Autor Tópico: Direito de Uso de Fotos - Urgente!  (Lida 2345 vezes)

rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Online: 28 de Julho de 2008, 11:34:08
Pessoal, a Escola em que desenvolvo trabalho me solicitou um orçamento para poderem usar as minhas fotos para os materiais publicitários deles.

Não só não tenho idéia de quanto cobrar mas não sei se devo limitar o uso dessas imagens por eles. Como barganho isso? Preciso dar um orçamento ou alguma posição.

Segue algumas fotos:











Abraços.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2008, 11:41:26
Rodrigo, primeiro você precisa da autorização dos pais para a utilização das fotos. Como o fim será comercial, vai ter que colocar um cachê no seu orçmento e repassá-lo aos cedentes dos direitos de imagem. Quanto cobrar eu não falo mais.... a gente passa o valor e sempre tem a discussão até alguém chegar a valores mágicos, tipo R$15 por fotos.
Pense quanto vale seu trabalho, quanto escola vai gastar com a propaganda,qual é a mídia, etc
Para uso publicitário coloque tempo de uso, de 12 ou 24 meses, no contrato entre ocê e os cedentes e no contrato de vc com a escola.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2008, 11:49:54
O que o Guto colocou está correto e realmente vc precisa de autorização por escrito dos pais dos alunos para que os mesmos apareçam na propaganda, isso dá uma dor de cabeça gigante.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2008, 11:50:14
Rodrigo, primeiro você precisa da autorização dos pais para a utilização das fotos.

Obrigado, vou colocar isso.

a gente passa o valor e sempre tem a discussão até alguém chegar a valores mágicos, tipo R$15 por fotos.

Hehehe..jamais faria isso. Nem de longe.

Pense quanto vale seu trabalho, quanto escola vai gastar com a propaganda,qual é a mídia, etc
Para uso publicitário coloque tempo de uso, de 12 ou 24 meses, no contrato entre ocê e os cedentes e no contrato de vc com a escola.

Acho que eles usam na revista mensal deles, mas vou perguntar antes de dar um preço. Vou dar direito de 12 meses, já que faço trabalho uma vez por ano lá. Daí eu renovo ou apresento outras fotos.

Obrigado Guto. Será que seria interessante dar uma opção de preço a partir de um lote de fotos ou individual?


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 12:15:31
Eu acho temerário colocar na rede fotos de crianças sem que os pais tenham autorizado anteriormente.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2008, 12:43:12
Oi Rodrigo,

todas as dicas acima são bastante importantes.
Sobre cobrar, moro no exterior e não tenho idéia de valores no BR, mas certamente de contrato.
Fixe um período , e determine tb a área geográfica onde vc autoriza, e, se fôr o caso, o idioma. Lembre-se que um outdoor no Sudeste custa muito mais que o mesmo no Norte do BR, e vc tem que receber de acordo.
Jamais ceda direitos totais por tempo indeterminado, `a não ser que te ofereçam rios de dinheiro...
É muito importante tb saber qual é o tipo de mídia, cada uma tem seu preço. Se eles estiverem incertos, ou se o projeto possa crescer com o tempo, determine cessão de direitos liberado para qquer mídia  ( mantendo o limite de tempo e área geografica), mas isso acarreta um belo aumento de preço.
Sempre, tudo é negociável, mas é muito impostante você colocar os limites antes de fechar qquer negócio.

Boa sorte !

()s

GuiGui  :)


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2008, 14:07:20
Eu acho temerário colocar na rede fotos de crianças sem que os pais tenham autorizado anteriormente.

Dessas eu tenho, coloquei só para ilustrar.

Aas te razão, vou tirar.

Abraços.


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2008, 14:11:02
Oi Rodrigo,

todas as dicas acima são bastante importantes.
Sobre cobrar, moro no exterior e não tenho idéia de valores no BR, mas certamente de contrato.
Fixe um período , e determine tb a área geográfica onde vc autoriza, e, se fôr o caso, o idioma. Lembre-se que um outdoor no Sudeste custa muito mais que o mesmo no Norte do BR, e vc tem que receber de acordo.
Jamais ceda direitos totais por tempo indeterminado, `a não ser que te ofereçam rios de dinheiro...
É muito importante tb saber qual é o tipo de mídia, cada uma tem seu preço. Se eles estiverem incertos, ou se o projeto possa crescer com o tempo, determine cessão de direitos liberado para qquer mídia  ( mantendo o limite de tempo e área geografica), mas isso acarreta um belo aumento de preço.
Sempre, tudo é negociável, mas é muito impostante você colocar os limites antes de fechar qquer negócio.

Boa sorte !

()s

GuiGui  :)

Obrigado Ana,

Vou seguir exataemte os conselhos seus e do Guto. Muito esclarecedor. Obrigado!


LuizDeMog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:30:11
rodrigofaria,
todo ano quando assino contrato com escola para meus filhos, eu leio e noto que há um paragrafo onde autorizo a escola utilizar a imagem do aluno pela escola em diversas mídias.
Esta escola não deve ser diferente, afinal funcionam como um cartel.
Então é fazer constar, no contrato entre vc e a escola, que a escola tem esta autorização.
Só para te dar um exemplo: meu filho terminou o segundo grau e não passou em nenhum vestibular que fez. Depois de um ano de cursinho, passou em todos que tentou inclusive em primeiro lugar num deles.
Meu outro filho fazendo o ultimo ano na mesma escola viu cartazes, dentro da escola, com fotos do universitário dizendo que ele fez o segundo gau ali -o que é verdade- eu não pude fazer nada.
O cursinho tb usou a imagem dele em publicações internas e externas e novamente não fui remunerado porque eles tinham minha autorização quando da assinatura do contrato(matrícula).
Não acredito em ETs,...
mentem demais.


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:57:38
rodrigofaria,
todo ano quando assino contrato com escola para meus filhos, eu leio e noto que há um paragrafo onde autorizo a escola utilizar a imagem do aluno pela escola em diversas mídias.
Esta escola não deve ser diferente, afinal funcionam como um cartel.
Então é fazer constar, no contrato entre vc e a escola, que a escola tem esta autorização.
Só para te dar um exemplo: meu filho terminou o segundo grau e não passou em nenhum vestibular que fez. Depois de um ano de cursinho, passou em todos que tentou inclusive em primeiro lugar num deles.
Meu outro filho fazendo o ultimo ano na mesma escola viu cartazes, dentro da escola, com fotos do universitário dizendo que ele fez o segundo gau ali -o que é verdade- eu não pude fazer nada.
O cursinho tb usou a imagem dele em publicações internas e externas e novamente não fui remunerado porque eles tinham minha autorização quando da assinatura do contrato(matrícula).

Verdade. Muitos pais assinam contrato de Escolas e de Fotógrafos e sempre tem uma claúsala no rodapé que faz você ceder o uso de imagem do seu filho. Isso é muito antiético, eu acho.

No meu caso, só depois que o trabalho está pronto é que eu escolho a partir das melhores fotos e peço pessoalmente ao pai do aluno a autorização de uso, sempre para fim não comercial. Além disso, me compromento verbalmente que toda a vez que eu for usar a foto para alguma promoção minha, eu aviso antes. Geralmente eu dou a arte que faço de presente.

Não uso desse atifício e acho muito covarde de quem o faz se escondando atrás de rodapé de contrato sem avisar claramente.

Bom, se a Escola tem a autorização para usar a imagem de algum aluno em uma foto minha, com certeza vou pessoalmente avisar antecipadamente para o pai do interesse da Escola e se ele(a) não gostar, eu não cedo para a Escola..