Autor Tópico: Esqueçam as compactas e "prosumers"!! Apresentado o "Micro Four Thirds"!!!!  (Lida 40602 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Até que enfim!!!!!! :clap: :clap: :clap: Finalmente poderemos ter acesso a câmeras compactas com sensores realmente decentes e o mais importante; lentes intercambiáveis!!!!!   :worship: :worship: :worship:

Olympus and Panasonic have announced a new, mirrorless format / lens mount based on (and compatible with) Four Thirds. The Micro Four Thirds system uses the same sensor size (18 x 13.5 mm) but allows slimmer cameras by removing the mirror box and optical viewfinder. The new format has three key technical differences: (1) roughly half the flange back distance (distance from mount to the sensor), (2) a smaller diameter lens mount (6 mm smaller) and (3) two additional contact points for lens-to-body communication (now 11 points). Removing the mirror mechanism allows this shorter flange back distance, meaning lenses for the new mount can be considerably smaller than current Four Thirds designs. The format will require framing to be carried out using Live View on either the LCD monitor or an EVF. Existing Four Thirds lenses can be used on Micro Four Thirds cameras using an adapter. Neither company is as yet making product announcements (we expect some more news in this respect closer to Photokina).[/i] :worship:

Phil: This is without doubt the most exciting digital photography announcement this year. It's fair to say that this "extension / addition" to the Four Thirds standard is finally able to deliver on the original promise of that format; considerably smaller and lighter lenses and bodies. Olympus are however keen to stress that this in no way replaces Four Thirds which will continue with new Four Thirds bodies and lenses in the future.

Micro Four Thirds facts and features

Same Four Thirds sensor size (18 x 13.5 mm)
No mirror - so the cameras will not be SLRs
Flange back distance half that of Four Thirds (20 versus 40 mm)
Lens mount diameter 6 mm smaller (44 versus 50 mm)
Contrast Detect AF is implied (passive would require an external sensor)
Lens to body electrical contact points up to 11 from 9
Lenses of same focal length and maximum aperture considerably smaller than Four Thirds
Enables slim and compact lens-interchangeable digital cameras
Lack of mirror well necessitate a high quality EVF (or non-viewfinder design)
Current Four Thirds lenses can be used with an adapter
Enables seamless switching between still and movie shooting

More details:

http://www.dpreview.com/news/0808/08080501microfourthirds.asp

http://www.dpreview.com/news/0808/08080501microfourthirds.asp#analysis

Com esse novo sistema, ficará muito, mas muito difícil, do ponto de vista técnico (e de custo), justificar a compra de uma compacta "superzoom" ou mesmo de compactas como a Canon G9 ou a Panasonic LX3!  Mesmo as DSLR do segmento de entrada terão um forte concorrente pela frente! Gosto muito do conceito do "Four Thirds" e a minha esperança é de que a Olympus e a Panasonic realmente resolverem investir pesado neste padrão, essas câmeras poderão servir como um sistema complementar as DSLR semi-profissionais e profissionais e, em certos casos, até mesmo como o único sistema para alguns fotógrafos! :ponder:

!!!Boa Leitura!!! 
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 08:19:23 por F.Kruschewsky »


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Urra !   Agora papai vai ficar contente...    :ok:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Nesse ponto a Oly é imbatível, para mim é a Leica dos pobres rs... Os conceitos das câmeras são ótimos... POdia vir uma com uma bela lente fixa também, seria fantástico... :)

Esse final de ano a coisa vai ser boa, a Oly vai revolucionar, a Canon vai trazer novidades para o ligar da 5D e 40D e a Sony vai trazer um monstro de 24MP 135 que dizem que será bem em conta, estou vendo as coisas mudarem, NIkon e Canon que se cuidem.. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Excelente notícia, eles eliminaram o visor óptico e ganharam espaço gigante, além de diminuir o acoplamento da lente....porém as atuais lentes 4/3 poderão ser usadas com adaptador....uau...

Os contatos adicionais na lente deve ser para ter zoom eletrônico :ponder:

Se estas câmeras filmar, eu vou pegar uma com certeza para substituir a minha compacta.

Valeu



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Acho péssimo o sistema 4/3 para reflex por conta do fator de crop absurdo de 2x, mas para compactas seria interessantíssimo.


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
  Ainda bem que ninguém se interessou em comprar meu set Four Thirds Olympus quando anunciei aqui no MF.  Com esse lançamento e a Olympus entrando com assitência técnica de verdade aqui no Brasil a coisa vai ficar show de bola !!!!!


Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Citar
Acho péssimo o sistema 4/3 para reflex por conta do fator de crop absurdo de 2x, mas para compactas seria interessantíssimo.

  RFP, depende muito do tipo de fotografia que irá fazer, no meu caso, esporte, o crop 2x é absurdamente bem-vindo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Notícia muuuuuiiito boa. Pra ficar melhor só falta as outras fabricantes aderirem à idéia, assim todos os usuários podem ter uma compacta também. Quero aproveitar minhas lentes!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Verdade Ricardo, o crop de 2x para esporte e natureza (que são os principais alvos da Olympus) é simplesmente fantástico.

Eu ainda acho que das grandes a que está na pior condição ainda é a Pentax, tanto que recentemente foi anunciado que estão operando em um vermelhão lascado... Acredito que vá ser a próxima a ser vendida novamente... Torço para que eles se recuperem, mas até o momento é a marca que tenho visto menos perspectiva. A condição deles está pior do que estava a da Minolta quando foi engolida pela Sony. :(  Agora a Oly está show, se pensarmos que são os únicos que não estão vinculados a um monstro de empresa (porque Sony e Canon são gigantescas e a Nikon pertense ao grupo mitsubishi) o trabalho que eles têm feito está simplesmente excelente. Estão inovando bastante, com muita competência e não estão devendo nada para nenhuma das outras 3 gigantes.
Olhando hoje em termos de representatividade no mercado de DSLRs existem 3 marcas top, em termos de produtos eu diria que são 4 (porque incluo a Oly nesta lista), é uma pena as lentes serem tão carinhas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:23:21
Isso sim! Sem espelho. Sempre fui contra o espelho, acho desnecessário nas digitais.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:25:56
Já pensaram que pelo tamanho do flange é possível até que lentes para rosca Leica rangefinder sirvam nela? Quer mais?

Assim vale a pena. Gostei, gostei mesmo. Sensacional! Isso é a compacta que todos precisam.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:26:11
O tamanho estimado:



Ricardo Foto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo de Sá
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:50:47
Citar
Já pensaram que pelo tamanho do flange é possível até que lentes para rosca Leica rangefinder sirvam nela? Quer mais?

  Pois é Ivan, e a Leica participa do sistema Four Thirds !!!!!

 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Agosto de 2008, 10:52:34
Uma dúvida...

Mesmo diminuindo o "Flange Back" com a eliminação do espelho, a distância entre o conjunto óptico e o sensor continua sendo o mesmo? Por exemplo uma lente 200mm no formato 4/3 terá exatamente a mesma distância do cj.óptico até o sensor se comparado a uma 200mm no Micro 4/3? Ou seja as lentes serão menores somente no diâmetro, pois no comprimento será o mesmo.

Uma outra dúvida, se eles diminuiram o diâmetro do mount, isso não limita aberturas maiores para essas lentes?

Valeu