Autor Tópico: Dúvida em fotometria  (Lida 4426 vezes)

Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Online: 04 de Agosto de 2008, 17:03:35
Galera, sou novato e estou com uma dúvida em relação à fotometria, é simples:
Quando devo alterar o tempo de exposição do obturador e quando devo alterar a velocidade do obturador, pois pelo que estou lendo e percebendo na prática, os dois alteram a quantidade de luz. Eu ainda fico em dúvida em qual dos dois alterar na hora do click, acabo alterando os dois, quando necessário, mas são no chute.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 14:13:54 por Kika Salem »
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:22:16
Resposta padrão #1: Depende.

 :assobi:

Depende do que você quer. 

Se o objetivo da foto é a profundidade de campo, você irá alterar (para mais ou menos) a abertura.

Se o objetivo for a impressão do movimento (ou congelamento) você irá alterar a velocidade.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:30:07
Resposta padrão #1: Depende.

 :assobi:

Depende do que você quer. 

Se o objetivo da foto é a profundidade de campo, você irá alterar (para mais ou menos) a abertura.

Se o objetivo for a impressão do movimento (ou congelamento) você irá alterar a velocidade.

 :ok:

Blz, mas o que vc chama de movimento da imagem eu só não entendi uma coisa, o ideal não seria o motivo  sempre congelado, ou seja, o qto mais fixo ele ficar, melhor a fotografia?
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:33:52
Digamos que tecnicamente na maioria das vezes, sim.
Mas fotografia também é arte. E como toda arte não há regras ;)
Muitas vezes para conseguir captar a essência do momento, é necessário não ter o assunto completamente nítido...


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:36:10
Depende da foto...

quer congelar o movimento?? Use velocidades altas:


Quer dar sensacao de movimento? Use velocidades baixas:





 :ok:
Deutschland

Flickr


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:37:15
Caraca, vcs querem me deixar maluco, mas tá tranquilo, to começando a entender... O ideal é realmente o motivo estar nítido, mas para eu conseguir uma boa imagem então eu posso até sacrificar a sua nitidez, e isso não seria considerado um crime...  rsrs     é por aí??
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:30:40
Caraca, vcs querem me deixar maluco, mas tá tranquilo, to começando a entender... O ideal é realmente o motivo estar nítido, mas para eu conseguir uma boa imagem então eu posso até sacrificar a sua nitidez, e isso não seria considerado um crime...  rsrs     é por aí??

Sermarini:
Penso que você está ficando confuso porque parece que ainda não tem claro o que é fotometria e qual a função das regulagens de abertura (diafragma) e velocidade (obturador).
Isso não é uma crítica, apenas uma constatação. Se eu estiver errada, posso estar com certeza, ignore-me, por favor. Se for a impressão for correta e você é iniciante na fotografia como eu também sou, recomendo, de início, consultar esse glossário de termos técnicos: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=288.0

Respondendo à sua pergunta: nem sempre a nitidez é a prioridade da foto ou, dependendo da situação de luz e das limitações do equipamento, nem sempre ela é possível. Às vezes queremos deixar rastros, transmitir a idéia de movimento e aí nitidez é colocada em segundo plano ou até sacrificada. Tudo depende do resultado que você deseja obter, que podem ser muito variados.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 18:32:05 por Kika Salem »


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:47:39
Kika, é isso mesmo que você constatou, sou totalmente iniciante, na verdade provavelmente o mais iniciante de todo o forum, o caçula mesmo, comprei minha máquina faz 3 semanas, e por isso estou correndo atrás de todas as informações possíveis e talvez me enrolando um pouco, desculpem se estou "colocando o carro na frente dos bois" mas é pura sede de conhecimento mesmo...
Com os exemplos citados pelo Marcelo e com a sua explicação + o link, acho que vai ficar tudo mais fácil...
Muito obrigado pela ajuda...

Marcelo, Valeu pelos exemplos, e são ótimas as fotos, adorei as 3 a primeira então...
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2008, 19:24:11
Kika,

Acho que esse tópico do glossário não é tão bom não.
Melhor seria um livro básico de fotografia. Aqui no Rio os sebos estão cheios deles e preços muito bons.

Ou então pegar alguma apostila da Internet mesmo.

Aí vai o link da primeira apostila de fotografia que li a uns 10 anos e ainda está no mesmo site.

Não é lá grande coisa mas na época ajudou um pouco hehe
http://www.ifi.unicamp.br/~accosta/roteiros/20/nota%2020.htm

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2008, 19:53:03
É isso aí Rogério. Eu só recomendei consultar o glossário para ter uma noção básica e rápida de fotometria, abertura e velocidade. Mas, é fato, um curso (on-line ou não) o ajudará bem mais. Esse que você indicou eu não conheço, mas parece ser completo ao abordar as noções básicas da fotografia, depois o Sermarini vai ampliando os interesses e procurando novas fontes.
Dê uma olhada na seção de artigos também.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?board=9.0


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:57:53
Kika e Rogério, muito obrigado pela ajuda, realmente eu preciso estudar e era isso mesmo que eu queria, uma orientação, acredito que dê pra começar agora, enquanto isso eu vou tentando, primeiro preciso me familiarizar com os termos e com o manuseio do qeuipamento pra não ficar só no chute, as vezes dá certo, mas com certeza é muito mais legal fazendo algo consciente.

Valeu mesmo!! :clap:  :ok:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:10:17
Kika e Rogério, muito obrigado pela ajuda, realmente eu preciso estudar e era isso mesmo que eu queria, uma orientação, acredito que dê pra começar agora, enquanto isso eu vou tentando, primeiro preciso me familiarizar com os termos e com o manuseio do qeuipamento pra não ficar só no chute, as vezes dá certo, mas com certeza é muito mais legal fazendo algo consciente.

Valeu mesmo!! :clap:  :ok:

Sermarini:
Sempre que tiver dúvida você pode postá-las porque nem sempre num estudo autodidata ou até mesmo num curso presencial você consegue solucioná-las sozinho, falo por mim mesmo que sou a "rainha" das dúvidas.
Não lhe falei que você precisa estudar, ou melhor, falei sim, eu falo isso pra todo mundo, inclusive pra mim, mania de professor, sabe como é. Mas isso não significa que não possa tirar as dúvidas aqui, o negócio é agregar ferramentas e utilizar todas as vias possíveis, sem receios, se seu interesse é aprofundar o conhecimento acerca da fotografia e compartilhar com o fórum suas conquistas.
Aqui tem textinho que eu e outros membros postamos algumas referências básicas que podem lhe ajudar.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23019.0


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2008, 23:29:15
  :D Valeu professora, conhecidência ou não, eu tb sou professor, de Educação Física, mas o meu interesse pela "disciplina" está tão grande que estou lendo as postagens o tempo todo, fico no trabalho dando as fugidas para ler o que o pessoal está falando durante o dia...   rsrs  empolgação de iniciante, mas com certeza estou me dedicando e só tenho à agradecer a você e todos os outros que estão sempre dispostos à ajudar.
Obrigado pelas referências.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2008, 19:50:03
Sermarini,

não se preocupe com esta empolgação porque não passa, hehe.
bem-vindo ao clube dos loucos por fotografia !!!

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2008, 08:23:02
Sermarini,

não se preocupe com esta empolgação porque não passa, hehe.
bem-vindo ao clube dos loucos por fotografia !!!

André Mansano
Pois é Mansano, até agora não passou, eu chego em casa já pensando em dar uma olhada no fórum pra ver se tem alguma novidade pra mim, se alguém respondeu alguma coisa, enfim, louco pra estudar...
Mas valeu pelo apoio,
Abraço.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm