Autor Tópico: Dica dos colegas que vivem no litoral  (Lida 2441 vezes)

Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Online: 26 de Julho de 2008, 10:17:51
Pessoal, da última vez que fui ao litoral, reparei que toda vez que fotografava próximo ao mar a câmera e a lente ficavam impregnadas de cristais de sal. E, como eu sei que com maresia não se brinca, gostaria de saber como vocês lidam com isso. Vão na cara e na coragem e depois dão uma limpada no equipamento ou o protegem de alguma forma?

Agradeço qualquer ajuda.

« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 15:21:26 por Kika Salem »
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2008, 13:21:21
Márcio eu vez por outra faço fotos no litoral de pernambuco mas não uso nenhuma proteção. A cam está sempre na bolsa e só tiro na hora de fazer a foto, uso filtro UV na lente e faço uma limpeza quando chego em casa. Até hoje não tive problemas.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2008, 13:24:00
(...) uso filtro UV na lente e faço uma limpeza quando chego em casa.

 :ok:

Também é bom tomar cuidado com areia na lente. Porque se entrar no anel de zoom, pode causar um estrago (nunca vi aconntecer, mas li em algum lugar rs)
« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 13:25:32 por pedro_raythz »


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2008, 15:31:50
TB não vai dar mole e ficar perto da arrebentação né! hehe Pelo que vc disse me parece que vc ficou perto de onde as ondas estavam quebrando, quando sobem aqueles respingos de água e sal.

abs

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2008, 19:20:30
Valeu pelas dicas, pessoal.

Da última vez que fotografei no litoral não tive problemas mas fiquei preocupado com a questão da maresia. Em outro fórum, foi sugerido cobrir o equipamento com aquele filme plástico usado em cozinha. Achei uma ótima sugestão por ser barato e de fácil manuseio e permitir configurar a câmera mesmo coberta. Acho que, a princípio, vou sem usar nada mesmo e se sentir necessidade uso esse filme mesmo.

Obrigado a todos.
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2008, 20:23:15
Valeu pelas dicas, pessoal.

Da última vez que fotografei no litoral não tive problemas mas fiquei preocupado com a questão da maresia. Em outro fórum, foi sugerido cobrir o equipamento com aquele filme plástico usado em cozinha. Achei uma ótima sugestão por ser barato e de fácil manuseio e permitir configurar a câmera mesmo coberta. Acho que, a princípio, vou sem usar nada mesmo e se sentir necessidade uso esse filme mesmo.

Obrigado a todos.


Se vc for com uma compacta pode cobri-la com uma camisinha sem lubrificante! hehe Pode parecer bobo, mas funciona, vc pode até mergulhar a câmera.

Quanto ao filme plástico funciona sim, eu já udei num jogo de paintball pra proteger de respingos.

abs

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2008, 21:59:27
Cara,
eu moro em Santos, vira e mexe vou andar na praia com minha DSRL, troco de objetivas o tempo todo (claro, faço isso dentro da bolsa, de costas para o vento, sempre), na beira d'água e monto meu tripé com a água nas canelas. Quando volto, dou uma limpada básica no corpo, nas lentes e uma borrifada de ar com a bombinha no sensor, espelho e nos diversos cantinhos da câmera. Faço isso com ela há quase 3 anos, e nunca tive problema algum. Está tudo funcionando perfeitamente. Minhas lentes não tem um fungo ou risco.
Não sei se apenas tive sorte. Mas acho que o mais importante é cuidar, limpar e usar! Nada faz mais mal para um máquina fotográfica do que deixar o equipamento mofando no armário!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2008, 23:06:03
Cara,
eu moro em Santos, vira e mexe vou andar na praia com minha DSRL, troco de objetivas o tempo todo (claro, faço isso dentro da bolsa, de costas para o vento, sempre), na beira d'água e monto meu tripé com a água nas canelas. Quando volto, dou uma limpada básica no corpo, nas lentes e uma borrifada de ar com a bombinha no sensor, espelho e nos diversos cantinhos da câmera. Faço isso com ela há quase 3 anos, e nunca tive problema algum. Está tudo funcionando perfeitamente. Minhas lentes não tem um fungo ou risco.
Não sei se apenas tive sorte. Mas acho que o mais importante é cuidar, limpar e usar! Nada faz mais mal para um máquina fotográfica do que deixar o equipamento mofando no armário!

 :ok::

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Márcio B. Alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2008, 10:42:20
Obrigado, rafanubi/Marcelo.

Eu concordo plenamente. O mais importante, sem dúvidas, é fotografar. Acho que cuidado não faz mal a ninguém, mas não pode chegar ao ponto de nos impedir de usar o equipamento pois, sendo assim, é melhor nem começar a investir na área.

Abraços.
Márcio B. Alves

Vendendo:
Canon 200mm f/2.8 L II USM,   Sigma 18-200mm f/3.5-6.3 DC p/ Nikon com UV Hoya.
Todas em excelente estado. Uso estritamente amador.