Calibrar o monitor no olho até que pode ficar bem próximo do "100% calibrado", mas exige uma paciência e conhecimentos bem avançados. Falo de caso próprio, que há uns 2 ou 3 anos venho testando calibragens diferentes (via softwares, via olhômetro usando um target, via SpiderPRO) e confesso que é muito, mas muito difícil calibrar com exatidão, mesmo usando um colorímetro. Além disso, você precisa do perfil ICC do lab para tentar chegar bem próximo do mesmo.
Outra coisa: com os monitores hoje em dia com grandes taxas de brilho e contraste, você tende a achar a imagem do lab no papel subexposta. Isso é outro vício que os monitores, principalmente os LCD's nos causam. Não esqueçamos que a imagem na tela do monitor é uma coisa (no caso, luz), e a imagem no papel é outra totalmente diferente. Pra terem uma idéia, quando vou soltar uma imagem que vai pro lab, reduzo as taxas de brilho e contraste do meu monitor de 65/ 60 para 13/ 11. As cores continuam as mesmas, porém a exposição diminui, ficando bem próxima do lab que costumo solicitar cópias em papel.
Outra questão de relevância fundamental é a configuração do Photoshop. Não adianta nada você tratar uma foto no PS estando o RGB com a configuração diferente do seu windows. Se você calibrou pelo windows, ou seja, usando um programa tipo Adobe Gamma ou no olho, acertando os níveis de RGB e brilho e contraste você tem que setar no Color Settings (Edit/ Color Settings) o mesmo valor para RGB que o Windows usa. Geralmente é o "sRGB IE"..... Eu uso o perfil quie eu criei usando o SpiderPRO. Já vi muito usuário reclamando que a cor da foto no PS está diferente da cor da foto quando visto no visualizador do windows. Além disso, você precisa ir em "View/ Proof Setup/" e marcar a opção como "Monitor RGB", aí sim a sua foto estará igual a do windows.
Pra quem trabalha e precisa de fidelidade de cores, não só em RBG, como em CMYK, recomendo seriamente comprar um colorímetro, assim não terá surpresas com seus clientes.