Autor Tópico: [DIGITAL] Procedimentos para calibrar o monitor  (Lida 22902 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 28 de Julho de 2008, 20:27:57
Estou lendo uma apostila sobre Photoshop e uma das primeiras instruções refere-se às maneiras de calibrar o monitor.

Segundo o material, existem vários spyders que fazem o ajuste de cor do monitor automaticamente, mas como são caros, a apostila indica utilizar um programa do Windows chamado Adobe Gamma.

Alguém já calibrou o monitor dessa maneira?
Vocês conhecem uma outra maneira que concilie qualidade e custo baixo ou, se possível, nenhum custo?

Obrigada desde já.
« Última modificação: 28 de Julho de 2008, 20:28:37 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2008, 21:00:18
Srta Kika!

A opção gratuita que é mais confiável e que eu conheço é mesmo o Adobe Gamma.

Para se calibrar com o Adobe Gamma, é necessário também ter o target de referência para imprimir no minilab com o qual você trabalha ou na sua impressora de casa/escritório.

Eu tenho um target aqui:



Não esqueça também de ativar no gerenciamento de cores do Windows o mesmo espaço de cor da Cam, por exemplo o sRGB.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2008, 21:08:40
Kika, tentei uma vez usar este esquema do adobe e ficou muito ruim.  O olho humano não é grande coisa para este assunto.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2008, 22:34:34
Srta Kika!
A opção gratuita que é mais confiável e que eu conheço é mesmo o Adobe Gamma.
Para se calibrar com o Adobe Gamma, é necessário também ter o target de referência para imprimir no minilab com o qual você trabalha ou na sua impressora de casa/escritório.
Eu tenho um target aqui:

Não esqueça também de ativar no gerenciamento de cores do Windows o mesmo espaço de cor da Cam, por exemplo o sRGB.
Abs

Chello
Por gentileza, explica melhor a aplicações e a função do Target!
GRato :ok:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 23:28:54
VC manda ampliar o Target (faz 15x21) no lab que vc costuma usar e pede para escreverem na ordem de serviço para "Não Fazerem Alteração". Imprimir a fotos sem nenhum ajuste do Lab.
Pega esta foto coloca ao lado do monitor e abre ela no PS.
Vc vai usar o Adobe Gama para alterar a vizualização da tela para que o tragete aberto no PS fique igual ao Target impresso e ao final criar um ICC Profile do monitor, que será utilizado pelo windowos sempre q ele for iniciado.

Siga os passos abaixo>

1) Vá no painel de controle e acione oAdobe Gama (ele vem com o PS CS2, mas não vem com o CS3. Então tem que isntalar ou ter instalado o PS CS2 para o Adobe Gama aparecer no Paienel de Controle).
2) Escolha wizard
3) Escolha SRGB ou deixe inalterado se já partir do Perfil nativo do seu monitor
4) Ajuste de contraste: Ajuste o brilho e contraste do monitor até que a foto aberta no PS fique igual (ou o mais próximo possível) da do Target
5) DEixe o tipo de fósforo da tela como P22-EBU mesmo
6) 3 retângulos (vermelho, verde e azul), se aparecer apenas 1 desmarque a opção "view single gamma olnly". O que vc vai fazer: Ajuste cada controle deslizante de cada cor e tente deixar a imagem do targete, que tá aberta no PS, igual ao do targete impresso. Tente conseguir o PB mais parecido possível, mas não deixe de prestar a atenção as demais cores.
Deixe a opção "Gamma" em custon e 2.10
7) Deixe "hardwere white Point" em 6500 mesmo
8) Em White Point deixe também em 6500
9) esta janela só serve para vc vizualizar o Antes e o depois do ajsute. Se não estiver satisfeito e não estiver vendo o target bem parecido com ele aberto no PS, volte alguns passos atrás e refaça os ajustes.
10) Dê um nome (Tipo: Ajuste data...) e salve. Este perfil passará a ser usado pelo windows e todos os programas.

Agora veja novamente o Target Impresso e compare com ele aberto na tela. Veja se estão bem parecidos (pequenas diferenças sempre existem)quer dizer, o que vc vê na tela está bem parecido com que tá no papel?.
Vc pode agora fazer ajustes finos, caso necessário) no seu monitor usando aplicativos que costumam vir com as placas de vídeo. Se a sua fort uma NVídia vc tem um bom painel de controle para acertar cor, brilho e contraste.
A idéia principal é deixar a foto impressa igual a ela que está aberta no PS.
« Última modificação: 28 de Julho de 2008, 23:31:37 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2008, 23:42:13
Deixa eu dizer uma coisa: O meu monitor é calibrado desta maneira e até hoje nunca tive surpresa com reação ao que mando ampliar no Lab. Os lAbs mesmo de marcas diferentes costumam ter o mesmo padrão de cor e contraste e s diferenças entre o que vc verá na tela e o que vai voltar do laboratório serão desprezíveis.
Quero dizer que: Vc pode, com este método, ter uma calibração de monitor bem confiável e terás segurança para tratar as suas fotos e não ter diferenças quando pegar as mesmas no Lab.
Só atente para uma coisa: Sempre peça para escreverem na ordem de serviço para não fazerem alteração nenhuma. Isso é muito importante
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2008, 00:57:13
Blz, Lúzio :)
Tenho feito aqui meio que no olhômetro,vou ver se consigo entender e seguir as suas orientações.
Obrigado pela colaboração :ok: :clap:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2008, 01:37:02
Chello, Lúzio, Fransergio e Cotovia!

Agradeço demais as orientações de vocês. Vou seguir o passo-a-passo e depois digo como ficou.
:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 01:45:03 por Kika Salem »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 05:12:34 por Pictus »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2008, 07:21:18
Opa!
O Lúzio chegou antes! rs
É justamente esses passos que Lúzio informou, apenas faria uma pequena ressalva:

No passo 5 na escolha do fósforo para quem usa monitor Sony, Apple ou Mitsubishi pode escolher a opção Trinitron.

Também vale lembrar que no Photoshop se as cores ainda aparecerem muito saturadas você pode remover a saturação no Color Settings (Edit>Color Settings ou Shift+Ctrl+K) e em Advanced Controls, marque a caixa Desaturate Monitor Colors By e digite uma porcentagem. Lembre-se que quanto maior a porcentagem, mais lavada ficarão as cores.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.764
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2008, 14:22:06



Eu gosto de usar estes targets(sRGB) http://www.gballard.net/nca.html#getagoodfile


este site é muito bacana.

Principalmente esta parte para testar os navegadores internet:
http://www.gballard.net/psd/go_live_page_profile/embeddedJPEGprofiles.html

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2008, 15:26:02
Calibrar o monitor no olho até que pode ficar bem próximo do "100% calibrado", mas exige uma paciência e conhecimentos bem avançados. Falo de caso próprio, que há uns 2 ou 3 anos venho testando calibragens diferentes (via softwares, via olhômetro usando um target, via SpiderPRO) e confesso que é muito, mas muito difícil calibrar com exatidão, mesmo usando um colorímetro. Além disso, você precisa do perfil ICC do lab para tentar chegar bem próximo do mesmo.

Outra coisa: com os monitores hoje em dia com grandes taxas de brilho e contraste, você tende a achar a imagem do lab no papel subexposta. Isso é outro vício que os monitores, principalmente os LCD's nos causam. Não esqueçamos que a imagem na tela do monitor é uma coisa (no caso, luz), e a imagem no papel é outra totalmente diferente. Pra terem uma idéia, quando vou soltar uma imagem que vai pro lab, reduzo as taxas de brilho e contraste do meu monitor de 65/ 60 para 13/ 11. As cores continuam as mesmas, porém a exposição diminui, ficando bem próxima do lab que costumo solicitar cópias em papel.

Outra questão de relevância fundamental é a configuração do Photoshop. Não adianta nada você tratar uma foto no PS estando o RGB com a configuração diferente do seu windows. Se você calibrou pelo windows, ou seja, usando um programa tipo Adobe Gamma ou no olho, acertando os níveis de RGB e brilho e contraste você tem que setar no Color Settings (Edit/ Color Settings) o mesmo valor para RGB que o Windows usa. Geralmente é o "sRGB IE"..... Eu uso o perfil quie eu criei usando o SpiderPRO. Já vi muito usuário reclamando que a cor da foto no PS está diferente da cor da foto quando visto no visualizador do windows. Além disso, você precisa ir em "View/ Proof Setup/" e marcar a opção como "Monitor RGB", aí sim a sua foto estará igual a do windows.

Pra quem trabalha e precisa de fidelidade de cores, não só em RBG, como em CMYK, recomendo seriamente comprar um colorímetro, assim não terá surpresas com seus clientes.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2008, 18:28:38
Calibrar o monitor no olho até que pode ficar bem próximo do "100% calibrado", mas exige uma paciência e conhecimentos bem avançados. Falo de caso próprio, que há uns 2 ou 3 anos venho testando calibragens diferentes (via softwares, via olhômetro usando um target, via SpiderPRO) e confesso que é muito, mas muito difícil calibrar com exatidão, mesmo usando um colorímetro. Além disso, você precisa do perfil ICC do lab para tentar chegar bem próximo do mesmo.

Outra coisa: com os monitores hoje em dia com grandes taxas de brilho e contraste, você tende a achar a imagem do lab no papel subexposta. Isso é outro vício que os monitores, principalmente os LCD's nos causam. Não esqueçamos que a imagem na tela do monitor é uma coisa (no caso, luz), e a imagem no papel é outra totalmente diferente. Pra terem uma idéia, quando vou soltar uma imagem que vai pro lab, reduzo as taxas de brilho e contraste do meu monitor de 65/ 60 para 13/ 11. As cores continuam as mesmas, porém a exposição diminui, ficando bem próxima do lab que costumo solicitar cópias em papel.

Outra questão de relevância fundamental é a configuração do Photoshop. Não adianta nada você tratar uma foto no PS estando o RGB com a configuração diferente do seu windows. Se você calibrou pelo windows, ou seja, usando um programa tipo Adobe Gamma ou no olho, acertando os níveis de RGB e brilho e contraste você tem que setar no Color Settings (Edit/ Color Settings) o mesmo valor para RGB que o Windows usa. Geralmente é o "sRGB IE"..... Eu uso o perfil quie eu criei usando o SpiderPRO. Já vi muito usuário reclamando que a cor da foto no PS está diferente da cor da foto quando visto no visualizador do windows. Além disso, você precisa ir em "View/ Proof Setup/" e marcar a opção como "Monitor RGB", aí sim a sua foto estará igual a do windows.

Pra quem trabalha e precisa de fidelidade de cores, não só em RBG, como em CMYK, recomendo seriamente comprar um colorímetro, assim não terá surpresas com seus clientes.

Concordo plenamente com tudo o que o Beto explanou. Apenas que a questão levantada pela srta Kika no tópico foi uma solução à baixo custo ou nenhum. Ai nesse caso, na minha opinião e por experiência apenas os ajustes pelo Adobe Gamma e acertos no PS como citado é que podem dar um resultado mais satisfatório.

Agora, para quem precisa de fidelidade e de resultados profissionais é prerrogativa calibrar o monitor de maneira mais séria e consistente.
Já utilizei o excelente colorímetro Eye-One da GretagMacbeth que possibilita resultados precisos.



http://usa.gretagmacbethstore.com/index.cfm/act/Catalog.cfm/catalogid/1861/Subcategory/Eye-One%20Solutions/category/Eye-One/browse/null/MenuGroup/__Menu%20USA%20New/desc/Eye-One%20Display%202.htm

E, se o profissional quiser ir mais além e tiver uma boa impressora para dar saída nas suas fotos, folhas de contato, etc. Precisaria se preocupar em investir num espectômetro, mas como são equipamentos de valores muito elevados existe a opção de contratar empresas especializadas que fornecem o profile da impressora à um custo aceitável.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2008, 19:28:53
Uso quase sempre o Fontier para ampliações e o que vejo na tela do meu Micro é o que terei impresso. Não preciso reduzir brilho ou fazer reajustes outros.
Quando vou ampliar  em tamanho maior que o permitido em Frontier uso outro Lab, Noritsu ou Kodak e também não tenho grandes surpresas. Acontece que estes Labs costumam seguir um padrão parecido e quando existem diferenças elas são mínimas, não acarretando diferenças gritantes, muito ao contrário. Ampliei uma foto em tamanho de 80 cm de altura e a mesma foi feita numa HP InkJet própia para fotografia. EStava contando que haveria alguma alteração e para minha surpresa veio perfeita em termos de cores e contraste. Existe um padrão que é seguido por todos.
Minha calibração é feita no olho usando um Target e Adobe Gama. Não vejo necessidade nenhuma para "melhorar" e nem preciso ficar fazendo compensação de brilho ou contraste.
O que eu vejo na tela é o que terei na ampliação.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2008, 19:56:44


Agora, para quem precisa de fidelidade e de resultados profissionais é prerrogativa calibrar o monitor de maneira mais séria e consistente.
Já utilizei o excelente colorímetro Eye-One da GretagMacbeth que possibilita resultados precisos.



http://usa.gretagmacbethstore.com/index.cfm/act/Catalog.cfm/catalogid/1861/Subcategory/Eye-One%20Solutions/category/Eye-One/browse/null/MenuGroup/__Menu%20USA%20New/desc/Eye-One%20Display%202.htm


Oi Chello, nunca usei o Eye-one. Uso o Monaco OPTIX,
ele ajusta o ponto branco (mede com brilho e contraste em 100%)
Ponto preto (brlho em 0% e contraste em 100%)
depois me dá uma barra para ajustar a brilho dentro da faixa correta
gera o perfil para windows com alpha 18%
mas não informa quais ajustes RGB devo colocar no monitor, aí coloco tudo em 50%. O da Macbeth é diferente?