da  "levantado ou nao " a fotometria NÃO muda. se pra Zerar o Ev tive que colcoar  1/30 se levantar o flash vai continuar 1/30 porem acabar que ESTORA A FOTO, pois o 1/30 ANTES DO FLASH, já estava com o EV zerado, eu vou por tentativa e CHUTE mesmo, tipo se fotometro e me da  1/30, levanto o flash e AUMENTO 1 ftops, neste caso iria jogar 1/120 ou perto disso, e as vezes sai legal, e dependendo da situação, nao.

lembrando que to falando do Flash da camera  ou até mesmo do flash Externo, Em " ETTL ".


como vcs fazem ????
Mas Leonardo,

Voce não entendeu nada do que eu escrevi....

O FOTOMETRO da camera não calcula a luz do ambiente contando o flash... Qdo vou fazer uma foto com flash, ele sempre me mostra com menos 2 pontos de luz. Se voce quer potencia, velocidades e aberturascorretas, voce precisa de um fotometro de mão... Senão voce não vai conseguir....

Outra coisa, não sei como vc ganha F-Stops na velocidade..... Se voce aumentar a velocidade (pelo fato de ter mais luz), realmente vc pode usar uma abertura maior... Mas o termo ficou estranho. Quando vc liga o flash, voce vai ter muuuiittto mais luz... Muito mais mesmo.

Um toque... Quando fotografo eventos, a camera vai em modo M, f/6.3 e velocidade 1/60, 1/80, 1/100 dependendo do que eu to fotografando... Não dá erro.

Apenas para frisar o conceito... Se voce deseja saber a potencia exata e qual o ajuste da camera para obter a melhor exposição, te aconselho a comprar um fotometro de mão... A camera não faz essa fotometria!

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 29 de Julho de 2005, 11:53:25 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2005, 11:58:12
Olha, para usar o flash o tempo de exposição não faz diferença, porque o disparo dura em torno de 1/1.000s, dependendo da potência. A diferença no tempo de exposição vai ser a luz do fundo. Quanto maior o tempo maior a influência da luz do fundo.
Voce deve trabalhar com a abertura. Use o número guia do flash da câmera, 13, e em ISO 100, divida pela distância em metros do assunto.
Então um assunto a 2 metros, voce usa f6,5.
« Última modificação: 29 de Julho de 2005, 12:03:43 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ZE RENATO

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2005, 12:31:42
Quando vc coloca em M, seta S, A, Iso com o flash levantado, ele automaticamente zera o EV? :huh:   Fiz isso ontem com a 300D do fcupti, qdo vc foca no visor aparece o fotometro zerando o EV, ou estou enganado? :o  Pelo menos ontem tive a impressão da camera ter ajustado. Um abç e várias dúvidas agora!
No WS tava com a minha S5100, agora com a Rebel é mto diferente!  temos q marcar outro WS aqui no Rio! hehehehehe!!!!! :D