Autor Tópico: Câmera FUJIFIM S100fs  (Lida 3705 vezes)

JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Online: 01 de Agosto de 2008, 19:55:34
Que tal discutimos sobre essa camera, recentemente colocada no mercado.
Comprei uma e estou muito satsifeito.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2008, 20:26:55
Posta umas fotos Nelson.

Li muito sobre essa cam aí tb e parecia muito boa.

Abraço.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2008, 20:00:15
Aí vai um link, para uma comparação enter uma Nikon D80 e uma Fuji Finepix S100fs.
http://picasaweb.google.com.br/jnelson.foto/CompartivoNikonD80FujiS100Fs
Se alguém tiver interesse pelos originais, mando por eMail.
Todas as fotos foram em modo automático, não no mesmo dia, mas em horários próximos, quase que as mesmas condições.
Achei a qualidade das fotos da Nikon muito inferior, perde até para uma Sony DSC-H5, que eu tinha, e por sinal muito boa. Vendi a Nikon em menos de uma semana, com prejuizo de R$ 100,00, mas me livrei dela.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2008, 10:53:47
A D80 é bem superior à S100. Experimente fazer uma foto a ISO 400 em cada uma e verás que a S100 não é superior a nenhuma DSLR hoje à venda. O que ocorre é que, em ISOs baixos como ISO 100, compará-la com uma D80 com a 18-55 do kit pode te lever ao equívoco de achar a S100 melhor que D80. Ela pode ser mais versátil que a D80 com a lente do kit em ISO 100 mas terá muita aberração cromática e acima de ISO 100 ela perde totalmente. Se vc tivesse comprado a 18-250 da Tamron e colocado na D80 teria uma camera tão versátil quanto a S100 mas com qualidade muito superior, principalmente em ISO400 acima.
Um comparativo assim:
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
é que obedece a critérios técnicos e condições controladas para se fazer um julgamento preciso.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2008, 12:49:36
Faz de conta que somos leigos em fotografia.
Pegamos duas câmeras, às colocamos em "automático", uma D80 ( 18 a 135 ) e uma Fuji S100fs.
Tiramos as mesmas fotos, nas mesmas condições, e qual o resultado a observar? Não é a melhor foto?
Nesse teste "de leigo", sem condições e ajustes expecificos, condições de laboratório e etc...
Observa-se que a qualidade da foto da D80 é muito ruim.
Julgamento preciso para amador avançado e até mesmo para profissional, é qualidade da foto sem tratamento. Pelo menos eu que invisto em equipamento, penso assim


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2008, 12:52:09
O julgamento de uma cãmera não é o da imagem sem tratamento. Isso no máxmo seria o julgamento do software da cãmera voltado para o amador.

Uma cãmera é boa ou não para usos mais refinados conforme sua imagem possa ser aperfeiçoada sem sofrer com isso, isto é, não é o ponto de partida que deve ser vistoso, mas o ponto de chegada.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:13:08
Pra piorar a situação em cima do que o Ivan comentou, o JPG da D80 está com baixíssima qualidade de gravação.....não tem como comparar nada aí.

Valeu


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:34:30
Se quizerem, mando o original, foi feito na máxima resolução, qualidade "fine" e o algoritimo de compressão, foi o da própria câmera. Quando foram postados no "album do Picasa", sofreram, ambos o mesmo "empobrecimento".
Algum de vocês, tem uma D80?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:49:20
Olha, eu não tenho nenhuma das duas, mas aqui temos uma coisa simples: um sensor de 3/3" não desempenhará como um sensor APS-C, e nem uma lente com o range da da Fuji desempenhará como uma lente de comprimento focal fixo ou pouco variável.

Veja, é preciso situar bem a discordância. Se voc~e fotografa em JPEG com a lente do kit, talvez em muitas condições a Fuji irá melhor. Mas se fotografa em RAW e quer uma ótica boa, então não haverá comparação.

Esta câmera da Fuji é ao mesmo tempo uma esperança e uma decepção. Ela é uma esperança porque há muito tempo não se lançava uma câmera com sensor 2/3", ainda mais SuperCCD que de fato é melhor. Uma decepção porque a ótica é uma josta, com uma perda de definição nas bordas insuportável. Essa camera com um zoom modesto de 6X no máximo, lente bem projetada, seria sensacional, e poderia ser uma câmera com padrão próprio, sem comparação com DSLRs ou compactas. Mas com essa lente ela mais se aproximou dos resultados de uma compacta superzoom. Quando um SuperCCD de 2/3 de polegada é instalado em uma câmera, resultando em uma resolução-equivalente maior que 16mpx em RAW, é preciso uma lente que acompanhe isso, do contrário é sensor demais para lente de menos.

Veja, eu já tive duas Fujis e adoro o SuperCCD. Não tenho nenhuma má vontade com a câmera, e seu RAW deve ser bom mesmo, tenho certeza. Mas a lente...

De toda forma, uma superzoom e uma DSLR diferem de muitas outras formas, cada uma tendo sua utilidade e linguagem, não sendo razoável a comparação direta.


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:19:50
Mas "produto final X produto final", como já sitei, em mãos de "leigo", tudo em automático.
O que vem em um Kit X o que vem na câmera, sem investimentos astronômicos em lentes e acessórios.
Sem altos cursos de fotografia avançada, artististica, técnica, sei lá o que mais.
Fiquei feliz em perder R$100,00 na venda da D80 e não ficar engasgado com ela.
Investi cerca de R$ 1000,00 a menos em uma S100 da Fuji e estou muito mais do que satisfeito.
Aí vai o endereço onde estão os originais das dus primeiras fotos.
http://www.flickr.com/photos/29201455@N05/
Tecnicamente, não tiro a razão de voc~es, mas como produto final, foto, fácil, bonita.
É Fuji, em minha opinião sem dúvida nenhuma.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:28:00
Bom, pra início de conversa a foto da D80 no Flickr está com ISO 2500 (nem sabia que ela chegava a isso), entao já é óbvio por qual motivo você não gostou do desempenho dela.

O problema é que você adquiriu um equipamento do qual você não conseguia extrair todo o potencial (e a D80 tem muito). Ela não é pior que a S100fs, é só você que não soube utilizar o equipamento corretamente.

Se a Fuji é mais fácil de usar, tem um range maior, e todos os pontos negativos dela não são percebidos por você (fotógrafo leigo), eu digo que você mudou pra melhor, sem contar que está mais satisfeito, e isso é o que importa.

Mas a D80 não é pior que a Fuji, e nunca vai ser.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:32:32
Mas "produto final X produto final", como já sitei, em mãos de "leigo", tudo em automático.

Então, não significa que a S100Fd é melhor, apenas significa que você se adaptou melhor a ela.
Mas em termos de equipamento, a D80 dá um banho...

Sem falar que, como o Bucephalus disse, a D80 está em ISO2500 e a S100Fd em ISO200. Nem se compara...
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 15:33:28 por pedro_raythz »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:16:01
AFF!  :o :eek:
Faltou paciência e dedicação para conhecer/aprender a usar o equipamento.

Desculpe-me, mas é o post mais estapafúrdio que já vi neste fórum...   :aua:


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2008, 19:43:00
ISO 2500, dê onde vocês tiraram essa informação, no EXIF, tem isso?
"Post mais estapafúrdio que já vi neste fórum...", você como moderador, me surpeende.
Já ouviu falar de "Brain Storm" ou em bom português, "Tempestade de Idéias", dialogar é fundamental.
O mundo não vive mais de decretos, estamos em processo democrático.
E como moderador, por favor, não edite ou esclua nada do que escrevi. Não há nada de errado ou ofensivo, apenas é discordante de seu ponto de vista. Não "Faltou paciência e dedicação para conhecer/aprender a usar o equipamento." Faltou sim paciência de sua parte para continuarmos com nosso diálogo, assim dizendo.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2008, 19:59:19
ISO 2500, dê onde vocês tiraram essa informação, no EXIF, tem isso?
"Post mais estapafúrdio que já vi neste fórum...", você como moderador, me surpeende.
Já ouviu falar de "Brain Storm" ou em bom português, "Tempestade de Idéias", dialogar é fundamental.
O mundo não vive mais de decretos, estamos em processo democrático.
E como moderador, por favor, não edite ou esclua nada do que escrevi. Não há nada de errado ou ofensivo, apenas é discordante de seu ponto de vista. Não "Faltou paciência e dedicação para conhecer/aprender a usar o equipamento." Faltou sim paciência de sua parte para continuarmos com nosso diálogo, assim dizendo.

Para existir diálogo é necessário que ambas as partes compreendam a mesma língua.
Você ao menos sabe o que significa a palavra estapafúrdio?