Autor Tópico: Gota d'água  (Lida 6100 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 29 de Julho de 2005, 21:19:19
Olá,

tenho visto algumas fotos de gotas de água (acho que o autor é Danilo http://www.flickr.com/photos/sombraeluz/sets/581885) e fiquei maravilhado com a beleza que até então era desconhecida por mim. Tentei tirar fotos de água caindo da torneira e percebi que o negócio não é tão simples como eu imaginava. Gostaria de alguma dicas de como capturar as gotas em queda livre e a superfície de água se deformando. Minha máquina permite a velocidade de obturador de até 1/2000, ISO 400 e macro de até 2 cm. Também tenho um tripé. Obrigado.
« Última modificação: 29 de Julho de 2005, 21:37:56 por Matheus »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2005, 14:25:16
Iae, tudo tranquilo?

Bem, pra congelar as gotas d'agua no ar e captar a deformação da água há várias maneiras. Vou falar a que geralmente uso:

~ Macro + Flash em sincronia na maior velocidade possível + muuuuitas tentativas.

Daí é só inovar nas cores, fundo, líquidos e etc.

Boa sorte.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2005, 18:23:16
Olá,

Primeiro obrigado pelos elogios as minhas fotos.  :thmbup:

Bom, como o Roberto já disse, a fórmula é simples: Flash + paciência. Todos os watershots desse set foram feitos com uma câmera e o seu flash embutido, a maioria com a Canon G5, algumas com uma Nikon D70.

O que eu faço é sempre sincronizar a velocidade do flash na maior velocidade, uso a câmera toda no manual, inclusive o foco. Eu foco a ponta de uma caneta, ou de uma faca mais ou menos aonde a gota vai cair (no caso de splashs), ou aonde quero que o foco esteja, uso quase sempre tripé e quando possível mudo as composições de fundo, etc... porque splash por splash todo mundo faz, o que dá o Q é o resto... composição, cores, corte, etc...

Agora, o negócio é experimentar e ter paciência, eu faço muitas fotos, mais muitas mesmo para uma ficar legal, apartir dai que começa a sair mais fotos interessantes.

Bom, se tiver dúvidas mais específicas é só perguntar.

abraços


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2005, 21:30:03
Danilo,

vou pegar "emprestado" esse post pra tb elogiar suas fotos! Nunca tinha entrado em sua galeria (não tinha esse hábito, que agora percebi ser saudável) e gostei muito do seu trabalho. Parabéns!

 
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2005, 10:05:46
Citar
Danilo,

vou pegar "emprestado" esse post pra tb elogiar suas fotos! Nunca tinha entrado em sua galeria (não tinha esse hábito, que agora percebi ser saudável) e gostei muito do seu trabalho. Parabéns!
Valeu Fábio! :thmbup:

Abraços
 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2005, 12:14:39
Precisa nem falar que tambem sou fã dos splashs do Danilo.. ;DDD
« Última modificação: 31 de Julho de 2005, 12:14:48 por Roberto O. »


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2005, 13:13:45
Já bati mais de 100 fotos com foco manual (na ponta do lápis), abertura de f2.8 e obturador 1/100 a 1/500 e ISO variando de 64 a 400. Não estou conseguindo capturar a gota no momento certo. Devo confessar que é muuuuuiiiiiito difícil. Minha esposa já está reclamando que estou sujando a cozinha e o banheiro, sem falar na área de serviço (achei que luz natural fosse ajudar). Vou continuar tentando. Quando consegir uma gota decente eu a exponho a vocês.  


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2005, 13:46:19
Tente fazer com menos luz, pra que o flash ajude a congelar.

Pra mim, o grande problema ainda é acertar o momento certo.

Qual câmera está usando?


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2005, 17:58:12
Sony H1, a única que tenho (acho que palm e celular não vale, né).


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2005, 18:28:42
Zyk,
Uma das tecnicas para os splashs e usar um flash externo e conttrolado de forma automática por um dispositivo de disparo, o evento que dispara o flash pode ser: o som, mudança no nivel da agua, interrupção de um feixe de laser etc...
Bom, da para fazer também disparar o flash na mão, manualmente.
Coloca a camera com um tempo de exposição alto (1s) e ajusta a abertura para a fotometria correta,
de preferencia, faça isso no escuro, coloque uma toneira para gotejar e tente disparar o flash no momente certo (um pouco antes da gota entrar no campo de visão da camera).
Melhor mesmo e se a camera tiver opção para disparador externo, assim pode sincronizar tudo conforme o evento desejado.
Na mão só com a camera, e quase impossivel conseguir uma foto boa.

Algumas fotos de splash e similares:
Gota pingando numa tampinha.

Bomboms, bateria e bola caindo






As fotos foram conseguido disparando um flash quando um feixe de laser era interrompido.
Acho que tem outros topico sobre o assunto.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Miguel Ale

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.flickr.com/photos/miguel_ale
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2005, 00:42:57
nossa.. gostei tmb... parabéns Danilo!

Uma pegunta vc usa photoshop ou algo do tipo? ou a foto sai daquele jeito mesmo direto da maquina?


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2005, 11:42:21
Citar
Precisa nem falar que tambem sou fã dos splashs do Danilo.. ;DDD
Valeu Roberto! Também gosto muito das suas fotos.  :thmbup:

abraços


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2005, 11:47:14
Citar
Já bati mais de 100 fotos com foco manual (na ponta do lápis), abertura de f2.8 e obturador 1/100 a 1/500 e ISO variando de 64 a 400. Não estou conseguindo capturar a gota no momento certo. Devo confessar que é muuuuuiiiiiito difícil. Minha esposa já está reclamando que estou sujando a cozinha e o banheiro, sem falar na área de serviço (achei que luz natural fosse ajudar). Vou continuar tentando. Quando consegir uma gota decente eu a exponho a vocês.
Deixe o flash no manual, deixe a sincronização no máximo e apartir daí vá controlando pela abertura. Tenta fechar um pouco para ganhar DOF e assim conseguir mais detalhes da água.

O ISO sempre mantenha no mais baixo, na minha opinião, grãos em watershots são inaceitáveis, tiram toda a textura da água.

No mais, tente mesmo, você tem que bater a foto um momento antes da gota cair, eu começo batendo quando ela cai da torneira. Faço umas para ter como referência, se ela tiver atrasada, eu atraso nos próximos e vice-versa.

Abraços


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2005, 11:49:58
Citar
nossa.. gostei tmb... parabéns Danilo!

Uma pegunta vc usa photoshop ou algo do tipo? ou a foto sai daquele jeito mesmo direto da maquina?
Valeu Miguel!  :thmbup:

Sim, usei PS. Nada de montagens, é claro, mas resize, levels, curves, sharpen e o que muitos repudiam, principalmente nesse tipo de foto, o crop.

Eu prefiro fazer a foto e cropá-la um pouco do que arriscar a minha cam ou lente com os respingos d'água.

Abraços