Autor Tópico: Focar, travar e girar a camera para enquadrar.  (Lida 2911 vezes)

educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 04 de Outubro de 2010, 18:49:59
 Ola pessoal.

 Dêem uma força ai por favor...

 Eu estava acostumado a focar algo ou alguem(no modo ONE SHOT), com o sensor do meio do foco, o quadradinho central; Ai então travava o foco com o dedo apertado até o meio, girava a câmera(sem me distanciar ou aproximar da pessoa ou do objeto) para fazer o enquadramento melhor, ou deixar o ponto áureo. E fotografava assim(coisa que quase todo fotografo faz). O foco ficava beleza com 3.5 a 5.6 de abertura.
Porem, recentemente adquiri uma EF 50mm 1.4. Logo, usei da mesma técnica de focar e girar a câmera, o problema é que quase todas saíram desfocadas; Acredito que tal técnica aumente em uma escala mínima, a distancia entre a câmera e o objeto a ser focado. Como a profundidade de campo dela em 1.4 é mínima, aí estaria a causa do desfoque.
 
 Agora a pergunta é: Esse movimento aumenta mesmo a distancia entre câmera e o objeto? Ou seja, se ele estiver no meio do visor, estará mais proximo da camera(mesmo que milímetros) do que se estiver no canto? Ou foi outra coisa que causou o desfoque?

 A outra ajuda é: Alguem sabe fazer os cálculos de distancia x abertura x distancia focal = profundidade de campo, como já vi o Leo Terra fazer aqui?

 Se puderem me passar a formula pra poder calcular agradeceria.
 Muito obrigado pessoal.
 Abraços a todos!
 
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, 18:52:39 por educastro »
Sê por inteiro em tudo que faça.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2010, 00:24:26
Edu, em lentes de grande abertura a técnica de focar e reenquadrar pode ocasionar perda do foco, primeiro pela diferença da distância que altera levemente, segundo porque dificilmente vc consegue reenquadrar sem alterar a sua distância do objeto.

Eu dificilmente uso só o ponto central, uso e abuso de todos os pontos de foco e quando tenho que fazer um reenquadramento, é mínimo. Só faço reenquadramento se estou usando aberturas pequenas.

Aqui mesmo no MF tem um tópico sobre isso.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45274.0


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2010, 11:08:24
Valeu AlexandreS, O tópico lá ta realmente bem discutido e sanou minhas duvidas...
Abração.
Sê por inteiro em tudo que faça.