Autor Tópico: Compacta com 14,7 megapixels  (Lida 4885 vezes)

matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2008, 19:00:59
Sabe, Pictus, eu não acho que em tese a capacidade de fazer boas fotografias seja incompatível com a preocupação e o interesse na tecnologia. Mas, de forma geral, o que eu vejo é que as pessoas que estão fazendo coisas interessantes não costumam parar para se perguntar quantos megapixels cabem num sensor. Talvez exista aí uma relação, talvez não.

Mas o que eu realmente gosto é quando enquanto está todo mundo discutindo esses números, vem um cara que não sabe nada sobre isso e mostra fotos fantásticas feitas com um celular (ou com uma câmera com 20 megapixels num sensor microscópico). Porque aí fica evidente que essa coisa toda de tecnologia pra cá, sensor pra lá, lente disso, lente daquilo é um detalhe tão insignificante.

Dentro dessas situações, o que eu sinto não é incômodo, é mais desânimo de ver uma preocupação tão grande com algo que faz tão pouca diferença, enquanto outros aspectos da boa fotografia são sumariamente ignorados. Mas cada um escolhe seus caminhos e seus interesses. Aliás, eu mesmo estou embarcando nesse erro, incentivando uma discussão sobre isso. Vou ler um livro que ganho mais.

Desculpa dar uma colherada nesse post bem direcionado seu, mas COMPOSIÇÃO é uma coisa QUALIDADE DE IMAGEM é outra completamente diferente. E eu acho que a conversa e o adjetivo utilizado, que lhe ofendeu, foi exatamente pra colocar essa idéia.

abraços.  :ok:
[Cameraless !]


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2008, 19:05:11
Sabe, Pictus, eu não acho que em tese a capacidade de fazer boas fotografias seja incompatível com a preocupação e o interesse na tecnologia. Mas, de forma geral, o que eu vejo é que as pessoas que estão fazendo coisas interessantes não costumam parar para se perguntar quantos megapixels cabem num sensor. Talvez exista aí uma relação, talvez não.

Mas o que eu realmente gosto é quando enquanto está todo mundo discutindo esses números, vem um cara que não sabe nada sobre isso e mostra fotos fantásticas feitas com um celular (ou com uma câmera com 20 megapixels num sensor microscópico). Porque aí fica evidente que essa coisa toda de tecnologia pra cá, sensor pra lá, lente disso, lente daquilo é um detalhe tão insignificante.

Dentro dessas situações, o que eu sinto não é incômodo, é mais desânimo de ver uma preocupação tão grande com algo que faz tão pouca diferença, enquanto outros aspectos da boa fotografia são sumariamente ignorados. Mas cada um escolhe seus caminhos e seus interesses. Aliás, eu mesmo estou embarcando nesse erro, incentivando uma discussão sobre isso. Vou ler um livro que ganho mais.

Desculpa dar uma colherada nesse post bem direcionado seu, mas COMPOSIÇÃO é uma coisa QUALIDADE DE IMAGEM é outra completamente diferente. E eu acho que a conversa e o adjetivo utilizado, que lhe ofendeu, foi exatamente pra colocar essa idéia.

abraços.  :ok:

Exato, sem falar que aqui é a área de Equipamentos e não Arte Fotográfica...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2008, 19:07:00
Sabe, Pictus, eu não acho que em tese a capacidade de fazer boas fotografias seja incompatível com a preocupação e o interesse na tecnologia. Mas, de forma geral, o que eu vejo é que as pessoas que estão fazendo coisas interessantes não costumam parar para se perguntar quantos megapixels cabem num sensor. Talvez exista aí uma relação, talvez não.

Mas o que eu realmente gosto é quando enquanto está todo mundo discutindo esses números, vem um cara que não sabe nada sobre isso e mostra fotos fantásticas feitas com um celular (ou com uma câmera com 20 megapixels num sensor microscópico). Porque aí fica evidente que essa coisa toda de tecnologia pra cá, sensor pra lá, lente disso, lente daquilo é um detalhe tão insignificante.

Dentro dessas situações, o que eu sinto não é incômodo, é mais desânimo de ver uma preocupação tão grande com algo que faz tão pouca diferença, enquanto outros aspectos da boa fotografia são sumariamente ignorados. Mas cada um escolhe seus caminhos e seus interesses. Aliás, eu mesmo estou embarcando nesse erro, incentivando uma discussão sobre isso. Vou ler um livro que ganho mais.

Mas aí o tópico tinha que ser transferido para "Arte fotográfica" rs
Na sala Equipamentos é para ser discutido números mesmo. A linguagem, a prática, as fotos vão para as outras salas :P

Citar
Não sei por que, mas tem algo que me incomoda muito quando vejo a fotografia reduzida a números...
Eu concordo. E por que colocam tantos números dentro de um sensor tão pequeno?
O Pictus está argumentando sobre a qualidade da imagem. Se podem fazer uma boa compacta com 5MP, para que colocar 14MP?
O que adianta ter tirado uma foto linda com o celular se não dá para imprimir um 20x30 com qualidade razoável? Para quem vizualiza apenas no pc, compra uma Canon A60 de anoosss atrás com os 2MP que servirá muito bem...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2008, 19:07:54

Exato, sem falar que aqui é a área de Equipamentos e não Arte Fotográfica...


hehe escrevi enquanto você escrevia também  :doh:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2008, 19:11:55
Que tal um “pouco” de qualidade de imagem e enquadramento?
http://forum.fotografiabrasil.com/index.php?topic=28985.0
Nem digital é...

BTW, quero jogar a minha digital no lixo...
Melhor, vou comprar um celular de 20 nerdpixels!  :hysterical:


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2008, 21:51:11

Concordo com o Pictus e com Pedro, sao coisas diferentes!!! :)
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2008, 22:29:09
Concordo com todos que criticam os 14mp dessa compacta (assim como eu), mas também entendo o RFP e o que ele quer dizer. Não vou explicar tudo o que ele já disse, pois pra bom entendedor meia palavra basta. Eu também sou um que tenho dedicado mais tempo à discussão técnica do que ao aprimoramento da qualidade das minhas fotos (na realidade acho que minhas fotos eram melhores quando eu não entendia nada de técnica). O entendimento técnico é importante, mas quando ele passa do limite a pessoa vira um engenheiro eletrônico e ótico, ou pior, colecionador de equipamento, ao invés de um fotógrafo de verdade.

Tudo dito e feito, eu acho essa Panasonic, assim como a outra Samsung compacta com também 14mp lançada recentemente, uma aberração do marketing corporativo. Toda essa resolução só vai trazer mais contratempos do que vantagens ao usuário, e não consigo achar nenhuma razão para um número tão grande de pixels a não ser por pura necessidade de mercado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2008, 23:34:40
O marketing é tão discarado que a Panasonic lança juntas 04 câmeras e as duas melhores tem apenas 10Mp.

O pior de tudo é que parece que esta corrida não tem fim e não vejo o desenvolimento da tecnologia dos sensores ao menos conseguir acompanhar a corrida dos Mp....e pior ainda que a corrida também afeta as DSLRs.

Eu não consigo entender por que não existe um acordo entre os fabricantes para estabelecer metas de aumento de pixels menos agressivo, possibilitando visualizarmos de forma mais consistente a melhoria na qualidade da imagem em cada novo lançamento, ou seja, conseguiríamos ver em cada novo lançamento imagens com maior latitude, com menos ruído real e consequentemente maior nitidez.

Quanto ao assunto de equipamentos de fotografia, eu comparo com prazer de quem gosta de corrida de carros e não falar dos carros...não tem como...

Valeu
« Última modificação: 30 de Julho de 2008, 23:37:37 por Leandro Federsoni »


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2008, 02:09:57
Ranço da Guerra Fria...


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2008, 08:40:42
Essa corrida do MegaPixel vai mudar quando um executivo menos idiota ouvir a opinião dos fotógrafos e decidir investir seu marketing em melhorias do ISO & Ruído.

Câmeras com melhores desempenhos em baixa luminosidade vão cair no gosto popular rapidinho.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #25 Online: 31 de Julho de 2008, 08:44:38
Essa corrida do MegaPixel vai mudar quando um executivo menos idiota ouvir a opinião dos fotógrafos e decidir investir seu marketing em melhorias do ISO & Ruído.

Câmeras com melhores desempenhos em baixa luminosidade vão cair no gosto popular rapidinho.
Luiz, aproveitando!!!
Estou precisando comprar uma compacta, so conheco a Canon IXUS 810 IS. Voce pode me dar uma dica?
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #26 Online: 31 de Julho de 2008, 11:11:03
Stanke, o mercado de compacta é tão variado que já me perdi nos modelos! hehehehe

A última compacta que me interessou foi uma Olympus à prova dágua. ;)
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #27 Online: 31 de Julho de 2008, 12:00:31
Essa corrida do MegaPixel vai mudar quando um executivo menos idiota ouvir a opinião dos fotógrafos e decidir investir seu marketing em melhorias do ISO & Ruído.

Câmeras com melhores desempenhos em baixa luminosidade vão cair no gosto popular rapidinho.
Luiz, aproveitando!!!
Estou precisando comprar uma compacta, so conheco a Canon IXUS 810 IS. Voce pode me dar uma dica?


A fuji até que tentou evitar a corrida dos megapixels com a S6000, mas parece que não foi muito bem aceita...

Os executivos não estão sendo idiotas, muito pelo contrário, eles estão fazendo produtos que estão vendendo bem, parabéns...

Quando os usuários deixarem de ser idiotas e pararem de comprar produto que não presta as empresas passarão a produzir produtos melhores.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Julho de 2008, 12:21:23
Citar
A fuji até que tentou evitar a corrida dos megapixels com a S6000, mas parece que não foi muito bem aceita...
Eu indicava ela pra todo mundo rs

Mas era difícil de encontrar... o povo está acostumado em comprar em shopping :\


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 31 de Julho de 2008, 13:34:24
Eu tambem Pedro indiquei ela pra muita gente...

A Fuji a cagada foi outra, pois hoje eles estao com um sensor de 12Mp e 1/1.6" (SCCD 7G da F100fd) com desempenho muito bom, praticamente igual ao da S6000, porem eles nao colocaram em nenhuma UZ....e ainda tirou das UZ o RAW. :aua:

A Fuji F100fd eh uma excelente compacta.....falta apenas RAW.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/F100FD/F100FDA.HTM

Olha um ISO800 dela.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/F100FD/FULLRES/YDSCF2558.HTM

Valeu

« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 14:23:57 por Leandro Federsoni »