Autor Tópico: Câmera FUJIFIM S100fs  (Lida 3712 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2008, 20:06:54
ISO 2500, dê onde vocês tiraram essa informação, no EXIF, tem isso?

http://www.flickr.com/photos/29201455@N05/2729056982/meta/

Quando você entra na foto, aparece na ´parte inferior na direita
"Tirada com uma [NOME DA CÂMERA]
Mais propriedades"

Nesse "Mais propriedades" é exibido o EXIF da foto...

Mas era de se estranhar tanto ruído no céu... Nem a Aiptek que eu tive tinha esse ruído (e olha que o sensor dela eram iguais aos de webcam rs)


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2008, 22:30:18
estapafúrdio
[De or. obscura.] Adjetivo. Diz-se de pessoa ou coisa extravagante, esquisita, esdrúxula, excêntrica, singular: 


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2008, 22:55:35
Realmente o estranho é o rúido, não é sómente nesta foto, essa foi só um exemplo. Tenho outras, todas tiradas em automático, onde seria impossível, ir para um "ISO" tão alto à luz do dia. Se você fotografauma paisagem ou objeto, tudo bem. Apontou para o céu, núvem, avião, qualquer coisa. Lá está o ruído, e frizo bem, no modo automático. Nada de ISO elevado. Agora ao anoitecer, tirei umas fotos de um desfile na rua, com a Fuji, elevei a sensibilidade a ISO 1600, e o ruído é baixissimo. Acabei de postar uma foto da Fuji e duas da Nikon, eu sei lá se ela "se perde" com céu azul, sei lá...
http://www.flickr.com/photos/29201455@N05/
Essa informação do Windows, em propriedades, também não existe informação ISO. Tentando um programa, tipo "maxview", e outros, não há essa informação de ISO alto. Nas fotos onde não há o "ruído", exite informação do valor de sensibilidade "ISO", nas problemáticas não.
O meu interesse é entender o que acontece com a D80. Não interpretem como pessoal, nós não somos "Des 80 ou Fujis". Estamos discutindo o equipamento.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2008, 23:39:02
Nelson,

Não conheço a câmera mas pra mim essa fuji foi o lançamento mais promissor dos últimos tempos por causa do tamanho do sensor.
Quanto a ótica eu não sei...  mas dizer que ela é melhor que uma D80 aí já tá esquisito.

Acho que foi uma questão de filosofia mesmo.

Que carro é melhor? Um Jeep, um ford Taurus ou uma Ferrari com câmbio manual?
Resposta: Depende de onde e de como pretende dirigir.

O conceito de uso de uma DSLR parte do pressuposto que o fotógrafo quer uma imagem mais crua porém mantendo o máximo de informaçoes possíveis.
Eu tenho uma DSLR antiga de 2001. O modo auto dela é péssimo.
Se vc compará-la com compactas da mesma época tipo Sony P32 em algumas situações pode até achar as imagens da compacta melhores.

Mas tente tratar e obter informações as duas imagens. Mesmo em JPG e verá que a DSLR ainda tem muito o que trabalhar em termos de luz e de ruído etc. enquanto a compacta já está no limite.

Eu não sei se em DSLR modernas o modo auto já se aproxima das compactas. Mas pelo menos a minha a modo auto só serve pra tirar fotos ruins. Só uso ele quando alguma outra pessoa vai tirar a foto etc.

:ok:

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2008, 23:42:31
Grande abraço.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2008, 23:43:52
ISO 2500, dê onde vocês tiraram essa informação, no EXIF, tem isso?

http://www.flickr.com/photos/29201455@N05/2729056982/meta/

Quando você entra na foto, aparece na ´parte inferior na direita
"Tirada com uma [NOME DA CÂMERA]
Mais propriedades"

Nesse "Mais propriedades" é exibido o EXIF da foto...

Mas era de se estranhar tanto ruído no céu... Nem a Aiptek que eu tive tinha esse ruído (e olha que o sensor dela eram iguais aos de webcam rs)

ISO 2500, f18 e 1/1250 e ainda dá pra ver algo??   :eek:
Sem dúvidas a D80 é boa mesmo hehe.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2008, 02:49:54
estapafúrdio
[De or. obscura.] Adjetivo. Diz-se de pessoa ou coisa extravagante, esquisita, esdrúxula, excêntrica, singular: 


Bom, já que falamos a mesma língua então vamos em frente...

De onde vc tirou a idéia de que seus posts seriam editados?
Antes de entrar num terreno convém saber onde está pisando para evitar falar “kakinha”
como este papo de moderador, decretos e afins...
Esta baboseira toda não vem ao caso, inclusive uma rápida olhada nos históricos
da equipe de moderação seria suficiente para saber que neste fórum os posts só
são editados quando  ferem as regras vigentes http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17842.0

Não faltou paciência e dedicação?
Curioso vc menciona
Citar
Achei a qualidade das fotos da Nikon muito inferior, perde até para uma Sony DSC-H5, que eu tinha, e por sinal muito boa. Vendi a Nikon em menos de uma semana, com prejuizo de R$ 100,00, mas me livrei dela.
Menos de 1 semana??
Isto não me parece nada com paciência e dedicação...

Se não faltou paciência e dedicação e mesmo assim vc não conseguiu usar uma D80,o que faltou então?  :ponder:

Ahhh! Já sei!!
É excesso de “brain storm”, sabe como é tempestade...  :doh:
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 02:50:19 por Pictus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2008, 08:40:00
A questão aqui é simples.

O uso da Fuji é direto. O uso da D80 exige algum conhecimento. A Fuji é estabilizada, tem zoom longo, tem cores saturadas para entregar ao iniciante uma foto pronta. Tem também modo manual, RAW, etc, mas está preparada para um uso imediato sem muito conhecimento.

A D80 é uma câmera que exige mais um pouco do fotógrafo. Mesmo em auto. Exige pelo menos que se saiba trocar o ISO, e o ISO das DSLRs não é automático (aliás, acho que da s100 também não).

Uma semana é de fato muito pouco para aprender a usar uma cãmera, é nada.

A grande discordãncia aqui provém de pontos de vista diferentes sobre a fotografia. O Nelson não parece querer evoluir, então não se preocupa com as possibilidades da cãmera, apenas com o que ela entrega imediatamente no utomático, e não quer saber nada para melhorar isso. A enorme maioria aqui tem um interesse muito grande nos usos mais avançados, então estranha o ponto de vista do Nelosn, que, embora legítimo e relacionado com um tipo de fazer fotog´rafico parece a todos nós (a mim também), fora de questão.

O maior estranhamento é porque não tendo essa preocupação de refinar sua prática, ainda assim apresenta um julgamento de dois equipamentos baseado no uso mais tosco que se pode dar a eles. E não ter compreendido que com um mínimo, mas mínimo esforço mesmo, teria tirado da Nikon em automático o mesmo que tirou da Fuji.

Agora, para o uso desejado por ele e mesmo para alguma evolução, ter reduzido o investimento em equipamento em 1000 reais é medida sábia.


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2008, 09:52:33
O da "kakinha", insiste no pessoal. Tudo bem respeito, faz parte.
Os demais respeito pela sensatez.
O comum nas duas sitações "respeito".


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2008, 09:57:15
O comentário do Rogério:
ISO 2500, f18 e 1/1250, acredito que pelos dados "f18" e "1/1250", por cálculo resulta ISo 2500, é isso? Se é como calcular, qual é a fórmula?




Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2008, 11:48:12
O comentário do Rogério:
ISO 2500, f18 e 1/1250, acredito que pelos dados "f18" e "1/1250", por cálculo resulta ISo 2500, é isso? Se é como calcular, qual é a fórmula?


Nao Nelson, ISO nao é resultado nenhum e sim um pre-ajuste.

Quando vc diz que a máquina estava no automático, muito provavelmente estava no modo "P" e nao no modo "quadradinho verde".

No modo "P" vc tem ainda algum controle do processo, como por exemplo o ajuste do ISO.

Logo, o ISO deveria estar setado para 2500 e a máquina optou por usar f18 e 1/1250.

Isso em um dia de sol quando vc deveria usar um ISO na casa dos 200 no máximo.

Por isso a kaka de foto.
Deutschland

Flickr


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2008, 13:19:06
O comentário do Rogério:
ISO 2500, f18 e 1/1250, acredito que pelos dados "f18" e "1/1250", por cálculo resulta ISo 2500, é isso? Se é como calcular, qual é a fórmula?


Nao Nelson, ISO nao é resultado nenhum e sim um pre-ajuste.

Quando vc diz que a máquina estava no automático, muito provavelmente estava no modo "P" e nao no modo "quadradinho verde".

No modo "P" vc tem ainda algum controle do processo, como por exemplo o ajuste do ISO.

Logo, o ISO deveria estar setado para 2500 e a máquina optou por usar f18 e 1/1250.

Isso em um dia de sol quando vc deveria usar um ISO na casa dos 200 no máximo.

Por isso a kaka de foto.

Exato. O ISO da cam é como a sensibilidade do filme. Quando maior o ISO, mais vc aproveita as condições de pouca luz porém a quantidade de ruído cresce nas digitais (no filme o tamanho dos grãos aumenta).

Uma câmera que faz uma foto em ISO 2500 (é um ISO bem alto mesmo para uma DSLR) e ainda preserva bastante texturas da imagem é uma câmera excelente.

Marcelo,
Quanto ao modo automático, pelo menos minha D30 não tem opção de ISO auto. Mesmo quando se coloca em auto total (verdinho) fica o último ISO ajustado... pode ser o caso da D80 e "acidentalmente" ela ficou em ISO 2500.

De qualquer modo acho que vale à pena encerrar a discussão D80xS100fs pois não faz sentido. São categorias e conceitos muito diferentes.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2008, 13:53:39
Ok, tudo bem.
Eu sei que ISO é sensibilidade. Pensei que houvesse um cálculo que relacionasse, abertura e velecidade com o mesmo.
Valeu. Te dou razão, este pode ser o motivo, da má qualidade da foto.