Autor Tópico: Dúvida cruel - troco de máquina ou compro outras lentes?  (Lida 1688 vezes)

Valbsb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 12 de Agosto de 2008, 19:00:17
 Boa noite pessoal,

  Sempre gostei de fotografar e este ano resolvi investir nesta área...
  Em fevereiro deste ano comprei um kit fotográfico com uma Canon EOS Rebel XTi 10.0 Megapixels 400d, com duas lentes uma 18-55mm e outra 50-200mm.
  Já fiz e ainda faço alguns cursos de fotografia, já estou com algumas procuras de negócios, mas não me sinto segura quanto ao meu equipamento para fotografar eventos sem o flash, minha lente é escura e sinto que preciso de um equipamento melhor.
  Gostaria de saber a opinião de vocês, o que seria melhor num primeiro momento?
  1) investir um pouco mais e trocar a minha máquina atual por uma Canon 40d, 20d, ou 80d?
  1.1) qual destas seria a melhor aquisição em custo x benefício?
  2) ou apenas comprar novas lentes que me atendam agora e depois trocar o corpo da máquina?

Meu foco é trabalhar com fotografia de espetáculos, book com fotos em estúdio e externas. Quais lentes são as ideais?!

Espero poder esclerecer minhas dúvidas e tomar a melhor decisão com a ajuda de vocês! Muito obrigada

Val
http://www.flickr.com/photos/valeriasilveira/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:02:27
Lente!

De nada adianta mudar de digicam e continuar com lente kaka...

BTW, pra mim o melhor custo benefício é Sony :D


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:20:18
Olá Val, primeiramente bem-vinda!

A Xti é uma DSLR de entrada e um bom equipamento. O ideal é que você sinta a real necessidade da falta de opções com a sua cam para ai, pensar em fazer um upgrade. Pq digo isso? Pq muita gente acredita que apenas o equipamento faz a diferença e não é bem assim.

Você disse que já fez alguns cursos e portanto está no caminho. Assim, se tem a pretensão de continuar utilizando o mount Canon, vale à pena investir em um bom set de lentes, pois corpo a gente troca com facilidade e muito mais frequentemente.

Fotografia de espetáculos, exige lentes mais claras e de ótica boa, portanto indico a série L da Canon e aberturas f/4 e f/2.8.
Para book em estúdio onde a luz é controlada não há necessidade de lentes claras, porém se prima pela qualidade vale investir numa lente com melhor ótica. Modelos da própria Canon ou Tamron são as escolhas na minha opinião.

Para os seus objetivos eu venderia esta 50-200mm e começaria montando o seguinte set:

Canon EF 70-200mm f/2.8 USM L  -> Para os espetáculos.
Canon EF 24-105mm f/4 USM L IS -> Para Book em estúdio e externas também. Com essa lente nos 105mm você também tem boas condições para retratos.

Fora essas duas lentes, e você ainda com a lente do kit terá também uma GA (não tão eficáz), mas que te dará possibilidade de outros tipos de fotos. (Paisagens, interiores, etc.)

Ai também vale à pena já pensar num bom tripé, filtros, etc.

Bom, outras opiniões surgirão por aqui e te darão uma boa base. Além disso use o Pesquisar, pois tem muita coisa relacionada à espetáculos e Book.

Vi, seu Flickr e vc tem belas fotos. Acredito que está muito bem direcionada na técnica. Portanto, estude bem os equipamentos para conseguir ter uma maior flexibilidade e maior qualidade para o seu trabalho.

Boa sorte!

Abs

« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 20:24:11 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:55:46
VAléria para completar o que o caro amigo te falou acima eu
te indicaria a lente 17-55mm 2.8 USM IS, uma ótima lente.
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2008, 00:13:19
Meu rapaz essa xti é otima venho trabalhando com ela há um ano e vejo que falta muita coisa a aprender, descobrir.
Invista em lentes que ñ vai se arrepender; Agora se tem dinheiro saindo pelos bolsos vai fundo então, ñ economize. :hysterical: :hysterical:
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


MANSANO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2008, 01:48:29
O Chello disse tudo,

antes de pensar em trocar a maquina, avalie suas lentes. Vai perceber que são mais importantes no conjunto que só pensar na maquina.

André Mansano
Canon 5D Mark II /c  Grip BG-E6 (2x)
Canon 5D /c  Grip BG-E4
Sigma 15mm f/2.8 Fisheye | Canon 16-35mm f/2.8L II USM | Canon 24-70mm f/2.8L USM | Canon 35mm f/1.4L USM | Canon 50mm f/1.4 USM | Canon 85mm f/1.8 USM | Canon 100mm f/2.8L IS Macro USM
Canon Flash 580EX II c/ CP-E4 - 3x


Valbsb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2008, 12:16:14
Pessoal,

Valeu mesmo!!!
Vocês têm toda razão...
Como o dinheiro não tá pulando do bolso vou investir em novas lentes!!
hehehe
 
 Chello e Leocadio - já anotei as lentes e vou pesquisar!

Obrigada
Val


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2008, 12:41:30
Fórmula bem simples na minha opinião para resolver essas dúvidas:

- enumere o que você gostaria de ter em uma cãmera;
- veja se a sua câmera atual não possui essas qualidades;
- veja se a câmera que deseja comprar possui essas qualidades;
- se você não conseguir enumerar nada é porque não precisa trocar de câmera.

Lentes:

- pense no que a incomoda ou limita nas lentes atuais que possui;
- pense no que outras lentes vão oferecer;
- se não conseguir pensar em nada é porque você não precisa de novas lentes.


Normalmente é mais comum as pessoas quererem trocar de câmera sem ter motivo algum. Mas de forma geral eu vejo uma inquietação das pessoas em comprarem um 40D porque possuem uma XTi, ou comprar uma série L porque tem um Sigma... parece que a grama do vizinho é sempre mais verde, e existe essa ansiedade em comprar equipamento melhor esperando que ele vá melhorar a qualidade das suas fotos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:08:55
Verifique antes se seu conhecimento sobre fotografia não tem sido o principal limitador para os resultados. Na maior parte das vezes é isso, e isso se resolve estudando, seja fazendo cursos, seja dedicando-se a lutar metodicamente contra as deficiências.