Autor Tópico: Fotos com óculos  (Lida 10512 vezes)

lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Online: 11 de Agosto de 2008, 10:30:14
Bom dia pessoal! Uma coisa "terrível" aconteceu comigo na ultima semana.
Fui ao oftalmologista e recebi a noticia que precisarei utilizar óculos.

A minha dúvida pode ser um pouco “dãã”; neste fim de semana fui tirar algumas fotos (usando óculos) e achei um tanto quanto desajeitada a tarefa. O meu grau de astigmatismo não é alto (0,5 no olho direito e 1 no esquerdo), então pensei em não utilizar o óculos quando for tirar fotos.

Para o pessoal que usa óculos, qual a opnião de vocês? Vocês tiram fotos de óculos?

Abraços!
Lincoln
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2008, 10:34:44
Eu tenho graus baixos de hipermetropia e tiro o óculos para fotografar, acho mais confortável.

Mas para "Photoshopar" os óculos voltam...  :)

Abraço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2008, 10:38:41
Opaaaaaa olha quem está por aqui... :)
Lincão você pode usar o ajuste de dioptria para poder clicar sem óculos, os ajustes costumam corrigir 3 graus de miopia e 1 grau de hipermetropia. :)
Se for mais que isso ai só com o óculos ou a lente de contato mesmo.

Some não heim? :D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2008, 10:44:01
cara.. tenho pouco mais de 4 graus de miopia e já coloquei na minha lista comprar lentes de contato. 

Fotografar com óculos realmente é bem complicado.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2008, 10:44:48
Eu tenho graus baixos de hipermetropia e tiro o óculos para fotografar, acho mais confortável.

Mas para "Photoshopar" os óculos voltam...  :)

Abraço.

A, do jeito que eu sou, vou acabar perdendo/quebrando o oculos se ficar colocando/tirando...rsrsrs

Falae enigmático Leo Terra...rsrsrsrs....Pois é...estou de volta!! Meu pai havia "roubado" minha camera!!!

Abraços!
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2008, 11:09:12
Eu uso lente também porque não tenho outra escolha (tenho ceratocone, já ouviram falar?), mas se pudesse usar óculos eu intercalaria com o uso de lentes ou só usaria óculos.
Elas são muito úteis em determinadas situações, mas tem alguns contras importantes como o contato direto com a córnea e a limpeza que não só exige um cuidado extraordinário como também os produtos custam bem caros. Qualquer descuido ou má adaptação na lente pode ocasionar em lesão da córnea, que tem cicatrização rápida. No entanto, um microorganismo pode causar uma infecção mais grave se em contato com essa lesão.
Dependendo do seu caso também tem a questão da lubrificação do olho, cujo uso intensivo de lente de contato pode causar o chamado "olho seco".
A questão é bem complexa mesmo se a lente for rígida, parece-me que a gelatinosa é mais tranqüila de lidar, mesmo assim tem uma série de cuidados especiais.
Seu grau parece bem pouco e o problema parece comum. Antes de pensar numa lente que vai lhe trazer bastante preocupação, procure adaptar a câmera ao seu grau.


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2008, 11:35:54
Eu uso óculos prá tudo, menos prá tomar banho! :hysterical: :hysterical:
Não vejo muita dificulda em fotografar de óculos e sim em fotografar sem eles.
É... tem hora que embaça tudo, principalmente se estiver fazendo frio, mas fora isso... não acho desconfortável não.

Lincão, vê pode estar achando desconfortável porque ainda não acostumou com os óculos, mas depois de um tempo passa a fazer parte.

Tenho 2,5 de astigmatismo, ou seja, não vejo nada nem de longe nem de perto, tudo fora de foco... então sem óculos... impossível!
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2008, 14:37:51
Pessoal acho que no quesito óculos eu ganho, 8,5 de miopia e 2,5 de astigmatismo.  :eek:

Bem como uso óculos desde o 6 anos de idade aprendi a fotografar com eles e não acho que incomodam p/ fotografar não, no máximo acabo encostando o dedo neles e eles ficam sujos, mas nada que o paninho de limpar lente não resolva...   :doh:

Acho que é só uma questão de costume, mas se vc não usava óculos até agora e conseguia fotografar sem eles, continua sem, se for uma câmera AF ela foca p/ vc e p/ composição não precisa enxergar tanto assim....   :ok:
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2008, 15:17:18
Voce acostuma

É, acho q esse vai ser o jeito mesmo....pra quem já se acostumo a dirigir parecendo estar com a bunda raspando no asfalto....rsrsrs
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2008, 17:54:02
Vai de ZIGView http://www.zigview.co.uk/ ou Liveview como nas Sony  :ponder:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2008, 18:02:35
"Se as meninas do Leblon não olham mais pra mim, eu uso óculos E volta e meia eu entro com meu carro pela contramão, eu tô sem óculos..."

É, também sou do time dos 4 olhos!  :hysterical: :hysterical:

Sempre fotografei de óculos e como o Léo disse o controle de dioptria vai ser perfeito para você.

É um saco apenas quando estou num dia bem quente, no meio de uma corrida, e suando igual um javali.. ai fica bem complicado.. rs

Como a Kika disse, pense bem antes de partir para lentes de contato, eu usei por 2 anos... mas os cuidados exigidos e o custo de manutenção são grandes!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2008, 18:54:00
Mais um míope marcando presença  :shock:

O ajuste da dioptria cai como uma luva... pois tenho poucos graus 0.65 OD e 1.75 OE

... no meio de uma corrida, e suando igual um javali.. ai fica bem complicado.. rs

Quando fazia natação pulei na água de óculos e tudo, algumas vezes, até o dia em que perdi uma das lentes.  :doh:

Abs


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2008, 18:56:08

Quando fazia natação pulei na água de óculos e tudo, algumas vezes, até o dia em que perdi uma das lentes.  :doh:


Já fui coçar o olho várias vezes e acabei metendo o dedo no óculos...rsrsrs :doh::doh:
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2008, 08:43:01
É engraçado isso.
Eu uso 6 graus nos dois olhaos desde os 4 anos de idade, la em 76, e pra mim é tão normal que as vezes até pro banho vou de óculos. Fotografar então, nem vejo como fazer sem......

É só costume.


Abraços
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2008, 11:55:08
Tbém faço parte do time !!!

Tiro fotos com oculos ou sem, com o ajuste da dioptria como o professor Leo Terra fez muito bem em mencionar... mas o f... ops... complicado é fotografar no sol... sofro demais com o astigmatismo e não há como resolver... ou sofrer ou deixar de fazer as fotos...rs.

Prefiro sofrer com o sol e levar um remedinho (manipulado claro) pra dor de cabeça...rs.