Autor Tópico: Dúvida sobre sistema Nikon de flash com aumento de sensibilidade...  (Lida 19844 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 12 de Agosto de 2008, 11:03:30
Pablo,

Este casamento usei bastante ISO400 e algumas ISO800 no salão interno, na semana passada fotografei um aniversário de criança inteiro em ISO400 & ISO800 em JPG....tranquilo para impressão 20x30...

O problema ao meu ver do JPG é corrigir erro de exposição, mas dar um retoquinho na cor eu acho tranquilo....

O fotógrafo que me chama pra trabalhar pede as fotos na hora que termina o evento e ele quer tudo em JPG...eu acho que ele não tem muito tempo pra ficar convertendo RAW......Ele até deixaria eu passar o final de semana convertendo as imagens pra ele, mas como ele já está satisfeito com JPG, vai em JPG mesmo....hehehe.

Valeu

« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 11:49:57 por Leandro Federsoni »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #46 Online: 13 de Agosto de 2008, 10:38:57
Pô!
Vou entrar no assunto pq achei mto interessante.

Básicamente uso ISO800 em eventos sociais com SB em 45º ou com rebatedor sobre o flash usando ele reto pra cima.

Com muito fotógrafos que converso, dizem que usam 1600 com SB reto pra cima e que a ampliação até 20x30 fica excelente.

Ainda não me arrisquei nos 1600, mas tenho um aniver domingo 18h e tô afim de fazer todas as fotos 1600, 1/50" (aprox) e F4 pra aproveitar ao máximo a luz ambiente.

Postarei aqui os resultados!

Abraços

[ ]s


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 13 de Agosto de 2008, 10:53:18
Pô!
Vou entrar no assunto pq achei mto interessante.

Básicamente uso ISO800 em eventos sociais com SB em 45º ou com rebatedor sobre o flash usando ele reto pra cima.

Com muito fotógrafos que converso, dizem que usam 1600 com SB reto pra cima e que a ampliação até 20x30 fica excelente.

Ainda não me arrisquei nos 1600, mas tenho um aniver domingo 18h e tô afim de fazer todas as fotos 1600, 1/50" (aprox) e F4 pra aproveitar ao máximo a luz ambiente.

Postarei aqui os resultados!

Abraços

[ ]s

Excelente Tiago, posta os resultados.

Eu acho ISO1600 somente com a D300 mesmo, ruído bem fininho....com a D40 eu sinceramente não gosto.

Ontem eu fiz o aniversário (280 fotos), salão com razoável luz, ISO400 e 1/30s em tudo.....O fundo ficou excelente e o motivo principal deste tópico foi justamente melhorar o segundo plano, então eu achei os resultados excelentes para isso....mas infelizmente a proporção de fotos borradas aumentou bastante, inclusive algumas eu não podia ter perdido, vou tentar recuperar algumas.

Eu acho que ontem deveria ter setado pelo menos 1/40s, mesmo perdendo um pouco o segundo plano.

To precisando urgente de um SB-600...do jeito que estou fazendo está complicado.

Depois vou colocar algumas também.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #48 Online: 13 de Agosto de 2008, 10:59:10
Leandro com o flash da câmera realmente fica mais complicado, porque ele não é tão potente para ocngelar imagens distantes, fotografando de longe você provavelmente tinha maior predominância de luz ambiente do que de luz do flash. O flash tem que ser a luz predominante para congelar, portanto para fotos distantes é preciso usar flashs bem potentes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 13 de Agosto de 2008, 11:52:57
Leandro com o flash da câmera realmente fica mais complicado, porque ele não é tão potente para ocngelar imagens distantes, fotografando de longe você provavelmente tinha maior predominância de luz ambiente do que de luz do flash. O flash tem que ser a luz predominante para congelar, portanto para fotos distantes é preciso usar flashs bem potentes.

O local era pequeno e o flash até que cobria bem o espaço, mas com um flash rebatido, um lighsphere a exposição poderia se bem menos agressiva.

Inadiável...pegar um flash para continuar fazendo.

Valeu



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #50 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:14:51
É importante pensar que o flash cai de intensidade muito rapidamente.
Para você ter uma idéia. A 1.4m a quantidade de luz que chega é metade da luz que chega a 1m do flash.
A 2m é 4x menor do que a 1m e assim por diante.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Agosto de 2008, 11:57:52
É importante pensar que o flash cai de intensidade muito rapidamente.
Para você ter uma idéia. A 1.4m a quantidade de luz que chega é metade da luz que chega a 1m do flash.
A 2m é 4x menor do que a 1m e assim por diante.

Interessante Leo,

Eu diria que para a solução de utilizar 1/30s (ISO400) foi excepcional para DF curtas e pode ser excelente também se eu tivesse um flash mais potente. :clap:

Para quem está acompanhando o tópico, segue abaixo o primeiro dos dos dois eventos que comentei no início do tópico.
http://www.flickr.com/photos/28302099@N04/sets/72157606722056550/show/

Valeu


marca registrada

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #52 Online: 14 de Agosto de 2008, 14:36:29
Cara vc é muito corajoso :ponder: precisa urgentemente de um flash :ok: para não ter problemas futuro  >:(
Sony Alpha 300 + 18-70mm + 75-300mm + Flash F56AM + CF 4GB + Sony H5 + MS 2GB

Há dois tipos de pessoas no mundo: as que fazem as coisas e as que encontram mil motivos para não fazerem.

Ivan de Almeida Fotográfo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 14 de Agosto de 2008, 15:31:58
Cara vc é muito corajoso :ponder: precisa urgentemente de um flash :ok: para não ter problemas futuro  >:(

Hehehehe.....que nada, eu tenho medo somente da câmera parar.....mas para isso eu levo também a super compacta.....

Depois que um casal de primos meus vieram em casa pegar todas as fotos que eu tenho deles e do filho deles...e eles escolherar quase todas fotos tiradas na compacta e as fotos bem feitinhas com a reflez foram deixadas de lado, eu mudei um pouco meus conceitos...hehehe..

Mas falando sério, é impressionante como o bom flash faz falta, e tenho pagado um pau principalmente pro novo flash da Sony....hoje esse equipamento seria o único motivo que me levaria trocar de sistema.

Valeu


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #54 Online: 14 de Agosto de 2008, 17:19:41
Leandro, além do tópico ser bastante instrutivo tenho que te falar uma verdade:

TU É MACHO PRA CARAMBA!!!!

Sabe que tive uma D50 com e lente do kit e me negava terminantemente a fazer casamentos, aniversários, etc, por achar que a o pop up da câmera imprestável para este tipo de serviçoe eu ainda não tinha back up, aí vejo vc com a D40 e flash pop up fazendo bonito... :ok: :ok: :ok:

Boas fotos no flickr, só algumas com algumas falhas no enquadramento , mas a grande maioria muito boas.

Abraço.

« Última modificação: 14 de Agosto de 2008, 17:22:17 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 14 de Agosto de 2008, 17:56:52
Um detalhe que temos que nos lembrar é q fazer um casamento durante o dia é bem mais simples, e o flash pop-up dá conta pra fazer o preenchimento.
Rio do Sul - SC


Blog


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 14 de Agosto de 2008, 21:06:02
Um detalhe que temos que nos lembrar é q fazer um casamento durante o dia é bem mais simples, e o flash pop-up dá conta pra fazer o preenchimento.

Sem dúvida Pablo, pra eventos noturnos eu sinto falta pacas de um flash forte. Mas enquanto não temos ele, vamos se virando...

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Agosto de 2008, 22:16:20
Leandro, além do tópico ser bastante instrutivo tenho que te falar uma verdade:

TU É MACHO PRA CARAMBA!!!!

Sabe que tive uma D50 com e lente do kit e me negava terminantemente a fazer casamentos, aniversários, etc, por achar que a o pop up da câmera imprestável para este tipo de serviçoe eu ainda não tinha back up, aí vejo vc com a D40 e flash pop up fazendo bonito... :ok: :ok: :ok:

Boas fotos no flickr, só algumas com algumas falhas no enquadramento , mas a grande maioria muito boas.

Abraço.

Olá Sandro,

Eu com limitação de equipamento acabo tendo que usar infelizmente um pouco da falta de exigências de quem está comprando as fotos e do próprio fotógrafo que me chama....por exemplo estas sombras atrás da orelha que me incomoda tanto, ninguém reclama, então acabo ficando mais tranquilo, mas eu mesmo fico muito insatisfeito com elas....

Além disso eu não tenho nada de experiência no ramo (02 casamentos & algumas festas), então como ainda não passei nenhum sufoco, eu procuro não pensar nos problemas que possam acontecer......mas a compacta eu levo..hehehe.

Apesar da pequena experiência, eu já sinto na pele a falta de um flash mais potente e uma lente bem clarinha....essa lente Tamron 17-50 f2.8 está me parecendo uma ótima opção.

Outro detalhe....é que estou fazendo estes eventos, mas é tudo Hobbye....pura diversão, apesar de entender o quanto é importante esse trabalho pra quem está fazendo a festa.....

Obrigado
« Última modificação: 14 de Agosto de 2008, 22:42:16 por Leandro Federsoni »


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #58 Online: 15 de Agosto de 2008, 10:01:47
O papo ta bom!
Domingão vou testar...
Como o sandro também neguei trabalhos quando só tinha 1 equipamento! Muito medo dê ter 1 pane e ficar na mão!!!!

[ ]s


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 15 de Agosto de 2008, 20:27:27
Tiago,

Então você vai testar no casamento ISO1600 & 1/50s na D300? Você faz em JPG mesmo?

Tenta também usar 1/30s e até um ISO800 ou 400....eu gostei bastante, mesmo sacrificando umas fotos.

O que vocês levam de equipamento backup?

Boas fotos.