Autor Tópico: Pequeno ponto preto nas fotos  (Lida 26505 vezes)

Bruno Kambara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
    • http://www.flickr.com/bruno.kambara
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:30:26
Obg Marcelo e Bruno,

Vlw´s pelas explicações e por me acalmarem já estava pensando no pior.rs*
Bom mas de qq jeito vocês aconselham eu levar na assistência para que eles façam a limpeza para mim?

Abs
Nikon D50 - Nikon 50mm 1.8 - Nikon 18-55mm kit - Sigma 70-300 APO DG - Flash Nikon SB-600

Flickr - http://www.flickr.com/bruno.kambara


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2008, 14:59:02
Bruno,

Antes de mandar na assistência, pegue a bombinha de ar (equipo obrigatório), e em lugar livre de poeira e vento, trave o espelho e borrife ar no sensor. Deixe preferencialmente o corpo virado para baixo para evitar entrar alguma partícula. Está é uma prática rotineira.
Se não funcionar, leve à uma assistência. Limpar o sensor tocando nele já é mais arriscado. Eu não faço, mas tbém nunca precisei (e troco um bocado as objetivas).

abços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:05:30
Uma dúvida que eu queria tirar... não tenho bombinha de ar, mas tenho um nebulizador aqui.. será que o "jato" de ar dele funciona? rs
Fio com receio de tentar ¬¬'
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 15:05:48 por pedro_raythz »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:18:30
Uma dúvida que eu queria tirar... não tenho bombinha de ar, mas tenho um nebulizador aqui.. será que o "jato" de ar dele funciona? rs
Fio com receio de tentar ¬¬'
Eu sou totalmente podrão, também não tenho a bombinha de ar, e uso no lugar uma (não ria de mim) embalagem vazia de adoçante  :(







Depois de limpa e seca ela funciona bastante bem como soprador de ar. Eu sei que é vergonhoso, mas funciona!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #19 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:45:12

Citar
Eu sou totalmente podrão, também não tenho a bombinha de ar, e uso no lugar uma (não ria de mim) embalagem vazia de adoçante  :(

Ah, não precisa ser a bombinha oficial da Nike né?
Mas eu já ví gente fazer com secador de cabelos!!!!  :aua: Imaginem a lixarada que não ía para dentro do corpo!!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Bruno Kambara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
    • http://www.flickr.com/bruno.kambara
Resposta #20 Online: 15 de Agosto de 2008, 22:22:41
Citar
Bruno,

Antes de mandar na assistência, pegue a bombinha de ar (equipo obrigatório), e em lugar livre de poeira e vento, trave o espelho e borrife ar no sensor. Deixe preferencialmente o corpo virado para baixo para evitar entrar alguma partícula. Está é uma prática rotineira.
Se não funcionar, leve à uma assistência. Limpar o sensor tocando nele já é mais arriscado. Eu não faço, mas tbém nunca precisei (e troco um bocado as objetivas).

abços

Olá Marcelo.
Pode ser um negligencia minha ou até mesmo a falta de informação, mas eu nunca limpei o sensor, somente as lentes. :doh:
Como se trava o espelho?

Abs
Nikon D50 - Nikon 50mm 1.8 - Nikon 18-55mm kit - Sigma 70-300 APO DG - Flash Nikon SB-600

Flickr - http://www.flickr.com/bruno.kambara


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Agosto de 2008, 22:26:00
Citar
Bruno,

Antes de mandar na assistência, pegue a bombinha de ar (equipo obrigatório), e em lugar livre de poeira e vento, trave o espelho e borrife ar no sensor. Deixe preferencialmente o corpo virado para baixo para evitar entrar alguma partícula. Está é uma prática rotineira.
Se não funcionar, leve à uma assistência. Limpar o sensor tocando nele já é mais arriscado. Eu não faço, mas tbém nunca precisei (e troco um bocado as objetivas).

abços

Olá Marcelo.
Pode ser um negligencia minha ou até mesmo a falta de informação, mas eu nunca limpei o sensor, somente as lentes. :doh:
Como se trava o espelho?

Abs

Bruno, aqui na minha câmera tem no menu a opção "sensor cleaning". Aí é só selecionar o "mirror up" que o espelho levanta... quando você acabar de limpar, é só desligar a câmera...
Na D50 deve ser semelhante... dá uma lida no manual  :ok:


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:06:22
Citar
Bruno,

Antes de mandar na assistência, pegue a bombinha de ar (equipo obrigatório), e em lugar livre de poeira e vento, trave o espelho e borrife ar no sensor. Deixe preferencialmente o corpo virado para baixo para evitar entrar alguma partícula. Está é uma prática rotineira.
Se não funcionar, leve à uma assistência. Limpar o sensor tocando nele já é mais arriscado. Eu não faço, mas tbém nunca precisei (e troco um bocado as objetivas).

abços

Olá Marcelo.
Pode ser um negligencia minha ou até mesmo a falta de informação, mas eu nunca limpei o sensor, somente as lentes. :doh:
Como se trava o espelho?

Abs

Bruno, aqui na minha câmera tem no menu a opção "sensor cleaning". Aí é só selecionar o "mirror up" que o espelho levanta... quando você acabar de limpar, é só desligar a câmera...
Na D50 deve ser semelhante... dá uma lida no manual  :ok:

Exatamente. Na minha d70s velha de guerra é Mirror Lock Up. Você avança no menu até ele ela mandar você pressionar o disparador e então o espelho ficará levantado até você desligar a câmera. Na D50 deve ser parecido. Procure no menu ou no manual! Está lá certamente.

abços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Agosto de 2008, 15:00:45
Eu sou da tribo do BUC. comprei uma pêra de ar, igual à que os médicos usam para tirar pressão, peguei um tubo de sorine e retirei a haste. Devidamente seca, eu juntei e funcionou.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Obs, o sorine era infantil ...
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #24 Online: 16 de Agosto de 2008, 19:47:39
Rapaziada, as Organizações Tabajara tem que começar a frequentar mais este fórum, PARABÉNS MOÇADA!!

Logicamente eu não poderia ficar de fora!!!!rsrsrsrssrsrsrsrs!!

O que eu usava na D50 era uma bombinha de mão que é usada para tirar sujeira do nariz de bebês, o jatinho de ar é poderoso.

O que fiz antes de usar foi dar uma boa lavada no interior e secar bom ao sol.Sempre fechava também a entrada para não entrar pó.

Ajudava mais que piorava.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



ramon

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Agosto de 2008, 21:51:21
Pessoal conseguir resolver o problema,era sujeira no sensor mesmo.
obrigado a todos que sempre contribuem aqui.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #26 Online: 17 de Agosto de 2008, 10:34:37
Uma dúvida que eu queria tirar... não tenho bombinha de ar, mas tenho um nebulizador aqui.. será que o "jato" de ar dele funciona? rs
Fio com receio de tentar ¬¬'

Pedro, NÃO FAÇA ISSO EM HIPÓTESE NENHUMA! Levará umidade para dentro do corpo da câmera e poderá oxidar, dar fungo, etc...

Experiencia própria: levar objetos úmidos (água) para dentro da câmera é certeza de dor de cabeça. De vez em quando é até aconselhável levar os equipos para o sol (lente e corpo da camera) para um bom banho de sol. Isso permite que possíveis umidades nas lentes e câmera sequem, minimizando a chance de fungos e oxidações.

Agora, indicar como limpar os equipamentos é complicado. Vai que a gente explica de um jeito e a pessoa faz de outro?! Ler uma orientação é uma coisa, escutar é outra, e ver é ainda outra totalmente diferente.

Meu conselho: não tentem limpar equipamento baseados no empirismo. Para isso as empresas fazem testes e mais testes para assegurar os melhores métodos de limpeza, os materiais a serem utilizados, etc... Não pense que você revolucionará os métodos de limpeza, inventando uma nova forma eficiente e que não traga riscos para o equipamento. Para isso existem sites e produtos para este fim. Aqui mesmo no MF temos um tutorial sobre limpeza de equipamentos bem esclarecedor: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=6115.0

Até,


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Agosto de 2008, 17:40:36

Pedro, NÃO FAÇA ISSO EM HIPÓTESE NENHUMA! Levará umidade para dentro do corpo da câmera e poderá oxidar, dar fungo, etc...

Não tinha pensado em nebulizar o sensor... só usar o fio aonde sai apenas o vento (o que encaixa no copinho - aonde fica o líquido - e na "máscara")
Mas pode deixar que não farei isso rs
Valeu pela dica :D


Bruno Kambara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
    • http://www.flickr.com/bruno.kambara
Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2008, 08:31:15
Olá consegui também resolver o problema, realmente era sujeira.
Li o manual e passo a passo e com a ajuda de todos vocês consegui eliminar o ponto preto que saía nas imagens.
Eu comprei um aspirador nasal para criança na farmácia em média R$5.


Abs a todo e muito obg
Nikon D50 - Nikon 50mm 1.8 - Nikon 18-55mm kit - Sigma 70-300 APO DG - Flash Nikon SB-600

Flickr - http://www.flickr.com/bruno.kambara


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2008, 09:37:47
Olá consegui também resolver o problema, realmente era sujeira.
Li o manual e passo a passo e com a ajuda de todos vocês consegui eliminar o ponto preto que saía nas imagens.

É isso ai. Uma simples borrifada de ar, sem tocar em nada, com objeto e local livre de poeira e umidade é uma prática rotineira. Mas limpeza, diretamente no sensor, com produtos e contato com as partes internas, realmente aí é necessário um conhecimento e cuidados específicos. Não dá para arriscar. Isto eu não faço sozinho.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech