Autor Tópico: Lentes com grandes aberturas (f/2.8 a f/1.4)  (Lida 10897 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #30 Online: 07 de Dezembro de 2005, 14:51:06
Vi o seu artigo Leo. Tá certo, com uma prosumer pode-se brincar com profundidade de campo até com F8, usando bastante tele. O problema é ter que se afastar do assunto às vezes a distâncias impraticáveis. Além disso, o desfoque é diferente (aí fica questão de gosto). Eu acho bonito o desfoque de tele, mas uma normal bem aberta também tem o seu valor.

Uma vez um colega de fórum passou um artigo sobre círculos de airy e difração, mas acabei me interessando por outro artigo que encontrei a partir dali. Basicamente o artigo comparava a profundidade de campo de um assunto em várias distâncias focais, usando a mesma abertura, se não me engano. Obviamente, ele corrigia as distâncias entre a câmera e o assunto para obter sempre o mesmo crop. Os resultados foram interessantes: ocorreu a óbvia mudança de perspectiva entre grande angular, normal e tele. No entanto, ele percebeu que a profundidade de campo era essencialmente a mesma. Ou seja, se em um caso a profundidade de campo era de 5cm, continuaria sendo de 5cm tanto em tele, wide e normal. O que mudava era o formato do desfoque e a quantidade de desfoque no fundo. Fotografar com GA deixa o fundo "menos desfocado", mas a profundidade de campo é a mesma que em uma normal. Não sei se estou transmitindo exatamente os resultados que o cara encontrou... por favor, Leo, corrija o que estiver errado.

Portanto, parece haver diferenças relevantes entre desfocar o fundo com tele e com normal, tanto na questão da alteração da perspectiva, da distância do assunto e no formato do desfoque ao fundo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #31 Online: 07 de Dezembro de 2005, 15:57:09
willemacht,

Além da abertura grande, o desfoque depende da distância do assunto e da distância focal da lente.

Agora você tem que ver que tipo de bokeh deseja.


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #32 Online: 07 de Dezembro de 2005, 17:35:19
Agora ficou claro pra mim. Eu estava usando uma GA por isso não estava conseguindo o desfoque de fundo que desejava  :doh: , já que para as GA´s realmente uma abertura grande ajuda nesse efeito, usando uma tele consegui o efeito usando abertura de f/5.6!  :lol:  A distância focal da objetiva também está relacionada com a profundidade de campo. E descobri essa página que me ajudou a entender melhor Calculador da Profundidade de Campo .

Citar
Além da abertura grande, o desfoque depende da distância do assunto e da distância focal da lente.

Isso mesmo Danilo! :)
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2005, 17:37:23 por willemacht »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 07 de Dezembro de 2005, 18:03:40
Francisco primeiro é importante entender que 4 fatores afetam a profundidade de campo, são eles, Abertura, distância do objeto em foco, distância focal e tamanho da mídia, a questão toda.
Esse fatores afetam a profundidade de campo da seguinte forma:
- Aberturas maiores geram menor profundidade de campo.
- Distâncias focais maiores gerem menor profundidade de campo.
- Distância menor do objeto gera menor profundidade de campo.
- Mídia MENORES geram MENOR profundidade de campo.

O problema é que a relação é de segundo grau para abertura e distância focal enquanto é linear para o tamanho da mídia, com isso temos que até as prossumers é perfeitamente possível conseguir resultados de desfoques similares aos conseguidos com uma DSLR sem a MENOR dificuldade e usando o mesmo ângulo de cobertura.
Lembrando apenas que o que define uma lente normal é apenas sua relação com a diagonal da mídia e portanto seu ângulo de cobertura, então independente de termos distâncias focais diferentes tendo a mesma cobertura poderemos manter a mesma distância do objeto e portanto a mesma perspectiva.

Portanto podemos AFIRMAR categoricamente que:
Uma câmera 135 com uma lente em 75mm
Uma câmera APS com uma lente em 50mm
Uma Prossumer com uma lente em 18.7mm

POSSUEM O MESMO ÂNGULO DE VISADA.
POSSUEM PRATICAMENTE A MESMA PROFUNDIDADE DE CAMPO QUANDO USANDO ABERTURAS f/5.6, f/4.0 e f/2.0 RESPECTIVAMENTE.
Ou seja não é nada difícil criar desfoques com as prossumers na mesma visada das DSLR ou das 135, o que você faz com uma DSLR APS em f/5.6 é exatamente o mesmo que você faz com uma Prossumer em f/2.8 como demonstramos naquele teste.
:)
O legal disso tudo é que uma prossumer usando a mesma distância focal e a mesma abertura de uma DSLR tem uma profundidade de campo bem menor. :)

Por fim só para concluir, é um erro comum alegar que lentes de distância focal diferentes geram perspectivas diferentes, isso é mentira, lntes de distâncias focais diferentes geram EXATAMENTE a mesma perspectiva, a única coisa que afeta na perspectiva de uma imagem é a posição do fotógrafo.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 07 de Dezembro de 2005, 19:26:05
Leo:

Embora só a posição do fotógrafo influencie na perspectiva, projeção cônica que esta é, há uma outra esfera de perspectiva que denota o uso de Normais, Teles e GAs. Trata-se do seguinte: como as GAs pegam um ângulo mais aberto elas terminam incluindo linhas que são paralelas na realidade mas na foto parecem fugir fortemente. Isso se dá mesmo quando se desenha uma perspectiva com o método dos Pontos Medidores (método de desenhar perspectivas com pontos de fuga "certa"). Se fazemos um recorte no centro, a perspectiva é a mesma, mas parecem menos dramáticas as fugas. Se a perspectiva pega um ângulo muito grande, fica dramática, com as linhas dos cantos opostos fugindo com grande diferença angular.

Falo isso devido à foto que lhe mostrei do sofá. Naquela distância, ver os braços do sofá fugindo como estão é típico de GA, não de normal nem de telezinha. Não quer dizer que a GA tenha alterado a perspectiva. Quer dizer que aquele recorte de perspectiva só acontece em GA.

Eu não sei se é isso, mas veja, o fotógrafo atual começa sua vida usando uma lente variável, então não "decora" o ângulo de uma Normal. Já eu fotografi quase toda a vida só com uma 50mm, então a visada da 50mm é para mim reconhecível quando comparada com uma tele curta ou uma GA moderada.  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 07 de Dezembro de 2005, 19:54:36
Ai é que está Ivan não há mudança alguma de perspectiva, se você conseguisse fotografar o objeto com uma distância focal maior mantendo a proporção de distâncias entre fotógrafo e objetos você teria exatamente a mesma reprodução.
A única coisa que afeta é a distância, se o fotógrafo tiver que se afastar do objeto a perspectiva será modificada, assim como se ele tiver que se aproximar a perspectiva também será modificada, Dependendo de como o ambiente for redistribuido você não consegue afirmar com que tipo de lente foi feita, nós só fazemos esse tipo de afirmação porque sabemos instintivamente a proporção dos objetos, mas se fizermos modificações do quadro que alterem nossas noções de dimensões podemos simplesmente acabar com toda essa idéia de que estamos alterando algo com a distância focal, essa idéia nos é dada exclusivamente por nosso referencial de dimensões, não é físico.
Na foto a seguir tenho uma foto feita em 65mm colada sobre uma feita em 28mm, a em 65mm está destacada com tom de azul e transparência.
A perspectiva é EXATAMENTE a mesma, tanto que uma foto colou exatamente sobre a outra.

Pelos nossos referenciasi adquiridos durante a vida podemos definir aproximadamente a distância que o fotógrafo estava dos objetos.
Porém quando eliminamos os referenciasi de distância que estamos habituados não importa qual é a distância focal usada, não conseguimos definir a distância do objetivo, como no exemplo dado pelo Melão a algum tempo atrás, onde uma imagem real parece uma imagem feita em macro.

Não é uma questão de perspectiva e sim de referenciais.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2005, 19:55:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 07 de Dezembro de 2005, 20:26:17
Citar
Ai é que está Ivan não há mudança alguma de perspectiva, se você conseguisse fotografar o objeto com uma distância focal maior mantendo a proporção de distâncias entre fotógrafo e objetos você teria exatamente a mesma reprodução.

Leo: nese ponto estamos completamente de acordo. O que digo não é isso e sim que a Normal ou tele cobrem um ângulo menor, então, por ISSO, não vemos as fugas altamente fechadas que vemos nas GAs, e digo mais, que se você está habituado a observar fotos de 50mm identifica ângulos de visada maiores ou menores com relativa facilidade.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #37 Online: 08 de Dezembro de 2005, 01:59:18
Ainda não entendi como a perspectiva não muda.

Encontrei o artigo:
http://www.luminous-landscape.com/tutorials/dof2.shtml

Reparem as imagens do Gremlin em tele, normal e wide. Observem como a tele "puxa" o fundo para perto do assunto, enquanto o wide "afasta" o fundo, ainda que o Gremlin sempre esteja com o mesmo tamanho. Não ocorreu alteração da perspectiva?

Afinal, o Gremlin está sendo tomado sempre do mesmo ângulo, mas os objetos ao redor ficam em posições diferentes dependendo da distância focal e ângulo das objetivas...

O que vocês acham disso?


 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 08 de Dezembro de 2005, 02:56:03
Francisco olhe meu exemplo onde não houve mudança de posição, porque no exemplo citado houve uma CLARA mudança de posição da câmera.
O objeto sai de trás do bichinho em 200mm, volta em 100mm, sai novamente em 50mm, o infeliz modificou drásticamente as posições dos testes, olha o cachorro do primeiro plano, em 50mm ele está praticamente colado na câmera, enquanto em 200mm e 400mm ele está bem mais distante, o cara alterou o teste para provar o que queria, mais um para minha lista de sites que não valem nada.
No meu eu não alterei a distância e consegui colar a foto exatamente sobre a outra, veja o campo azulado, é a segunda foto em 66mm convertida ajustada para azul e sobreposta com 50% de transparência, vc verá que parece ser exatamente a mesma foto, sem nenhuma alteração de perspectiva.
Lembre-se a distância focal NÃO ALTERA a perspectiva, mas a posição da câmera sim.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2005, 02:57:55 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #39 Online: 08 de Dezembro de 2005, 03:13:16
Ah, ok. O cara mudou a posição da câmera sim, para obter um mesmo crop da cena. Quando usamos diferentes distâncias focais para obter um mesmo crop do assunto, a perspectiva muda (claro, a posição da câmera muda). Você está certo... se você colocar a câmera no mesmo lugar, mudando a distância focal, o recorte da cena muda, mas a perspectiva não.

Se quisermos manter o mesmo recorte da cena mudando a posição da câmera e a distância focal, a perspectiva muda, como você disse, em função da posição da câmera em relação à cena.

O artigo dele tá legal, na verdade o que ele quer provar nem é isso, é que a profundidade de campo não muda com distâncias focais diferentes sob mesma abertura e mesmo crop.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 08 de Dezembro de 2005, 03:29:40
Citar
Ah, ok. O cara mudou a posição da câmera sim, para obter um mesmo crop da cena. Quando usamos diferentes distâncias focais para obter um mesmo crop do assunto, a perspectiva muda (claro, a posição da câmera muda). Você está certo... se você colocar a câmera no mesmo lugar, mudando a distância focal, o recorte da cena muda, mas a perspectiva não.

Se quisermos manter o mesmo recorte da cena mudando a posição da câmera e a distância focal, a perspectiva muda, como você disse, em função da posição da câmera em relação à cena.

O artigo dele tá legal, na verdade o que ele quer provar nem é isso, é que a profundidade de campo não muda com distâncias focais diferentes sob mesma abertura e mesmo crop.
Bom nunca parei para pensar nisso, amanhã com menos sono eu calculo isso e te falo com certeza heheheh!

Eu nem cheguei a ler o artigo, vi só as fotos, como vc mandou ele achei que se tratasse do tema que está sendo discutido, mesmo porque nem mesmo os crops são os mesmos. :/
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2005, 03:31:19 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #41 Online: 08 de Dezembro de 2005, 19:12:33
Sim, isso é relativo. Só uma maneira de "entender" as perspectivas.

Só pensar que uma 90mm em 135 é quase uma tele, já em grande formato vira uma GA.


RICARDOZANOTTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #42 Online: 29 de Dezembro de 2005, 00:48:12
O jeito mais fácil de desfocar o fundo é recortar a pessoa no PhotoShop, depois desfocar o que sobrou e colar novamente a pessoa ou assunto bem em cima do "buraco" que ficou. Leva alguns segundos e dá pra fazer na primeira tentativa, sem dizer que se recortar direitinho duvido alguém perceber!

Ninguém comentou sobre a utilidade das lentes de grande abertura em situações ou lugares onde o flash iria atrapalhar ou é proibido.

Pelo que li também o desempenho das lentes (MTF) varia muito entre o critério 10 lp/mm, para fotos pequenas e 40 lp/mm, para ampliações grandes. Há variações significativas entre as lentes nesse quesito, mesmo entre as com bom MTF médio (average weighted).
Ricardo Zanotto[/size]

Canon EOS 350D + Sigma EX 10-20mm f4-5.6 DC + 2 CF 1GB

FujiFilm FinePix F30 Zoom + XD Card 2 GB
[/font]


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #43 Online: 30 de Dezembro de 2005, 18:29:47
Citar
O jeito mais fácil de desfocar o fundo é recortar a pessoa no PhotoShop, depois desfocar o que sobrou e colar novamente a pessoa ou assunto bem em cima do "buraco" que ficou. Leva alguns segundos e dá pra fazer na primeira tentativa, sem dizer que se recortar direitinho duvido alguém perceber!

 
desculpa

mas que isso, eu não troco um bokeh de lente por um de PS nem reencarnado.  :mf_tongue:  


cacaw

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #44 Online: 26 de Julho de 2008, 12:36:16
Com uma lente 50mm qual a melhor abertura para se fazer um bom retrato?